Dificuldade em transportar a bike nos transportes públicos

brtantunes

New Member
Ui Kumbaiala até isso cá chegar ... :D.
Eu já estive na Suiça e as mentalidades lá são completamente viradas para as bicicletas ... já cá :(...

EDIT
Basta ver o exemplo do Metro de Lisboa
[...]P. Posso transportar a minha bicicleta no Metro?
R. É permitido o transporte de bicicletas nos comboios do Metropolitano de Lisboa (ML), nos dias úteis após as 20:00 e aos Sábados, Domingos e feriados, caso não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros, [...] fonte: site do metropolitano de Lisboa
 
Last edited:
P

pedroemanuel85

Guest
Bem pessoal, boas notícias pelo menos do lado da fertagus.

Segundo o site da fertagus, houve alterações, pelo menos no modo de pensar. Diz lá o seguinte:

É permitido o transporte gratuito de Velocípedes nos comboios da Fertagus, todos os dias da semana, exceto quando se verificarem grandes aglomerações de Passageiros seja na plataforma, seja no interior do comboio. Neste caso os utilizadores de velocípedes deverão aguardar pelo final da aglomeração de Passageiros e respeitar as indicações que lhes sejam dadas pelo Pessoal da Fertagus para o efeito.

Podem confirmar aqui - http://www.fertagus.pt/artigo.aspx?...ywCktgXgr2IzKl6DKnwBSV32nCJK4ICL3wdukQ5pBLagV

Deixaram de restringir a circulação às horas de ponta, e ainda bem, porque nos meses de férias os comboios levam menos pessoas.

É de louvar esta mudança, lá vou eu começar a vir de bicicleta para Lisboa e poupar no passe de metro ;)
 

JSevla

New Member
Eu sou de Viana do castelo por ca felizmente não temos esses problemas, temos CP uma empresa de comboios que podemos
transportar as bikes gratuitamente, ha um lugar resevado para elas, e até nos autocarros alguns ja deixam.
É muito util.
 

JorgeSantos

New Member
Duas boas soluções (minhas):

imag0190w.jpg


abike.jpg



Dobram-se em menos de 30 segundos e não incomodam ninguém!!
 
Olá amigos, alguém me sabe dizer se eu posso transportar a minha bike no comboio que liga santarem a lisboa?
Obrigado.
Um abraço amigos..
 

SeteGu

Active Member
Transportar a bicicleta no comboio é (teoricamente) à borla. No entanto, na prática, pode não ser bem assim. Vou dar-vos o meu exemplo:

Sou de Santarém e estudo em Aveiro. Felizmente é raro mas uma vez ou outra tenho a necessidade de levar a bicicleta de um local para o outro. Indo de regional o percurso é o seguinte:
Santarém - Entroncamento
Entroncamento - Coimbra-b
Coimbra-b - Aveiro

Tenho de apanhar 3 comboios para fazer Aveiro - Santarém. Infelizmente só há 2 viagens de inter-regional por semana (e numa delas fica-se pelo Entrocamento) e nenhum dos horários me dá jeito.

De regional o tempo de viagem costuma rondar 3h30 (vejo sempre no site da CP qual a combinação que me leva a demorar menos tempo, pois o tempo pode ser ainda superior).

Até aqui, tudo bem (tenho de me sujeitar uma vez por outra...). O problema é que só posso comprar o bilhete para a bicicleta antes de "embarcar". Desta forma, tenho de comprar os 3 bilhetes em separado ficando muito mais caro. Chego a pagar mais do que indo de InterCidades até porque (no regional) o desconto do cartão Jovem ou estudante só é aplicável para uma viagem superior a 100 km. Desta forma, entre Santarém e o Entrocamento, bem como entre Coimbra-b e Aveiro acabo por não poder usufruir do desconto.

A CP afirma que como não sabe se vai haver espaço para a bicicleta (no caso de o comboio ir muito cheio), só posso comprar o bilhete para a bicla antes de embarcar.

Resumindo: para levar bicicleta pago mais e demoro muito mais tempo.

De InterCidades também se pode levar bicicleta desde que toda desmontada dentro de uma mala própria...:fpalm:
 

Kumbaiala

New Member
Não percebi muito bem isso de teres de comprar um bilhete para a bicicleta. Já andei com a bicicleta em vários regionais e inter-regionais da CP e nunca ouvi falar de um bilhete para a bicicleta. É verdade que se perde muito tempo usando os regionais em distâncias longas e implica normalmente várias mudanças. Nunca transportei a bicicleta desmontada num InterCidades. Já vi aqui no forum soluções práticas de como embalar a bicicleta desmontada, recorrendo a sacos-do-lixo de grande capacidade e, por isso, julgo não ser necessário ser uma mala rígida. O maior problema é que segundo as regras da CP o pacote tem de caber no compartimento (prateleiras) reservadas para as bagagens, o que não me parece nada óbvio. Além disso existem ligações para as quais não existe a alternativa do Regional ou Inter-Regional, como é o caso de Lisboa-Évora. Com a actual supressão das linhas ferroviárias não lucrativas e respectivos comboios regionais, receio que se torne cada vez mais difícil utilizar este transporte público para transportar a bicicleta.
 

SeteGu

Active Member
Sim... é preciso bilhete porque há uma lotação de 5 bicicletas por comboio (outra coisa estupida visto que são 2 lugares iguais na primeira e ultima carruagem: ou se metem 2 ou 3 em cada local). Em pequenas viagens muitas vezes os revisores não se preocupam quando não vai muita gente e não passam o bilhete para a bicicleta. Para viagens longas ou que se tenha de entrar em comboios não é bem assim.

Um revisor disse-me que teve problemas precisamente por me ter feito isso a mim. Eu não queria levantar o bilhete da bicicleta (para comprar 1 bilhete pelos 3 comboios e ficar mais barato) e disse-me que não podia fazer isso e que já ia ter problemas por me ter feito isso uma vez...
 

MrOverclock

New Member
Isso das 5 bicicletas não deve ser muito rigido! Uma vez ia para entrar com a minha e já lá estavam umas 4 ou 5 mesmo! Dei meia volta e fui para a outra ponta onde já estavam outras duas! Achei estranho, normalmente só lá vai a minha no comboio inteiro! :lol:
 

SeteGu

Active Member
Ora aqui está:

Nos comboios Regionais, para poder transportar a sua bicicleta deve dirigir-se ao Operador de Revisão a quem competirá sempre emitir o seu título de transporte (do cliente) e garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede uma vez que o mesmo está sujeito a limitações do espaço disponível e da tipologia do material circulante que é utilizado.

Já não sei onde li o que diz respeito ao numero de bicicletas (5) mas creio que não estou enganado.
 

vando gamito

New Member
Boas malta, já alguém transportou a bicicleta nos autocarros rede-expressos? Estou para fazer uma viagem para braga, sou de ferreira do alentejo e queria levar a bicicleta. Estava a pensar em transporta-la desmontada dentro de uma caixa de papelão. Alguém tem algumas informações/preços sobre o transporte da bicicleta no expresso?


Cump


VG
 

vando gamito

New Member
Pois, também pensei assim, mas se levarmos a bike e uma mala de viagem ja devo ter que pagar alguma coisa, porque de certesa que ultrapassa o peso permitido como bagagem pessoal.
 

Zé Tiago

New Member
Estou a pensar ir a Santiago de Compostela e para isso vou primeiro até ao Porto de comboio, assim fui informado pela CP de que posso levar a minha bicicleta montada comigo no primeiro vagão que tem um dístico ao lado da porta com uma bicicleta uma cadeira de rodas e um carrinho de bébé, assim esta área é onde se pode transportar a bicicleta, no entanto devemos dirigir-nos ao revisor, pois este é soberano em relação a esta situação, pois pode ter de decidir por espaço ou prioridades, fui tambem aconselhado a evitar as horas de ponta para minimizar eventual transtorno a outros passageiros, este transporte é gratuito, se levarmos a bicicleta desmontada dentro de um saco ou caixa que caiba debaixo do banco do comboio pode ser considerada bagagem de mão e pode ser transportada sem qualquer entrave por parte da CP.
 

ger@rdo

New Member
boas Vando, na Rede expessos não sei como funciona mas na Renex tem-se que pagar 13.95 para levar a bina, eu trabalho em albufeira e sou de Vila do Conde, costumo trazer a bike para treinar e depois levo-a para cima quando á provas, fiz isso duas vezes, acabei por comprar uma bike de estrada para treinar cá por baixo, porque pagar 13.95€ de Albufeira ao Porto
não dava certo
 

Mastergumble

New Member
Para a rede-expressos a bicicleta tem de ir ou em caixa ou com a zona da transmissão protegida. (Isto se não mudou de procedimento)

Para a CP aconselho a rever a informação sobre essa sinalética das carruagens próprias para deficientes que anteriormente transportavam as bicicletas pois deixou de ser aplicável à excepção de deficientes os quais tem no caso de necessidade da rampa de acesso informar previamente.

Desde 2008 que o transporte de bicicletas pode ser feito na CP em qualquer carruagem desde que seja cumprido o regulamento:

O transporte de bicicletas é permitido nos comboios Urbanos de Lisboa, do Porto e de Coimbra, nos comboios Regionais e Interregionais. O Transporte de Bicicletas é gratuito. Devem, no entanto, ser respeitadas as seguintes condições de transporte:
  • Cada Cliente pode transportar apenas uma bicicleta.
  • A CP não se responsabiliza pelos danos causados às bicicletas e/ou, a terceiros durante o respectivo transporte.
  • As entradas e saídas das bicicletas são da responsabilidade do Cliente
  • As bicicletas devem ser transportadas de forma a não obstruírem as portas e a não dificultarem a entrada e saída dos Clientes.
  • Os Clientes não podem circular de bicicleta nas estações, átrios e passagens desniveladas ou inferiores.
  • Nos comboios Regionais, para poder transportar a sua bicicleta deve dirigir-se ao Operador de Revisão a quem competirá sempre emitir o seu título de transporte (do cliente) e garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede uma vez que o mesmo está sujeito a limitações do espaço disponível e da tipologia do material circulante que é utilizado.
  • Só podem ser transportadas duas bicicletas por carruagem.

Alguns comboios regionais / interregionais dispõem de uns suportes verticais para as bicicletas os quais não recomendo.
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Os meus dois centimos:

Tenho usado assiduamente o transporte de bicicleta no comboio, e fica um pequeno conselho:

Inter-regionais não há qualquer problema,a primeira e ultimas carruagens tem espaços próprios e é só informar na bilheteira que eles tiram um bilhete para a bicla sem custos extras.
Inter-Cidades e Alfas: não é permitido o transporte de biclas, pelo menos inteiras, o "truque": sempre que pensem voltar de comboio mas não tenham a certeza de qual levem um cadeado,zip-ties e 3 sacos do lixo grandes,do género que se usa nos restaurantes - pretos,grossos e grandes.Enfiam as duas rodas num,fecham com o zip-tie, depois enfiam um saco de cada lado da bicla e prendem tudo com zip ties.As carruagens tem num dos extremos um espaço quadrado para guardar volumes grandes/cadeiras de rodas- passam o cadeado pelo meio das rodas e quadro e prendem no varão desse espaço.
Se levarem a bicla como um volume a CP não se pode recusar.

Edit:Erros gramáticos
 
Last edited:
Top