Diferenças nos Acumulados

Status
Not open for further replies.

Pdias7

New Member
Boas Pessoal,

Tenho um Garmin Dakota 20 e no meu grupo de amigos que pedala, sou o unico com GPS.

Tenho outros amigos que usam programas em telemovel, do genero do Sportstraccker, endomondo, etc.

O que acontece, é que em relação aos acumulados, eles registam sempre muito mais nesses programas do que eu no Dakota 20.
Uso os mapas topográficos.

Qual acumulado que estará correcto ?

Cumps,
 

NunoMCCII

New Member
O mais fiável é o do teu GPS, se tiver altímetro ainda mais fiável é.

Nos programas para tlm o acumulado é calculado através de pontos que o programa vai marcando mas só para teres ideia no meu grupo numa mesma volta éramos 3 a registar com o endomondo e os valores de acumulado foram diferentes nos 3 e valores bastante dispares pelo que me lembro.

Os telemóveis tb eram os 3 diferentes, no meu caso um blackberry que me dá valores de acumulado sempre inferiores a outros.
 

Pdias7

New Member
Mas será normal diferenças de 250m / 300m ? Na ultima volta o meu GPS deu 400m acumulado, o do meu amigo com Sportstracker , 768m !!!
 

Pedro MM

Member
Boas.
Eu tenho um garmin edge 705 e tambem verifico algumas diferenças de altimetria e são nomeadamente, no valor apresentado no final do percurso no gps e no garmin connect após ter transferido para lá a actividade. No garmin connect dá-me sempra mais altimetria.
Porque será?
 

mlouro

New Member
A altimetria por GPS é a menos fiável, logo muitas dessas apps fazem correcção de altimetria através de estimativas e os valores não são muito de confiar.. O dakota 20 como tem altimetro barométrico e calcula a altitude através da pressão atmosféria e em teoria será mais preciso, mas realmente no garmin connect também me dão sempre valores diferentes dos do GPS, quer tenha a correcção de altimetria ligada ou desligada..
 

edununo

Well-Known Member
A correcção de altimetria no Garmin Connect só deve ser usada se o GPS não tem altímetro barométrico. Se tiver o melhor é não usar.
No meu caso e com um Egde 500, se não usar a correcção, o valor de acumulado é igual quer no aparelho quer na visualização no Garmin Connect.
 
Basicamente o mlouro explicou a razão. Existe uma questão adicional, o algoritmo utilizado pelo programa. Imagina que tens as seguintes altitudes:
100, 101, 99, 110
O programa 1 faz o seguinte se as diferenças entre dois pontos é menor que 3 deita fora porque é erro de medida => acumulado positivo=10 (110-100); acumulado negativo=0
O programa 2 faz o seguinte, qualquer que seja a diferença entre dois pontos calcula = acumulado positivo=12 (101-100)+(110-99); Acumulado negativo=2

Acumulado IMO não serve para grande coisa depois do percurso ser feito. Eu uso o batimento cardíaco como medida da dificuldade do percurso, mais propriamente uma medida chamada trimp que dá uma medida do esforço que fiz. Imagina 1000 m de acumulado, em terrenos com pedra solta já custa mas se for em alcatrão não custa tanto.

Para analisar o percurso antes de o fazer uso o IBP
http://www.ibpindex.com/index.asp
 
Status
Not open for further replies.
Top