[Diário de Bordo] Berg Torah 3.3

Rider 33

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boas,

Voltando algum tempo atrás na minha viagem pelo mundo bttista: tudo começou no verão de há 3 anos atrás com o filho imigrante da vizinha recém chegada á zona, eu gostava de andar de bike (de hipermercado :mad:) e ele chegou um dia com uma RR 9.1 para dar-mos umas voltas, ele tinha mesmo muita pedalada e eu, desgraçado, ao fim de 15km tava feito num 8, mas um 8 feliz :p ... tudo começou ai, logo nesse natal investi numa modesta Berg Torah 3.3, na altura era um avião :D


Material de origem :
Quadro: berg torah 3.3 aluminio 6061
Suspa: Suntour XCT v2
Mudança Fr/ Tr Shimano Deore: 27V.
Manípulos Mudanças: Shimano Deore
Travões: Disco Mecânico Tektro Iox
Aros: Aluminio Alex parede dupla
Pneus: taiwan made 2x10
Jogo Pedaleiro:Shimano M442
Pedais: Plataforma
Selim: Wtb qualquer coisa
Espigão Selim: Berg Alumino
Discos: Tektro
Guiador: Berg
Peso: 14.x Kg (balança de wc)



Avaliações assim á 3 pancadas do "antes" :mrgreen:

Quadro: Tamanho 19
(+)
Resistência, parece um tanque de combate
(-)
Peso
Slopping

Suspensão: XCT V2
(+)
Preço
(-)
Peso
Amortecimento fraco
Peso

Rodas (aros): Cubos
(+)
Fazem o trabalho
(-)
Peso
Peso
Fracos

Pneus:
(-)
Falta de aderência
(+)
Roladores velozes

Pedais
(-)
Baixa resistência
Plataforma

Pedaleira
(+)
Faz o trabalho
(-)
Peso


Travões:
(+)
Preço
(-)
Peso
Estética
Falta de potência


Manípulos mudanças/travões:
(+)
Preço
Fácil manutenção
(-)
Peso
Algo duros



Desviador Trás
(+)
Durabilidade
Resistência
Preço
(-)
Peso


Desviador Frente:
(+)
Preço
Durabilidade
(-)
Peso

Cassete:
(+)
Durabilidade
Preço
(-)
Peso

Corrente:
(+)
Durabilidade
Preço
(-)
Peso

Selim:
(+)
Macio
Preço
(-)
Peso
Estética

Espigão de selim
(+)
Preço
(-)
Peso


Avanço
(+)
Resistência
(-)
Peso
Estética

Guiador:
(+)
Preço
Comforto
(-)
Peso
 

Rider 33

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O vicio continuou em forte e os primeiros upgrades já se faziam da seguinte maneira:

* selim» comprei um selle italia xo trans am, aquele que tinha era um sofá, mas parecia de chumbo e a estética nem se fala :fpalm:

* suspa» era uma âncora tanto no peso como na suavidade, logo no verão do ano passado comprei uma Sr Suntour Epicon. Relação peso-preço nunca antes testemunhada por mim, devora tudo nos trilhos

* pneus» os antigos pareciam manteiga nas subidas pelo que vieram logo um par de maxxis ignitor 2x10. são cinco estrelas para subir, não compromentem o rolamento e por - de 30€ o par... :cool:

*guiador» comfortável, á prova de bala mas a bike parecia uma all mountain, decidi comprar algo mais bonitinho e racing, um ritchey comp. a medida deste era 31.8, logo tive de mudar também o avanço, a escolha recaiu sobre o pro-lite pedrosa, baratucho, leve e bonito


Depois de andar com a bike assim durante o fim do ano passado e o principio deste, depois de o trabalhinho de verão aparecer e o gosto continuar em altas estou a planear umas novas comprinhas para a menina, até lá espero pelos vossos comments e opiniões (não sejam ruinzinhos :) ) do que acham que devo comprar para emagrecer a bike sem ir o salário todo para o caneco e manter fiabilidade!

Espero que gostem tanto como eu :eek:
 

Rider 33

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As fotos:

acabadinha de chegar a casa
URL=http://imageshack.us/photo/my-images/819/043tr.jpg/]
043tr.jpg
[/URL]

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depois do selim, suspensão e alguns quilómetros


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ultimamente


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Mr.Biker

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Está muito fixe! Eu tenho uma irmã dessa, mas mais fraca, a 3.0, que podes ver no link da minha assinatura. Parabéns!
 

rodinhas chamine

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boas
Falta ai qualquer coisa que ainda não consegui descobrir, talvez um pouco de cor.
Esse selim que tens agora também não consigo gostar dele, penso que um ESSAX branquinho ficaria melhor.
Dizes que estas a pensar em novos upgrades, quais?
Se pensas em tirar um bom peso, deves trocar de rodas e com isso transformar as novas em toubless e colocar pneus convertidos.
 

Rider 33

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boas,
o selim é uma dessas coisas, é feio que nem um burro e a partir dos 30 i poucos km o bufunfu queixa-se! seguem-se rodas, travoes e algo colorido (talvez dourado) para animar a coisa (realmente :mrgreen:)
 

Rider 33

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pfff... dourado é aquela cor, tambémj estou a pensar num futuro a médio prazo quando arranjar um quadrozito preto :mrgreen:

já agora, o que acham de mavic crossride e avid elixir 5 branquinhos?
 

Rider 33

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hmmm... é pouco esclarecedor, não estão desenvolvidos os tópicos... o que eu queria saber é se são boa compra ou se mais vale estar quieto!
 

Pax

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Alem destes posts, há mais sobre o mesmo tema. Será mais fácil pesquisares lá que estares aqui á espera que opinem. ;)
 

Rider 33

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boas,

depois de alguns empenos quer das rodas, quer dos discos, além da falta de potência dos tektro IOX lá me decidi ao upgrade destes componentes, para rodas vieram as mais que aprovadas Mavic Crossride Disc, para os travões vieram os Avid Elixir 5 brancos!
O selim era algo que me deixava reticente quanto a tiradas de mais de 30km, depois de analisados os concorrentes a substituir o meu SI xo, decidi-me pela mesma marca, mas o já Selle italia C2 gel, por enquanto não posso adiantar muito, o traseiro ainda se está a habituar :mrgreen:

em breve deixarei uma análisezita ao material novo assim como as ditas das fotas ;)

boas pedaladas :)
 

Rider 33

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Boas,

Ora então como prometido vamos lá tentar fazer uma análise mais séria do material que equipa a minha “máquina”

Quadro
Não é nada de especial esteticamente, não tem um ar racing nem um grande sloping como se quer mas foi o que se arranjou com o orçamento da altura, pelo menos em durabilidade não me poderei queixar. É bastante robusto, surpreende pela manobrabilidade e agilidade a devorar subidas! Penso trocá-lo a médio prazo pois está-me comprido e quero algo mais confortável

Suspensão (Sr Suntour Epicon RLD100)
Quando a acabei de montar e experimentei só me deu vontade de dar um pontapé na antiga :mrgreen: pelo preço simbólico fiquei com uma suspensão que absorve bem as irregularidades grandes e médias, fraquejando apenas nas pequenas, é robusta, boa qualidade de construção, o bloqueio no guiador, para alguns mais valia, eu não gosto, pelo que maquinei a peça que fica por cima da perna e agora bloqueio manualmente. Não é muito pesada, não afundando a frente como acontecia, quando não está bloqueada bombeia um pouco durante as pedaladas + fortes. Excelente relação qualidade-preço.



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Rodas (mavic Crossride Disc)
As crossride, sinceramente não testei ainda seriamente mas parece-me que é como me disse quem as vendeu, montar e esquecer! Apresentam robustez, fiabilidade, estética agradável (raios espalmados e cubos maquinados, um brinquinho) rolam bem melhor que as minhas antigas devido a serem de rolamentos selados e até hoje nada de empenos nem folgas, vou tentar convertê-las a tubeless, parece-vos boa ideia ou mais vale estar quieto???

Transmissão (Shimano deore/M442)
Desviadores
São ambos os Deore com provas dadas de fiabilidade, já contam com mais de 7000km e só costumam ser afinados antes dos passeios domingueiros por precaução. Têm levado algumas porradas pelos single tracks mas até agora 5*, passam as mudanças serteiramente, mas algo bruscos.
Manípulos
Não há grande coisa a dizer, só de referir que são um bocado duros, quando mudar transmissão talvez ponha Sram Xo rotativos
Pedaleira
De gama fraca, esta shimano M442 não me tem dado problemas absolutamente nenhuns, apenas lhe ponho como defeito não ser de eixo integrado e ainda ser de rolamentos dos antigos  . pus uns parafuzecos de alumínio dourados para dar um toquezinho estético.



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Travões (Avid Elixir5)
Os travões antigos eram mecânicos e com o ganho de folga nas molas que já acusavam vieram estes de gama média hidráulicos. Ao principio pareciam uns autênticos abrandadores mas como acamaram rapidamente já estou mais satisfeito. Peso satisfatório, boa potência e doseabilidade na manete, de referir que chiam um pouco ao travar, mas parece normal neles.
Selim (selle Italia c2 gel)
Esta foi uma troca em prazer do traseiro pois o antigo a partir dos 30km não me deixava quase sentar. Este ainda não posso dizer grande coisa, mais para a frente já deixarei uma análise mais pormenorizada com o acumular dos km’s.



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Pneus
Agora para o verão, piso mais compacto e tal achei que não havia necessidade de dois Ignitor e mandei vir um Hutchinson Cobra 2x10 para a traseira, o que dizer, simplesmente maravilhoso, o rolamento deste so mesmo comparado com o small block, tem a tracção mais que suficiente para não nos deixar patinar, boa aderência lateral não deixando a traseira fugir, excelente peso de 532gr na minha balança, em relação ao antigo ignitor, só realço que este tem mais dificuldade em agarrar a bike em travagem.

Periféricos
Guiador (Ritchey Comp 580mm, recto)
Actualmente mudei para o antigo berg elevado para perceber melhor a diferença entre este e o recto que tinha antes, mas o mais provável é voltar a mudar de novo, pois a única melhoria que noto é no controlo da bike mais facilitado, com o recto tenho mais vantagens a subir e gosto mais do ar mais racing do cockpit.
Espigão (Kompressor 400*27.2)
Sobre este não há muito a dizer, apenas o mudei pela estética, economização de meia dúzia de gramas e pelo facto de não possuir recuo, o que ajuda um pouco visto que o quadro é grande. No principio fazia muito barulho vindo dos yokes, tal como os kcnc, mas resolveu-se facilmente.
Avanço (Pró-Lite Pedrosa 70mm)
Não há muito a dizer, é curto pelo tamanho excessivo do quadro e pelo controlo que me ajuda a ter sobre a dianteira da bike. Bonito e não muito pesado
Punhos (Scott na sei quê :mrgreen: )
São de espuma, muito confortáveis mesmo, tanto que já não uso luvas, bastante leves 9€» 16gramas. 5*



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E pronto pessoal acho que de momento é isto, não é nenhuma WW mas também não é esse o propósito dela, esse passa apenas por me proporcionar divertimento ;)
Qualquer sugestão para melhorar é só apitarem, sejam brandinhos nas críticas que eu ainda sou novo nisto :mrgreen:



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Boas pedaladas ;) dessas e das outras xD
 
Last edited:
Sim senhor uma boa evolução,quer estica quer a nível de componentes ;). Acredito que agora consigas desfrutar muito mais dos trilhos, pois a bicicleta tem obrigatoriamente um comportamento diferente.

O unico conselho quem te posso dar, é tendo possibilidade converte as rodas para TUBELESS, pois acredita que será notória a melhoria da performance das rodas, eu ainda a semana passada converti umas Crossride utilizando o KIT da RUBENA, e pensava que seria algo complicado, mas pelo contrario é tudo intuitivo, basta seguir as indicaçoes da caixa.

Cumps e continuação de um bom projecto.
 

Rider 33

New Member
sim, realmente agora sinto a bike mais reactiva e divertida! :)

alguém me pode indicar outros kit's, é que rubena, hummm, pelo menos a experiência com pneus não foi do melhor :(
 
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