Desviador Shimano XT 10V em transmissão de 9V

F

fredxmr88@gmail.com

Guest
Boas noites Srs.,
Alguém me sabe dizer já alguém aplicou um desviador XT de 10v numa bicicleta de 9! Se sim, ficou a trabalhar a 100%?

Cumprimentos.
 

pimentoski

New Member
um desviador de 10v numa cassete de 9v não vai funcionar bem. as cassetes tem o mesmo tamanho mas a distancia entre carretos é mais justa na cassete de 10v. Com os parafusos do desviador consegues meter a primeira e a última a funcionar, as restantes 7 é uma questão de sorte...
 

klaser

Well-Known Member
Se for com shifters de 9V não vai funcionar porque o rácio do desviador de 10V e diferente dos de 9V....se for com shifters de 10V é como foi dito acima...
 

Billab0nGz

New Member
Por outras palavras o que irá acontecer é que a corrente vai estar constantemente a bater na velocidade abaixo ( prato maior) algo que acontece com a primeira e ultima velocidade ( o tec tec tec tec ) que faz ao pedalar. Mas que no caso da primeira e ultima velocidade podes afinar com os parafusos que limitam o intervalo entre a mudança mais alta e baixa.

Tem também sempre em atenção que deves verificar se desviador, corrente + cassete são compativeis umas com as outras porque nem sempre o são, não basta ter o mesmo número de velocidades para tudo funcionar bem.

A lista de incompatibilidades de material SRAM com SHIMANO é enorme.

Boas pedaladas!
 

Tininho_s

New Member
Funciona sim, se usares um shifter de 9v da Sram. O desviador move-se segundo a quantidade de cabo que é puxada pelo shifter, ou seja, o desviador não tem posições fixas.
Limitas a primeira e ultima mudança, ajustas a tensão do cabo e o shifter faz o resto
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
Tininho,isso seria assim se o rácio fosse o mesmo..em 7,8 ou 9v pode-se usar o mesmo desviador porque partilham o mesmo rácio,aí quem "manda" é o shifter...no caso do sistema de 10V isso mudou e já não é compatível material de 10V com os anteriores...
 

Jepas

Super Moderador
Tininho_s

por essa lógica (ou seja, ignorando os rácios) os desviadores de 9V Shimano seriam compatíveis com manípulos SRAM de 9V e sabemos que isso não é verdade. A quantidade de cabo puxada pelo manípulo é convertida em movimento do desviador com um rácio de 1:1 na SRAM (9V) e 2:1 na Shimano (9V). Eu acho que o rácio para a Shimano mudou nas 10V, mas posso estar enganado.
 

mlouro

New Member
Já usei e funcionou, mas para ficar perfeito, no meu caso, o cabo não pode passar na ranhura original, teve que passar entre a anilha e a cabeça do parafuso. Entretanto mudei para 1x10, mas se tivesse 2x9 optava novamente por shifter SRAM 9v e desviador Shimano 10v (por causa da patilha que reduz o saltar da corrente).
 
Top