Doping no Campeonato Nacional de Maratonas 2007

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Muitas melhoras, na questão da transparencia. A partir de agora quem kitar, sabe que se fôr caçado, APARECE. Como em tudo é uma melhora progressiva e não radical, pois como se nota já na controvérsia entre forunistas, e... claro... na sociedade da vida real e comum de conversas emtre pessoal do Btt, ainda não se atinjiu o pleno da transparencia que neste caso ajudaria um atleta sob acusação num comunicado federativo numa revista, a sair da suspeição. E por muito amigo que se seja do Daniel, e eu não o conhecendo pessoalmente, partilhei muitas ideias e pontos de vista com ele, com o que ganhei afinidade, certo é que "batendo" ou não no xc-biker, este colega de fórum, reflete uma faixa de pensamento de muitas pessoas... que não vai deixar de existir, só por se "bater" em quem o "pensa alto", e acho que o Daniel sabe isso, que se houvesse ainda mais transparencia, não existiria. Esperemos que para bem de atletas inocentes, acima de tudo e acima de todos os trapaceiros, a Bike, e a Federação, sigam com a transparencia até ao fim, pois só assim um atleta, se inocente, se limpará de vez e para sempre. E acima de tudo, apoio incondicionalmente o que a Bike fez, e espero que mantenha a politica.

E tu, Daniel, sabes que a vida e o mundo são assim... aqui é tudo rosas, por trás é só espinhos, e na práctica só um novo comunicado oficial, te fará sair dessa posição incómoda, em que pela frente todos te "apoiarão", para por trás falar de tí... é o que sempre viste fazêr aos outros, em que à frente, maravilha, assim que o homem sái, logo o maravilha diz - kitado.

Sobre o Fernando, é difícil alguém ser mais contra o doping, e os dopados, do que eu, bastando ver a quantidade de problemas que arranjei por aqui, por causa do tema, e no fundo sempre achei o que agora aconteceu, pois penso até, que por vezes os "perdões" federativos só incentivam a um maior uso, acho que é um mau exemplo para a malta nova, quando nós os velhos, deveriamos era dar o bom exemplo, esta atitude representa tudo o que sou contra e odeio neste desporto, e não me quero associar a questões de doping, seja até por amizade. Sou odiávelmente contra os dopados. Apenas acho de tom homem, o tipo não se ter refujiado em tretas ou desaparecimento, o que não o desculpa de uma atitude desonesta, que é tudo o que corrói este desporto, e que embora sejam outros a tomar doping e a infrinjir as regras, não se pense que só estes tipos sofrem... sofremos todos, pois um desporto da treta sem nimguém que ande uma piraca, desculpem todos a frontalidade, mas lá fora contra quem quer que seja, é só coxos, fica conotado da mesma maneira como desporto de kitados (fracos ainda por cima) no IDP, no CNAD, na FEDERAÇÂO, onde os futuros "bons" a sério, seja nesta ou na próxima ou na outra geração, podem ir buscar apoio. Vamos ver se por causa destas tretas não cortam os europeus e mundiais a quem nada tem que ver com estas tristices, como fizeram o ano passado... pois o pessoal que toma, que prevarica, que aldraba, vai continuar sempre a ser apoiado com tudo de melhor, desde carinho a material, que muitos limpos e bons novos se vêem aflitos para ter bicicletas que mais parecem charutos!

E convençam-se, o doping está aí, pois quantos mais são apanhados, mais as comadres se zangam e saem as verdades, com coisas arrepiantes... como esta só como exemplo : pode-se kitar e não acusar... é só usar xixi que não seja nosso! Estamos mal... muito mal mesmo! E não apertem comigo, que na guerra ao doping, vale tudo e digo logo nomes, quem foi e como foi, pois parece que as minhas palavras e guerra aqui no fórum não foram palavras vãs, a ver pelas mudanças que se calhar estas trouxeram nesta nova politica de transparencia de quem manda... o ano passado não foi assim e só eu gritei, mas parece que fui ouvido depois de primeiro ter havido todas as tentativas possíveis de TODA a gente de me silenciar. Sinto-me hoje mais protegido dessa gente, mas ainda não o suficiente... por isso não se confundam as hostes, luto de 2 formas: preparando bem fisica e mentalmente o atleta, e guerreando os trapaceiros, mesmo que às vezes leve com o cartão amarelo ou vermelho dos moderadores ou da sociedade betetistica ainda muito permissiva a esta gente. NIMGUÉM ANDA DE UM DIA PARA O OUTRO. Disse isto muitas vezes... e continuo a dizer! Só agora muitos vêem dizer que já sabiam... se calhar os mesmos me chamaram "D. Quixote que persegue moinhos de vento", como se fosse meu interesse "inventar" dopados. Abrisse-se o "livro", colocasse-se aqui as personal messages, e tanto que se saberia.

paulo marinheiro
 

Nuno Prazeres

New Member
Enquanto a quantidade e qualidade dos testes resultar em probabilidades de se ser apanhado de 1 para 1000 ou pior haverá muitos que continuarão a correr o risco chegando a fazer carreiras inteiras recheadas de êxitos sem serem apanhados.

Quando a componente financeira, o estilo de vida ou a própria realização pessoal de alguém depende de resultados e se instala um sentimento de que a batota é geral e passa quase sempre impune, ou se desiste, ou se entra no jogo.

Pouco mais há a acrescentar...
 

peter2000

New Member
boa noite pessoal eu sou um amante do desporto e como tal tenho que gramar o doping seja a onde for, na sportv ( futebol) na RTP2, e até neste forum. estou solidario contigo Daniel mas gostaria de saber qual o racio de testosterona que acusaste para estares envolvido nesta situação. Sigo com a atenção o desenrolar dos comentários até porque fiquei com corusidade neste assunto.
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Nuno Prazeres said:
Enquanto a quantidade e qualidade dos testes resultar em probabilidades de se ser apanhado de 1 para 1000 ou pior haverá muitos que continuarão a correr o risco chegando a fazer carreiras inteiras recheadas de êxitos sem serem apanhados.

Quando a componente financeira, o estilo de vida ou a própria realização pessoal de alguém depende de resultados e se instala um sentimento de que a batota é geral e passa quase sempre impune ou se desiste ou se entra no jogo.

Pouco mais há a acrescentar...

Poucas vezes na vida ví alguém conseguir exprimir tanto em tão poucas palavras.

paulo marinheiro
 

Nuno Prazeres

New Member
Obrigado pelas tuas palavras Paulo que ainda assim pouco me alegram... :roll:

É um tema triste mas é a realidade... :s

Os teus miúdos vão chegar a um ponto e infelizmente a encruzilhada lá estará à espera deles, como tu já praticamente assumes. :cry:

Não é na geração deles que isto se resolverá. Não me chames pessimista mas não tenho ilusões. Há décadas (sou cota) que acompanho este assunto infelizmente disseminado por todos os desportos incluindo xadrês, golf, tiro e outros à partida impensáveis mas que teima em aparecer quase exclusivamente colado ao cicllismo. No futebol então é um verdadeiro escândalo o que se passa.

Tenho um filho hoje com 8 anitos que parece ter um bom potencial. Ainda com 7 ficou em segundo atrás do teu Marcos em Azeitão e na Agualva, as duas únicas provas que fez em 2007. Pode ser considerado razoável porque ele nem 20 vezes por ano anda de bicicleta e, de cada vez ,nem 2 kms faz. Isto não o impediu de bater os miúdos das escolinhas, alguns mais velhos, precisamente porque os percursos eram relativamente exigentes técnica e fisicamente o que só confirma mais as suas boas capacidades.

Amo este desporto mas assim que me apercebi que de facto o miúdo até parece andar umas coisas, comecei, consciente ou inconscientemente, a ter medo que ele venha a ganhar provas porque pode ser o início de um percurso que acabará inevitavelmente na tal escolha.

Assumo que no lugar dum miúdo desses, que cresceu com um estilo de vida todo ele à volta do desporto (este ou outro), que sonha em ser profissional e com tudo em aberto do lado da ambição, perante uma decisão capital, não sei qual lado que escolheria mesmo. Mas tenho cá uma certa desconfiança... :(
 

prasquete

New Member
Acerca do que a bike disse acerca dos dois supostos controles positivos em tabua... uma revista mensal vai ter sempre um "delay" muito acentuado, acredito que na proxima edicao se va regularizar a situacao! Contudo, penso que eles teriam meios de saber exactamente o que se passou realmente antes da impressao da revista, e dado as diferentes naturezas dos dois casos, acho na minha humilde opiniao, que deveriam ter dedicado mais algum espaço ao assunto, que deveres é muito importante!
Eu, se nao estivesse a par da situaçao, assim q le-se a reportagem diria... que dois drogados filhos mae, correram ao meu lado, todos kitados, com gasolina de aviao e eu a mistura...................ora, isto é pôr em igualdade de circunstancias duas pessoas completamente distintas...
enfim, sou a favor, tal como alguns ja o disseram, que este flagelo seja considerado um crime, e como tal, os intervenientes sejam punidos como tal... enquanto tal nao acontece, que sejam banidos deste desporto, sem hipotese de alguma vez mais voltarem a ter licença...
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Há muito que o meu crack fez a opção... treinar muito... mesmo muito... o máximo permitido para a idade, e usando as ditas capacidades naturais, não cometer erros de vida social, que o obriguem um dia a ter que juntar as duas coisas: borgas boa vida e campeonatos kitados. a opção foi pôr isto em 1º plano acima de tudo, e com isso fez alguma coisa até agora e fará mais... muito mais, é só esperar já este ano... e sem kitts, mas com o sacrificio (natural, não lhe dói) de treinar duro, comer só o que lhe faz falta, e deitar-se às 10h da noite... agora, pois perto das provas é mais cedo. assim ele ou qualquer outro consegue, sem kitar. Quem quiser comer tudo, treinar quando quer, e ficar no messenger até às 2 da matina, e à sexta e sábado ir para a disconáite... só com kitt o vai conseguir sequer ver... ao longe, pois este ano ele prepara-se "especialmente" com muita garra precisamente por causa dos kitts que muitos dizem não haver, mas agora os vêem.
É uma questão de principios, que por vezes não são incutidos... ou nem sequer existem. Felizmente onde ele quer correr, as coisas não são tão fáceis (na questão de doping) como neste país, que neste momento é o paraíso dos drogados (páginas centrais da Bola há 8 ou 10 dias, onde se assume que Portugal é mesmo o paraíso da droga, onde ninguém controla nimguém e temos os piores ciclistas, mas com melhores níveis de hematócrito e testoesterona do mundo). e rápidamente só corre lá fora... mandando estes princípios instaurados aqui à fava... juntamente com tudo o que está errado por demais neste Btt nacional, onde um junior de nível internacional como o puto cadete português que ganhou à frente do ricardo uma do troféu massi o ano passado (2 tugas no pódio da europa, estavam lá franceses) anda num charuto que até dá dó, e um kitado velho, como o Fernando Duarte anda num avião, e mesmo suspenso vai continuar a ter uma super bike de patrocinio !! esse patrocinador é conivente com o doping, tá-se nas tintas para o btt, e um puto esperança, continua a andar no charuto, para dar lugar a um kitado fora de prazo. É este o nosso país... o tal que eu disse muitas vezes aqui que proteje e acarinha os aldrabões, e maltrata os bons puros (o meu está fora disto que eu paguei as boas binas felizmente porque pude).
Não me vou alongar mais... que isto do doping e a sua envolvencia faz-me tremer... e acabo invariávelmente por me meter em sarilhos, mesmo sem tomar nada, por causa dos que tomam. Há uma frase do Absalon que a propósito das taxas altas e das suspensões por causa disso do Hermida que diz "... a mim numca me mandarão para casa num mundial, por ter hematócrito alto, ou qualquer outra coisa... a mim numca me tirarão uma medalha...". Digo pelo crack... a ele numca lhe apanharão mais que yougurt, bananas, e alguns suplementos da Decatlhon... e banana não é doping... e mesmo assim ele vai ganhar muito pela vida fora... mas a conseguir olhar para o espelho e gostar do que vê, que é princípio de tudo o que lhes ensino... acima do que os outros vêem, eles têem que gostar do que vêem no espelho, mesmo que percam. Vergonha não é perder... é ganhar drogado...mesmo que só os mais chegados saibam!

paulo marinheiro
 

Paulo.Cabanas

New Member
Já agora pela minha parte também gostaria de saber quem foram os outros 3 nomes que foram ao doping.

Se foram 5 aonde estão os outros 3?

É que avaliando as cisas a frio vi que a revista lançou dois nomes mas faltam saber quem foram os outros 3. Ou esses já não faz a revista vender?

Segundo essa fonte, 2 foram apanhados e tiveram direito a nome na revista. E os outros? não têm direito a estar na revista.

Esperemos que a revista no próximo mês desfaça o que fez até porque aproveita e tem maiores vendas.

Cumprimentos,
 

Dave

Member
paulo marinheiro said:
Há muito que o meu crack fez a opção... treinar muito... mesmo muito... o máximo permitido para a idade, e usando as ditas capacidades naturais, não cometer erros de vida social, que o obriguem um dia a ter que juntar as duas coisas: borgas boa vida e campeonatos kitados. a opção foi pôr isto em 1º plano acima de tudo, e com isso fez alguma coisa até agora e fará mais... muito mais, é só esperar já este ano... e sem kitts, mas com o sacrificio (natural, não lhe dói) de treinar duro, comer só o que lhe faz falta, e deitar-se às 10h da noite... agora, pois perto das provas é mais cedo. assim ele ou qualquer outro consegue, sem kitar. Quem quiser comer tudo, treinar quando quer, e ficar no messenger até às 2 da matina, e à sexta e sábado ir para a disconáite... só com kitt o vai conseguir sequer ver... ao longe, pois este ano ele prepara-se "especialmente" com muita garra precisamente por causa dos kitts que muitos dizem não haver, mas agora os vêem.

:clap: :clap: :clap:

No Pain No Gain!!!!

Quem usa doping tem medo vencer naturalmente!!!
 

BTTeco

New Member
Boas,

Para mim tudo isto "Twilight" pois vou ás Maratonas para me divertir e ver onde consigo chegar, do que para ganhar seja o que for.
Já fiz desporto de competição, mas na altura a única coisa que tomava era o Velhinho CENTRUM.... e só de vez em quando pois não havia guito pata mais. Deitar cedo, rejeitar convites apra as festas á noite, discotecas nem vê-las..etc. etc. Quando se tem 16 17 18 anos não é fácil, mas são opções....

Mas entendo que há quem tenha aspirações a muito mais. Só que , uns vão lá por qualidades inactas, muito treino, sacrifico da vida pessoal, quer familiar quer social. Outros recorrendo a tudo, inclusive aos cokctails bombásticos, acham que conseguirão resultados e sairão impunes, rindo á socapa....

Mas a todos lembrem-se de uma coisa : Existe a justiça dos homens, e a justiça da mãe natureza (ou chamem-lhe divina, se quiserem.

Um dia, mais cedo ou mais tarde " a casa vem abaixo". Exemplos :

FLORENCE GRIFFIN JOYNER: 5 medalhas de ouro nos jogos Olimpicos de Barcelona, vários records do mundo. Após os jogos retirou-se. Ficou sempre a dúvida : Dopping ???

Nada se povou : MORREU HÁ UNS ANOS ATRÁS COM UMA "MESTERIOSA" DOENÇA QUE LHE DESFEZ O FÍGADO.

Poderia continuar com Ben Jonhson, MArion Jones, a razia queaconteceu no Tour do ANo pasado, etc etc.

Portanto que ninguem pense que a impunidade é total, pois mais cedo ou mais tarde, ela chega, seja pela mão das instituições que têm a obrigação de zelar pela verdade desportiva, quer seja pela intervenção "divina".

E quem anda limpo, que não se preocupe, pois Há vida para alem do BTT...até aos 80 ou 90 anos.....

Um Abraço,
 
E

Eddy1963

Guest
O assunto doping é um assunto extremente delicado, já pratiquei ciclismo de estrada no pelotão professional e sei que o doping existe. Por causa do uso do doping na modalidade fui forçado a retirar-me bastante cedo, pois sou totalmente contra o uso de substancias dopantes para melhorar a perfomance!
Na practica do BTT em competição, o doping era uma palavra que não constava no dicionário, mas agora e cada vez mais vais existir doping na competição de BTT. Pois algumas equipas e alguns atletas individuais (minoria) não vão olhar aos meios para atingir os seus objectivos.
Pois acho bem que haja control anti-doping na modalidade e o mais rigoroso possivél, assim o BTT ficará imune ao abuso do uso de substancias dopantes no desporto das bikes. As próprias equipas devem controlar os seus atletas e penaliza-los severamente em caso de serem apanhados.
No caso do atleta FERNANDO DUARTE da MOTOVEDRAS acho vergonhoso, pois assim tambem eu ganhava provas!!!
No caso do Daniel Pacheco é esperar e ver o resultado dos testes, mas o publico deve ser informado sobre o caso dele, seja por ser positivo ou negativo!!!
Acho que tem de haver sempre justiça e penalizar quem merece, mas não sacrificar os inocentes!!!
 

PedroSilva

New Member
na minha modesta opiniao sobre este assunto... é lamentavel, mas é um futuro que assoalará o BTT no futuro!! se a uns anos atras nunca se ouviria que o btt envolveria atletas com dopping, mas como a moda pegou.. agora á muito mais atletas a participarem.. uns a tentar suplantar os outros, nem que seja a meio da tabela ninguem quer ficar atras do colega A,B ou C!! e, na minha opiniao, piorou desde que atletas federados de estrada começaram a competir em BTT... isto porque como ciclistas profissionais tem muito maior abertura e facilidades a adquirir estas substancias, ao virem competir para btt é normal que os atletas dedicados so a BTT tambem tenham que começar a recorrer as mesmas substancias para adquirir resultados, pois sao estes que ditam o futuro do atleta!!!

E isto é uma questao ao Sr. Paulo Marinheiro, o seu atleta ( e muitos parabens pelos resultados que obteve!!!) no escalao a que pertence é logico que nao tem atletas "tunados" (!! acho eu!! pois isto na minha opiniao é crime visto serem demasiado novos para tomarem estas decisoes sozinhos), e entao é o treino e a dedicaçao que obtem os resultados, agora daqui a uns tempinhos quando o seu atleta passar para a classe "rainha", e tiver de competir contra individuos que treinam o mesmo que ele, (toda a gente vê os ciclistas profissionais que treinam todo o santo dia todos os dias!!), ou seja tem as mesmas condiçoes de treino e dedicaçao que ele, e muitos deles estao "tunados" acha que o seu atleta estará em igualdade de circunstancias!?! Penso eu de que nao estará... e mesmo efectuando as analises e tudo mais, as equipas sem orçamento logicamente que serao mais facilmente apanhada, e as grandes equipas?!! que tem acesso a niveis muito superiores do que aqueles que os actuais controlos detectam!?! e isto acontece em todo o mundo, nao é so neste país a beira-mar plantado!

Na minha opiniao verdade desportiva acima de tudo, mas na minha modesta opiniao nos proximos tempos nao a haverá tao cedo... e espero que todas estas polemicas sejam resolvidas para bem dos proprios atletas (o exemplo do atleta Daniel Pacheco, mesmo que as contra-analises dêem negativo, será sempre visto como alguem que recorreu a substancias ilicitas, nao estando de forma alguma a favor dele nem contra ele!!). outro exemplo destas injustiças é o proprio Armstrong!! pois apesar de ter sido o atleta mais controlado de todos os tempos nunca mas nunca deu um unico resultado positivo!! mas mesmo assim.. é visto como o "mister" dopamina por alguns individuos!!! e toda a gente conheçe pelo menos uma pessoa que o considere! (digo eu!!)
 
prasquete said:
Acerca do que a bike disse acerca dos dois supostos controles positivos em tabua... uma revista mensal vai ter sempre um "delay" muito acentuado, acredito que na proxima edicao se va regularizar a situacao! Contudo, penso que eles teriam meios de saber exactamente o que se passou realmente antes da impressao da revista, e dado as diferentes naturezas dos dois casos, acho na minha humilde opiniao, que deveriam ter dedicado mais algum espaço ao assunto, que deveres é muito importante!
Eu, se nao estivesse a par da situaçao, assim q le-se a reportagem diria... que dois drogados filhos mae, correram ao meu lado, todos kitados, com gasolina de aviao e eu a mistura...................ora, isto é pôr em igualdade de circunstancias duas pessoas completamente distintas...

Concordo plenamente com o Pedro Rasquete.
Uma revista especializada como a Bike Magazine, antes de publicar uma notícia, deve tentar obter o máximo de informação possível e fidedigna acerca do teor da mesma, caso contrário, arrisca-se a aflorar certos temas pela rama, colocando dentro do mesmo saco dois casos completamente distintos e que como tal devem ser tratados.
No caso do Daniel Pacheco, penso que a revista, numa próxima edição, deveria retratar-se com um pedido de desculpas formal.
Caso tal não aconteça, aconselho o recurso aos meios judiciais, pois estamos perante um caso de injúria, difamação e ofensa da honra e bom-nome de um cidadão.

Por outro lado, um assunto como o doping não deve cingir-se a um artigo que ocupa um mísero oitavo de página.
O tema é demasiado importante e grave para ser abordado de uma forma tão brejeira e superficial por uma revista desportiva especializada.
Sendo um cancro do desporto, o doping deve ser objecto de um tratamento mais profundo e desenvolvido. Só assim ganhará maior visibilidade, levando os possíveis infractores a pensar duas vezes antes de recorrerem à batota.
Já agora, e à semelhança da volta à França, defendo a existência dos chamados “vampiros” para os atletas federados, submetendo-os a controlos rigorosos e sem hora marcada.
Quando tal acontecer, o sentimento de impunidade sofrerá um sério revés.

Cumps.
 

webibinho

New Member
Os outros elementos que foram ao controle foram
Luis Pinto
Marcelino Gonçalves
e penso que José Silva


Um abraço

E mais uma vez um grande abraço ao Daniel, e acredito em ti miudo
 

Noctal

New Member
Enquanto os organismos que regem o desporto nacional e internacional mantiverem o secretismo que os caracteriza será inevitável que nos BTT Fórums do mundo se continue a falar com base no "diz que disse".

Alguém aqui disse que o Fernando acusou esta e aquela droga. Sou da opinião que seria preferível mostrar provas ou ficar calado.

Lamento que tenha que ser o Daniel a vir dar explicações sobre o seu caso. O seu bom nome foi posto em causa quando foi divulgada informação errada. Seria preferível que a entidade que tornou pública esta informação (suponho que a Federação) demonstrasse inequivocamente que a Testosterona era endógena. Bastaria para tal a divulgação do relatório do laboratório acreditado que definiu a Testosterona como endógena. Infelizmente para o Daniel isto dificilmente acontecerá e só o tempo lhe permitirá esquecer este infeliz caso. Talvez o Daniel esteja na posse do dito documento.

Estou farto de afirmações gratuitas e infelizmente o nosso país, ciclismo e este fórum incluido, estão minados. Relembro que factos têm que ser demonstráveis sob pena de serem abusados para fins menos nobres. 

Sinceramente,

Noc
 

onix

New Member
Quem é apanhado com doping,não são os que não treinam nada,mas sim os que treinam muito e mesmo assim não chega para vencer os outros.

Sou apologista dos nomes na praça publica.
 

adama696

New Member
:eek:fftopic:

O que acho estranho é Pessoal registarem so para escrever neste Topico....

Se o noctal escolheu este topico para dar a sua primeira contribuição, não vejo qual o problema.
Não acho que a opinião de um utilizador com 1000 posts seja mais válida do que a de um estreante.

:back2topic:
Sobre esta questão, acho que a federação podia ter conduzido melhor o processo.
Fez bem em divulgar os nomes dos envolvidos mas a via como o fez(até ao momento apenas sei pela revista) não me parece a mais indicada. Ainda para mais, quando os factos aqui relatados indicam que a notícia da revista não será correcta com prejuizos claros para um dos implicados.

Quanto ao doping... ora se é sabido que é difícil "apanhar" os do protour que são controlados durante o ano todo, pois os métodos de dopagem estão sempre um pouco à frente dos de controle, como se espera resolver o problema com controlos apenas nos dias das provas e nem em todas?
O problema será de orçamento com certeza.

Temos muitos exemplos desses profissionais de topo que correm o tour e afins que toda a vida correram "limpos" ....até serem um dia apanhados.
Muitos "safaram-se" durante a carreira toda, outros não têm tanta sorte.
Quando o rendimento desportivo é o responsável pelo ordenado de um atleta, haverá sempre alguem a não resistir à tentação, nem que seja para não ficar atrás do colega que toma e assim tem resultados... :s

Estes controles no BTT são na minha opinião "para inglês ver", pois pode haver casos de atletas com recurso sistemático a susbtâncias proibidas e nos dias das provas não acusarem nada. Como o BTT em Portugal ainda não tem atletas profissionais(pelo menos que eu saiba), penso que essas situações serão muito raras pois implicam alguns investimentos, mas não ponho as mãos no fogo por ninguem.

Penso que a grande maioria dos atletas do nosso pelotão BTT está limpa e como tal merece o meu respeito e admiração pela sua entrega aos treinos(sim, por não se anda sem treinar) tal como pelo seu ritmo em prova. Convém é que as ovelhas ranhosas que vão aparecendo sejam identificadas, e pelo que li aqui, em anos anteriores infelizmente isso não foi feito!
 
Top