depilação das pernas

leo_delibes

New Member
olá. é a minha apresentação no fórum apesar de o ler há já bastante tempo.
depois de procurar e não ter encontrado resolvi fazer esta pergunta: porquê depilar as pernas?quais as vantagens?

cumprimentos a todos
 

PushMe

New Member
Bem vindo ao forum!! E boas pedaladas!! :wlcm:


Homem%20sem%20pelos.jpg

"Giovanni Gerbi, o Diabo Vermelho, foi o primeiro ciclista a depilar as pernas, em 1903. Sua expectativa era um maior rendimento devido ao suposto ganho aerodinâmico. "

"O tempo foi passando e é claro, o ciclismo foi evoluindo. Com a evolução, os cilistas passaram a contar com a ajuda de treinadores e massagistas e perceberam que os pêlos que cobriam suas pernas impediam o bom desempenho das massagens, ao mesmo tempo que atrapalhava muito quando o atleta sofria uma queda, pois contribuía para as infecções dos ferimentos."


Ciclismo: Pedalar sem pêlos
Tal como na natação, a aerodinâmica explica também parte da importância da depilação no ciclismo, mas a ausência de pêlos no corpo traz ainda outras vantagens à modalidade. Vítor Gamito, vencedor da Volta a Portugal em 2000, diz que, “com velocidades elevadas nota-se bem a diferença do impacto do vento, sobretudo nas pernas”, mas o ex-ciclista acrescenta mais três razões de peso para não dispensar a depilação: “uma está relacionada com a higiene, porque suamos muito e apanhamos muito lixo na estrada”, outra com a segurança, uma vez que a ajuda a desinfectar e as fazer os curativos, e a ultima tem a ver com as massagens, que acabariam por aquecer e arrancar os pêlos, provocando uma autêntica tortura”.

Vitor Gamito garante que hoje seria impensável encontrar um ciclista de topo sem depilação e que muitos até já o fazem também na zona do peito e das axilas. Ironizando, acrescenta mesmo que “quem quiser distinguir um ciclista regular ou profissional de um amador, só tem de olhar para as pernas e ver se tem pêlos ou não”.

- Saiba por que razão os ciclistas fazem a depilação:

* Para um maior aerodinamismo, menor atrito ao ar ;
* Para as massagens;
* Até por uma questão estética;

Por que ciclistas depilam as pernas?

Ciclistas profissionais — e até mesmo amadores — depilam as pernas. Para alguns, isso resulta em ganhos aerodinâmicos. Outros afirmam que a depilação facilita a tarefa de fazer curativos em caso de queda. Em ambos os casos, no entanto, é valido dizer que ciclistas deveriam também retirar os pêlos de outras partes do corpo, como braços e face.
Na Europa, a prática começou com o advento de corridas longa distância, com etapas diárias às vezes superiores a 300 quilômetros, como a Volta da França ou o Giro da Itália. Ao final de cada estágio, os atletas são submetidos a sessões de massagens, para relaxar a musculatura para o dia seguinte. Sem pêlos, a massagem fica mais confortável.
Assim, pernas depiladas tornaram-se coisa de campeões entre os campeões e uma referência visual para o ciclista que pretende se apresentar como digno de vestir a maglia rosa ou o maillot jaune, as camisetas utilizadas pelos líderes do Giro e da Volta. Pernas depiladas são mais rápidas somente na cabeça das pessoas, mas, assim como se dá polimento em carros velozes, é preciso tirar os pêlos de quem faz girar os pedais e tornar evidente cada músculo e cada veia — uma turbinada psicológica.
É bem provável que ciclistas tenham começado a depilar as pernas antes mesmo de a ação se tornar tarefa da estética feminina. Virou uma tradição do esporte. Essa é a melhor resposta. Afinal, quem vai querer quebrar uma tradição?

Por que alguns ciclistas depilam as pernas?

Os ciclistas que têm esse hábito o fazem por um ou mais dos seguintes motivos:

Aerodinâmica: Só que não muda a aerodinâmica em quase nada, só o suficiente para dar algumas frações de segundo a mais numa prova de velódromo, por exemplo. Um óleo ou creme sobre a perna teria possivelmente o mesmo efeito. No caso de triatletas, acredito que o motivo aerodinâmico seja justo, pois na natação isso pode fazer alguma diferença. Mas no ciclismo, geralmente quem alega aerodinâmica ouviu essa falácia e levou a sério, ou incorre no próximo motivo mas não quer admitir.

Vaidade: Tem ciclistas que acham bonito, têm a perna bastante musculosa e querem exibir o corpo, como os fisiculturistas. Acho válido, mas é difícil alguém assumir que depila por causa disso por não querer que coloquem em dúvida sua masculinidade.

Precaução: Há ciclistas de estrada e triatletas que depilam as pernas para facilitar o tratamento de ferimentos. Quando você cai no asfalto, ele queima sua pele, fazendo por vezes uns esfolados grandes. A ausência de pelos facilita o tratamento das feridas e diminui um pouco a chance de infecção. Seguindo esse raciocínio, pode ser interessante depilar também os braços.

Massagens: A ausência de pelos facilita as massagens, para quem tem esse privilégio depois de um treino ou uma prova.

Eu não depilo e não depilaria minha perna, mas respeito quem faz isso - desde que tenha motivo, não esteja fazendo só porque alguém disse que precisa, ou porque esse ou aquele competidor profissional o faz. Se você quer depilar as pernas, admita seu motivo, não venha com essa de aerodinâmica...

:google:
:yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
 
Top