Dúvida para Restauro/Reconstrução de bike

IceWolF

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Boas pessoal....

Inicei este mês a prática de BTT para abater uns quilos (tenho uns 30kg para abater), deixei o desporto e ginásio a cerca de 8 anos, dá para imaginar o desfeixo, o que agora o inicio é um pouco doloroso mas quem corre por gosto não cansa, vou seguir com a pratica de BTT....

Tenho uma bike emprestada, que para já serve para o inicio... Tenho uma em casa muito danificada (uma queda que tive a cerca de 10 anos), era uma bike muito boa para a epoca, gosto dela, mas é completamente rigida, agora começam algumas dúvida.


Dela só queria aproveitar o quadro, manda-lo pintar e tal, e queria personalizar a 100%.

É possivel adaptar um garfo com suspensão XPTO em qualquer quadro? tenho limitações na escolha de cassetes?

É que andar nelas eu sei, fazer as coisas por mim é novo, mas pretendia fazer.... daqui a pouco vou trocar a corrente da que me emprestaram, que está toda empenada, andaram a brincar com ela sem saberem, a corrente tem alguns elos meio torcidos, isto numa bike com menos de 50 km's....
 

SeteGu

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Creio que não... não deve dar para meter uma suspensão qualquer XPTO... a testa deve ser mais estreita dando apenas suspensões mais antigas. Mas não tenho a certeza... só mesmo experimentando... tive um quadro antigo em que também pensei que não dava e acabou por dar mas também já lá tinha uma suspensão antes.

Quando à cassete depende do tipo de roda que tiver. Ou leva cassete ou roda livre (que é a mesma coisa mas o mecanismo de "fixação" à roda é diferente).
 

IceWolF

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Não tenho aqui fotos, ela esta em casa dos meus pais....

Pelo que andei a ver, o ideal será aproveitar o quadro e garfo da mesma e transforma-la em bike de estrada....

Material bom nele, sei que tenho corrente (Shimano), cassete de 7 vel (Shimano), selectores de mudanças (Shimano tipo as XTR), pneu traseiro Michelin para terra r26. Foi tudo material novo, colocado no dia anterior ao malho que dei.... depois do malho fiquei com:

Aros estragados, o da frente partido, o de trás empenado.
Volante dobrado (a bem dizer partido)
Pedaleira pronta para o lixo....

Se for para prepara-la para estrada, é só comprar aros, pneus, volante novo, pedaleira nova.....

O único senão dela, é que não é de alumínio, é um pouco mais pesada, mas não muito mais do que a que ando agora, visto que esta que ando agora é toda em alumínio com suspensão frontal e a diferença de peso entre elas é pouca, peguei em ambas a peso a dias para comparar. E preparação de estrada nesta altura do campeonato, não era mal pensado, ainda não recuperei nem metade da resistência que tinha, já perdi a conta a subidas neste mês que tive de descer e subir um pouco a pé...... subidas que fazia a brincar quando andava diariamente....
 

SeteGu

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Quanto estás disposto a gastar?

É que por 250€ já tens uma bicicleta de estrada com guiador reto certamente bem mais leve e bastante melhor.
Se fores gastar perto disso acho que te compensa mais comprar uma nova.

-2 rodas (pelo menos 50€)
-2 Pneus (pelo menos + uns 20€)
-Pedaleira (pelo menos + uns 25€)
-Guiador (pelo menos + uns 10€)

Só aqui tens 100€ (no mínimo) + mão de obra se for o caso. Fora outras pequenas coisas que aparecem sempre... e estou a atirar com valores um pouco por baixo...

Faz primeiro as contas e vê depois o que mais te compensa. ;)
Com um quadro de aço para BTT grande bicicleta de estrada nunca vai ficar. Eu já fiz exatamente o mesmo e acabei por vender a bicicleta ás peças só que inicialmente não tinha gasto quase nada.
 
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IceWolF

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Tenho que pensar bem...

Para já estou meio remediado com uma emprestada por tempo indeterminado... não é muita boa, tem uma suspensão fraca (RST Omni 181c), troquei-lhe a corrente esta tarde, afinei os desviadores, embora amanha vá dar um giro de manha e vou levar ferramenta comigo para dar alguns pequenos ajustes aos desviadores se for necessário, porque hoje no pequeno teste pareceu-me razoável, embora as vezes a mudar o frontal, a corrente dá um pequeno salto....


A outra ainda vou pensar melhor no que fazer.... ver preços, etc.... é que agora estou-me a habituar a ter suspensão a frente, e voltar para o monte com uma bike completamente rígida, vai doer um bocado, e a coluna já não é a mesma que era a 10 anos atrás... :p
 

Joseelias

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@ IceWolF

Para recuperares as bicicleta que tens vai depender de duas coisas, a qualidade do quadro tem que o justificar, e o dinheiro que estás disposto a dar pela recuperação. Para além disso tens que ter a certeza se o quadro não ficou também danificado.

A menos que aches que possas montar aí uma bicicleta clássica de grande qualidade (com 10 anos ainda não é clássica) que para além da prática de desporto te dê gozo apenas pelo facto de a teres se calhar ficas melhor servido com uma nova mesmo que comprada em segunda mão, já que o dinheiro que gastarás a recuperar essa não deve de ficar muito longe de outras à venda.

Se a bicicleta tem 10 anos poderás montar aí suspensões modernas desde que não requeiram um quadro de testa cónica e o curso da suspensão não fuja muito ao que era normal na época dessa bicicleta. Desde pelo menos 1996 que as bicicletas de qualidade vinham com direcções 1 1/8 e esse continua a ser a medida padrão (excepto para as cónicas). O curso normal nessa época andará na casa dos 80/100mm? Se assim for podes eventualmente montar uma com 100/120mm. Mas apenas sabendo a marca e modelo do quadro se pode determinar.

Mas sem saber que bicicleta é, se é de 2004 em aço e com 7 velocidades penso que não será um topo de gama pois nessa altura apenas os topo de gama de algumas marcas é que ainda seriam feitas desse material, e como tal poderás ficar melhor servido com uma bicicleta comprada em segunda mão (se não tiveres muito dinheiro para gastar) ou uma nova que já terá pelo menos 9 velocidades e componentes mais modernos, como travões de disco.

De qualquer forma espero que regresses ao desporto pois vai-te fazer muito bem... desde que evites as quedas "artísticas" como a que deste no passado, claro... ;)
 

IceWolF

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A bike tem bem mais de 10 anos.... a queda que tive é que foi a 10 anos +-....

Foi a bike da minha adolescência, visto que estou a chegar aos 30.... ela deverá estar a caminho dos 20 anos de idade, quando a tive nem chegava com os pés ao chão...

Quanto as quedas, espero bem que não venha a ter outra.... tive uma sorte dos diabos de sair quase ileso da queda, tudo danos superficiais, foi uma down hill do caraças....

As usadas também não é mal pensado, ou então comprar um quadro superior e montar a gosto...
 

Joseelias

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@ IceWolF

Bom se é de aço com quase 20 anos até pode ser um bom quadro dependendo da marca e do modelo e justificar quereres mantê-lo. A minha bicicleta tem um quadro com 18 anos e continua perfeitamente utilizável. Não lhe posso colocar alguns componente modernos como travões de disco ou suspensões cónicas e com cursos muito longos, mas também não quero competir, por isso... É algo que terás que avaliar com base na qualidade do quadro, na estima que tenhas por ele e no valor que pretendes gastar.

De qualquer forma, se tens pouco dinheiro podes sempre optar pela Decathlon ou a Sport Zone onde encontras bicicletas excelentemente equipadas por preços acessíveis. Mas tens que ter em consideração a questão do tamanho da roda uma vez que as rodas 26 estão a ser de momento descontinuadas por quase todas as grandes marcas e se está a apostar nas 27,5 e nas 29.

Se comprares um quadro a gosto e montares às peças vai sair muito mais caro. Mas ficas com uma bicicleta dentro daquilo que pretendes.
 

IceWolF

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Essa da mudança para 29 é que me ando a moer o juizo também....

Será que vale assim tanto a mudança para 29.... o conforto devera ser superior.....


Sim já vi várias do decathlon e da sportzone... mas o que me agrada está fora de orçamento.... para já vou-me remediar com o que me emprestaram, depois pensarei melhor no que fazer.... também estive a ver algumas usados no OLX que me agradaram, com preços entre os €200 e os €300, e de certo bem superiores as novas nesse range de preços do decathlon e sportzone....


Para já ando com uma DS, nem sei o que aquilo é, parece-me marca branca, com peças de qualidade razoavel, não para competição, mas para passeio....
 

Joseelias

Well-Known Member
Penso que a DS é uma marca portuguesa sendo que o mais provável é os quadros serem importados de Taiwan. Mas isso não tem problema algum pois é lá que as principais marcas do mundo os constroem. Depois devem de ser cá montados com os componentes que a marca pretende.

Quanto à roda 29 vs 26 isso é um debate aceso. Tirando o facto de a roda 26 estar a ser substituída pela 27,5 ou 650b conforme se queira chamar-lhe, acho que as diferenças entre os dois tamanhos de roda é tão grande que ambas acabam por ter as suas vantagens e desvantagens em relação à outra. O problema mesmo é a descontinuação da roda 26 apesar de continuar a haver material para elas por muitos e muitos anos ou não fosse o tamanho de roda mais divulgado. No meu caso pessoal, e de muitos outros, não tenho planos para abandonar a roda 26 mesmo que a 29 até apresentasse em teoria vantagens, mas isso é uma opção pessoal.

Ao comprares usado tens que ter em atenção o estado da bicicleta, como por exemplo se o quadro não apresenta fissuras, a suspensão a funcionar devidamente, ou a transmissão não estar demasiado gasta, o que implicaria logo uma despesa adicional e não planeada.
 

IceWolF

New Member
Por acaso vi umas Astro porreirinhas aqui perto de minha casa.... para o Ano 2015 penso melhor nisso...

A Berg sei que tem umas de entrada de gama (~€300), com roda 29"... ainda irei pensar nessas também... depois de abatar alguns kg's, começo a pensar numa bike melhor antes de começar a inscrever-me nos passeios/raids....
 

Joseelias

Well-Known Member
Na altura em que pensares comprar coloca aí um post. Haverá gente capaz de te ajudar e aconselhar sobre as opções que tens em vista caso tenhas dúvidas.
 
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