Dúvida cepo roda traseira

camponubla

Well-Known Member
Boas,

No outro dia quando limpava a k7 da roda reparei que o cepo tinha um pouco de folga. O caso é que o rolamento exterior do cepo estava desfeito (conseguia deslocar a pista interior com o dedo). Levei o cepo à loja para trocarem os dois rolamentos.

A pergunta é: agora para montar o cepo no cubo, na parte onde está o mecanismo de "pestanas com molas" é para por massa consistente ou óleo? Já vi nalgum lado que ponham óleo de densidade elevada e outros a por massa.....Para mim faz mais sentido por óleo, mas.....estou com dúvidas :)



 
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Hardskin

Well-Known Member
Embora alguns cepos só possam levar óleo, normalmente mineral e de baixa densidade, eu diria que este possa ser lubrificado com massa sem correr o risco de as "pestanas" ficarem coladas. Mas pelo sim pelo não...
 

camponubla

Well-Known Member
Eu, quando fiz a manutenção ao cepo pus massa. Não sei se era o mais correcto mas foi o que fiz.

Estas certo, vi um vídeo no youtube onde ponha óleo num ceppo Mavic. Mas deopois vi outros tantos vídeos com outros cepos onde ponham massa.

Entre outros foi este dum cepo Hope, que é "construtivamente" igual ao Prototype; https://www.youtube. com/watch?v=xi8UWtsZTwU

Nesse vídeo no minuto 1:09 mostra o cepo com umas marcas nas estrias provocadas pela k7. O meu cepo tem estas marcas também, mas as marcas no meu caso estão ao longo de todo o comprimento da estria. Imagino que um cepo de alumínio com um k7 em aço não é muito boa combinação :)

As rodas foram compradas em Agosto passado e deverão ter no máximo 1000 km. É certo que além de desmontar a k7 3 ou 4 vezes para limpar, neste tempo todo nunca desmontei o cepo para limpar lubrificar. Mas mesmo assim, não vos parece que são poucos km para ter esta avaria (rolamento desfeito)?
 

pamoreira

Member
1000 kms parece-me de facto pouco para ter um rolamento desfeito... Mas a durabilidade depende de muitos factores (qualidade, condições em que andaram, etc)

Quais são os intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante das rodas? Pode até ter sido um caso esporádico, mas se calhar é melhor inspeccionar e fazer manutenção ao cepo mais regularmente.
 

camponubla

Well-Known Member
1000 kms parece-me de facto pouco para ter um rolamento desfeito... Mas a durabilidade depende de muitos factores (qualidade, condições em que andaram, etc)

Quais são os intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante das rodas? Pode até ter sido um caso esporádico, mas se calhar é melhor inspeccionar e fazer manutenção ao cepo mais regularmente.

Sim, agora pelo sim pelo não, quando tire a k7 para limpar também tirarei o cepo para verificar folgas, limpar e lubrificar.

Em relação ao fabricante, tenho que falar na loja como é, por que não acho normal isto (nem me quis chatear intentando activar a garantia), mas no mínimo que me digam o seu parecer.
 

SeteGu

Active Member
O cepo das minhas já dura há 7.000 kms sem qualquer manutenção... são umas Giant PXC-2 e os cubos supostamente são Formula de rolamentos selados.
 

edununo

Well-Known Member
O cepo XD das minhas Mavic levou recentemente 2 rolamentos novos. Um deles tinha bastante folga mas o outro estava ok. De qualquer das formas troquei os 2. Passaram dos 7000 kms.
 
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