Eu não punha uma suspensão com mais de 130mm de curso, a não ser que fosse uma RS Pike. A pike é ligeiramente mais baixa que a maioria das suspensões com o mesmo curso, sendo mais curta que algumas suspensões de 130mm. Para além disso, se achares que 140mm é muito e arranjares uma com u-turn, tens sempre maneira de remediar a situação. Com uma suspensão maior ficas com o centro pedaleiro demasiado alto, o que só ia tirar estabilidade, e a direcção tombada e lenta, que iria fazer a bicla parecer pesada. Isto para não falar do stress acrescido a que irias sujeitar o quadro com uma forqueta demasiado comprida... Mas acho que se metesses uma suspensão de 160mm nesse quadro mal coseguirias andar, quanto mais abusar dele :mrgreen:
Esse quadro até deve ficar fixe com uma montagem virada para o DH, com uns pneus largos e uns bons travões de disco. A bicla continuaria baixa, curta e ágil como a jack original, mas a suspensão ligeiramente maior dava para fazer subir o centro pedaleiro e tombar o ângulo da direcção, o que resultaria num brinquedo nervoso, divertido de usar em trilhos a descer, sinuosos e técnicos com uns saltos à mistura. Isto se não fores muito alto, porque, se fores alto, vais bater com os joelhos no guiador porque a frente vai, para alem de subir, ficar mais próxima dos joelhos.
Ficava uma coisa deste género:
Esta tem um quadro ligeiramente mais comprido que o da Trek Jack(é um quadro de 4X e não de dirt) que se torna um pouco mais polivalente e espaçoso. Já deu para fazer uma maratona de 40kms, apenas trocando os pneus por uns 2.1
Para XC o quadro da trek não seria grande coisa que o quadro é muito curto e não permite uma postura adequada para subir, nem sequer para rolar...
Ficavas com uma bicla que só dava mesmo para andar a brincar de vez em quando numas descidas ou nuns saltos, porque fazeres muitos kms ía ser penoso