De bicicleta para o trabalho. O exemplo Húngaro.

nlconcept

New Member
Eu já o faço a alguns meses... Pode-se dizer que seja pela crise mas sobretudo porque agora é que criei condições para conseguir deslocar-me todos os dias de Corroios para Lisboa...
Contudo, só o faço pois tenho condições no trabalho que me permitem tomar banho antes de me apresentar ao serviço pois se assim não fosse, deslocar-me-ia como fiz nos últimos anos (de 2 rodas mas com motor)...
O que acontece, e acredito que grande precentagem pense como eu, é que não existindo condições no trabalho para p.e. deixar a bicicleta ou tomar um duche, muitas pessoas não tomam a bicicleta como um meio de transporte mas sim como um hobby de fim-de-semana.
 

Birinaite

New Member
Boas eu tanbem o faco muita x e pois la esta a muita gente k nao tem as devidas condicoes pois eu felizmente posso tomar banho arrumar a bicicleta e ainda lavala e lubrificala :)
 

MrOverclock

New Member
Eu não vou de bicicleta todos os dias mas vou algumas vezes e tento ir pelo menos duas vezes por semana.

De vez em quando lá vou tentando converter um ou outro conhecido :D

Uma campanha destas não sei se iria funcionar aqui no nosso canto! A maioria das pessoas que tento convencer a deixar o carro e começar a usar a bike para fazer até uns 8km arranjam sempre uma desculpa:
"Ai tenho que levar os miudos à escola"
"Ai que depois chego lá todo suado!" (sério? para fazer 5km de manhãzinha?)

O ultimo foi:
"Ah, para lá é a descer e faz-se bem mas depois para casa é a subir e trazer o portatil e tudo é chato" (para uma distancia de 5km)
É chato? eu faço 20km (10+10) e além do portatil levo os cadernos e livros!


Muita preguiça, é a minha opinião!
 

nlconcept

New Member
Há sempre desculpas para evitar a mudança...
Embora Coimbra ainda tenha umas subidas jeitosas de se fazerem...
 

Paulo Oliveira

New Member
Acho que o grande problema é mesmo as condições que não existem nos locais de trabalho. Quer seja o local para guardar a bicicleta em segurança, quer em termos de "logistica" em termos de higiene. Teremos de compreender que não dará para todas as pessoas o fazerem independetemente da distancia a percorrer.
 

anarciso

Member
Olá malta,
Desde que este ano entrou a hora de Verão, decidi experimentar ir para o trabalho de bicla, tenho todas as condições para tal, local seguro para guardar a bicicleta, armário para guardar a roupa e duche de água quente, o único problema que me fez ir adiando esta decisão é mesmo a distancia, são 40Km por dia, 20 de manhã e mais 20 à tarde. São 20 Km divididos em etapas de 10 porque como moro na margem Sul do Tejo e trabalho em Lisboa tenho o barco pelo meio, ou seja Moita-Barreiro +-10Km e depois Terreiro do Paço-Expo +-10Km. Na primeira semana senti algum cansaço mas com o passar das semanas a coisa foi ao sítio e hoje é tranquilo. Em jeito de resumo, penso que foi das melhores decisões que tive até hoje, pois em vez de demorar 1/2h de autocarro demoro 1:20h mas elevei e muito a qualidade do meu dia de trabalho para não falar na condição física. Este plano é para continuar e não sei se mesmo quando vier o Inverno irei alterar, mesmo que no Inverno regresse ao autocarro, penso voltar a este plano novamente no horário de Verão. Para terminar sugiro a quem tiver condições para o fazer que não hesite pois só quem o faz consegue entender o estado de espírito e de satisfação que falo:exacto:
 

CUBE_LTD

New Member
anarciso da Moita??? Também eu.
Eu começei a usar também a bike para o trabalho há um mês mas só no turno da tarde, no da manhã não dá pois teria de sair de casa ás 04:45 e acho muito arriscado.
Faço 28 kms no total (14 para cada lado) e demoro normalmente 30 minutos cada viagem ... de carro era 20 minutos por isso até nem perco muito tempo alio a poupança em €€€ ao prazer de pedalar.
Também tenho excelentes condições no trabalho: sitio fechado para guardar a bike, cacifo, duche água quente e cozinha para fazer refeições.
 

Miguel Falcão

New Member
Concordo perfeitamente, se o local de trabalho tivesse condições para tomar banho e arrumar a bike muitas mais pessoas usavam-na para se deslocarem para o trabalho.
 

MrOverclock

New Member
As "condições para tomar banho" também é uma das desculpas frequentes que oiço daqueles que não têm que fazer mais de 5 ou 6 km... É pah.. nem chega para o aquecimento, quanto mais para suar! Falo por mim que faço 10km com calças e T-shirt e só tomo banho quando chego a casa! Não chego lá seco... mas não é o suficiente para ficar a cheirar a cavalo...

Só não vou mesmo assim nestes dias mais tórridos como o de hoje, porque nem de carro lá chego seco, quanto mais a pedalar!
 

S@ntos

New Member
Justificações para deixar de utilizar o meio de transporte motorizado em prol do veículo velocipédico são muitas.

Se o povinho português deixasse de discutir se o árbitro não assinalou o fora de jogo, se o Clube do Alguidar tem mais sócios e adeptos que o Clube da Bacia ou que tem menos dívidas que o Clube do Balde, e se reclamasse a criação de infraestruturas nos locais de trabalho para puderem arrumar o veículo, um cacifo para colocarem as roupas, um balneário para tomar o duche e mudar de roupa e que o Estado criasse ciclovias em condições e respeitassem os ciclistas, tudo seria diferente.

Ironicamente, os que mais desrespeitam de forma crassa os ciclistas são ---- os que ironicamente também andam de bicicleta!

Dá que pensar!
 

mataburacos

New Member
muito se fala, muito se exige e muito se compara
quem quer usar a bike usa, quem não quer vá de carro

as mentalidades tem de mudar por opção, não por imposições ou comparaçoes.

eu podia ir para o trabalho de bike, mas não vou
trabalho a 5km de casa e pico o ponto num dia e já volto a picar no outro.

quero é cama, não é 15 ou 20min a pedalar
 

Nelito122

Member
Eu faço todos os dias 10 kms em Lx (2,5 kms cada trajecto Casa-Trabalho e como almoço em casa, faço 4 vezes o percurso).
Vê-se cada vez mais pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte urbano em Lisboa, o que mostra que se vão mudando mentalidades e há mais adesões por arrasto.
Considero verdadeiramente importante que a adesão das pessoas à bicicleta seja por movimento cívico contínuo e resistente ao efeito "moda" e com apoio das instituições governamentais (nacionais e locais) mas sem porem muito o bedelho. Acho que para as coisas seguirem um caminho verdadeiramente sustentado será apenas necessário que se alterem algumas regras de transito em favor das bicicletas, que se façam ciclovias onde elas sejam verdadeiramente necessárias ou adequadas (eu não preciso de ciclovias para fazer as deslocações) e que haja mais pessoas a aderir à bicicleta de modo a educarmos e habituarmos os automobilistas à nossa presença, de modo a garantir respeito mútuo na estrada em prol da segurança de todos. E este último ponto é que considero verdadeiramente fundamental e para o qual não precisamos de decreto nenhum.
 

Guru

New Member
Acho que as pessoas dão qualquer desculpa para não fazerem nada. Claro que há uma grande falta de condições de acessibilidade para as deslocações de bicicleta, sobretudo quando se compara com outros países. Além disso, creio que a cultura do automóvel está no seu auge, o que torna difícil a mudança de mentalidades. Mas haja esperança :)
 

mota

New Member
Boas, tambem fui uma vez para o trabalho de bike e agora assim que posso ( condições) vou muitas veses, faço 15 km para cada lado e não quero outra coisa,faço exercicio e se for pelo menos 15 dias pouco 50 euros. ééé
 

alupo

New Member
Bom eu tambem sou utlizador bike\trabalho, percorro no total 17km, percurso esse é desde Povoa Santo Adrião-Loures, com percurso misto de asfalto\caminho rural nas lezirias.
Tenho boas condições de tomar duche. Sitio de guardar a bike graças ao empenho de colegas comingo arranjamos um espaço na oficina para duas bikes. Utilizo o carro tambem quando tenho de ir á escola depois do trabalho.
Gosto de ir de bike por opcção e utilizo a mesma montada que eu me divirto aos domingos.:cool:
 

Enferrujado

New Member
Olá,

O meu local de trabalho mudou de perto de casa (cerca de 8-9 km) para um bocado mais longe (cerca de 32-33 km). Até aqui ia de bicicleta para o trabalho sempre que por questões de serviço não tinha necessidade do carro e quando não chovia (é que não tenho nenhuma horta nas costas...).

Agora e ainda me estando a adptar ao trajecto Cascais - Lisboa e volta, tenho conseguido manter mais ou menos as mesmas condições de utilização da bicicleta, usando também o comboio. Embora não seja um utilizador de bicileta "hardcore", tenho conseguido vir de Cascais entre 1 a 2 vezes por semana pela Marginal e as outras vezes, quando a preguiça é maior utilizo o comboio.

O curioso é que no percurso total de bicicleta demora mais cerca de 10 minutos do que no percurso do comboio (casa-trabalho, pota a porta). Quando combino a bicileta e o comboio acabo por demorar o mesmo tempo, porque o percurso que faço de Metro entre o Cais de Sodré o meu local de trabalho acaba por ser mais longo com as esperas do que com a bicileta.

Quanto à higiene, tenho uma muda de roupa no escritório e com diz o ditado "a água lava tudo".
 
Top