TRANSMISSÃO 2007
Depois de experimentar o XTR 2007 em Santarém fiquei bastante impressionado, de tal forma que coloquei de lado mudar para SRAM.
Encomendei da Actionsports, um conjunto de manípulos LX (2007), desviador XT (2007) com mola tradicional, cassete XT, e está claro uma corrente.
A quantia paga foi de uns modestos 123.86 €, modestos tendo em conta o que pagaria em Portugal, vá-se lá perceber!!!!!
Após chegada decidi montar tudo de uma assentada (explicação e fotos mais tarde).
Análise Estática
Desviador – Embora aparente que muda apenas o design, colocando o logótipo XT em relevo, após alguma inspecção mais cuidadosa, verifica-se que houve muito mais cuidado no desenvolvimento e fabricação do mesmo.
O Corpo que suporta o desviador (B-axle assembly) possuí vários furos de aligeiramento (frontal e traseiro). Mas o que é mesmo bom de notar é uma maior distância entre o local que recebe o terminal da bicha e o eixo do desviador.
Ao aumentar esta distância, conseguimos ter um melhor raio e ângulo de entrada comparativamente aos antigos 760. Existe também uma melhoria na fixação do cabo.
Outros pormenores de qualidade encontram-se nos veios dos paralelogramos que já não sobressaem do corpo.
Manípulos – Os manípulos melhoraram bastante no que diz respeito ao toque, embora com tempo irei aprofundar melhor esta sensação. De louvar a dupla possibilidade de colocar mudanças, tanto com o indicador (estilo rapid-fire plus) ou ao mais puro estilo SRAM com o polegar.
Corrente e cassete – sem visíveis alterações, apenas salientando o facto de por ter o corpo principal em Alumínio, quando se está a deslizar (roda livre) este fazer um barulho diferente que com uma cassete sem o dito corpo de suporte.
Mas deixemos de histórias e passemos à acção! …
As primeiras impressões são bastante positivas.
O desviador muda com ligeiros toques nos manípulos, e a dupla possibilidade de mudar mudanças para baixo (com o desviador tradicional), permite-nos concentrar mais na condução.
Podemos subir (leia-se colocar nas mudanças mais leves) 4 mudanças de uma só assentada, é espectacular!
Descer mudanças (pinhão mais pequeno), é efectuado com indicador, dando apenas um ligeiro toque, ou caso não queiramos tirar os dedos da manete de travão, usando o polegar. Para mim, uma grande valia, para quem queira um desviador “normal”.
Se experimenta-se estes manípulos à 5/6 anos atrás diria que seriam uns XT ou mesmo XTR.
Até ao momento, estou super satisfeito, e embora não tenha o toque metálico e mecânico do XTR (que experimentei em Santarém), permite melhorar bastante a transmissão, e penso que pelo dinheiro investido, facilmente torna-se uma mais valia para os passeios.
Na minha opinião, penso que largar 85€ e 120€ por um conjunto de desviador traseiro com manípulos é um exagero. No entanto, para quem tem mais de 200€ (40cts dos antigos) para gastar num conjunto destes, penso que valerá a pena e sinceramente melhor relação preço/equipamento que os SRAN X0.
Actualização 1:
Sintra – 7/1/2007
A transmissão portou-se lindamente bem. A dupla possibilidade de meter mudanças (mais pesado no caso de mola normal) é uma mais valia, bastante agradecida, dado que permite descer com o dedo indicador na manete, e meter mudanças com o polegar (género Sram).
O accionamento é leve, e preciso.
Em Santarém não consegui apreciar as vantagens dos novos desviadores, na mudança das rodas dentadas (cremalheiras). Após este curto passeio (abaixo
Avaliação:
Preço (www.actionsports.de ) – 4 (embora seja mais barato que em Portugal, não posso dizer que é uma pechincha. Sempre são 65€ + portes por um desviador e manípulos)
Funcionamento – 4 (deixo o 5 para o XTR)
Peso – não verificado
Relação Preço/Qualidade/Funcionamento – 5 (os manípulos XT já são quase o dobro, e o XTR é 3 vezes mais caro que este conjunto)
Depois de experimentar o XTR 2007 em Santarém fiquei bastante impressionado, de tal forma que coloquei de lado mudar para SRAM.
Encomendei da Actionsports, um conjunto de manípulos LX (2007), desviador XT (2007) com mola tradicional, cassete XT, e está claro uma corrente.
A quantia paga foi de uns modestos 123.86 €, modestos tendo em conta o que pagaria em Portugal, vá-se lá perceber!!!!!
Após chegada decidi montar tudo de uma assentada (explicação e fotos mais tarde).
Análise Estática
Desviador – Embora aparente que muda apenas o design, colocando o logótipo XT em relevo, após alguma inspecção mais cuidadosa, verifica-se que houve muito mais cuidado no desenvolvimento e fabricação do mesmo.
O Corpo que suporta o desviador (B-axle assembly) possuí vários furos de aligeiramento (frontal e traseiro). Mas o que é mesmo bom de notar é uma maior distância entre o local que recebe o terminal da bicha e o eixo do desviador.
Ao aumentar esta distância, conseguimos ter um melhor raio e ângulo de entrada comparativamente aos antigos 760. Existe também uma melhoria na fixação do cabo.
Outros pormenores de qualidade encontram-se nos veios dos paralelogramos que já não sobressaem do corpo.
Manípulos – Os manípulos melhoraram bastante no que diz respeito ao toque, embora com tempo irei aprofundar melhor esta sensação. De louvar a dupla possibilidade de colocar mudanças, tanto com o indicador (estilo rapid-fire plus) ou ao mais puro estilo SRAM com o polegar.
Corrente e cassete – sem visíveis alterações, apenas salientando o facto de por ter o corpo principal em Alumínio, quando se está a deslizar (roda livre) este fazer um barulho diferente que com uma cassete sem o dito corpo de suporte.
Mas deixemos de histórias e passemos à acção! …
As primeiras impressões são bastante positivas.
O desviador muda com ligeiros toques nos manípulos, e a dupla possibilidade de mudar mudanças para baixo (com o desviador tradicional), permite-nos concentrar mais na condução.
Podemos subir (leia-se colocar nas mudanças mais leves) 4 mudanças de uma só assentada, é espectacular!
Descer mudanças (pinhão mais pequeno), é efectuado com indicador, dando apenas um ligeiro toque, ou caso não queiramos tirar os dedos da manete de travão, usando o polegar. Para mim, uma grande valia, para quem queira um desviador “normal”.
Se experimenta-se estes manípulos à 5/6 anos atrás diria que seriam uns XT ou mesmo XTR.
Até ao momento, estou super satisfeito, e embora não tenha o toque metálico e mecânico do XTR (que experimentei em Santarém), permite melhorar bastante a transmissão, e penso que pelo dinheiro investido, facilmente torna-se uma mais valia para os passeios.
Na minha opinião, penso que largar 85€ e 120€ por um conjunto de desviador traseiro com manípulos é um exagero. No entanto, para quem tem mais de 200€ (40cts dos antigos) para gastar num conjunto destes, penso que valerá a pena e sinceramente melhor relação preço/equipamento que os SRAN X0.
Actualização 1:
Sintra – 7/1/2007
A transmissão portou-se lindamente bem. A dupla possibilidade de meter mudanças (mais pesado no caso de mola normal) é uma mais valia, bastante agradecida, dado que permite descer com o dedo indicador na manete, e meter mudanças com o polegar (género Sram).
O accionamento é leve, e preciso.
Em Santarém não consegui apreciar as vantagens dos novos desviadores, na mudança das rodas dentadas (cremalheiras). Após este curto passeio (abaixo
Avaliação:
Preço (www.actionsports.de ) – 4 (embora seja mais barato que em Portugal, não posso dizer que é uma pechincha. Sempre são 65€ + portes por um desviador e manípulos)
Funcionamento – 4 (deixo o 5 para o XTR)
Peso – não verificado
Relação Preço/Qualidade/Funcionamento – 5 (os manípulos XT já são quase o dobro, e o XTR é 3 vezes mais caro que este conjunto)