Dúvida Júridica.

joao292

New Member
Dúvida Jurídica: Suponhamos que um componente da bicicleta falha, sem estar em esforço (em ritmo de passeio – alcatrão…), provoca um acidente (queda) em que outros componentes são danificados, quadro riscado e rider esfolado. A Garantia pode ou não ser actividade? A Bicicleta (2 meses, preço de mais de 2500 aérios) tem de ser substituída ou não por uma nova? A conta do hospital tem de ser paga ou não pela garantia?
Segundo a minha interpretação da lei de defesa do consumidor a garantia tinha de ser activada, bicicleta trocada e contas do hospital pagos. Qual é a vossa opinião.
Boas pedaladas. – Fiquem bem.
 

OBiklas

New Member
para já tenta explicar melhor como foi a queda, qual o motivo da queda(que componente é que falhou).. antes disso lê bem as clausulas da garantia da bike :pesquisa: para ver o que esta cobre porque nem todas as garantias são iguais :nana: . já agora qual a marca da bike.
 

P.M.

Member
Diz o meu básico senso comum, que a garantia apenas cobre os defeitos de fabrico no material que falha (sim, o mau uso não conta). Outro material danificado ou dano fisico decorrentes da queda não são cobertos pela garantia.
Quanto muito podes interpor uma acção judicial contra a marca do material que falhou, e apresentar as facturas dos custos...
Obviamente não preciso de referir o optimo desempenho da nossa justiça e os custos inerentes...

P.M.
 

Xure

New Member
Não sei se vou dizer alguma barbaridade, mas parece-me que no caso que descreves só resultará se morares nos EUA, em que como todos sabemos há pessoal a ganhar casos em tribunal pelo simples facto de se ter queimado ao beber um café, de ter escorregado pk o chão de determinado sitio estava molhado e se partiu um perna ou melhor ainda, (este é de ficar :shock:) alguem que já ganhou um caso pk ao fumar contraiu um cancro e processou a tabaqueira. Este ultimo caso revela um exagero de zelo que na minha modesta opinião ultrapassa o significado de justiça, pois está bem expresso neste tipo de produtos os seus maleficios.
Mas voltando ao topico e desculpem o desvio do assunto, parece-me que a garantia apenas se vai responsabilizar pela falha do seu produto. Quanto aos restantes componentes da bike não sei.
No que respeita ao biker, um seguro de acidentes pessoais pode prevenir eventuais surpresas.

Abraços

Xure
 

joao292

New Member
Bem o acidente foi extremamente estranho, como já disse vinha em ritmo de passeio em hora de ponta em lisboa, vinha de monsanto, atrás de um carro e outro vinha atrás de mim, vinha a cerca de 15 km/h
desviador da frente no meio e o de trás também e ouço um barulho na bicicleta, a roda de trás envrava e sou projectado para a frente. A minha sorte foi o carro que vinha atrás aperceber-se e travar senão apanhava com ele em cima. Quando me levantei e agarrei na bike (fui para a berma) e tinha o desvador de trás dentro da jante e a corrente enfiada entre a cassete e a roda, quadro todo riscado manetes de travão idem, a minha preciosa estava completamente riscada e eu também, com alcatrão agarrado à pele. Segundo este relato o que vos parece mau uso? ou um problema ou na corrente ou no desviador? Se é um componente que te provoca o acidente não seria justo e honesto a reparação total da bicicleta.
 

P.M.

Member
Uma queda (independentemente do tipo ou situação) é sempre mau uso ou uso anormal... Infelizmente é sempre assim e em qualquer coisa q compres.

Percebo a tua mágoa (e quedas dessas não são assim tão invulgares).
Podes sempre fazer uma reclamação e pedido indemnização à marca do desviador. Duvido que tenhas sorte e ai pode fazer uma acção judicial... À qual não me parece que compense...

P.M.
 

Xpectro

New Member
Boas companheiros,

Ora aqui está um assunto que poderá dar muito que falar.
Há dias em plena voltinha pelo mato ia um colega meu com a sua bicla nova a estrear quando repentinamente parou e ficou a olhar pa bicla. Quando lhe perguntei o que se passava apenas me disse que a roda estava presa, ao deslocar-me para ele para tentar perceber a razão tudo ficou normal, ou seja, o que quer que estivesse a prender a roda soltou-se. Lá continuamos a nossa voltinha ja com o pessoal á nossa espera, quando passados uns quilometros estamos a passar numa estrada em alcatrão e toda a gente aproveitou uma descida para acelerar. Já na parte final da descida ao aproximar de um cruzamento e já em zona de travagem ouço uma travagem a fundo seguida do barulho de uma queda. Qual o meu espanto ao verificar que num local sem qualquer obstáculo o colega que referi antes sofreu uma queda bastante aparatosa, felizmente sem consequencias graves, apenas uns arranhões nos braços e costas e o selim rasgado.
Quando questionado sobre a razão da queda, apenas diz que travou olhou para trás e a bicicleta bloqueou projectando o contra o muro. Quando acorremos eu seu auxilio logo após a queda verificamos que a corrente estava do lado de fora da pedaleira e toda enroscada no eixo, o que poderá ter sido a causa da queda.

Agora já estou como o João292 e se houvesse consequencias maiores na queda???
Acham que se conseguiria provar que a corrente tinha saído da pedaleira para o lado exterior e que se tinha enrolado no eixo??? :-K
E ainda que hipoteticamente se conseguisse provar isso, não havendo dano na bicla acham que conseguiriam alguma responsabilização da marca/garantia por danos causados???

Opinem...
 

jnio

New Member
Na minha opinião, estamos em Portugal malta, temos de ser realistas, não vale o esforço. Nunca mais podes tocar na Bike, arranjar 1000 testemunhas, perder anos de burucracias, ter um bom advogado e mesmo assim aceitares a frustração de no fim ficar tudo na mesma.
Umas leis anulam as outras e é sempre dificil provar o que quer que seja nesse campo de uso ou mau uso, de defeito ou não defeito de materiais.
Há que lamentar o sucedido, por a via mais sensata, na loja da compra comunicar o sucedido e se houver boas relações com a casa mãe tentar chegar a fala e saber o que é possivel fazer para minorizar a situação.

é uma opinião...
Boas pedaladas com mais alguma sorte que também é preciso!!!
 

calhau

New Member
Supondo que se parte um eixo, ou um parafuso do selim ou um do avanço, é muito mau, talvez a garantia cubra a pesa que se partiu e o resto? :shock:

Certos componentes têm importância extrema na nossa segurança, e nós confiamos neles, por exemplo compramos um equipamento de segurança, seja ele qual for, e ele falha e nos ficamos “falhados” se esse equipamento ñ estava em condições a empresa que nos forneceu o equipamento tem serias responsabilidades.

Mas o que fazer vivemos em Portugal, o melhor é nem pensar.

Uma após uma pessoa que eu conheço ter ameaçado outra pessoa que a metia em tribunal, teve a seguinte resposta.:

Meta-me se quiser. Você vive no mesmo país que eu, Portugal. Por isso será uma perda de tempo.
 
Eu como perfeito leigo de mecanica a mim cheira-me a "chupão"da corrente... a mim já me aconteceu, o desviador de tras também ficou todo torto para dentro mas não chegou a entrar na roda...

Agora... o que pode causar um "chupão" da corrente?? eu para além de potenciais defeitos, pode ser varias coisas: falta de lubrificação, desviador traseiro desafinado (???), carreto traseiro gasto (se a bicicleta é nova não me parece)...

Os entendidos da materia que se pronunciem....
 

air

New Member
Se a bike custou 2500 euros acho que quem vendeu a bike tem todo o interesse em arranjar pelo menos a bike (já não falo nas despesas médicas). É que quem compra assim uma bike é um bom cliente, nada de se meter fora. Se fosse comigo e o dono da loja fugisse à responsabilidade no minimo não comprava lá mais nada.
 

Joao Narciso

New Member
Boas,

Eu no teu caso se a loja nao tomasse atitude, contactava o importador da bicicleta.

Da mesma forma negativa a resposta, contactava directamente a marca com uma queixa sobre os dois.

Ou resolviam o assunto (a marca), ou tribunal europeu com a Marca.
Noutro assunto de um colega meu com outro tipo de material, resolveu a situação.
Confrontados com possivel tribunal e publicidade negativa, a casa mãe mandou resolver a situação ao importador.

Mas não era bicicletas ( televisor de 5000 € ).

Boas pedaladas
 

nelson.f.santos

New Member
Boas,

Esta última opinião vem exactamente de encontro aquilo que penso!
Quanto mais nos calamos, mais enterrados ficamos... É sempre assim...

O problema da "impunidade" que impera neste nosso belo país, é que parece que estamos sempre a remar contra a maré. No entanto a experiência diz que reclamar tem por vezes resultados positivos... Ainda há pouco tempo me pagaram os estragos no automóvel, provocados por um buraco na estrada.

Aqui, o que poderá ajudar a resolver o caso será uma boa aproximação à loja, e de seguida, ao importador se tal for necessário... Se ainda assim não resolver, sobe-se para a marca... Ninguém quer ver os seus produtos com má reputação, e por vezes consegue minimizar-se o prejuízo!

A minha sugestão é: agitar as águas, mas sem fazer muitos "salpicos"...

Boa sorte! (que faz falta nestes casos!)

Boas pedaladas!
Nelson Santos
 

nautilus

New Member
joao292 said:
Bem o acidente foi extremamente estranho, como já disse vinha em ritmo de passeio em hora de ponta em lisboa, vinha de monsanto, atrás de um carro e outro vinha atrás de mim, vinha a cerca de 15 km/h
desviador da frente no meio e o de trás também e ouço um barulho na bicicleta, a roda de trás envrava e sou projectado para a frente. A minha sorte foi o carro que vinha atrás aperceber-se e travar senão apanhava com ele em cima. Quando me levantei e agarrei na bike (fui para a berma) e tinha o desvador de trás dentro da jante e a corrente enfiada entre a cassete e a roda, quadro todo riscado manetes de travão idem, a minha preciosa estava completamente riscada e eu também, com alcatrão agarrado à pele. Segundo este relato o que vos parece mau uso? ou um problema ou na corrente ou no desviador? Se é um componente que te provoca o acidente não seria justo e honesto a reparação total da bicicleta.

Pelo o que estas a explicar , parece que ai havia uma afinação má concebida, que levou o desviador a ir para dentro dos raios, isso é um caso muito difícil em Portugal.
Mas tenta reclamar onde compraste pode ser que a loja ou o vendedor ou mecânico verifique que tenha sido culpa deles , se não é um caso perdido vais ter que ficar com as marcas na maquina.
:aiui: :aiui: :aiui:
 

tobias

Member
Boas

A minha opinião, e conhecendo o sistema judicial português, penso que o melhor será tentares, junto da loja que te vendeu a bike,e estes junto do importador, a resolução do problema, ou parte dele.
Faz-lhe uma exposição pormenorizado do sucedido, porque no fundo eles, também estão interessados em preservar o bom nome da marca.

Boa sorte, para a tua luta, porque é necessário que façamos valer cada vez mais os nossos direitos, como consumidores.

BOAS PEDALADAS
 
Ó Calhau esse teu amigo não mandou com bike nos c...., desse vendedor??
E depois ele que fosse para tribunal!!!.

Falando sério, O mau funcionamento de um determinado equipamento devido a defeitos de fabrico e os danos dai resultantes são da responsabilidade dos vendedores, em primeira instância e dos fabricantes em segunda. Pelo que não deverão processar os fabricantes mas sim quem vos vendeu o equipamento, porque o fabricante normalmente não é Português o que dificulta as coisas ao reclamante. À posteriori, será o vendedor se for agente autorizado a exigir ao fabricante que assuma as suas responsabilidades ou será o tribunal a definir o responsável.

Só de pensar que ontem desci o Montejunto sempre a abrir, se o meu desviador me fizesse uma destas agora não estava aqui de certeza. Já se fosse na subida não havia qualquer problema tal era a lentidão.

Saude

JL
 

calhau

New Member
José Luis Vidais said:
Ó Calhau esse teu amigo não mandou com bike nos c...., desse vendedor??
E depois ele que fosse para tribunal!!!.

JL

Esse caso que citei não tem haver com bicicletas, mas adequa-se ao tema discutido e ao que se passa todos os dias.
 
Top