Dicas técnicas para recuperar uma bike

edumad

Member
Eu tenho em casa esta bicicleta Esmaltina, com mais de 10 anos. O quadro é em alumínio acho, os travões são um sistema antigo, a suspensão congelou, desmontei e só uma das molas funciona. As mudanças (7v) apenas dizem shimano, deviam ser o sistema base da altura.
Acho que ninguém me dá nada de jeito pela bike.


Eu já à algum tempo tenho andado a pensar comprar uns pneus de estrada para usar na minha BH.
Comprei à pouco uma Berg usada para a minha irmã e o senhor amavelmente incluiu uns pneus e estrada e respetivas câmaras de ar.
Pensei aproveitar e recuperar a bicicleta ficando uma espécie de bike mais "urbana" com forqueta rigida e pneus de estrada.
A bike anda, mas visto o estado da suspensão não dá muito boa posição em cima dela.

Comecei a desmontar para limpar o quadro e pintá-lo. Deparo-me com a impossibilidade de remover a coluna de direcção.


Removi o parafuso que ligaria a coluna à peça que leva cada uma das colunas de suspensão. Mas não consigo separa-las, parece ter uma massa a ligá-las.
Corto a coluna?

Eu penso que o quadro é de aluminio, mas apesar de a tinta estar a descascar à anos, ela continua com brilho. Será mm alumínio? Terão posto verniz debaixo da tinta?



Alguém tem conselhos para remover a tinta?

Para já está assim. Não tenho ferramenta para abrir a corrente e não consegui desmontar a pedaleira.


Talvez vá a uma loja aqui por Esposende e para acabar de desmontar e para conselhos técnicos. Se alguém tiver dicas, ajudavam muito.
 

demorider

Active Member
Boas..

Em relação a primeira duvida se bem percebi pretende separar a coluna de direção da coroa (aquela peça onde encaixam as bainhas da suspensão) e se for isso penso que não seja possivel, mas basta retirar o avanço e a coluna sai para baixo..

A primeira vista o quadro é mesmo de aluminio..

Em relação a pintura, penso que com decapante deve sair ou então tera de raspar a tinta toda e depois passar uma lixa muito fininha para remover qualquer resto de tinta e para ficar bem "limpo" para posterior pintura..

Para retirar a pedaleira é nesseçario um saca cranks ou se a pedaleira for para ir pro lixo umas marretadas tambem resolvem o problema, a corrente seria nesseçario um descravador de correntes ou se for para ir pro lixo um alicate de corte faz o trabalho..
 

rickytuga

New Member
Boas, a corrente consegue tirar com alguma habilidade sem a ferramenta adequada. Basta apoiar bem lateralmente um dos elos sobre um pequeno orifício (um alicate fechado por exemplo, ou um torno quase fechado) e com um pequeno ponteiro, umas marteladas e já está.
 

edumad

Member
O avanço está soldado à coluna.
Um ponteiro... mostra bem como sou nabo, não me lembrei dessa.

Obrigado pelas sugestões.
 

edumad

Member
Boas, lá consegui tirar a corrente. estava bonito...

->

Também consegui tirar (depois de muito esforço) a coluna.
A bike agora está assim. Devem ter posto um clearcoat antes da pintura. Para já estou a usar lixa 220 molhada, depois vou para algo mais soft e limpo o clearcoat completamente.



Para além de limpar bem a superfície e aplicar primário, preciso de ter mais algum cuidado? Vou usar sprays.
 
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