Desengordurante caseiro

D

danielkezia

Guest
Custo? Comparem:

- petróleo => 5lts = 6€
- detergente manual loiça => 5Lts = 3.36€

Com a diferença, ainda se compra uma escova e um pano absorvente para ajudar na lavagem!

Num balde com água morna e detergente, escovar, passar a água para tirar o sabão e a porcaria, segundo passagem com a escova se necessário, no fim tirar o excedente da água no quadro para não ficar com marcas.
Para as peças mais sujas e complicadas de limpar (ex. cassete e corrente), com a ferramenta adequada, retirar e colocar num recipiente com a "sabonária" mais forte. Passar por água, deixar e jà está!
Lubrificar a corrente e todas as outras partes móveis.
E está pronta para a próxima aventura!!![/QUOTE]



Novas contas: petroleo---- » petroleo, pincel, agua e um pano.

detergente da loiça---» detergente, agua, detergente,agua, ferramenta adequada, "sabornaria", tempo, mais agua....ha, agua morna (gas).
 

RUI VENTURA

New Member
Boas
Todos os desengordurantes, seja de que tipo for, servem para tirar a gordura, certo?
Com as várias lavagens que se fazem às bikes, esses líquidos vão penetrando nas caixas de direcção, centros pedaleiros e nas luvas das cassetes. Á medida que vai penetrando vai começando também a "limpar" as massas lubrificantes que as protegem.
O melhor é sempre que a cassete e a corrente estiverem com aquela crosta pastosa serem retiradas da bike e lavá-las à parte com os ditos desengordurantes
Desta maneira estou a aumentar o tempo de vida útil de tudo o que é rolamentos. Estes também precisam de ser limpos e lubrificados de vez em quando, sobretudo com o inverno tão rigoroso como este.

Boas pedaladas
 

marrokan

Member
boas,
eu corrente e cassete, gásoleo .
o resto detergente loiça.
o gásoleo velho guardo num garrafão 5litros, depois levo para o estaleiro do meu sogro, onde temos uns bidons 200 litros para por óleos velhos, quando estão cheios telefonamos para a empresa de recolha e eles vão lá buscar e deixam o certificado como recolheram, o que é sempre bom ter, não va os senhores do ambiente ir lá fazer barulho.....
se não, podem passar por uma oficina que funcione da mesma maneira, e pedem para lá por, não se devem importar

abraços
 

njsfer84

Member
Embora não seja expert na matéria de carbono, não podes usar nenhum produto tipo alcool, gasolinas ou petroleo, pois danifica o verniz que reveste a malha de carbono.
De resto se usares detergente da loiça não deves ter problemas.
 

subeskema

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Na minha em carbono utilizo MOTOREX, saí é um pouco mais caro (10€ litro) mas tenho uma garrafa onde diluo com água para poupar um pedaço. É o suficiente para tirar sujidade (poeira e areia que normalmente se acumulam no verão) da corrente e cassete. Para limpeza mais a fundo da transmissão é desmontar a cassete e corrente e lavar á parte com liquido desengordurante.
 

nhgraca

New Member
laver quadro carbono

Boa tarde, eu tenho um quadro de carbono e tenho utilizado produto de lavar peças de automovel para lavar a corrente e cassete que um colega me traz de uma oficina será que danifica o quadro?
 

pardasbtt

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boas tens de ter cuidado com isso,com o passar do tempo pode haver alteraçoes na pintura(verniz se tiver) e depois a garantia nao cobra,á que ter cuidado com esses produtos por explo: a motorex tem um desengurdurante que diz mesmo na embalagem tested carbon!
 

jginja

New Member
Viva.
Eu tenho usado um que compro no Intermarché: KH-7.
Tiro a corrente e lavo num recipiente à parte. Pedais, pedaleiro, desviadores, cassete, passo uma escova rija, previamente molhada no desengordurante e esfrego. Posso pulverizar ligeiramente e deixar actuar uns segundos.
Já é a terceira embalagem que uso e sem problemas em plásticos e pinturas. Os movimentos pedaleiros também não se viram o tempo de vida encurtado. Como qualquer desengordurante, deve ser usado com moderação.
A última embalagem que comprei foi em promoção, dois pelo preço de um, 3 euros e pouco!

Mais info em:
http://www.kh7.es/quitagrasas/original.html
22489.jpg
 

Jaafa

New Member
Hum... acho que os desengordurantes podem ser aplicados se não se deixar aquilo ali a "trabalhar" durante muito tempo... Eu sempre usei a velha receita de sempre, um pincel petróleo e agua para os componentes com lubrificação. Para o quadro desde o detergente da loiça ao champô de automóvel.
O Spray de limpeza de travões também é muito bom e ao contrario do que se pode imaginar não ataca nada, uso-o para tudo menos para limpar travões.... he he he he... desde limpar peças às botas quando lhe cai óleo em cima, isto sem esquecer o facto de ser optimo para colocar os carros a carburador a trabalhar quando estão parados muito tempo. Bom... para limpar travões tambem mas raramente porque não é preciso.
Importante é lubrificar tudo depois de limpo.
 
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