Dúvida - Apertos dos nipples dos raios

drawzerRB

New Member
Bom dia pessoal. Tenho sentido uns estalidos na minha roda de tras, tendo julgado que era do cepo. Verifiquei e o mesmo esta bom, por isso, e como mais vale prevenir que remediar, analisei os nipples dos raios.

Alguns estao um pouco soltos, outros mais apertados.

A minha duvida prende-se de como fazer o aperto. Faço-o ate prender ou ha segredo?

Cumprimentos
 

drawzerRB

New Member
Leva isso a uma oficina, não creio que estejas preparado para fazer esse trabalho.

Abraços

Infelizmente e visto ser estudante nao tenho capacidade financeira para meter a bike em oficinas. Da ultima vez enfiaram me um barrete de 37.50€ para mudar um pedaleiro. Todas as mudanças de material, afinaçoes e manutençao sou eu que tenho feito. Gente com pouco dinheiro é assim mesmo :S
 

klaser

Well-Known Member
DrawzerRB,és o mesmo da WRD ? Tudo bem ?
Olha,eu sou tb daqueles que nem sempre tem disponibilidade pra gastar muito dinheiro,então pegas numa chave de raios,mete a bike ao contrário...
Depois,os raios que tiverem mesmo desapertados,podes dar uma pequena tensão,sem exageros...Olhando a bike de cima,com ela ao contrário,os raios apertam girando os niples no sentido anti-horário,como se tivesse a desapertar uma porca normal....
Depois tem a questão de centrar o aro,pode ser que já esteja meio empenado,pode ser que empene com o aperto que lhe vais dar....Aí é uma questão de "gosto" e paciência,eu coloco duas peças de metal amarradas às escoras do quadro,devidamente centradas e a apontar pro aro....aí é ver se ele está em determinados sítios empenado,e pra qual lado...dependendo do lado tens de dar ou tirar tensão aos raios próximos.....O ideal é claro é fazer isso numa máquina própria fora da bike,mas dá pra desenrrascar bem assim deste jeito,é bem melhor que não fazer nada e ir com os raios todos frouxos pro monte.....
 

JDP

New Member
Não penso que a razão certa será invocar o estatuto de estudante.
O conselho oferecido pelo Peixinhos é a resposta certa.
Certos serviços apenas deverão ser efectuados por gente competente. Não só por uma questão técnica, mas também por uma questão de segurança e fiabilidade, e este é o caso.
Todos os raios tem uma tensão. Só com o equipamento certo (que aliás nem toda a oficina tem) se deverá efectuar o serviço e não a olho ou a toque, a portuga, que tenta sempre desenrascar, mas que às vezes lhe sai mais caro, sob pena de rachares o próprio aro.
 

klaser

Well-Known Member
Grande treta,não tem nada de "portuga" aqui,ou pensa que as pessoas em casa,se se dedicarem e quiserem,não podem efectuar na sua bike,muitas vezes com muito mais perfeição e gosto por tratar daquilo que é seu,uma manutenção melhor que um mecânico que se pensa em €€€ na frente dele ? Já vi serviços feitos em oficinas que dão até dó....
Qualquer um pode fazer a sua manutenção em casa,desde que tenha ferramentas e vontade de aprender,aliás imensa gente faz isso aqui no fórum
 

Giantfreerider

New Member
Concordo com o user klaser.
Também eu sou estudante, e por muitas vezes, tanto a nivel mecânico como informático, resolvi ser eu a tratar dos problemas que ia tendo. (pois até ficava a bater mal quando pedia orçamentos para arranjar a bike ou o pc)
Enraiar uma roda é das coisas mais dificeis que se pode fazer numa bicicleta, mas com um pouco de pesquisa, as ferramentas certas e paciência, consegue-se fazer tudo!;)
Por isso aconselho o user drawzer a comprar a chave para enraiar as rodas, pesquisar na net como se faz e deitar mãos à obra.
Eu aprendi a fazer a manutenção na minha bike através de livros de manutenção...e até agora nunca me dei mal!;)
Força nisso!
Cumos
 

drawzerRB

New Member
DrawzerRB,és o mesmo da WRD ? Tudo bem ?
Olha,eu sou tb daqueles que nem sempre tem disponibilidade pra gastar muito dinheiro,então pegas numa chave de raios,mete a bike ao contrário...
Depois,os raios que tiverem mesmo desapertados,podes dar uma pequena tensão,sem exageros...Olhando a bike de cima,com ela ao contrário,os raios apertam girando os niples no sentido anti-horário,como se tivesse a desapertar uma porca normal....
Depois tem a questão de centrar o aro,pode ser que já esteja meio empenado,pode ser que empene com o aperto que lhe vais dar....Aí é uma questão de "gosto" e paciência,eu coloco duas peças de metal amarradas às escoras do quadro,devidamente centradas e a apontar pro aro....aí é ver se ele está em determinados sítios empenado,e pra qual lado...dependendo do lado tens de dar ou tirar tensão aos raios próximos.....O ideal é claro é fazer isso numa máquina própria fora da bike,mas dá pra desenrrascar bem assim deste jeito,é bem melhor que não fazer nada e ir com os raios todos frouxos pro monte.....

Olá klaser! Sou eu mesmo e obrigado pelo conselho :D

Grande treta,não tem nada de "portuga" aqui,ou pensa que as pessoas em casa,se se dedicarem e quiserem,não podem efectuar na sua bike,muitas vezes com muito mais perfeição e gosto por tratar daquilo que é seu,uma manutenção melhor que um mecânico que se pensa em €€€ na frente dele ? Já vi serviços feitos em oficinas que dão até dó....
Qualquer um pode fazer a sua manutenção em casa,desde que tenha ferramentas e vontade de aprender,aliás imensa gente faz isso aqui no fórum

Mandei montar uma Truvativ Stylo numa loja bem conhecida e concessionaria da Specialized, ligaram-me a dizer que nao a podiam montar porque o rolamento nao era da mesma. Tinha mostrado a pedaleira a um amigo meu que teve uma na sua bike e garantiu me que o material estava certo. Fomos la com o manual, disseram que o manual estava errado, disseram que se montassem nao se responsabilizavam e ate hoje, 0 problemas. Assim se ve o profissionalismo de algumas lojas... Paguei 37.50 euros por um atendimento de m###a...

Concordo com o user klaser.
Também eu sou estudante, e por muitas vezes, tanto a nivel mecânico como informático, resolvi ser eu a tratar dos problemas que ia tendo. (pois até ficava a bater mal quando pedia orçamentos para arranjar a bike ou o pc)
Enraiar uma roda é das coisas mais dificeis que se pode fazer numa bicicleta, mas com um pouco de pesquisa, as ferramentas certas e paciência, consegue-se fazer tudo!;)
Por isso aconselho o user drawzer a comprar a chave para enraiar as rodas, pesquisar na net como se faz e deitar mãos à obra.
Eu aprendi a fazer a manutenção na minha bike através de livros de manutenção...e até agora nunca me dei mal!;)
Força nisso!
Cumos

Obrigado pelo encorajamento! Assim aprendemos. Lembro me que encomendei um desviador frontal errado, bottom pull e o meu quadro so permite top pull. Como resolvi? Peguei numa serra de metal, abri um rasgo atras da peça onde se enrosca o cabo, passei-o por tras, por esse rasgo e apertei em cima novamente. Funciona perfeitamente. Há que arriscar e aprender!
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro drawzerRB

Não te vou dizer que é fácil (para um principiante) desempenar/centrar perfeitamente uma roda, mas posso dizer-te que já enraiei duas.

Não tive acesso a mais do que uma chave de raios e à própria bike como suporte.

Existe aqui no Fórum um tópico que te ensina a enraiar e posteriomente desempenar/centrar uma roda.

Mas, se quiseres uma sugestão de um gajo que não gasta um tostão em "mão de obra" na bike, é o seguinte:

- com uma chave de raios tentas emcontrar uma tensão +/- semelhante em todos os raios.
- quando tiveres todos os raios com uma tensão semelhante, afinas o "provavel" empenho que vai ocorrer.

Não te esqueças de um pormenor importante, muitas vezes, apenas 1/4 de volta na chave de raios é o suficiente para rectificar um empeno.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 
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