Doping no Campeonato Nacional de Maratonas 2007

paulo marinheiro

Utilizador Banido
JPserralheiro... que há muito pessoal que anda kitado e acha natural não é novidade... que muitos são nossos amigos, idem. Agora, amigos, amigos doping à parte. Sou, como disse já, amigo do Fernando, mas condeno-o pois ele acima de tudo foi um mau exemplo, em todos os níveis, para os jovens e ele como todos sabe o minha opinião sobre kitts e kitados. O linchamento é uma boa... acabe-se com o amôr que este pessoal parece que merece e com esta mentalidade permissiva à trafulhice...
Estou como o outro... desta água não beberei... aqui numca vai haver dúvidas!

Sobre regras, todos os resultados posteriores ao controlo são anulados... os anteriores nem que tenham sido uns dias antes não! O Phillip Mehereige perdeu tudo o que fez depois de ser controlado com EPO em principio de 2004... menos o campeonato do mundo de 2003, 2 ou 3 meses antes... em que aí... CLARO QUE NÃO TOMOU...ESTAVA LIMPO...! e a camisola ficou com ele na mesma... mas o tipo segundo me disseram tem gasto tudo o que ganhou em detergentes variádos para tirar a "mancha" que ficou nela... e teima em não sair...! O mesmo problema acontece cá, com muitos, quer se queira ou goste ou se seja amigo, quer não.

paulo marinheiro
 

prasquete

New Member
aqui nao se trata de amigo pela frente, que fala bem e por tras vai falar mal... trata-se de respeitar um atleta pelo que ele é, e depois saber-se que mais tarde nao era bem assim... como diz o sr paulo marinheiro, acho que ninguem condena o fernando como pessoa, mas sim como atleta, q enverdou pelo mau caminho, foi mau exemplo, e agora a saida é pagar pelo erro que fez! Nao adianta dizer que devia ser assim ou assado, aquele ou o outro castigo, as autoridades competentes irão com certeza dar um castigo exemplar, e, pior que isso será para o fernando, ficar ligado ao doping aos olhos do "povo", mesmo, e acredito que ele tenha aprendido com este erro, a nunca mais tocar nos kits...
cups...
 

Aksium

New Member
Os atletas (se é que se podem chamar assim), que enveredam por este caminho do doping deviam ser irradiados de vez do desporto!

O castigo mais justo era retirar-lhes todos os titulos conquistados!

Acreditem que se fosse assim todos pensavam duas vezes antes de se empastilharem até aos dentes!

Boas pedaladas
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
A parte mais engraçada de tudo isto são os "castigos exemplares". Na estrada carregam sempre (ou quase) 2 anos. Aqui, 1 ano no máximo. E depois, ainda há a cena dos perdões fiscais (máximos politicos de "apanhados" que não interessa passar) sob a forma de remédios para asmáticos e para estudar. E o pior ainda são os casos de recursos com bons advogados por trás (as equipas pagam, pois também se querem limpar) e que apanham um errozito processual e... o grande campeão volta e ainda atira o "nariz empinado" para cima da malta como se fossemos nós os bandidos. Por isso... os apanhados voltam no ano seguinte e não me digam que não tomam mais nada que aquilo é como o alcólico ou o toxicodepente, na 1ª recaída (saudades do lugar mais alto do pódio) voltam a dar (mas agora melhor... já mais sabedores, evitando mesmo ser apanhados... mas tem que ser...). Os "azarados" dos remédios para a tosse, voltam com olhos de cão abandonado à procura de carinho e festas no pelo. Os dos recursos voltam com ganas de virar os tipos que são contra o doping. E o pior de tudo mesmo... a malta num ciclo vicioso... BATE-LHES PALMAS outra vez e com mais força... menos eu, que a mim não me verão bater palmas a um kitado, ou ex-kitado, seja amigo ou não.

paulo marinheiro
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Como não sou gajo do "diz que disse" e como hoje quando fui à papelaria ainda havia uma bike magazine (parecia que tinha saído do cu do burro de tão amarrotada que tava) lá comprei a revista.

Lá procurei a noticia tiro os "SE" do meu post anterior.
Começo já por apontar o dedo indicador à federação, mas afinal de contas para que serve o site deles? Ou estes comunicados não são públicos? Ou (em género de espéculação) existe uma conivência para vender revistas? Até porque a BM tem uma pequena coluna de "meia dúzia" de palavras sobre o assunto, onde faz uma citação muito reduzida do comunicado que passo a citar:

"(...) os atletas Fernando Duarte e Daniel Pacheco foram alvo de controlo antidopagem, tendo sido revelada a presença de substâncias proibidas (...)"

Afinal a BM de nada pode ser acusada, limitaram-se a fazer uma citação de um comunicado da UVP-FPC.
E eu pergunto, que raio de comunicado de merda é esse, que mete em pé de igualdade alguém que acusou substâncias proibidas, e alguém em que foram detectados níveis elevados de testosterona endógena.
A mesma federação que arquivou o processo, e deu licença ao Daniel para correr.
Agora eu que pessoalmente acredito que o Dani não é um dopado pergunto à UVP FPC: O Daniel Pacheco é um pastilhado ou não? Níveis anormais de testosterona endógena são substâncias ilicitas?

Fico incrédulo como é que se fazem comunicados e se enviam à imprensa assim de ânimo leve, "Beltrano é dopado" ah afinal não é dopado, acusou niveis anormais de testosterona mas não temos provas que seja dopado.
Até podia ser um pastilhado (que acredito que não é), mas face à ambiguidade dos resultados não emitiam um parecer público sobre os mesmos e muito menos de uma forma tão ambígua.

Isto é a minha perspectiva, e considero que é uma enorme falta de profissionalismo e de rigor por parte das pessoas que trabalham num órgão soberano que tutela a competição desportiva num país. Então mas afinal andamos a brincar ou quê?! Serão necessários os fóruns de opinião pública como este para pressionar o funcionamento correcto destas entidades?

Isto entristece-me profundamente, e confesso que escrevo isto aqui à boca cheia e que o farei com os meus "23 anos de puto" (aos olhos de muitos) perante qualquer elemento da federação, ainda que isto signifique problemas para mim enquanto organizador de eventos de btt (que espero sinceramente que não surjam como actos vingativos).

Está portanto manifestado o meu apoio ao Daniel Pacheco no comunicado que enviou ao Dr. Artur Lopes.

Compreendo que estes assuntos tendem sempre a generalizar e abordar as mais variadas perspectivas agradecia que se cingissem apenas à discussão da noticia "Doping no Campeonato Nacional de Maratonas 2007" e não a dissertar sobre o doping no geral.

Saliento e saludo a forma positiva como até aqui têm decorrido esta discussão, se houve tempos em que questionei o futuro desta secção de competição hoje estou perfeitamente satisfeito com a forma +/- exemplar como este tópico tem decorrido sendo um assunto bastante polémico, parabéns aos habituais que têm sabido estar ;)

Por último, e sobre o assunto que tem dominado o tópico, a atitude do Fernando Duarte e opiniões que gerou, sou contra o linchamento (ainda que aquela opinião mais acesa sobre as falhas da federação neste processo possam sugerir o contrário), e não sou muito dado a juizos de valor.

O Fernando Duarte pode ser a melhor pessoa do mundo, mas como atleta perdeu toda e qualquer consideração que poderia ter, todo o esforço que alguma vez e resultados honestos que obteve serão sempre questionados, tornou-se num exemplo do que não se deve fazer, e se gosta tanto assim da modalidade deveria ter pensado se a batotice realmente traz algum de bom ou positivo quer à carreira dele quer ao desporto, e isto leva-me a crer que não gosta assim tanto disto e que para além de enganar os outros queria enganar-se a ele próprio, pois só alguém sem consciência conseguirá viver sem remorsos de ser campeão à conta de pastilhas.

Já aqui foi dito que se chega a uma fase em que o doping torna-se inevitável, eu estava e estou em crer que no nível competitivo que existe em Portugal não há necessidade do pessoal andar drogado, a prova disso são os que ganham sem pastilhas. Se lá fora é com pastilhas então que se lixe a competição estrangeira, mais vale uma competição com menos andamento e limpa que com mais andamento e repleta de doping.
O Fernando Duarte e todos os que como ele recorrem a substâncias dopantes só tornam o nível competitivo mais decadente e incitam à utilização das mesmas porcarias por parte de outros que se possam ver frustrados por não os conseguirem acompanhar/ultrapassar, e atrás disso vêm inúmeras consequências que não trazem nada de positivo a ninguém.

Atitude que seria de louvar por parte do Fernando Duarte, já que ao que dizem gosta tanto deste desporto era aproveitar-se a ele próprio e transmitir a mensagem de que o doping é mau, é errado, que podem pensar/sentir/ambicionar isto ou aquilo, mas que o doping nunca será a solução para nada, focando sobretudo todos os aspectos negativos que o doping acarreta, como alguém que passou por isso será a melhor pessoa para falar dos malefícios inerentes.

Deixo aqui a ideia de o Fernando Duarte participar num qualquer colóquio/workshop/acção de formação (até poderia ser já esta se os organizadores assim o entenderem) como orador e lutar contra o doping.

Porque a hora já é tardia, daqui a 5h há-que levantar, já entrei ligeiramente off-topic, e outros bons motivos, fico-me por aqui.

(Perdoem o testamento)

Boas pedaladas limpas
 

Aksium

New Member
Existe ainda outro tipo de "castigo", esse sim ainda seria talvez o mais justo e indicado.

Passo a explicar:

Qualquer "atleta" que fosse apanhado empastilhado teria cumprir um X númros de vitórias(número a decidir conforme a gravidade do caso) sem que as mesmas fossem válidas para curriculo desportivo, sendo atribuido o primeiro lugar ao 2º classificado.

O castigo consiste quase num comprovativo de capacidades, que se baseava em provar a todos os amantes do ciclismo(e patrocinadores) que quele "atleta" tem realmente capacidades para vencer limpo.

No entanto a "suspensão" de vitórias só lhe seria levantada quando o número de vitórias estipulado pelo "castigo" fosse cumprido com o pastilhento completamente limpo.

Dei o exemplo de número de vitorias mas tambem se pode falar em meia época, época inteira ou várias épocas.

Assim esses mentirosos teriam de provar no terreno o que valem!!!!

Boas pedaladas
 

onix

New Member
JPSerralheiro said:
Pedalem muito e passem menos tempo escrever.

Esta é a frase tipica de quem não conhece nada de DOPING e que no fundo até aceita a sua existencia e acima de tudo não é desportista.

Quem envereda por esses caminhos são os que pedalam muito,mas que mesmo assim não chega para ser campeão.

Calar ...é aceitar que tudo fique na mesma.
 

prasquete

New Member
Concordo contigo onix, calar nao vai ajudar a resolver nada, mas se o nome serralheiro te dissesse alguma coisa nao dizias o que disseste...
O joao, e acho que é ele, ja anda nisto à muito tempo, é a opiniao dele, à que respeitar, assim como ele tem que respeitar a dos outros, apesar de puderes nao concordares...
Tal como o ludos disse, este topico tem corrido de forma bastante cordial... é esta a razao, respeito pela opiniao dos outros, ainda que, de uma ou de outra maneira, melhor ou pior expressa, todos os que aqui "postaram" tem uma ideia comum.... DOPING NAO...
cups...
 

onix

New Member
Olha Prasquete

Não sei quem é o João Serralheiro,pode até ser uma pessoa expectacular (eu penso que o seja) e parte do que ele disse está certo, eu até concordo com algumas coisas,bem como tambem respeito a opinião de todos.

Agora só não posso aceitar é a frase que ele disse (pedalem mais e escrevam menos).Este é o sitio para se opinar conforme a ideia de cada um e quem não gosta de lêr as opiniões dos outros ,não vem cá .O sitio para se pedalar é noutro local,mas é aí que aparecem as origens destes temas.

Eu já estou farto de ouvir aquela frase, proferida pela boca de alguns que já foram apanhados e por muitos que se arriscam a ser e é por existirem esses tipos de pessoas que eu este ano deixei a competição.Estou farto de andar no cu do pelotão e de ver alguns a ser aplaudidos injustamente.Alguns até se gabam e ainda dizem: (Não tomaste?... Tomasses!! ).

Há que banir com todos os consumidores de DOPING.

Peço desculpa se ofendi alguem.
 

prasquete

New Member
Nao disseste nada que eu nao tivesse ja dito, apenas te disse se o joao serralheiro é quem eu penso, ja anda nisto à muito tempo!
Se ja andou ou nao no doping nao sei nem me interessa, isso é da exclusiva responsabilidade dele!

Em relaçao a teres deixado a competiçaõ, se gostavas realmente, é pena, acho que o facto de andares na cauda do pelotão nao é razao para tal, porque és tao preciso para a festa do btt como quem anda na frente... E de certeza que há sempre alguem que te bate palmas, nem que sejam os populares dos locais onde passa a prova e ou a tua familia e amigos... esses vao sempre lá estar e vao sempre aplaudir... porque nao ligam... querem é ver pessoal a passar às suas portas...
cups...
 

onix

New Member
Prasquete...Olha que eu não disse que o João andou no doping.Eu disse que estava farto de ouvir aquela fraze da boca de alguns que foram apanhados e outros que se sujeitam a ser!!

Quanto aos aplausos...mesmo só treinando,tambem vou tendo que baste :D .
 

zanetti

New Member
Viva caros amigos do pedal venho aqui tecer aluns comentarios a respeito destes ultimos acontecimentos ,ora aqui vai uma humilde opiniao :

1-A federaçao portuguesa de ciclismo caso se venha a provar que emitiu um comunicado de forma oficiosa e nao oficial atraves da bike magazine e nao no seu site ,demonstra clara irresponsabilidade porque deveriam ser apurados os factos relativamente aos atletas em questao e depois sim emitir um comunicado no seu site a fazer eco da noticia .

2-concordo que os responsaveis sejam sempre chamados a responsabilidade ,sofram uma suspensao e nao irradiados do desporto ,nao alterara nada meus amigos ,por cada um que se abater ,dois ou tres se levantarao ,o problema reside nas mentalidades daqueles que perseguem objectivos sem olhar a meios ,esses para mim sao os fracos nao sabem estar no desporto e acima de tudo nao tem respeito por si proprios ,ah pois e !!!

3-Ha que perceber senhores da federaçao senhores organizadores que sera preferivel nao existirem prize moneys ,e outro tipo de trofeus ,ter inscriçoes mais caras e primarem pela qualidade ,nas provas da taça de portugal ,campeonato nacional ,mas efectuarem controlos anti doping sob pena de se levantarem boatos infundados ou nao a respeito de pseudo dopados ,considero um dos pontos fulcrais para se melhorar o btt em portugal senao qualquer dia nao havera vencedores limpos...

4-ha que assinalar de forma positiva aqueles que pelo menos dignam se a reconhecer que se doparam ,nao vamos tambem chacinar os rapazes ,ha que reflectir do amadorismo da imprensa escrita como a bike magazine que ve se claramente que parece um jornal de esquina mal concebida ,com imagens sensionalistas de seringas e comprimidos em grande destaque mas com uma noticia remetida a um cantinho

5-estara na forja por parte do eurosport um aumento de horas de transmissao de btt em detrimento do ciclismo de estrada ,tudo isto em funçao dos constantes escandalos de doping ,e para portugal para quando uma transmissao televisiva para dar ainda mais exposiçao ao btt ?tambem digo ,nao estraguemos este desporto ,sangue ,suor e lgrimas isso sim fara campeoes !!!
 

CD

New Member
prasquete said:
aqui nao se trata de amigo pela frente, que fala bem e por tras vai falar mal... trata-se de respeitar um atleta pelo que ele é, e depois saber-se que mais tarde nao era bem assim... como diz o sr paulo marinheiro, acho que ninguem condena o fernando como pessoa, mas sim como atleta, q enverdou pelo mau caminho

Apesar de não conhecer a pessoa envolvida, e não me sentir com o direito de criticar a sua atitude, faz-me no entanto recordar a história daquele amigo que era uma pessoa simpatica, calma, pacata, etc, mas que quanto se sentava ao volante se transformava num autentico animal. Não será a mesma pessoa, que ora toma atitudes que nos agrada, ora que nos desagrada.
Que raio de contradições.
CD
 

prasquete

New Member
nao sao contradicoes nenhumas.... apenas constactações... pois o fernando era respeitado no mundo da competição, agora deixou de o ser devido ao seu acto, onde é que estao as contradiçoes?
cups....
 

onix

New Member
Eu esta epoca fiz 2º lugar numa prova de estrada atraz do Fernando,mas muito sinceramente até nem fico muito chateado com isso.
Gostava era de lhe ter ganho,tal como fez o Luis e aí sim,ficava bastante contente.

Como conheço pessoalmente alguns que já foram apanhados,penso que ele tal como os outros,não vai ter problemas de enfrentar os companheiros de corridas.
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Pois... a tal vulgarização da coisa. Isto não são charros ou vinho tinto, que quem fuma ou bebe, só atrapalha ele próprio. Aqui rouba-se o outro (até em dinheiro) e por causa desta vulgarização e aceitação os tipos voltam como se nada fosse, e até como heróis... como já ví. Triste mentalidade a nossa...

paulo marinheiro
 
Boas!
já pensaram que o Fernando Duarte andou a época toda a discutir a taça com o GRANDE António Silva???!!! :roll: um bocado ironico isto! será que ele no campeonato de xco ja tava dopado???!!! :roll:

abraços e bons treinos!
ricardo
 

betozeca

New Member
_viciado_em_btt_ said:
Boas!
já pensaram que o Fernando Duarte andou a época toda a discutir a taça com o GRANDE António Silva???!!! :roll: um bocado ironico isto! será que ele no campeonato de xco ja tava dopado???!!! :roll:

abraços e bons treinos!
ricardo

Pq sera q algumas vezes o antonio tb lhe ganhou??? :lol: meus amigos nao vamos por ai o caminho dos "ses" é triste e perigoso pois podemos estar a acusar alguem injustamente, o fernando foi apanhado depois do campeonato xco,embora eu acho q lhe deveria ser retirado todos os titulos ganhos até entao para dissuadir todos os q pensam em fazer isto,mas como nao é assim nao podemos estar a dizer "e se?"
Foi apanhado assumiu ponto final,deve sofrer as consequencias,ser irradiado era castigo mercido,mas isso nao somos nos q decidimos,agora linchamento em praça publica éque é de mentalidade q so vejo no médio oriente é triste mas o portugues tem mesmo essa mentalidade.
abraços
 
Top