Doar sangue

marrokan

Member
boas, pessoal
eu sou mesmo "fanático em ser dador",:p
acho um gesto muito bonito da parte do ser humano, como dis uma legenda que está no hospital São José " a dádiva é a forma mais bonita de um homem verter sangue por outro".
eu ja sou dador há 12 anos, estou agora com 30 anos, e ja vou a caminho das 30 dádivas, de sangue e plaquetas, já recebi 2 diplomas, e medalhas...
tambem estou no registo portugues de dadores de medula, enquanto poder dár não falto...:D:D

abracos e boas pedaledas
 

TBW

New Member
Boas!!

Antes de mais peço desculpa por desenterrar este tópico. No seguimento dos posts que li, e não tendo encontrado tópico melhor, pósto aqui:

Que tal o pessoal começar uma verdadeira campanha de pressing com os amigos, do btt ou não, com os familiares, vizinhos etc, afim de angariar dadores por este Portugal fora?

Eu tenho feito isso mesmo, e posso dizer que já consegui 4 ou 5, se cada um de nós conseguisse 1 que fosse, já era "pontos" a dobrar!! Posso também dizer que do pessoal que tentei/consegui convencer houve respostas do mais caricato que se possa imaginar, tipo:

1- Eu não dou porque, pelo que sei, todos os dias há sangue a ir para o lixo!!

2-Eu não dou, porque sou A+ e sei que a maioria dos dadores também são A+, por isso não é preciso!!

3-Eu não dou porque depois o corpo habitua-se e se for preciso parar depois não podemos...

Mas entre estas e outras, a melhor foi: 4- Eu não dou porque conheci um fulano que foi saudável até ter dado, e a partir dai nunca mais ficou bom...!!!

Se alguém vos atacar com alguma destas, respondam:

1- É verdade! Tal como a maioria das coisas, também o sangue tem validade. As plaquetas duram 30 dias, o plamas e restantes soros, 6 meses. Mas por isso mesmo é que tem que haver dadores que vão doar hoje, amanhã, para a semana, e por ai fora...

2- É verdade também que a grande maioria de dadores é do grupo sanguineo predominante no país, mas, pasme-se, também a grande maioria de necessitados é A+! Por isso, desde logo cai por terra esta desculpa esfarrapada. Saliento ainda, que se souberem de alguém cujo grupo sanguineo seja O-, fazerem ainda mais pressing, pois este sangue é o chamado universal, ou seja, dá para toda a gente.

3- Este é, como já acima foi referido, um mito. Eu próprio sou prova disso: Doava assiduamente 3 ou 4 vezes ao ano, e depois devido a doença tive que parar de um momento para oo outro; tou aqui, vivo e sem qualquer maleita! O nosso organismo não se ressente caso a gente deixe de dar!!

4- Esta resposta foi engraçada, e depois de esmiuçada, fiquei a saber que ao individuo em causa foi detectada uma doença um tanto ou quanto rara, nos testes e analises que são feitos aquando da dádiva.

Por isto e por tudo o que foi dito antes, apertem com o pessoal que vocês conseguem!! Não adianta eles dizerem que não têm tempo (Também se pode doar ao sábado, ver calendários nos hospitais) ou dizer que dói (Por 3 ou 4 vezes que já me cruzei com uma senhora que tem horror às agulhas e a ver sangue. Remédio: deitadinha na última marquesa, a olhar para as árvores no lado de fora até o servicinho estar completo).

Talvez nunca saberão se o vosso sangue salvou de facto uma vida, mas ouvem falar que fulano ou sicrano só se safou da operação ou quando teve o acidente, porque recebeu sangue... Pensem que foi o vosso!!

Esta já é velha, mas é verdade: DOAR SANGUE É DOAR VIDA!!!!!
 

pereirva

Member
Boa noite,

Como frequentador assíduo deste forum fico várias vezes surpreendido quando faço pesquisas no google acerca de assuntos que nada têm a ver com btt e surge nos resultados das pesquisas o link do forum. Desta vez pesquisei "resultados analises dador sangue" e la esta em quarto. Já agora queria saber se recebemos em casa os resultados em papel das análises, fui dar sangue pela primeira vez e apenas recebi uma mensagem a agradecer que o meu sangue estava bom. alguem sabe?

Cump
VP
 

tinric

Super Moderador
Agora é assim

se estiver tudo bem... e esperemos sempre que esteja... é só uma sms e chega :)

poupa-se no papel e nos envios... uma sms afinal é de borla ou quase :)

é preciso é dar sangue que pode ajudar alguem... e um dia alguem ha-de fazer o mesmo por nos se for preciso.
 
Ultimamente só tenho dado no IPS mas no IPO recebia uma carta.
Normalmente dou de 4 em 4 meses e tento dar uma aferese uma vez por ano, mesmo sabendo que é muito melhor para o Hospital a aferese demora muito tempo.
 

meloy

New Member
Dúvida!
é preciso ter algum cuidado (comer, não comer algum tipo de comer) antes de dar sangue!?
depois de dar sangue pode-se fazer logo (passado 15min, passada 1hora, 1 dia!?) a vida normal (trabalhar, fazer desporto)?
 

tinric

Super Moderador
Boas meloy...

Antes de dar sangue, como normalmente é de manhã... a não ser que tenhas tendencia a ter a tensão alta... bebe um café :)

Depois de dar sangue :) esquece o desporto... descanso e calma nas primeiras horas seguintes e nada de grandes esforços nas restantes... e um bom almoço para repor e pronto...

No final do dia estás pronto para outra :) mas durante o dia não convém... por isso e como normalmente é ao Domingo as recolhas organizadas... lixam-nos sempre um dia de treino :) por isso nos ultimos anos tenho dado apenas 2 vezes por ano (no Inverno)

Abraço
 

RTC

Super Moderador
Até podia ser que o "evitar fazer desporto", "beber muita água", fossem conselhos daqueles para "inglês ver", mas não...depois de dar sangue experimenta subir e descer umas escadas iguais a que tenho em minha casa para perceber logo o porquê de tal recomendação.
Começa logo tudo a andar à roda! :D
 

tinric

Super Moderador
:) nem é preciso tanto :) Basta baixar para atar o sapato e levantar :) na 1ª hora ou assim que é logo "carrocel" garantido ... aguinha muita e eu sempre que posso o almoço desse dia é uma costela de vitela grelhada ou assim que repõe logo tudo... (ou quase)

Passado um bocado depois do almoço está-se quase a 100% mas não convém abusar...
 

meloy

New Member
mas dá por exemplo para dar sangue depois de um dia de trabalho e a seguir pegar no carro e ir para casa!?
 
mas dá por exemplo para dar sangue depois de um dia de trabalho e a seguir pegar no carro e ir para casa!?

Claro que dá. Sou dador, costumo dar no Sto António ás 18h depois de um dia de trabalho. Não tens que te preocupar.
No meu caso, vou lá, dão uma sandoca e um sumo antes de ir à agulha e repetem a dose depois. Um pouco de repouso na maca (cerca de meia hora) e siga pra casa de carro. Desporto no dia nem pensar. De resto podes fazer tudo normalmente. Claro que se sentires tonturas ou alguma coisa estranha tens que ter atenção.

Abraços
 

afpereira

New Member
A coisa que mais gosto de fazer depois de dar sangue é beber uma cerveja bem fresquinha para repor o alcool que me tiraram...ehehehe e depois um bom almoço
 
Não é tanga o que eles dizem. Tipicamente os enfermeiros são espectaculares e têm muito cuidado com as dicas como comer qualquer coisa logo após dar sangue. Quando dou sangue tomo um café, bebo um sumo e como um pão com fiambre (nos locais de dádiva existe sempre um bar grátis para os dadores) mesmo que não me apeteça e nunca vou em jejum.

Logo após dar sangue não é levantar da marquesa e toca a andar tem que se estar deitado algum tempo (5 min) e levantar com cuidado.

De todo o processo o que mais me custa é, estranhamente, a picada no dedo para análise e o tirar o penso rápido. O dar sangue não chateia nada.
 

FMCurto

Active Member
Agora não sei mas à uns tempos atrás se fosses dar sangue a Santa Maria em vez do sumo e bolachas que eles davam podias optar pela cerveja (e julgo q tb um vinho do porto).Espetaculo, devia trepar bem :)
 
Top