DIARIO DE BORDO - SCOTT SCALE 40 (Análise, teste, updates...)

cesarazul

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Boas,

Após ter consultado vários tópicos neste e noutros foruns, cheguei a uma conclusão sobre qual bike comprar (opção preço/qualidade e equipamento) e a escolha foi uma "Mondraquer Podium Pro", mas por força do destino e de se ter esgotadio o stock de Podiuns Pro, tive de optar por outra solução, então optei por comprar um quadro Scott Scale 40 tamanho S e mais umas pecinhas, aproveitanto algumas componentes que já tinha... e o resultado foi este:

Compras: (Setembro 2006)
Quadro Scale 40 "S"
Travões Formula ORO K18
Caixa direc. FSA
Desviador Traz. XT
Pneus Larsen TT 2.0 Tubless
Cassete XT
Corrente XT

Mais tarde e na net comprei: (Novembro 2006)
Pedaleira XT
Shifters LX 2007

FOTOS

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:arrow: Quadro: Scott Scale 40 "S"
:arrow: Transmissão: XT (Desviadores, pedaleira, corrente e cassete)
:arrow: Shifters: LX 2007
:arrow: Rodas: Mavic Crossland
:arrow: Travões: Formula ORO K18
:arrow: Avanço e Guiador: Bontrager Select
:arrow: Espigão / Selim: ONOF / Specialized BodyGeometry
:arrow: suspensão: Marzocchi MX Comp ETA 2005
:arrow: Caixa dir: FSA
:arrow: Pneus: Larsen TT 2.0 Tubless
:ideia: PESO: 12,20 kg

Proximo investimento: redução racional do peso!
Troca de:
1 Avanço e Guiador Bontrager Select :arrow: Avanço e Guiador recto Ritchey WCS - redução de cerca de 250g
2 suspensão Marzocchi MX Comp ETA :arrow: Marzocchi Marathon Race 2006 - Redução de cerca de 350g
3 Ainda não escolhi o material mas tambem vou mudar o espigão de selim, o selim e os pedais.
Depois disto vou descançar a carteira... durante um bom periodo de tempo.

Análize:
- Quadro com uma rigides lateral incrivel, geometria bastante agressiva, na minha opinião acho que fiz uma boa compra, pesa pouco mais de 1600g já com dropout e aperto do espigão.
- Travões Formula ORO K18, travam que nem uns doidos e são bastante leves, pena é que já tiveram um problema, mas a peça foi trocada e reclamada à garantia, a "válvula" que está na manete e "empurra" o oleo tinha um golpe, ninguem me soube explicar de onde veio aquilo, o mais provavel é que já vinha assim, mas já está bom e a funcionar como deve ser.
- Transmissão XT o que há para dizer sobre isto, é completa Xt, só os sifters é que são LX (mas trabalha muito bem), tudo encaixa na perfeição, as mudanças parecem manteiga, para terem uma ideia, em Santarem fiz os 80Km e cheiguei a fim sem problemas com mudanças a saltar ou até a custar a entrar, tudo ok.

Estou bastante satisfeito, só uma coisa que não estou muito contente, mas é mesmo assim, antes de meter a pedaleira XT andei ainda um tempinho com uma Deore que me puxou a corrente umas tantas vezes e me deixou umas mazelas na escora, no quadro que tinha isso tabem me aontecia, mas o aluminio deveria ser diferente porque as dentadas não ficavam tão fundas como as do Scott, mas já resolvi o problema, agarrei numa chapa de aluminio (tirei de uma panela velha) e cortei um rectandulo com cerca de 2 x 3 cm o moldei à escora e colei com SuperCola 3, ficou 5*. Em Santarem a corrente subio uma vês visto que era a 1ª vês que utilizava a pedaleira XT e ainda não tava bem acamado (penso eu, como andei ainda um tempinho com aquela corrente e a pedaleira Deore...), quando cheguei a casa fui ver como estava a minha invenção e não é que tava impecavel, não se arrancou e quase nem se notava a marca da corrente...

Vou actualizando este tópico com novidades e alterações à bike...

Abraços
César Azul
 

cesarazul

New Member
Boas
A pedido do "ferreirm", aqui vai uma breve explicação de como fiz a protecção para a escora

Como tinha dito agarrei numa panela velha de aluminio e cortei um rectandulo como está na imagem em baixo, não tem nada que saber, é só pegar num alicatte de corte, uma coisa importante é a chapa ficar bem moldada à escora por forma a que a sua superficie esteja totalmente em contacto com a escora. Muito importante também é limpar a esora e a chapa com alcool pra que a cole nas melhores condições, é preciso ter paciencia, para que fique o mais perfeito possivel, eu por exemplo estive mais de 3 horas a fazer isto, a maior parte do tempo foi a moldar a chapa a escora.

protescwy6.jpg


Não consegui tirar umas fotos no Fim de semana mas quando tiver meto aqui.

Abraços
César Azul
 
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