Dúvida sobre o curso da suspensão frontal

Milhas_Rev

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Re: Curso máximo para Specialized Hardrock

Titanium Core said:
obrigado malta,vou ver se encontro uma de 110mm no maximo,

Também era uma boa opção a marzocchi mx comp por cerca de 200€ com 105mm de curso
 

rui_soad

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Re: Curso máximo para Specialized Hardrock

eu tenho uma marzocchi dirt jump 4 e tou muito satisfeito com ela. suave e com um rebound muito progressivo....mas lá esta nao é suspensao para all-mountain, apesar de eu fazer.... :mrgreen:


abraços
 

Titanium Core

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Re: Curso máximo para Specialized Hardrock

pois,é exactamente uma suspensao de AM que me serve, pelo menos tendo em conta o tipo de utilizaçao q faço.
tava um bocado à toa com a historia do curso máximo aconselhado pra geometria do meu quadro, porque nem no site da Specialized nem nos manuais fazem referencia a numeros concretos de curso. tambem tenho procurado na net,mas nao encontrei nada especifico.
vou juntar mais uns trocos e andar atento aos classificados. ja fiz upgrade a alguns componentes, guiador,avanço, transmissao,etc...mas em relaçao à suspensao nao quero mm meter a pata na poça!

as vossas dicas tao a ser uteis! obrigado
 

drzodiacus

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Curso máximo de suspensão

Boas pessoal da pedalada. Antes de mais, gostava de dar os parabés ao fórum que me parece muito bom!... Eu apenas o descobri há pouco tempo, numa procura sobre equipamento e, de lá para cá, tornou-se uma referência de consulta.

A minha 1ª intervenção é no sentido de perceber se vou partir a minha velhinha bike... :roll:

Eu tenho uma Giant ATX 850 há uma catrefada de anos (prai desde 1999) que tenho andado a melhorar aos poucos. Achegou a vez da suspensão!...

Para substituir a SR Suntour MG85 que a bicla trazia, consegui comprar no e-bay uma RS Recon 351 U-Turn 85-130, nova, por cerca de 200€. Parece-me que foi um achado, certo? Mas a pergunta não acerca da sua qualidade, porque já li bastante sobre isso aqui - não tendo eu deixado de ficar na dúvidade se era preferével molas ou ar - mas sim a propósito do máximo curso que vou poder usar.

Será que não vou partir o quadro da minha bicietazinha de estimação se puser o curso da suspensão nos 130mm? Alguém me sabe dizer onde posso saber mais acerca deste detalhe (máximo curso recomendado)? ou alguém tem experiência (boa ou má) com esta bike?

Desde já fico muito agradecido pela ajhuda que possam dispensar a este amante e muito (mas muito mesmo) amador desta modalidade.

Abraços a todos

Luís Evangelista
 

Jepas

Super Moderador
Re: máximo curso de suspensão para uma Giant ATX 850

Boas,

parece que compraste uma boa suspensão, quanto ao curso a usar:

a ATX vinha com 80mm de curso de origem, logo o quadro foi feito em torno dessa altura na dianteira. Se usares 100mm também não vem mal ao mundo, actualmente muitos quadros aceitam com facilidade 100mm sem alterar muito a geometria.

Para os 130mm, aí acho que já pode ser excessivo para um quadro de 99 feito a pensar em 80mm. Acho que podes usar esporadicamente, para algumas descidas, passeios mais descontraídos, mas nunca abusar da bike só porque "agora já tem 130 já faz tudo".

Por isso: 80 e 100, tudo bem. 130 só quando for mesmo preciso (dada a geometria e a idade do quadro).

Jepas
 

drzodiacus

New Member
Re: máximo curso de suspensão para uma Giant ATX 850

Muito obrigado Jepas. :)

De facto, eu já desconfiava que levar a suspensão ao curso máximo poderia fazer estragos, tipo rasgar a zona da cabeça do quadro (não sei o nome técnico :oops:). Vou ter cuidado. Não me apetecia nada que o proximo upgrade à bicla fosse um quadro novo :twisted:

Já agora, e um pouco off-topic, qual a tua opinião pessoal acerca das suspensões a molas versus as a ar? do que já consegui perceber da leitura, as primeiras são mais sensíveis e as segundas são mais fáceis de afinar, mas não sei se é só isto...

mais uma vez muito obrigado!
 

Jepas

Super Moderador
Re: máximo curso de suspensão para uma Giant ATX 850

As molas de ar são simples, mais fáceis de ajustar ao peso do ciclista e mais leves. São compostas por um êmbolo de ar que exige vedantes apertados e pressões relativamente altas, daí a sensiblidade não ser a melhor. Podem perder pressão de tempos a tempos. São o mais comum em suspensões de XC.

As molas helicoidais, são mais fiáveis, não têm fugas, são mais sensíveis, mas para serem ajustadas ao peso do ciclista podem ter de ser trocadas. Normalmente as molas têm uma força de compressão linear (relativamente ao curso e força de compressão). Normalmente as molas são feitas de modo a que a relação seja progressiva para não esgotar logo o curso ou não ficarem demasiado firmes. São utilizadas em FR e DH.

Para mim o ideal é ter uma mola helicoidal progressiva mas com a pré-carga feita por ar. Assim tem-se a sensibilidade da mola helicoidal e a leveza e facilidade do ajuste da pré-carga.

Jepas
 

drzodiacus

New Member
Re: máximo curso de suspensão para uma Giant ATX 850

Jepas said:
Para mim o ideal é ter uma mola helicoidal progressiva mas com a pré-carga feita por ar. Assim tem-se a sensibilidade da mola helicoidal e a leveza e facilidade do ajuste da pré-carga.

Jepas

Que, quase que aposto, não há no segmento de média gama, certo? Enfim, agora já está comprada e aposto que é bem melhor do que a anterior que eu tinha!. Muito obrigado, mais uma vez, Jepas pelo apoio prestado. Assim, que estiver montada, dou notícia!.

Luis Evangelista

PS - Já agora, a altareção da mola de regulação da suspensão para o peso desejado é uma tarefa que se consegue fazer em casa, ou tem mesmo de ser um mecânico? é que eu sou um bichinho para mais de 85kg e por isso devo ter de alterar a rigidez... penso eu de que
 

Jepas

Super Moderador
Re: máximo curso de suspensão para uma Giant ATX 850

Para o ajuste da pré-carga tens de pesquisar, há alguns tópicos sobre o ajuste (SAG). No que toca a trocar a mola, é melhor ser feito na loja mesmo para efeitos de garantia. Verifica primeiro se o Sag está certo, podes não precisar de trocar a mola.

Jepas
 

j.oliveira

New Member
Re: máximo curso de suspensão para uma Giant ATX 850

penso que 130 é de mais para as "voltinhas" normais.... 80 ou 100 é o melhor
 

darkphoenix

New Member
Curso maximo para bicicletas

boas

eu tenhu uma specialized hardrock 2007 e estava a pensar por uma suspensao de 140mm, mas como a original tinha 100mm, tenhu medo de partir o quadro.
alguem m pode dar uma ajuda?
 

ignite

Member
suspensao e VAG PITON

olá,
tenho um quadro VAG PITON (18') e uma suspensão de 80mm-curso.

gosto da bike como ela está, mas surgiu um negocio de uma suspensão que gosto mais, mas de 100mm.

gostaria de saber se alguém tem um quadro igual ao meu e se uma suspensão com um curso destes é aconselhável, tanto na geometria com que a bike fica, tanto pela resistência do quadro.

cumprimentos
 

ignite

Member
olá!
usei a inteligência!
quanto ao quadro, máximos entre 100 e 120mm, embora 120mm ja seja abusar do material

quanto à geometria, nao me lembrava que tenho umas anilhas por baixo do avanço, penso que se baixar o material consigo compensar a altura a mais que a suspensão vai dar.
 
F

Filipe Moniz

Guest
Boas pessoal, tenho uma ktm Knoxville de 2008, já com muitos upgrades, só para saberem já está toda equipada com xt 2008, agora o proximo passo será uma nova suspensão visto que a que equipa a bike é uma suntour 100mm, gostava que me indicassem qual o curso maximo que podera ter a munha nova suspensão sem por em risco o quadro.
Fico a aguardar por resportas, até lá boas pedaladas.
 

ignite

Member
eu PALPITAVA para um limite máximo de 120mm!
podes sempre enviar mail para a marca a perguntar, sao de longe mais crediveis qeu eu eheh
 

Rui Perira

New Member
Boas pessoal dos pedais.
Eu tenho uma amiguinha Astro Viper e também andava a pensar nesse assunto do curso máximo que pode levar sem partir a testa do quadro...
A suspa que tenho agora é uma rst gila de 100mm...
O máximo que poderei colocar é 120?
O uso que dou à bina é um bocado abusado xD
Obrigado e boas pedaladas
 
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