Para limpar e lavar a minha, costumo usar agua bem quente com um pouco de "Fairy" (sim leram bem), é uma maravilha,barato, desengordura muio bem e não é abrasivo.
david.pinha said:
Pessoal tenho uma dúvida:
Para além das roldanas que mais se lubrifica no desviador traseiro? a mola não precisa de ser lubrificada, axo eu..
Cumps
Todas as partes móveis do desviador devem ser lubrificadas, mas não em excesso, basta um pouquinho. Quanto à mola, sim, deve ser lubrificada, para evitar a corrosão.
ucipista said:
Boas.
ANtes de mais deixem-me dizer k sou iniciado nestatas lides e como tal se disser alguuma barbaridade peço k não levem a mal.
A minha questão é a seguite:
-tenho uma Trek com suspensão total (rock shox rotora 318 à frente e rock shox mc 3.3 a tráz) e o amortecedor traseiro faz uma chiadeira ao funcionar, principalmente naquele modo intermédio, que não é aberto nem fechado.
O que fazer?
já me aconselharam a aplicar um lubrificante e tb já me disseram que é de todo inconveniente aplicar lubrificantes nas suspensões.... doh
Será que alguém me pode dar uma ajudinha?
Desde já agradeço.
Para as suspensões e amortecedores o melhor a usar é vaselina liquida, daquela que se vende nas farmácias, pois não é corrosiva, portanto, não estraga os retentores. Basta humedecer um pano e passar na suspensão ou amortecedor.
JoaoSantos said:
Boas,
Boas dicas indeed...eu costumo ir para o elefante azul com petróleo na mochila, pincel e spray lubrificante....
Primeiro limpo a transmissão com petróleo e o pincel, depois vai à mangueira de alta pressão, no fim lubrifico.
Perguntas:
1) A transmissão mesmo após levar o petróleo não fica com a cor cinzento claro mas sim cizento escuro do óleo!!?? Há maneira daquilo ficar com aspecto de novo??
2) Como posso limpar a suspensão da frente e lubrificar (é uma rock shox dart 2)
Cumpts
JS
A melhor maneira de limpar a corrente, sem sujar nada, e ficar branquinha, é assim:
1ª. Desmonta-se a corrente (se tiver elo rápido, é bastante simples, se não tiver, comprem os da Sram, que são uma maravilha)
2º. Pega-se numa garrafa de 1,5 litros em plástico, põe-se um pouco de petróleo.
3º. Enfia-se a corrente, para dentro da garrafa e fecha-se a garrafa com a tampa.
4º. A seguir abana-se a garrafa vigorosamente (tipo shaker)
5º. Depois, despejam o petróleo (atenção não o atirem para o esgoto ou para a natureza, é preferível queima-lo num recipiente de metal)
6º. Ainda com a corrente dentro da garrafa, enchem até meio com água quente e ponham algumas gotas de "Fairy", fechar e abanar vigorosamente (podem repetir esta etapa, se verem que a àgua ficou muito suja.
7º. Retirar a corrente montar e lubrificar
Vão ver, como a corrente fica bem limpa e branquinha. Este é um processo, que evita a habitual sujidade e salpicos no chão.
100do said:
biculas said:
Pois, mas o gasóleo, é muito, mas muito dificil de arder, daí mais dificil de nos vermos livres dele, de maneira ecológica. Prefiro o petróleo, ou dileuente, para as correntes é claro.
Abraços
Biculas
E quem disse que queimar o petróleo é uma forma ecológica de o destruir?
Só por curiosidade, durante quanto tempo é que 5 litros ficam a deitar fumo na atmosfera?? Assim, por curiosidade... diz lá.
A incineração, ainda é o método menos poluente, pois os fumos e dióxido de carbono, são filtrados na atmosfera e pelas plantas. Agora se o deitares para o esgoto ou pra a terra, aí sim é preocupante, pois ao infiltra-se, na terra, vai poluir bastante mais e de maneira irreversível.
Quanto aos 5 litros de petróleo, gastas 5 litros a limpar a tua bique? eu gasto no máximo dos máximos 200 a 250 ml. E como eu disse, se tiveres um garrafão de 5 litros vazio, podes ir deitando para lá o petróleo usado, que ao fim de algum tempo a sujidade assenta e podes reutilizar o petróleo.
Abraços
Biculas