Desviador frente Shimano XT

Boa noite.
Estou para mudar a transmição, mas como terá de ser feito aos poucos tenho uma duvida.
Posso comprar um novo desviador da frente Shimano Xt 3x10 velocidades e continuar a usar na cassete de 9? E só daqui a uns tempos mudar cassete e desviador traseiro?

Obrigado
 

SemPiscas

New Member
Normalmente o que é a frente 10v a traz têm de ser de 10v no entanto o problema vai estar na corrente que a partida será de 9v para a cassete traz. Se mudares a corrente para 10v o que sofre é a + a cassete, se for 9x o que sofre e o pedaleiro de 10v. Como só fazes referencia ao desviador e não ao pedaleiro inteiro o desviador será 3x logo compatível com 10v pois na minha opinião a diferença da corrente e mínima e dá para ajustar isso no desviador sendo a corrente de 9v.
Pedaleiro Shimano requer cassete Shimano e corrente Shimano para que tudo encaixe e ficar no ponto para não haver chupões de corrente etc..
 
Num futuro breve conto trocar pedaleiro, cassete e desviador traseiro.
Neste momento, vou trocar de quadro e para o novo quadro tenho de trocar de desviador da frente por ser de aperto diferente.
Por isso, também já a pensar no futuro, prefiro, se possível, meter já um de 3x10. Mantenho para já tudo 3x9 é depois altero.
Penso que não deve haver problema por usar um desviador da frente de 10 velocidades tendo o resto da transmissão 9. Mas queria opinião dos experts..
 

FMCurto

Active Member
Sim podes, por norma uma velocidade acima ou abaixo funciona, pode não ser perfeito mas não terás problemas de maior.
 

blaster

New Member
Boa noite,
não sei se será bem este o sitio mas precisava de uma ajuda.
Na última volta, já no fim, o meu desviador da frente (XT) deixou de meter a mudança mais pequena. Pensei que tivesse desafinado nessa volta mas em casa a tentar afinar vi que o que aconteceu foi que abriu um pouco onde passa a corrente no meio (ver foto). Dei-lhe uma "mocadas" e voltou ao sitio. Mas já vi que ficou um pouco mais fragilizado pois já voltou a acontecer. Penso que aconteceu numa vez que a corrente prendeu. Já reparei que existem outros XT que não são separados o que os torna mais seguros nestas situações. Já alguém teve o mesmo problema?
gvby.png
 

blaster

New Member
Pronto abriu de tal forma que hoje partiu de vez....a corrente lá encravou outra vez e desta vez levou-me 2 dentes do prato 44...Lá vou ter de pedir ao Pai Natal mais estes presentes! :-(
 
Top