Discos SIC by Kettle Cycles

Era impossível deixar de escrever sobre estes discos.

Há muita incerteza à volta dos mesmos, a incerteza passa mesmo por saber se vão ser comercializados, já que é um projecto baseado no "Co-founding", à semelhança dos punhos que o Nuno Nogueira adquiriu.
Neste momento o projecto está a "recolher os fundos" para o seu lançamento no final do ano, e entrega de discos em Janeiro de 2013

Há modelos de 1 peça (SICC SFL) e de duas peças (SICC)

Os pesos são bem interessantes:
SICC SFL 140mm: 40g
SICC SFL 160mm: 55g

SICC 140mm: 60g
SICC 160mm: 75g

O preço de um par de 140 e 160mm na versão SFL colocada na Europa deve ficar em cerca de 133.00€, bem interessante por sinal. Acho que por aqui não irão ter dificuldades em obter o capital.

Que este tipo de disco funciona na pista em motas e carros já sabemos, sabemos também que gostam de altas temperaturas para funcionarem, a marca refere que estão aprovados e testados para o BTT, quem é o primeiro a testar?
Será que vai haver um primeiro a testar dadas as características do projecto?
Que pastilhas utilizar com este tipo de discos?

http://kettlecycles.com/

[video=vimeo;53306257]http://vimeo.com/53306257[/video]








Estive quase a colocar os meu cartão de crédito no funding do Kickstarter, mas depois não coloquei, porque me lembrei de prioridades maiores!

Boas e leves pedaladas
 

xman

Member
Boas,

Segundo o site dos moços,
What are SiCCC rotors compatible with?
Sintered metal, organic, semi metallic, kevlar, ceramic, resin and 'unidentified' oem pad materials were all tested. All major hydraulic brake systems, Dot 4, Dot 5, mineral oil as well as mechanical systems were tested.


http://www.kickstarter.com/projects/kettlecycles/siccc-bicycle-brake-rotor-silicon-carbide-ceramic

Independente do preço, faz-me alguma impressão estes disco, parece que se podem partir facilmente e mandar-me ao chão.

Cumps.
X.
 

ny12xx

Super Moderador
...sabemos também que gostam de altas temperaturas para funcionarem...

Companheiro

Têm muito bom aspecto e um peso muito bom.

Habitualmente são necessárias 4/5 voltas completas do disco (carbono) em travagem para que se possa obter um poder de travagem razoável, e só a partir de aí é que a travagem fica a 100%, sendo que 75% em discos de carbono poderiam equivaler a mais de 100% em discos de aço.

Com o aumento da temperatura também vem o aumento do poder de travagem, mas, nas motas, eram necessárias pastilhas com um composto diferente daquelas que habitualmente seriam utilizadas em discos de ferro/aço (aqui também deveriam ser), porque à medida que o disco aquece, ganha eficiência, que é proporcional à perda de "qualidades" da pastilha (penso eu...).

Se os de Ti se gastam depressa, estes não devem andar muito longe.

Não os vejo como uma mais valia para XC (nem DH) à excepção do peso e estética.

Acho que seria bom esperarmos por reviews de "verdadeiros" utilizadores.

Há quem diga que eu tenho espírito de "Velho do Restelo", mas não acho que o futuro seja por este caminho...

São lindos mas (acho que) não são para XC.

Um abraço

ny12xx
 

xman

Member
Boas,

Companheiro
Habitualmente são necessárias 4/5 voltas completas do disco (carbono) em travagem para que se possa obter um poder de travagem razoável, e só a partir de aí é que a travagem fica a 100%, sendo que 75% em discos de carbono poderiam equivaler a mais de 100% em discos de aço.
ny12xx

De acordo com o que é está no site, não necessitam de aquecer.
This performance is available instantly: no warm-up needed.
Hot or cold. Wet or dry.


Tirado daqui http://www.kickstarter.com/projects/kettlecycles/siccc-bicycle-brake-rotor-silicon-carbide-ceramic

São os travões milagrosos. :)

Cumps.
X.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Eu vi isso...

Achei estranho; por isso escrevi isto:
Acho que seria bom esperarmos por reviews de "verdadeiros" utilizadores.

Os testes que "eles" fazem parecem muitas vezes os consumos que os fabricantes anunciam para os automóveis...

Vou esperar para ver...

Um abraço

ny12xx
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Os consumos que os fabricantes anunciam para os automóveis, nas mãos certas, são correctos. Just saying...

Mas acerca dos discos, parecem interessantes.
Só tenho mais dúvidas acerca do desgaste que provocam nas pastilhas, e já agora o dos próprios discos. E também é preciso confirmar se se aguentam sem fracturar ao fim de inúmeros ciclos de utilização.
A resposta ao travar não deve ser tão linear como com uns discos normais, mas também não há de ser nada de grave.
 

commendatore

New Member
Com um bom engenho de furar e chapa de carbono acho que se faria estes discos por alguns euros. Acho caríssimo. E em teoria serão mais eficientes quanto mais quentes estiverem
 

nogueira.nuno

Active Member
Raio que agora não dá para modificar ou ir á procura de info extra!!

Há já muito tempo que se tenta e agora que a tecnologia passou à automobilística e evoluiu muito desde há 15 anos para cá há que aproveitar.

Sim, 15 anos





Sem duvida que uns discos de Bike que usamos mais depressa vão á vida nestes testes que estes como dá para ver aqui.
Acho que ponho um voto de confiança nisto ;)

 

nogueira.nuno

Active Member
Só para tentar explicar, isto não é carbono impregnado em resina como se usa nos quadros ou algo assim para se dizer que com chapa de carbono se pode maquinar/cortar um disco e ficar apenas mais barato.

Se tentarem com carbono por exemplo de um quadro partido tentem-lhe chegar calor a ver o que acontece, a resina simplemente fica mole e maleavel.
Devido aos processos de vacuo a resina entre as telas fica minima, mas no entanto existe e como disse vai ficar mole e delamina entre camadas com o calor sendo como que impossivel ser utilizada em travagem até de bicicletas devido ao calor produzido na travagem.


Como eles referem são utilizados Silicon Carbide(não sei o termo português), Ceramica e Fibra de carbono e podem ver aqui por exemplo o video de como se fazem os dos carros ;)

http://www.youtube.com/watch?v=LrhVHA-3ZBU&feature=player_embedded
 

Huggoo

Member
descobri estes discos hoje mesmo e fiquei bastante surpreendido, acho que faz sentido e ficam com um look espectacular.

enquanto ao preço, se não me engano uns Scrubs ficam pelo dobro do preço o par e são mais pesados, acho que vale a pena arriscar.

a duvida que realmente prevalece é a sua duraçao
 

commendatore

New Member
Os dos automóveis são diferentes... são cerâmicos. Levam pó de carbono, cinza e outros endurecedores. Estes das imagens são apenas fibras entrelaçadas... Daí ter dito que acho uma exorbitância. Claro que não será apenas a típica fibra como alguém referiu antes. É compósito... E para aparecer amarelo...até kevlar deve levar.
 
Já negociei....
com sucesso!!

kickstartersicc.jpg




Abraço!
 

nogueira.nuno

Active Member
Os dos automóveis são diferentes... são cerâmicos. Levam pó de carbono, cinza e outros endurecedores. Estes das imagens são apenas fibras entrelaçadas... Daí ter dito que acho uma exorbitância. Claro que não será apenas a típica fibra como alguém referiu antes. É compósito... E para aparecer amarelo...até kevlar deve levar.

As da imagem qual? As que eu meti em cima?
Essas são discos de DH de há 15 anos atrás!



As destes discos ou do Topico se leres também têm ceramica e pó de carbono e outros endurecedores como bem disseste por isso não é uma exorbitância nem em preço nem deve ser assim nenhum projecto de curiosos!
 
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