Desviador traseiro XTR: que modelo?

sepviri

New Member
Boas,

vou trocar o meu desviador traseiro XT Shadow por um XTR, mas não sei bem que modelo dentro do XTR de 9v devo comprar e com que comprimento de caixa.

Pelo que vi, existem 3 modelos: RD-M970, RD-M971 e RD-M972.
Existe de facto alguma diferênça significativa entre estes modelos, á parte do facto do esticador do modelo RD-M972 ser de carbono?

E em termos de comprimento? Qual a melhor? Longa, média ou curta?


Desde já agradeço os vossos inputs.
 

edununo

Well-Known Member
A trocar um XT Shadow que é o 772 já agora, o ideal é por um XTR Shadow que é o 972. Entre o 972 há o GS e o SGS. O primeiro é de caixa média (a Shimano diz que é longa) e o segundo é de caixa longa (super longa segundo a shimano).
Se usares 3 pratos o ideal é o SGS para poderes correr a cassete toda em qualquer um deles (contudo cuidado com os cruzamentos extremos ;)), se usares 2 pratos, o GS chega.

Por exemplo:

3 pratos 22-32-44 e cassete 11-32. (44-22) + (32-11) = 43 dentes. Isto é, (maior prato - menor prato) + (maior carreto da cassete - menor carreto)

O SGS tem 45 dentes de capacidade e o GS tem 33. Neste caso o GS é insuficiente.

2 pratos 28-40 e cassete 11-32 = (40-28 )+ (32-11) = 33 dentes. O GS chega.
 

sepviri

New Member
Oi edununo,

obrigado pela informação, pois não sabia destas formulas, nem tão pouco que o GS poderia não ser suficiente... é sempre bom aprender.

E o facto do esticador do 972 ser de carbono, não é problemático em termos de durabilidade?
 

edununo

Well-Known Member
Com uma pancada ou um pau que se meta no desviador é claro que pode partir. Eu tenho um há algum tempo e sem problemas até ver.
 

sepviri

New Member
Boas,

estive a falar aqui com a loja daqui da zona sobre o desviador e segundo ele o GS para uma cassete 11-32 é melhor que o SGS.
mas sobre shadow ou não aí já é da opinião que é preferível o shadow, de longe!

a cena é que consigo comprar o M971 por 99€, equanto que o M972 é no mínimo 144€ (na hibike)... ainda é uma boa diferênça de euros, e a minha questão é se de facto a diferênça de comportamento entre as duas compensa essa diferênça de preço!!



UA,
/Vitor
 

sepviri

New Member
Boas,

o que é melhor para desviador traseiro: shimano XTR ou um SRAM x0?

eu tenho os shifters shimano XT... funcionaria bem o desviador x0 com shifters XT? ou teria que mudá-los para SRAM também para funcionar correctamente?


///Vitor
 

VTS

New Member
Boas pessoal,

Venho aqui ressuscitar este tópico porque gostava de tirar uma dúvida, que é a seguinte:
estou a mudar a transmissão da minha cube 27,5 para 2x9 (tinha 3x9), tenho manípulos XT 3x9 e vou usar os pratos 26/40 e uso cassete 11/32, atualmente tenho um desviador traseiro XT SGS mas estava a pensar trocar por um XTR M972 GS. Será que vou conseguir "correr" todas as mudanças sem problemas??? Mesmo uma 40-32 ou uma 26-11??? Ao falar com o meu mecânico habitual sobre esta alteração ele disse-me que teria que deixar a corrente folgada e que não conseguiria correr a 26-11... A ideia desta troca era apenas tirar mais umas gramas à bike porque até à data estou muito satisfeito com o XT SGS.

Se alguém me puder ajudar com conhecimento de causa fico agradecido.

Boas Pedaladas...
 
Boas!

Vou tentar partilhar a minha experiência com as duas bicicletas que tenho convertidas para 2 X 9.

No pedaleiro
Tens que ter atenção ao salto entre o prato mais pequeno e o maior, tens um "salto" de 14 dentes, precisas de saber se o teu desviador tem capacidade para esse número de dentes.

Correr todas as mudanças
Eu não consigo com o segundo prato correr todas as mudanças da cassete, mas corre mais do que o setup 3x9.. O primeiro prato corre todas as mudanças sem problemas.

Setup #1 - o mais parecido com o que pretendes
Pratos (TA) 28-42 (BCD64+BCD104) - cassete 11-34 (XT)

Setup #2
Pratos (Deore) 32-44 (BCD104) com anilhas espaçadoras e parafusos longos - Cassete 11-32 (Deore)


Sobre os TA, tenho a dizer que o setup #2 com os baratos shimano é muito mais suave e as mudanças entram que nem um relógio... mas atenção que, como tu pretendes, tenho um salto de 14 dentes, mesmo no limite do desviador (frontal).. E os pratos TA não têm os rebordos para ajudar a puxar a corrente.


Em relação ao desviador XTR GS, penso que a capacidade máxima sejam 35 dentes, então 26+11=37..
 
Top