Desviador XT+manipulo LX+Cassete XT+Corrente HG93(XT) - 2007

tkul

Utilizador Banido
TRANSMISSÃO 2007


Depois de experimentar o XTR 2007 em Santarém fiquei bastante impressionado, de tal forma que coloquei de lado mudar para SRAM.
Encomendei da Actionsports, um conjunto de manípulos LX (2007), desviador XT (2007) com mola tradicional, cassete XT, e está claro uma corrente.
A quantia paga foi de uns modestos 123.86 €, modestos tendo em conta o que pagaria em Portugal, vá-se lá perceber!!!!!

Após chegada decidi montar tudo de uma assentada (explicação e fotos mais tarde).

Análise Estática

Desviador – Embora aparente que muda apenas o design, colocando o logótipo XT em relevo, após alguma inspecção mais cuidadosa, verifica-se que houve muito mais cuidado no desenvolvimento e fabricação do mesmo.
O Corpo que suporta o desviador (B-axle assembly) possuí vários furos de aligeiramento (frontal e traseiro). Mas o que é mesmo bom de notar é uma maior distância entre o local que recebe o terminal da bicha e o eixo do desviador.
Ao aumentar esta distância, conseguimos ter um melhor raio e ângulo de entrada comparativamente aos antigos 760. Existe também uma melhoria na fixação do cabo.
Outros pormenores de qualidade encontram-se nos veios dos paralelogramos que já não sobressaem do corpo.

Manípulos – Os manípulos melhoraram bastante no que diz respeito ao toque, embora com tempo irei aprofundar melhor esta sensação. De louvar a dupla possibilidade de colocar mudanças, tanto com o indicador (estilo rapid-fire plus) ou ao mais puro estilo SRAM com o polegar.

Corrente e cassete – sem visíveis alterações, apenas salientando o facto de por ter o corpo principal em Alumínio, quando se está a deslizar (roda livre) este fazer um barulho diferente que com uma cassete sem o dito corpo de suporte.

Mas deixemos de histórias e passemos à acção! …

As primeiras impressões são bastante positivas.
O desviador muda com ligeiros toques nos manípulos, e a dupla possibilidade de mudar mudanças para baixo (com o desviador tradicional), permite-nos concentrar mais na condução.
Podemos subir (leia-se colocar nas mudanças mais leves) 4 mudanças de uma só assentada, é espectacular!
Descer mudanças (pinhão mais pequeno), é efectuado com indicador, dando apenas um ligeiro toque, ou caso não queiramos tirar os dedos da manete de travão, usando o polegar. Para mim, uma grande valia, para quem queira um desviador “normal”.
Se experimenta-se estes manípulos à 5/6 anos atrás diria que seriam uns XT ou mesmo XTR.
Até ao momento, estou super satisfeito, e embora não tenha o toque metálico e mecânico do XTR (que experimentei em Santarém), permite melhorar bastante a transmissão, e penso que pelo dinheiro investido, facilmente torna-se uma mais valia para os passeios.
Na minha opinião, penso que largar 85€ e 120€ por um conjunto de desviador traseiro com manípulos é um exagero. No entanto, para quem tem mais de 200€ (40cts dos antigos) para gastar num conjunto destes, penso que valerá a pena e sinceramente melhor relação preço/equipamento que os SRAN X0.

Actualização 1:

Sintra – 7/1/2007

A transmissão portou-se lindamente bem. A dupla possibilidade de meter mudanças (mais pesado no caso de mola normal) é uma mais valia, bastante agradecida, dado que permite descer com o dedo indicador na manete, e meter mudanças com o polegar (género Sram).
O accionamento é leve, e preciso.
Em Santarém não consegui apreciar as vantagens dos novos desviadores, na mudança das rodas dentadas (cremalheiras). Após este curto passeio (abaixo


Avaliação:

Preço (www.actionsports.de ) – 4 (embora seja mais barato que em Portugal, não posso dizer que é uma pechincha. Sempre são 65€ + portes por um desviador e manípulos)
Funcionamento – 4 (deixo o 5 para o XTR)
Peso – não verificado
Relação Preço/Qualidade/Funcionamento – 5 (os manípulos XT já são quase o dobro, e o XTR é 3 vezes mais caro que este conjunto)
 

Jorgex

New Member
Essa cassete durou quantos kilómetros? Ou se preferires, quantas correntes?

Actualmente tou a usar a XT CS-M760 - €50. E penso que esta corrente( Rohloff) que tenho agora seja a última.
Levou:
- x2 conneX 908( 1ª com 1500km e 2ª com 4000km[ grande parte feitos em estrada])
- x1 Rohloff S-L-T99( com ????km em terreno)


O esticador já tem um ano e meio: XT RD-M760-SGS (maquinado à mão com Dremel) - €45 e tem os mesmos kilómetros da cassete.
Muito alumínio foi dremelado mas devo ter tirado as gramas suficientes para ter o peso do XT de 2004. É resistente.
Este desviador não trabalha sozinho, tem cabos Avid Flack Jacket - 20€ senão o XT era duro na passagem de mudanças.
 

MrOrbea

New Member
tkul said:
Na minha opinião, penso que largar 85€ e 120€ por um conjunto de desviador traseiro com manípulos é um exagero. No entanto, para quem tem mais de 200€ (40cts dos antigos) para gastar num conjunto destes, penso que valerá a pena e sinceramente melhor relação preço/equipamento que os SRAN X0.

Nao concordo contigo e falo por experiencia propria pois ja tive shimano e agora tenho sram e estou muito mais satisfeito com o funcionamento deste que com o do shimano, pois com o shimano tive problemas de chupoes e etc e com este ate ao momento nada, as mudanças mesmo com lama ate aos olhos entram sempre bem e saiem melhor ainda. se puder recomendar sram a alguem nao recomendo shimano.mas isto sao gostos pessoais e o que interessa é que isso funcione bem.
ja agora ja experimentas-te com lama?areias e assim?e nao tives-te problemas?
 

tkul

Utilizador Banido
Quanto à preferência por SRAM, penso que é pessoal.
Como disse primeiramente, estava na eminência de trocar por SRAM, até experimentar os XTR (que são superiores aquilo que tenho!).
Depois de verificar os preços:

Desviadores

LX 581 (2007) – 29.9€
XT 761 (2007) – 29.9€
XTR 971 (2007) – 89.9€
X9 (2007) – 59.0€
X0 (2006) – 159.0€
Manípulos

LX 580 – 34.9€
XT 760 – 57.9€
XTR 970 - 119.9€
X9 (2007) – 75€
X0 (2007) – 139.0€

Ora… os possíveis combinações (desviador+manípulo):

LX+LX = 64.4€
XT+LX = 64.4€
XT+XT = 87.8€
XTR+XT = 147.8€
XTR+XTR = 209.8€
X9+X9 = 134€
X0+X0 = 284.9€

Ora bem… vamos analisar isto friamente!

Shimano

Compatibilidade e facilidade de arranjar peças - para quem saí fora de Lisboa e anda por esse Portugal fora, sabe o que isto pode significar.
Suavidade do sistema 2:1, requerendo menos força, com a possibilidade (semelhante ao SRAM) de colocar várias mudanças de uma só passada.
Sistema mais que comprovado.
Requer mais manutenção e ter os cabos e tudo mais bem lubrificados, etc!
Preço imbatível na combinação XT+LX – 64.4€

SRAM

Sistema 1:1 – permite ter as mudanças afinadas sem muito tempo dispendido na bike.
Sistema fora do sistema Shimano. Ou seja… no caso de necessidade não podemos colocar peças de uma outra bike (no meu caso… “Shi mano”!)
O desviador não se desloca para a frente, evitando o cagaçal do desviador a bater nas escoras.
Preço alto. Coloco o X9 igual ao XT (embora muitos coloquem acima do XT), e vejo uma diferença de 46.2€! Ou seja +50%!!!!!

Não vou entrar no campo da durabilidade nem nada disso… porque não o sei!

Já há muito tempo que não ando na LAMA – nhanha! Daquela que cola… e mete pneus 1.75 em 2.5! …
Da minha experiência… tanto faz o que se tem… o material acaba por ceder e ter um desgaste prematuro e aqui entramos no campo CUSTO.
Em areia foram testados, assim como num “ribeirinho”, shore, etc!
Até ao momento funciona na perfeição, mas penso que ainda é pouco tempo!

Resumindo a minha análise:

Dou bastante importância à relação Preço/Funcionamento/Qualidade. E no meu caso conseguir a combinação pelo preço que consegui muito dificilmente iria ficar 50% mais contente com uns X9.
Assim como se comparar o preço XTR com X0 no site da Action! Será que vale a pena gastar quase 75€ a mais?
Na minha opinião… NÃO! E vale mais mandar vir uns cabos da NOKON.
Mas isto são opiniões… e de nada tem a ver com este ensaio! :roll:

Quanto à durabilidade, e não tendo conta kms posso dizer que parto mais cepos que transmissões, e penso que aqui o meio onde utilizamos, como trocamos, e a lubrificação tem muito em conta.
Infelizmente não disponho de muito tempo para andar, mas é normal fazer 2 anos com a mesma transmissão (o que deve equivaler aí a uns 3200/3300kms :cry:).

Quanto a "Dremelar" acho que se deve fazer apenas para dar mais distinção ou personalizar a bike! Não é por 10 ou 15 grm que vamos andar mais. 8)
 

Jorgex

New Member
tkul said:
Na minha opinião… NÃO! E vale mais mandar vir uns cabos da NOKON.


Não!
A Nokon foi os piores cabos que alguma vez o Bacalhau teve! Duraram um ano, o acabamento é mau(estala todo) e é caro(50€)!
Fica-te pelos Gore Ride On ou Avid ou Transfil. Assim tens cabos para dois anos e a andar no inverno.
 

MrOrbea

New Member
porra esses cabos num valem nada.tenta os xtr tenho e aquilo desliza qué um mimo.pah qto a shimano ou sram sao opinioes pessoais eu sei...e quanto ao chain suck nao sao dos pratos gastos pois com pratos novos fazia o mesmo.é mesmo defeito de corrente desviador pratos.pessoalmente dava mais dinheiro e preferia ter um sram x0 a um xtr ate pk o xtr tem caixa em carbono e isso confere-lhe grande exclusividade.e algures no forum á um filme que mostra o funcionamento dos 2.vejam e tirem as vossas conclusoes...tenho um x9 como nao sou rico(senoa tinha um x0 :mrgreen:)
quanto á afinaçao é evidente que a sram nao desafina(tanto) e notei que quando tive shimano as mudanças eram mais rijas...
 

tkul

Utilizador Banido
Não consigo entender como um sistema que requer 1/2 da força de um outro pode ser mais rijo - talvez cabos deformados?Bichas danificadas?

Referi os Nokon pela beleza… era incapaz de dar esse dinheiro por uns!
Quanto aos cabos… eu prefiro novos de x em x tempo, com um custo de 2€. Ou seja 30€ = 15 cabos! Dá para mudar uma vez por mês!

Como já o disse atrás, e volto a referir, não consigo dar o dobro do dinheiro para ter X9 no que diz respeito ao XT, e em termos de manípulos acho os preços SRAM ridículos: 75€?...
Quanto ao barulho, concordo que é irritante, mas facilmente resolvido com um bocado de esponja de um punho na escora.
Quanto ao filme, de facto é desconcertante ver o desviador a ir para a frente… e tal! Mas na realidade e é isso que importa, mudam ambos bem!

Quanto a chain-suck ou chupão penso que o desenho do quadro tem muita influência, assim como as própria cremelheira e estado da corrente.

Não sou adepto da marca x oy Y ou Z, e acho ridículo a defesa de algo pelo que tenho de pagar!
Uma coisa eu concluo, para ter uma transmissão de jeito, durável e com performance, não preciso de rebentar o dinheiro que me pedem por um X9.
Como vantagens, tenho os manípulos de dupla actuação. No caso de SRAM, apenas como polgar...
Facilidade e é necessário pouca força para accionar os desviadores.

Mas uma coisa é certa, ainda bem que há competição! Detesto monopólios!
Pena a Suntour ter dado o berro... mas se calhar vem de volta com a sua V-Boxx. Quem sabe dentro de anos...
:ideia:
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Eu tenho essa combinação (a unica diferença é que eu tenho os Dual control LX) e só posso dizer que já deram provas de durabilidade e de facilidade de utilização. :wink:

Utilizo uns cabos com revestimento da Transfil (os snake) e todo o sistema trabalha sem barulho ou torções... pois normalmente o pessoal queixa-se do mau funcionamento das transmissões e são os cabos que os provocam! :roll:

bem, costumam trabalhar bem, mas quando a lama é muita (mas mesmo muita, após algumas dezenas de km :shock:) as coisas por vezes falham, mas nada que uma lavagem e um pouco de oleo não resolvam. :mrgreen:

agora... não concordo com a apinião sobre a grande diferênça de qualidade entra os XTR e os X0, pois a grande diferença é mesmo o preço! :roll:
o funcionamento dos X0 pode ser bom (vi o video aqui no forum das oscilações... e realmente é mais estável :roll:)... mas a diferença de preço é tão grande que pensava 2 vezes antes de o comprar! Quanto à fiabilidade dos X0... bem, já vi um partido, e o dono ia a "chorar" que era o 2ª vez que lhe acontecia!

para terminar... o up-grade que vou fazer é substituir o meu desviado XT (depois de muito uso e maus tratos, tem uma mola partida :mrgreen:) pelo novo XTR. Depois penso que vou ficar com uma transmissão perfeita! :wink:
 
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