De 26 HT para 29 FS, favorece os joelhos?

dahon

Member
Boas,

esse tipo de desconforto, terá naturalmente a ver com algum mau ajuste.... e sim, a altura do selim, pode provocar dor num joelho, e no outro não (tinha precisamente o mesmo stress, localizado no mesmo sítio), mais quando pedalava na fininha (estrada). Após vários stress, mais em voltas maiores, com acumulado acentuado. Farto disto, resolvi fazer um bike fit (bem dita a hora). Baixei, e recuei o selim, para já, stress OFF. Ainda não testei em voltas longas/DURAS (fui aconselhado a pedalar, para já, soft, até habituar o corpo à nova posição). Fiquei com uma pedalada mais "redonda"..... pedalava muito "na vertical". Depois, para ajudar à festa, tenho a parte muscular da perna direita ligeiramente mais frágil. Pode também ser o teu caso.

Das ultimas voltas noto que a dor é pior quanto mais rolante for a volta. Já dei uns ajustes na posição dos cleats e na altura do selim. Mas a dor lá aparece, menos agressiva mas aparece.

O bike fit parece-me uma boa ideia, mas como estou decidido a comprar uma bike nova faço-o quando a tiver.
 

dahon

Member
Quanto à bike nova estou com algumas dúvidas.

Entre a qua postei no inicio do tópico:






  • QUADRO CANYON NEURON AL 29
  • AMORTECEDOR ROCKSHOX MONARCH RT
  • SUSPENSÃO ROCKSHOX REBA RL
  • CAIXA DE DIRECÇÃO ACROS | CANYON
  • DESVIADOR TRASEIRO SHIMANO DEORE XT SHADOW PLUS, 11S
  • DROPOUT DERAILLEUR HANGER NO. 27
  • DESVIADOR DIANTEIRO SHIMANO SLX, 11S
  • MUDANÇAS SHIMANO SLX, 11S
  • TRAVÕES SHIMANO BR-M506
  • CASSETE SHIMANO SLX, 11S
  • RODAS MAVIC CROSSRIDE
  • PNEUS CONTINENTAL MOUNTAIN KING II SL, 2,4" | CONTINENTAL X-KING SL 2,2
  • PEDALEIRO SHIMANO SLX, 11S
  • PRATOS 26 | 36
  • CORRENTE SHIMANO CN-HG600-11
  • MOV. PEDALEIRO SHIMANO PRESSFIT
  • AVANÇO IRIDIUM \ 3 - 5 \
  • GUIADOR IRIDIUM \ 3 - 5 \ FLATBAR
  • PUNHOS CANYON BRACELETS
  • SELIM IRIDIUM \ 3 - 5 \
  • ESPIGÃO IRIDIUM \ 3 - 5 \
  • APERTO DE ESPIGÃO CANYON CLINGER

E esta Radon:




Frame Radon Skeen 27,5
Colour petrol/orange
Headset FSA No.10 taper
Fork Fox 32 Float 27,5 Performance, taper, 15QR
Rear Shock Fox Float DPS Performance, 184x44
Brakes Shimano Deore A-M615, SM-RT54 180/180mm, Center-Lock
Stem Race Face Evolve, 31,8
Handlebar Race Face Turbine 31,8 740mm 0.5" Rise
Grips Radon Pro lock-on grips
Saddle Selle Italia X1
Seatpost Race Face Evolve 30,9x400mm
Crankset Race Face Aeffect SL, 28x38T
Bottom Bracket Race Face Aeffect
Rear Derailleur Shimano XT RD-M8000-DSGS
Gear Shifters Shimano XT SL-M8000-B-i, Direct Attach
Front Derailleur Shimano XT FD-M8020-D, direct mount, sideswing
Cassette Shimano XT CS-M8000, 11-speed, 11-40
Chain Shimano Deore CN-HG701, 11-speed
Pedals not included
Tyres Schwalbe Nobby Nic, PerL, Kevlar, 28 x 2.25"
Wheelset DT Swiss M1900 Spline 27,5, QR15
Travel 120mm/120mm
Weight ab 12,60 kg




Em relação aos preços a canyon é +/- 150€ mais cara.
 

JETSTREAK

Member
Boa noite
Estás a comparar uma 27.5 com uma 29 mas fora esse factor a radon está melhor equipada embora esteticamente a minha escolha cairia na Canyon. Podes ainda considerar a YT jeffsy acho que anda dentro dos mesmos valores e tem aparecido boas críticas no fórum.
Da minha parca experiência e considerando a diferença de valores que apresentaste o meu conselho é que escolhas a que gostares mais.
Cumprimentos
 

dahon

Member
Por acaso fui ver a YT jeffsy depois de ter visto as reviews do pessoal aqui do forum mas dentro dos valores monetários que pretendo, infelizmente já não tem quadros XL.

O facto de eu ter duas opções com tamanhos de rodas diferentes é que recentemente fiquei com algum receio de não ter "forma física" para uma roda 29. Experimentei uma 29 HT recentemente e notei aquela inércia inicial e um ligeiro decréscimo de agilidade. Mas isto pode ser uma questão de habito. Basicamente estou com algum receio que a mudança de 26HT da 29FS seja muito radical.
 
Last edited:

JETSTREAK

Member
Pois eu ainda ando de roda 26 e não sinto a necessidade de mudar porque o resto do meu grupo também usa o mesmo tamanho de roda.
Ainda não experimentei nenhuma roda 29 mas do que tenho lido é natural que sintas mais a inércia inicial que será mais notória se for uma 29 de gama baixa
com mais peso. De qualquer forma e ainda mais considerando a tua estatura penso que a 29 não será má aposta até porque perdes nos arranques mas ganhas em balanço
e na facilidade em transpor obstáculos.
Em relação á tua questão de dores no joelhos talvez fosse de experimentares pedais de plataforma para garantires que não está relacionado com os encaixes.
Teres uma boa suspensão dianteira também pode ajudar.
 

Mr.sa

Active Member
Se a descer também sentes, pelo que percebi, pode ou não ter diretamente a ver com o selim, pode ter a ver com a posição dos cleats, ou mesmo algum tipo de fragilidade que tens nos joelhos.

Faz um teste. Senta-te numa mesa, com as pernas a fazer 90º, e vê como se posicionam os pés naturalmente numa posição de pedalada, ou seja, sem forcares para ficarem retos. E depois vê se consegues meter os pés depois de encaixados, na mesma posição.

Se a dor que sentes for só ao pedalar, o método que podes partir é de, medires do centro do eixo pedaleiro ao topo do selim(seguindo o tubo do selim) e veres quanto dá. Deverá ser a tua medida de entre pernas*0.883. A partir dessa medida, depois tentas ajustar, mais ou menos
 

nmt

Active Member
Essa dor no exterior do joelho é, quase de certeza, de má regulação do cleat (experimenta rodá-lo de maneira a que a biqueira aponte menos para dentro). Quanto às bikes, escolhia sem dúvida a 29".
 

dahon

Member
Também estou convicto que o problema está nos cleats o que tenho feito é ir experimentando diferentes posições e orientações. Já consegui reduzir a dor mas mesmo assim passados alguns kms(20-25 kms) ela aparece com menos intensidade mas aparece, para já vou continuar a testar algumas variações. Mas quando comprar a bike nova já estou como o Medroso#78 isto só lá vai com um bike fit.
 

dahon

Member
Bem já estou praticamente decidido em comprar a Canyon. Contudo e para descargo de consciência tendo eu 1,89m o tamanho do quadro indicado para mim será XL, correto?
Tendo em conta que o tamanho do quadro que tenho agora é um 19 e é pequeno.
 

Mr.sa

Active Member
Depende...

Se conseguires fazer o fit da competitivecyclist pelo menos, é mais certo saberes se as medidas do quadro XL ou L é mais apropriado para ti.

À partida é o XL, mas convém ter a certeza, porque basta seres mais longo de tronco, e mais curto de pernas para dar asneira, se for o oposto, então não haverá problema, porque pequenos ajustes, resolvem.
 

solrac163

Member
A radon que mostras-te é melhor que essa canyon a nivel de equipamento! mas é um modelo de 2016 enquanto a canyon é 2017! dái essa diferença de preço...
pela experiência que tive com as suspensões fox, entre essas duas eu preferia a radon. só mesmo pelo facto de ter fox...na minha opinião nota-se bem a diferença!
Como já disse atrás, gosto muito da geometria do quadro da canyon, mas não posso dizer se é melhor ou pior do que a da Radon...mas o que posso dizer é que o quadro da canyon é mt bom nesse aspecto.
E claro, uma é 29 outra 27.5. no teu caso a 29 é a que te vai assentar melhor!
 

dahon

Member


Deixei passar o natal para ver se os preços baixavam mas parece que não tive sorte por isso vou ter de pagar o preço "normal".

Estive a fazer as medições e apareceu esta mensagem:

"Normalmente utilizaria o tamanho L. No entranto, a sua medida de entre-pernas indica-nos que o seu tamanho seria de 83.2cm. Um tamanho XL será para si o mais indicado"

Não sei se estou a perceber bem. O que eles querem dizer é que o tamanho do quadro seria um L mas devido à altura da perna o ideal será o XL, é isso?
 

Alvito

Member
Sim, se fosse só pela altura seria um L, mas como tens perna-longa :p recomendam um XL, cuidado a tirar medidas, é frequente o pessoal colocar a fita no sitio errado.
Tenho a minha Canyon Nerve para venda mas é um M :p
 

dahon

Member
Fiz a encomenda há umas horas. Acabei por encomendar o XL. Como trás um avanço de 70 mm caso necessário posso sempre colocar um avanço mais curto.
Alias segundo tenho lido até pode ser benéfico usar um avanço mais curto pois contraria um pouco o "problema" das 29ers que é a agilidade da direcção.
 

dahon

Member
As bicicletas de enduro normalmente tem avanço de 40mm ou mais curto. Segundo tenho lido a vantagem de um avanço mais curto é tornar a direcção mais ágil.

Para quem estiver á vontade com o inglês tem aqui a explicação.
[video=youtube;DtB2ZOlgSTo]https://www.youtube.com/watch?v=DtB2ZOlgSTo[/video]
 

dahon

Member
A bicicleta já chegou e já fiz alguns kms com ela em trilhos próximos e que conheço bem, isto para me adaptar à brutal diferença.
Primeiras impressões: que sofá, a diferença é abismal. Na maioria das descidas fiquei com a sensação estava a ser muito lento pois não estava a ser agressivo mas o GPS diz o contrario, sem ser minimamente agressivo até porque os travões ainda tem que acamar, os tempos são muito próximos do que fazia com a 26ht. Parece que já estaria próximo do limite da bike anterior mas desta ainda estou bem longe. Outra coisa que me impressionou bastante é a facilidade com que agora consigo pedalar e zonas com o piso muito irregular.

Resumindo, para já estou super satisfeito, acima de tudo porque a bicicleta parece assentar que nem uma luva e por isso de momento não sinto as dores nos joelhos que sentia e recuperam mais rapidamente depois da volta. Para já a única coisa que alterei foi o selim e coloquei um mudguard caseiro, brevemente irei converter as rodas para tubeless.

Fica a foto:
 
Top