Discos No Tubes ou Scrub?

ALNM

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Os meus Stan já se fartaram de rodar, tanto na semi-rigida com tavões XTR como na FSR com os Marta SL. Estão montados em rodas com aros ZTR Olympic e pneus Mountain King Supersonic 2.2. Nada a dizer em comparação com os discos XTR e Hope que tenho montados nos outros 2 pares de rodas. Após atravessar grandes poças de água ouve-se "roçar". Mas é apenas 1" ou 2".

No que respeita ao empeno que referi atrás, começo a convencer-me que está relacionado com os fechos das rodas: uns Tune AC16+17 com eixo em titânio. Por vezes, em situações mais agressivas (por exemplo, pedalar em pé) sinto um disco roçar. Desmonto e volto a apertar a roda e fica tudo bem. Com os discos Hope que tenho montados numas rodas ZTR Race acontece exactamente o mesmo. Nas próximas saídas vou trocar os fechos por uns ControlTech e logo vejo o que acontece.
 

Patitos

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ALNM said:
Os meus Stan já se fartaram de rodar, tanto na semi-rigida com tavões XTR como na FSR com os Marta SL. Estão montados em rodas com aros ZTR Olympic e pneus Mountain King Supersonic 2.2. Nada a dizer em comparação com os discos XTR e Hope que tenho montados nos outros 2 pares de rodas. Após atravessar grandes poças de água ouve-se "roçar". Mas é apenas 1" ou 2".

No que respeita ao empeno que referi atrás, começo a convencer-me que está relacionado com os fechos das rodas: uns Tune AC16+17 com eixo em titânio. Por vezes, em situações mais agressivas (por exemplo, pedalar em pé) sinto um disco roçar. Desmonto e volto a apertar a roda e fica tudo bem. Com os discos Hope que tenho montados numas rodas ZTR Race acontece exactamente o mesmo. Nas próximas saídas vou trocar os fechos por uns ControlTech e logo vejo o que acontece.

Por acaso tb tive esse problema até trocar os Tune AC16+17, pelos DtSwiss Ti, ganhei no peso +31g (para muitos isto é uma tonelada), mas deixei de ter esse problema, ganhei em fiabilidade e segurança.
Em competição não é por 31g que se deixa de ganhar :lol: :lol:
 

Tiago_surfer

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Já comprei algumas vezes com o José da Xclusivebikes, sempre com cartão de crédito (paypal).
Tudo muito tranqüilo, bem profissional o José. Algumas vezes demora para responder os emails, só isso.. :grrr:
 

Batas

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Acho que o principal factor dos discos roçarem e voltarem ao normal depois de reapertar os apertos rápidos tem muito a ver com a força que se apertam.

Numa travagem mais forte, o cubo da frente do lado do disco tende a sair do lugar, pois é "puxado" para fora. Isto faz com que a roda fique desalinhada, com uma inclinação ligeira para a esquerda. O problema fica resolvido com apertos que dão um aperto superior ao "normal".

Os melhores apertos para combater esta ocorrência são do tipo bolt on (parafuso...) , como tem a controltech, bbb ou Dt Swiss.

Patitos, podias ter colocado uns Controltech por exemplo... 49g... Terias é de usar uma chave sextavada extra, ao passo que os Dt têm incluido.



Quanto aos discos em Alu: Não falaram muito bem deles aqui: http://www.light-bikes.de/website/new/2007/06/19/bremsenscheiben-leichtbau
 

nogueira.nuno

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Patitos said:
ALNM said:
Os meus Stan já se fartaram de rodar, tanto na semi-rigida com tavões XTR como na FSR com os Marta SL. Estão montados em rodas com aros ZTR Olympic e pneus Mountain King Supersonic 2.2. Nada a dizer em comparação com os discos XTR e Hope que tenho montados nos outros 2 pares de rodas. Após atravessar grandes poças de água ouve-se "roçar". Mas é apenas 1" ou 2".

No que respeita ao empeno que referi atrás, começo a convencer-me que está relacionado com os fechos das rodas: uns Tune AC16+17 com eixo em titânio. Por vezes, em situações mais agressivas (por exemplo, pedalar em pé) sinto um disco roçar. Desmonto e volto a apertar a roda e fica tudo bem. Com os discos Hope que tenho montados numas rodas ZTR Race acontece exactamente o mesmo. Nas próximas saídas vou trocar os fechos por uns ControlTech e logo vejo o que acontece.

Bem os meus Tune ja estao instalados e os Scrub veem a caminho, obrigada pela info e espero q nao me aconteça isso mas vamos ver!!! :wink:
Amanha ja vou experimentar e ter atençao ao fim da volta!!

Por acaso tb tive esse problema até trocar os Tune AC16+17, pelos DtSwiss Ti, ganhei no peso +31g (para muitos isto é uma tonelada), mas deixei de ter esse problema, ganhei em fiabilidade e segurança.
Em competição não é por 31g que se deixa de ganhar :lol: :lol:
 

ALNM

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Patitos said:
Em competição não é por 31g que se deixa de ganhar
:exacto: eu nem com 31 kg a menos chegava lá :wink: Por isso coloquei os apertos ControlTech Comp nas rodas.
Afinal pesam apenas mais 17 gramas mas, como diz o Batas, permitem apertar com mais força.
Os discos nunca roçaram.
Também pus pastilhas XTR novas nos travões XTR e Swissstop nos Marta SL. Os Stan continuam a cumprir a missão como deve ser.

No que respeita à análise aos discos de alumínio que o Batas refere, o autor apenas diz que o revestimento dos Stan melhora o desgaste, mas não consegue o desempenho de uma superfície de fricção em aço. Não desaconselha o seu uso na roda de trás, mas considera-os desadequados para a roda da frente.

Com tanta experiência acabo por gastar os 2000-3000 km de vida dos Stan… :aiui:
 

nogueira.nuno

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Ora Bem agora já posso falar um pouco por experiencia própria.

Qto ao q se fala das pastilhas organicas penso q sabem q por exemplo nuns Hope são as pastilhas montadas d origem e eu já tive uns normais e uns Pro q são os q tenho até ao momento e nunca tive a dizer nada sobre desgaste excessivo á chuva ou lama, quem tem os Hope sabe do q falo a nivel d qualidade d travagem!!
Em relação a outras marcas d travões d disco devem utilizar o mesmo tipo, as organicas q se pode observar pela inexsistência d particulas metalicas na pastilha.

Claro agora q instalei uns discos novos convem instalar pastilhas novas q foi o q eu fiz e digo-vos q ainda têm muitos Kms a fazer as antigas.

Qto aos Discos Scrub são super leves e não parecem em nada frageis ao toque ou seja ao q for, eu proprio tentei risca-los com um riscador pra poder observar a dureza deles e fiqui satisfeito, enganam mesmo os olhos aquilo q realmente eles são!!

Qto ao poder d travagem falaram q ao frio trava menos o q pode ser verdade pq até num carro existem temperaturas d funcionamento e ideais e neste caso pode acontecer o mesmo mas ainda não posso falar bem sobre o frio, deixem-me ir á Serra da Estrela!! 8)
Qto ao poder d travagem em molhado nao achei diferença até pq se eles estiverem bem acamados e com aquela temperatura d utilização a agua não deve fazer efeito q se sinta, penso eu, mas no geral acho bons até ao momento e não tenho nada a dizer mas ainda não desmontei as pastilhas mas penso q ainda não acamaram a 100% até ao momento pra falar bem!!

Uma coisa q eu disse q falava qto experimentasse os meus Apertos Tune AC16+17, aconteceu-me realmente o mesmo mas neste caso até senti uma pequena folga q na altura pensava q era devido á Caixa d direcção q tinha sido instalada no mesmo dia.
Lembrei-me do aqui falado e fui reapertar os apertos e confirmei q não estavam a 100%.
O Batas falou e bem qto ao melhor sistema q são os q tb eu tinha dantes da Controltech e penso q alem da tal força d aperto é o sistema de aperto q faz da maneira q ele tb explicou desapertar a porca dos Tune. Uma das coisas q eu fiz foi meter Locktite na porca do aperto pra não ter tendencia a acontecer isso e até ao momento ainda nao aconteceu nada igual!!

Qto ao peso foi o mesmo peso q obtive como na foto inicial!! 56 gramas pró disco d 160mm

 

marau

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daqui mais uns dias vem uns discos desses para mim. aguardo por mais informações desses discos, se é que á mais alguma coisa a dizer. a nivel de desgaste quando tiveres mais uns quilometros feitos com eles depois vem cá falar.
 

ivan luis

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Batas said:
Os melhores apertos para combater esta ocorrência são do tipo bolt on (parafuso...) , como tem a controltech, bbb ou Dt Swiss.

Patitos, podias ter colocado uns Controltech por exemplo... 49g... Terias é de usar uma chave sextavada extra, ao passo que os Dt têm incluido.


Quanto aos discos em Alu: Não falaram muito bem deles aqui: http://www.light-bikes.de/website/new/2007/06/19/bremsenscheiben-leichtbau

Batas, consideras este tipo de apertos práticos, tendo em conta que é preciso de andar com uma chave sextavada??
 

Batas

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Ivan Luis, uns apertos rápidos serão sempre mais práticos, sem dúvida. Quanto ao uso dos bolt on, a única desvantagem que vejo é mesmo o tempo acrescido na necessidade de retirar uma roda, quer para transportar a btt, quer na reparação dum furo.

Quanto à chave sextavada, e no meu caso, ando sempre com ela independentemente do tipo de aperto que uso, pois é uma das chaves "importantes", e todas as mini-ferramentas a têm.
 
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