Diferença entre uma rígida e uma suspensão total com bloqueio traseiro

Tiago6

New Member
Boas...Alguém sabe qual a diferença entre uma bike rígida e uma suspensão total com bloqueio traseiro? Pergunto porque quando comprei a minha rígida, era para comprar uma suspensão total , mas o vendedor disse-me que embora tivesse bloqueio que não era a mesma coisa..Porquê?
Nunca cheguei a perceber..
obrigado
tiago6
 

pepelento

New Member
Primeiro, para o mesmo segmento de bike, a susp total é mais cara, tem mais manutenção (susp. traseira, pivos, etc) e pesa em média mais um quilo. Ah, e nunca fica tão rígida como uma rígida. Mas as susp total têm vantagens inegáveis, por exemplo a descer rápido (se o piso não for lisinho) não dão hipótese às rígidas. Ah, e claro, são muito mais confortáveis.
 

Tiago6

New Member
Ok...Para o futuro vem uma suspensão total...Mas muito para o futuro...Mas olha que as rigidas também descem com spedd...è preciso ser maluco a descer...Claro que se for um trilho irregular a susp.total absorve mais...
Abraço
tiago
 

SURFAS

New Member
Isso é o que sempre dizem ... que as suspensões totais descem mais rápido!!! Mas não foi o que constatei à 5 anos atrás quando mudei de rígida para suspensão total.

Passei a subir melhor, mais rápido e mais confortavelmente!!! A descer mais comodamente, seguro e sem precisar de estudar o traçado como fazia com a rigida.

Agora que é difícil arranjares uma total com bloqueio traseiro é, 90% usam o Fox RP 23 ou 2 que não bloqueio atrás.
 

Guia dos Santos

New Member
Cá o rapaz tinha uma rigida, lá ia fazendo as suas voltas, mas acontece que os anos não perdoam e os 50 estão ai á porta e o coiro começa a dar sinal e já não responde da mesma maneira quando tinha 20 anos.
Vai dai optei por uma de suspensão total, claro a coluna agradeceu, já não sofro tanto o massacre dos pisos irregulares.
Este é um dos factores que me levou a optar por uma Bike de suspensão total.
 

oliana

Active Member
Tenho um ario 2.2 com bloqueio (no corpo do amortecedor). Não vi diferenças de comportamento, para alem do conforto, numa descida para a antiga rigida, a descer. Já nas subidas pouco ingremes a tracção é muito maior numa st. Não existe tantos saltinhos da roda traseira.
O bloqueio atrás é utilizado no meu caso só em alcatrão. E aqui serve os propósitos igual a uma rigida. Evitar algum bombear. Mas a afinação do amortecedor tambem é importante.
Nos buracos grandes, levantamos o traseiro sempre, seja numa rígida ou st. A diferença é mesmo nos mais pequenos onde podemos pedalar sentados com muito mais conforto.

Se o amortecedor estiver bem afinado, ao bloquear qual será a diferença para uma rígida?. A meu ver nenhuma, que seja relevante no btt. Tenho 70 kg e com o amortecedor bloquedo pedalo em pé não se notando qualquer bombear. Um milímetro ou dois?....
Podem existir outras diferenças como a rigidez ou o peso. Mas aí a coisa gira para o preço. Uma boa rígida de 11 kg, pode custar 1000 euro e uma st equivalente 3000. Essa é a diferença para equivalências. Não vale a pena equiparar em preço. Vai ficar muito mais caro. Mas que é muito mais confortável uma razoável st de 12 kg, que uma rígida de 11 kg, isso é inegável. E vale a pena o peso de diferença que levamos a mais. No fim de um bom passeio ou maratona o corpo vai notar. As costas e o traseiro principalmente.
Pelo menos eu notei.
 
Top