Dicas de manutenção

GugaYz3

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Oi, eu nao percebo muito de bikes, esta pergunta pode parecer estupida mas é o seguinte, a minha Scott Yz3 Tras na suspensao akelas borrachas que parecem molas, e debaixo delas parece que o tubo tem uma especie de lubrificante, se eu tirar as borrachas e andar com ela assim vai haver algum problema? Talvez por a terra ficar agarrada ao lubrificante.....Obrigado pela ajuda.... :D

Guga
 

Pedro_xpto

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boas se a suspençao tras as borrachas é pk tens de as deixar estar na suspensao pk n deve ter os retentores k as suspensoes k nao têm borachas têm por isso aconselho a n tirares as borrachas!!se as tirares certamente ira começar a entrar agua e poeira la pa dentro!! a n ser k andes sempre em alcatrao :lol:
 

GugaYz3

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Bah entao esquece, ando em terra, e tb n tenho guito pa uma suspensao agora.......:S E as cenas pa reter o lixo nao se vendem :shock:
Nao percebo mesmo disto....
:D :D :D :D :D :D :D :D
 

Bravellir

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Se as borrachas originais estão danificadas, suponho que podes meter umas protecções do género das Lizard Skins. Não será de certeza o ideal, mas sempre deve proteger qualquer coisa a suspensão.
 

GugaYz3

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Deixa estar, o objectivo era mesmo tiralas pk fica melhor sem elas mas sendo assim deixa tar.... ;) obrigado na mesma.

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
 

ggx2

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Ainda não experimentei a dita Silicone, tam´bém por isso porque à primentia vista parece pior a emenda do que soneto. Aquilo deve agarrar o pó todo, eventualmente depois sai bem. Por outro lado tenho um produito de acabamento auto à base de silicone que seca. Vou experimentar este.
 

ucipista

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Boas.
ANtes de mais deixem-me dizer k sou iniciado nestatas lides e como tal se disser alguuma barbaridade peço k não levem a mal.

A minha questão é a seguite:
-tenho uma Trek com suspensão total (rock shox rotora 318 à frente e rock shox mc 3.3 a tráz) e o amortecedor traseiro faz uma chiadeira ao funcionar, principalmente naquele modo intermédio, que não é aberto nem fechado.
O que fazer?
já me aconselharam a aplicar um lubrificante e tb já me disseram que é de todo inconveniente aplicar lubrificantes nas suspensões.... doh

Será que alguém me pode dar uma ajudinha?

Desde já agradeço.
 

margarett

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Eu para limpar a bina, utilizo:
a) voltas não muito "sujas": água e depois, lubrificante à base de teflon na suspensão, e óleo na corrente
b) voltas muito "sujas": água, depois uma esfregadela com detergente da louça diluido em água, e novamente água para tirar. depois lubrificante à base de teflon na suspensão, espias e bichas, e óleo na transmissão.
 

greenc

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para quem tem quadros pretos (como eu) nas bichas basta usar fita adesiva preta de electricista que nem se vê no quadro...

para protecçao das pedras que saltam á passagem da roda da frente utilizei pelicula utilizada nos vidros dos automoveis ( porque tem 3 mm ) que é mais registente a esses danos...
 

CDI

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greenc said:
para quem tem quadros pretos (como eu) nas bichas basta usar fita adesiva preta de electricista que nem se vê no quadro...

para protecçao das pedras que saltam á passagem da roda da frente utilizei pelicula utilizada nos vidros dos automoveis ( porque tem 3 mm ) que é mais registente a esses danos...

essa pelicula é adesiva?ja procurei uma 3m de protecção mas não encontro, tenho problemas com as pedras....ja tenho a bike toda picada!

cump
 

hmm

New Member
Amigo Biculas, sem duvida uma optimas dicas pelas quais agradeço imenso.

Cumprimentos a todos os BTTistas.

HMM :)
 

JoaoSantos

New Member
Boas,

Boas dicas indeed...eu costumo ir para o elefante azul com petróleo na mochila, pincel e spray lubrificante....

Primeiro limpo a transmissão com petróleo e o pincel, depois vai à mangueira de alta pressão, no fim lubrifico.

Perguntas:

1) A transmissão mesmo após levar o petróleo não fica com a cor cinzento claro mas sim cizento escuro do óleo!!?? Há maneira daquilo ficar com aspecto de novo??

2) Como posso limpar a suspensão da frente e lubrificar (é uma rock shox dart 2)

Cumpts

JS
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Fsp_MuiTalento said:
Boas
Gostaria que alguém me esclarecesse que produto usar para limpar e ou tratar o quadro e restantes componentes, incluindo a transmissão, depois de uma volta na lama. É que normalmente assim que chego, passo uma mangueirada, mas depois fico sem saber como tirar as manchas da lama. Ultimamente tenho usado gasóleo, que passo com um pano embebido em todos os componentes excepto os de borracha e nas mangas da suspensão (pelo menos tento), mas fico na dúvida se será o metodo mais eficaz.
Já agora sabem se existe algum produto para aplicar na bike, antes de sair para uma volta na lama, afim de minimizar os efeitos da lama. Se existe qual?
Já agora a minha bike é uma Mérida Matts SE, com suspensão Marzoqui MX Comp
Cumprimentos bttistas
fsparreira
Boas
Eu uso na minha MOTOREX, é um bom produto, limpa todos os componentes.
Ãlém deste produto, utilizas:
Um pano húmido
Um pano seco
Um pincel pequeno

É o que costumo fazer para tiras as lamas e restos de sujidade

Gasóleo não se usa nas bicicletas, isso é para motores de moto para as limpar e tirar as manchas de gorduras
 

david.pinha

New Member
Pessoal tenho uma dúvida:

Para além das roldanas que mais se lubrifica no desviador traseiro? a mola não precisa de ser lubrificada, axo eu..

Cumps
 

bbaixo

Member
Eu para limpar a minha amante uso um desengordurante à base de água... pulverizo toda a nina... uso uma escova onde necessário e depois limpo com um pano...
 

biculas

New Member
Para limpar e lavar a minha, costumo usar agua bem quente com um pouco de "Fairy" (sim leram bem), é uma maravilha,barato, desengordura muio bem e não é abrasivo.

david.pinha said:
Pessoal tenho uma dúvida:

Para além das roldanas que mais se lubrifica no desviador traseiro? a mola não precisa de ser lubrificada, axo eu..

Cumps

Todas as partes móveis do desviador devem ser lubrificadas, mas não em excesso, basta um pouquinho. Quanto à mola, sim, deve ser lubrificada, para evitar a corrosão.


ucipista said:
Boas.
ANtes de mais deixem-me dizer k sou iniciado nestatas lides e como tal se disser alguuma barbaridade peço k não levem a mal.

A minha questão é a seguite:
-tenho uma Trek com suspensão total (rock shox rotora 318 à frente e rock shox mc 3.3 a tráz) e o amortecedor traseiro faz uma chiadeira ao funcionar, principalmente naquele modo intermédio, que não é aberto nem fechado.
O que fazer?
já me aconselharam a aplicar um lubrificante e tb já me disseram que é de todo inconveniente aplicar lubrificantes nas suspensões.... doh

Será que alguém me pode dar uma ajudinha?

Desde já agradeço.

Para as suspensões e amortecedores o melhor a usar é vaselina liquida, daquela que se vende nas farmácias, pois não é corrosiva, portanto, não estraga os retentores. Basta humedecer um pano e passar na suspensão ou amortecedor.



JoaoSantos said:
Boas,

Boas dicas indeed...eu costumo ir para o elefante azul com petróleo na mochila, pincel e spray lubrificante....

Primeiro limpo a transmissão com petróleo e o pincel, depois vai à mangueira de alta pressão, no fim lubrifico.

Perguntas:

1) A transmissão mesmo após levar o petróleo não fica com a cor cinzento claro mas sim cizento escuro do óleo!!?? Há maneira daquilo ficar com aspecto de novo??

2) Como posso limpar a suspensão da frente e lubrificar (é uma rock shox dart 2)

Cumpts

JS



A melhor maneira de limpar a corrente, sem sujar nada, e ficar branquinha, é assim:

1ª. Desmonta-se a corrente (se tiver elo rápido, é bastante simples, se não tiver, comprem os da Sram, que são uma maravilha)
2º. Pega-se numa garrafa de 1,5 litros em plástico, põe-se um pouco de petróleo.
3º. Enfia-se a corrente, para dentro da garrafa e fecha-se a garrafa com a tampa.
4º. A seguir abana-se a garrafa vigorosamente (tipo shaker)
5º. Depois, despejam o petróleo (atenção não o atirem para o esgoto ou para a natureza, é preferível queima-lo num recipiente de metal)
6º. Ainda com a corrente dentro da garrafa, enchem até meio com água quente e ponham algumas gotas de "Fairy", fechar e abanar vigorosamente (podem repetir esta etapa, se verem que a àgua ficou muito suja.
7º. Retirar a corrente montar e lubrificar

Vão ver, como a corrente fica bem limpa e branquinha. Este é um processo, que evita a habitual sujidade e salpicos no chão.



100do said:
biculas said:
Pois, mas o gasóleo, é muito, mas muito dificil de arder, daí mais dificil de nos vermos livres dele, de maneira ecológica. Prefiro o petróleo, ou dileuente, para as correntes é claro.

Abraços

Biculas
E quem disse que queimar o petróleo é uma forma ecológica de o destruir?
Só por curiosidade, durante quanto tempo é que 5 litros ficam a deitar fumo na atmosfera?? Assim, por curiosidade... diz lá.

A incineração, ainda é o método menos poluente, pois os fumos e dióxido de carbono, são filtrados na atmosfera e pelas plantas. Agora se o deitares para o esgoto ou pra a terra, aí sim é preocupante, pois ao infiltra-se, na terra, vai poluir bastante mais e de maneira irreversível.

Quanto aos 5 litros de petróleo, gastas 5 litros a limpar a tua bique? eu gasto no máximo dos máximos 200 a 250 ml. E como eu disse, se tiveres um garrafão de 5 litros vazio, podes ir deitando para lá o petróleo usado, que ao fim de algum tempo a sujidade assenta e podes reutilizar o petróleo.


Abraços

Biculas
 

osodrac

New Member
boas...sem querer estar a abrir novo tópico, alguém sabe como fazer aquela massa consistente que se põe para lubrificar e conservar em caixas de direcção, desviadores, rolamentos??? tipo fórmula caseira ou mesmo a original ?? abraço
 

*Richard*

New Member
Boa, pessoal :p

Eu cá no fim das voltas lavo a bike com um produto da motorex,ou quando não tenho vai com shampô dee lavar o carro!!

Por fim passo um pano pelos componentes todos e pelo quadro para que ao secar ao ar nao fique toda manchada,mas se tiverem um compressor de ar conseguem facilmente tirar a àgua de todos os componentes!!

Depois deixo ficar a secar bem,e no dia seguinte aplico um lubrificante também da motorex!!!

Abraços,Ricardo
 

Bruno212

Member
Gostava que emitissem opinão acerca do Quilosa quilube - teflon quase puro em spray
Para lubrificação isto é...
Alguem sabe alguma coisa dos produtos da Bradol e onde se conseguem?

Já agora greenc ...
greenc said:
para quem tem quadros pretos (como eu) nas bichas basta usar fita adesiva preta de electricista que nem se vê no quadro...

para protecçao das pedras que saltam á passagem da roda da frente utilizei pelicula utilizada nos vidros dos automoveis ( porque tem 3 mm ) que é mais registente a esses danos...
onde consegues essa película milagrosa?
 
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