Desviador SRAM X-9 2010

Trufox

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Em Dezembro adquiri um desviador SRAM X-9 de 2010 e manípulos GripShift X-0 (Twister). De início funcionou tudo às mil maravilhas, porque andei sempre por alcatrão. A partir do momento que o desviador apanhou alguma sujidade, deixou de funcionar, fazendo com que a mudança de 11 dentes (mais pequena) não entre... Fez-se imensas limpezas, lubrificações, afinações e ajustes e passado algum tempo estava na mesma...

O vendedor chegou à conclusão que mais valia enviar para o fornecedor para troca. Nem uma semana demorou, pois o fornecedor pelo que parece já tinha conhecimento do problema (já havia mais reclamações). Mas o problema é que enviaram um desviador exactamente igual, que tem o mesmo problema... O vendedor já me disse que tenho de voltar a trocar o desviador...

Ou seja, troquei para a SRAM à espera de fiabilidade, e para já nada... E sempre que tenho de trocar de desviador não tenho bike para pedalar...

Assim, para quem pensava em adquirir um X-9 de 2010, é melhor esperar mais um tempo para ter a certeza que o modelo já está em condições.

Aguentei 220km este fim de semana com o desviador, sem a 32 e sem a 11, pois agora já falha em cima... Hoje já vai para a loja para envio para fornecedor, mas o problema é que vão enviar outro desviador igual... Logo, com o mesmo problema...

Que acham que se deve fazer? Ir trocando eternamente? Comprar um X-0 está fora de questão, pois mais 100€ por um desviador, para mim, não tem grande sentido.
 
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Jepas

Super Moderador
Boas,

ficares sem os carretos 32 e 11 pode indicar mau ajuste dos limites do desviador. Esses parafusos foram revistos? Pode haver sujidade aí que altere o ajuste e não permita a total amplitude do movimento.

Jepas
 

Frei

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Boas,

Eu tenho um desviador traseiro SRAM X-9 de 2009, o unico problema que encontrava no mesmo era que quando apanhava lama deixava de ter recuo do prato maior(32 dentes), pensava que o problema estava nas bichas e nos cabos, comprei cabos e bichas XTR, em seco continua a trabalhar muito bem mas quando apanha alguma lama, ou pouca sujidade deixa de voltar a recuar. De realçar que se for em tempo seco trabalha na perfeição,

Com a situação descrita neste tópico e com algumas pessoas que disseram que este X-9 tinha esse problema de não recuar quando apanhava sujidade, leva-me a pensar que o problema do meu X-9 é devido ao próprio desviador e não às bichas e cabos.

Qual é o vosso parecer acerca disto?

Cumprimentos
Ricardo Pereira
 

Skinner

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Ola!

Ora estou exactamente na mesma posicao que tu. Comprei-o este ano com os gripshift, pensava que ia ficar com melhor desempenho que XT, mas a verdade e que nem se compara.

Quando e novo, e sem que apanhe agua, funciona bem. Mas logo apanha um pouco de agua nos pontos moveis e fica bem preso!!

A minha solucao foi a seguinte:

1 - desmontar o desviador e colocar bastante WD40 em todos os pontos moveis incluindo a mola

2 - colocar 3 anilhas de cobre no sitio onde o desviador aperta. Com isto consegues uns 1.5mm de distancia a mais do dropout e isso faz com que a mola ainda trabalhe.

Mas a verdade e essa: a mola deste desviador (neste ano de 2010) parece ser muito fraca!! (ou sera dos casquilhos nos pontos de rotacao?)

De qualquer forma este desviador e um bocado decepcionante, pois tenho a certeza que o XT e mais fiavel e eficaz!
 

RicardoCupra

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Boas

O meu X9 de 2008 apresenta este mesmo problema, no entanto e como o Skinner disse, resolvi o problema lubrificando os pontos de rotação do desviador com WD40, bem como a mola, e depois passando um pouco de óleo. É realmente um pequeno grande problema que faz toda a diferença quando estamos no meio de um passeio, ontem quando precisava engatar mudanças mais pesadas e o desviador não correspondia, bastava-me dar um pequeno salto com a roda anterior propositado para ele saltar e engatar a velocidade pretendida...

Penso que a mola do X0 seja a mesma que a do X9, se não o for (se alguém puder confirmar) penso que para quem tem o desviador sem garantia já, a solução passe por adquirir a mola deste modelo.
 

Happymeal

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Ola,

Eu tive esse problema á pouco tempo, fiquei todo preocupado a pensar que tinha que substituir o desviador, levei a bike á loja e resolveram-me o problema em 20 minutos. Disseram-me que era falta de limpeza e lubrificação.

Em 7 meses de uso no monte (puro e duro) só me aconteceu isto agora.

Vocês estão a dizer que esse problema é derivado de algum defeito de fabrico? Devo reclamar e pedir um novo antes que me aconteça outra vez?
 

nunoklein

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Boas

Tive um problema semelhante e reparei que quando o desviador recolhia todo, para a posição do carreto dos 11 dentes, o parte do meio do desviador roçava na parte superior. Após várias experiencias verifiquei que ajustando o parafuso que aproxima o desviador da cassete de forma a que o desviador se afaste da cassete, portanto apertando o dito parafuso, o problema descrito fica muito menos notório. No carreto dos 32 dentes nunca tive problemas.

Espero ter ajudado.
 

p.m.r.f

Member
Tenho um desviador X9 com manipulos X7 e até hoje é limpar e andar e nunca negam uma mudança mesmo com muita lama,portanto os vossos casos poderá ser coincidência,pois também deve existir pessoal com shimano que também se queixa.
 

agirão

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Tal como diz o NunoKlein, se afastarem o desviador da cassete resolvem o problema. Eu próprio fiz isso e não tive mais problemas.

É mesmo o desviador a roçar.
 

Skinner

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Penso que o problema sera mais notorio com os desviadores de 2010, porque ja nao e nem o primeiro nem o segundo que descreve o mesmo problema. Anteriormente, quando tinha XT, podia fazer sol, chuva, podia dar-lhe com lama, etc etc que bastava lavar e voltava a funcionar impecavelmente. No X9 a falta de forca na mola torna-se bem notoria assim que apanhe um pouco de agua!!!

A SRAM pode argumentar que o desviador quere-se sempre bem lubrificado, mas se andarmos de bicicleta num dia de chuva e o desempenho dele se for alterando a pouco e pouco entao nao acho que seja normal! Argumentar que e defeito de fabrico pode ser complicado.... Acho que cada um vai ter de se aguentar a bronca, eu incluido....
 

Frei

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O meu após lavar a bike fica logo 5 estrelas,sem necessitar de uma lubrificação cuidada do mesmo, mas em lama dá sempre problemas, o meu é modelo de 2009 :S

Ando aqui farto de pensar como solucionar o problema.
 

biciteks

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Eu tenho um conjunto de 2009. O vosso problema resolve-se limpando e lubrificando. O ajuste do parafuso as x torna-se necessario com esta mudança (muito raro).
O maior problema costuma ser mesmo os shifters...Com lama ficam perros e não recuperam o manipulo. é problema geral destes shifters.
 

esquilas

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Boas

Comprei um conjunto manipulos xo e desviador x9 e tambem me acontece esse problema, ele quando apanha lixo e fica sujo deixa de conseguir recuperar e deixa de meter as mudanças mais pesadas, depois de o limpar fica outra vez bom e este problema jah foi confirmado na bike de outro colega meu este fim de semana numa prova.

E pelo que me parece o problema ou eh da mola que eh fraca ou dos pivos de rotaçao que nao sao grande coisa

Uma coisa eh certa a sram estah a desiludir e ah grande :s
 

Ric4rdo

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eu tenho um x7 de 2008 e ate agora so teve pequenas desafinaçoes, com lama, po, terra, demora mais um bocado a entrar mas entra sempre. Nunca deu grandes problemas
 

DAVID

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Boas
Tenho uma sumpjumper ht de 2010 onde vem um x9.
O x9 demorou 87km para deixar de meter a mudança de 11 dentes.
Felizmente na primeira revisão da bike foi substituído.
Até á data o problema ficou resolvido, marca 520km.
Como diz o outro, a ver vamos….
 

TheShadow

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Eu tenho um X9 e o problema que tenho é mesmo da 1ª vel para a 2ª vel que não vai.
De resto desce bem para as outras e a reduzir tb não tenho problema.

É só mesmo quando meto a 1ª (34 dentes) e a seguir quero meter outra e já não desce.
 

fitty77

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Nos antigos X9 isso não acontecia (tive vários), mas tenho um mais recente e de facto, por vezes isso acontece quando usado em lama. No entanto sou descuidado no que toca à limpeza da bike. Limpeza e um jeitinho e já está a bombar novamente. O que me dá impressão é que a mola terá menos força que o modelo anterior para forçar o desviador a mexer-se para a direita, no sentido do carreto de 11 dentes e é mais dificil para ela contrariar eventuais prisões que existam nos eixos e também isso acontece mais com os gripshift que com os outros, pelo que me parece que os shifters também dificultem um pouco nessa posição. Outro factor serão provavelmente os cabos (a minha precisa de os substituir e noto que isso implica na precisão da entrada da ultima mudança lá atrás, pelo atrito que os cabos têm no interior das espirais (ou bichas ou whatever lol). Mas é preciso um uso intensivo em lama e pouca limpeza para isso se sentir (numa saída ou duas em lama isso não me acontece, apenas passado dias dessa forma). Como já foi dito atrás, o parafuso de posicionamento do desviador pode ser mexido para contrariar isso, e os fins de curso devem estar bem afinados.
 

shadow99

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Eu tenho um desviador XTR o velhinho M960 invertido, estava bastante inclinado em trocar pelo x9.
Mas com os problemas que indicam vou pensar melhor.
O meu desviador desafina muito facilmente com lama , ora saltam mudanças ora tem dificuldade em entrar (mas entram).
Por isso estava a ponderar trocar pelo x9.
Mas pelos vistos vou deixar visto não ir melhorar em nada.
Em relação ao X0 também acontece o mesmo?
 

Skinner

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Nao, nao creio que valha a pena. Funciona bem sem lama, mas com um pouco de agua e fica desafinado. Gostava mais da suavidade do meu XT, tb velhinho....

Enfim, agr vai ter de andar ate derreter!

Boas pedaladas, com ou sem mudancas afinadas!! ;-)
 
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