Curso traseiro: 80 para 125mm sente-se muita diferença?

andrextr

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Boas pessoal.

Gostaria que as pessoas que já experimentaram uma bike de 80mm de curso traseiro e outra de 125mm se realmente se nota diferenças significativas no andamento, e na segurança nas descidas, ou se a diferença é pouco significativa.

Digo isto porque estou a ponderar substituir o meu actual quadro de 80mm para um de 125mm, uma vez que o meu andamento pede mais curso, e gostaria de saber se vale a pena o investimento, ou se é preferível estar quieto. A suspensão da frente faz 130mm e é para manter.

Caso a diferença seja pouca, acham preferível mandar vir antes um quadro que faça 150mm mantendo os 130 à frente (e acartando mais meio quilo) ?


Expliquem-me as vossas sensações de quem já experimentou bikes de diferentes cursos traseiros, quer a subir, quer principalmente a descer.

Obrigado pelo vosso tempo. :wink:
 

Amukinado

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É pá, vais sempre notar alguma diferença... Mas é mais a questão de uma geometria mais relaxada aliada a mais curso que te vão fazer descer mais depressa sem dares por ela. A bike vai ficar mais pastelona a subir se o amortecedor não for bastante eficaz. Mas não é desculpa nenhuma para começares a empenar... :lol:

Quanto aos 150 mm... Só te metas nisso se tiveres mesmo a certeza que é disso que precisas. Se é para passeios com a malta e curtir umas descidas, 125 mm chegam perfeitamente. 150 mm é para quem já desce bastante mais e às vezes vai para cima a pé. :wink:
 

andrextr

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Pois eu também tenho a tua opinião Amukinado...

Eu abri este tópico porque tenho um amigo que tem uma Mondraker FoxyR com 140mm e um FoxRP2, e quando eu vi a traseira da bike a comer irregularidades fiquei parvo com aquilo !... Aquilo tem uma sensibilidade brutal, mesmo a andar em estradões planos a roda tá sempre a oscilar e a comer pequeníssimas irregularidades... é como se a traseira tivesse totalmente "solta" , ou suspensa, e come tudo. Mesmo a passar em lombas grandes, reparei que a roda engole completamente a lomba e o selim não mexe uma palha!

(Para perceberem do que eu estou a falar, vejam este link e reparem na roda traseira: http://www.canyon.com/_pt/tools/kinematics.html )

A minha bike é um autentico cepo ! É preciso buracos maiores ou raízes saídas para aquilo amortecer alguma coisa. Pequenas irregularidades a roda não mexe. Penso que isto seja por culpa do amortecedor. Acho que o FoxRP é muito mais sensível a "ler" o terreno do que o meu Rockshox Ario, que penso que já vem de série com uma plataforma de pedalada não regulável... por isso é que ele é tão "cepo" a ler o terreno... basicamente é um amortecedor típico de XC.

Ao passar dos 80mm para os 125mm, para além de ganhar curso, também vou trocar de amortecedor para um com plataforma regulável, e deste modo penso que ao abrir a plataforma isso vai alterar completamente o comportamento da traseira, ficando esta muito mais sensível. Portanto não é só o aumento de curso que está em jogo. O facto de trocar de amortecedor faz-me ter uma bike completamente nova...penso eu!

Para quem ainda não percebeu, o quadro que estou a pensar adquirir é este modelo, com uma pintura semelhante e com o mesmo amortecedor (DT-Swiss) (clicar aqui)

Agora falta o mais importante, convencer o PAItrocínio :mrgreen: ... ah e tal, como tou quase a fazer anos e tal.... pode ser que.... :mrgreen:

De qualquer forma o meu actual quadro está me pequeno (tenho 1,83m com 85 de perna, o tamanho para mim é um L claramente... e eu tou com um M, e com o espigão já no limite)
 

Alf

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Bem, penso que tu passeies com o pessoal certo? E curtir mais nas descidas?

E princípio vais notar diferença, e digo-te que há pessoal a pedalar comigo com bikes de 160, e vão a todo o lado.
 

Mcalhau

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Boas

Não me considerando um expert, longe disso, e apenas reportando á minha experiência com a minha mudança de 105 para 127 e atendendo ao que perguntas, no meu caso notei bastante diferença e sendo as duas com o sistema de suspensão idênticas e neste caso ambas suaves, ainda mais surpreso fiquei.

Boas pedaladas
 

andrextr

Active Member
Sim, eu passeio com pessoal, andamos em estradas normais, mas volta e meia gostamos de apanhar uns singles mais técnicos. Gosto de subir coisas complicadas, mas prefiro mais a adrenalina das descidas. Não faço maratonas nem coisas racings.

Grande parte do terreno aqui não é muito acidentado nem tem muita pedra, portanto penso que os 125mm serão o indicado para grande parte dos percursos.

Mas por vezes gosto de fazer umas brincadeiras, nomeadamente uns filmes, etc, mas não sei se justifica andar um quadro de 2,950g de 150mm só por isso.

O que me inclina mais para essa hipótese dos 150mm é o facto de eu ser especialista a rachar quadros. E assim ficava com um tanque de guerra! Mas penso que o Arsen AM (125mm) ao contrário dos quadros que ja tive (Giant XtC; Trek Fuel), é um quadro mais reforçado (indicado para AM) pelo que penso que não se parta assim com duas cantigas. O meu medo são as escoras, porque é aí que eu os parto sempre :( ... E como mandar vir um quadro da Alemanha não é o mesmo que ir ali à esquina, queria ter alguma segurança.

Mas também, 150mm com o equipamento da Trek Fuel e uma supensão de 130mm parece que não joga bem.... Os 150mm da Curare pedem mais suspensão, rodas novas, pneus mais largos, etc... E não sei se irei precisar de material da "pesada" para as minhas voltas.

Acho que vou apostar no Arsen AM tamanho L... Tenho que ganhar coragem e começar a chatear o cota :mrgreen:

Obrigado ao Mcalhau, e aos restantes, pelos comentários. Aceitam-se mais!
 

zykon

Super Moderador
Andre o Curare anda perfeitamente bem com 130mm, pelo menos o meu anda.

Quanto a foxy comer todas as irregularidades isso é um pau de dois bicos. A minha tambem faz isso se eu puser a pressão do SPV no minimo e pressão da camara principal mais baixa. Mas a subir aquilo é um pandemónio.
Prefiro que ela não abosorva essas pequenas irregularidades e que não custe tanto a subir com ela.

125mm acho que são suficientes. As escoras... so te posso dizer que as minhas ainda não partiram... mas eu tambem não abuso muito.
A diferença é alguma e nota-se.
 

pinhocastro

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AndreXTR eu tenho uma 125 (Scott MC 40 2006, queres comprar?) e vou trocar para 140, é porreiro mas dás uma volta numa 130/140 das novas e só te apetece ganir...

Já viste os meus videos e fotos (pelo menos alguns deles) e já sabes que tipo de andamento dou.
Havendo biclas com possibilidade de diminuir o curso para as subidas e estradões acho que deves aproveitar!!!
 

jseng

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Andre,


Tambem eu ando com essa duvida dos 125mm/150mm, curare ou arsem am. Tambem vou encomendar um quadro na poison com o amortecedor DT SWISS so ainda estou na duvida se comprar o curare ou arsen. Eu estou mais virado para o arsen porque tambem eu tenho uma suspensao de 130mm Tora U-turn. E pena ja nao terem os antigos 4-bar link aonde se pode por isso a 100/130/1500mm.

Eu ainda vou tentar falar com eles para ver se ainda fazem isso, neste caso no quadro do ARSEN AM que e mais leve.
 

Jorgex

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AndréXTR, eu passei de HT para 140mm de curso ou 190mm entre olhais e o problema que tenho é que a bike é má quando vou devagarinho nos trilhos. É muito instável e a sensação de segurança não lá muita. Porém, ao andar rápido, a bike é muito estável.

Conclusão: Quanto mais curso, mais depressa temos de andar, mais temos que abusar, mais instável a baixa velocidade.
 

andrextr

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Antes de mais, se calhar era boa ideia mudar o nome do topico para:

"63 para 125mm sente-se muita diferença" -> motivo dos 63: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,7075.75.html


Assim sendo, se a minha actual bike tem 63mm de curso, acho que os 125 (o dobro !!) chegam-me perfeitamente!!
Quando tiver oportunidade falo nisso cá em casa para ver se mando vir um quadrozinho desses.

pinhocastro, obrigado pela proposta, mas gostava de comprar novo, além disso a Poison vende quadros novos a um preço muito inferior a qualquer usado :wink:
 

Amukinado

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É pá, eu tenho 127 mm de curso traseiro (teoricamente :twisted:) e chegam para a maioria dos trilhos, mesmo os mais acidentados. Acho que 125 é um bom equilíbrio entre passeios e descidas à maneira. 150 começa a tornar-se um pouco "desmotivante" pedalar quando vais com malta só com canhões de 10 e 11 kg todos com 100 mm de curso. :roll:
 

andrextr

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Já falei cá em casa sobre a possibilidade de mandar vir um poison... mas vou ter de esperar... as despesas destes mês foram granditas... enfim não perder a esperança :D

jseng manda vir uma Arsen AM. O amukinado tem razão! 125 é o ideal. Se tens uma Tora de 130mm é o ideal ! A Tora é pesadinha, o quadro Curare também, se mandas vir curare ficas com uma bike muito pesada (15kg). Com a Arsen AM consegues uma montagem mais equilibrada entre os 13 a 14kg.

Manda vir a Arsen AM, e depois conta como foi. Um conselho, não mandes vir com pintura "matte"... matte para eles significa sem verniz. fica a pintura "baça" e fica feio, na minha opinião.

Se quiseres adiciona-me ao MSN, ou dá me o teu mail, que eu mando-te uma colecção de fotos que aqui tenho de Poison's.

Amukinado, não meças o curso real, ainda apanhas uma desilusão (tipo 90mm) :mrgreen:
 

Amukinado

New Member
andrextr said:
Amukinado, não meças o curso real, ainda apanhas uma desilusão (tipo 90mm) :mrgreen:

Hehe... Foi o que eu pensei, por isso acho que não vou medir nada. :lol: Às tantas tenho uma bike bué racing e aí é que fico mesmo deprimido! :rotfl:

andrextr e jseng, boa sorte para a vossa compra. :yeah:
 

pinhocastro

New Member
Isso do real...
Tenho um amigo meu com uma Stumpjumper carbon de 2007 e aquilo parece que tens mais de 120mm, mas também estamos a comparar com os 125mm da genius que podem ser irreais... eh eh eh
 

Albertoliveira

New Member
O que tu queres é um quadro Enduro.... bom para tudo... porque partindo do principio que já te começas a preocupar com o curso traseiro é porque já gostas de fazer umas descidas e uns pinotes.... Compra antes um quadro de 150mm, vais equipando ao londo do tempo e não passas dos 12 kilos... trocas depois a suspenção por uma de 150 e ficas com bike para tudo, desde os passeios domingueiros até ás descidas que vais querer descer... uma bike destas com bloqueios fica igual a uma rigida.
Na minha opinião passar de 80 para 125 não compensa, vais estar a gastar dinheiro e não vais ter o gostinho do curso normal, porque vais andar a esgotar o mesmo á medida que fores ganhando confiança... mas isto é a minhao opinião.... eu passei de rigida para 150 depois fui para os 215 e voltei para os 150.... agora estou bem. :D
 

marky27

New Member
Olha Andre, eu passei de uma com 135mm atrás e 130 á frente para uma com 152 atrás e 160 á frente, com pelo menos mais 2kg que a anterior e alem do mais bombeia que dá gosto :D e apesar disso tudo não foi a subir nem a trepar nem a rolar que senti diferenças para anterior, faço tudo o que fazia com a outra, foi a descer, parece que nunca vou depressa que chegue nem que há obstaculo a evitar ou declive que me assute.
Conclusão, concordo a 100% com o Albertoliveira, vai para a Curare e monta um bom amortecedor e quando tiveres uma suspensão de 160 mm á frente vais descobrir um admirável mundo novo.
 
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