Curso de 63mm para 105mm

Taiago

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Estou a pensar em mudar a suspensão frontal de uma velhinha giant atx 830 que está como nova e que tem como curso original 63mm. Estou indeciso entre uma marzochi mx comp air 85mm ou uma mx comp eta 105mm. Será que passando de 63 para 105 não irei mudar demais a geometria da bike? Obrigado desde já.
 

mc_d

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No meu pouco conhecimento acho que depende muito do gosto e do uso que das a bike.É claro que um curso de 105 mm nao e o mesmo que um de 63 mm ha uma grande diferença.Falo por experiencia propria porque tinha uma bike com 105 de curso e passei para uma berg viper de 150 mm e parece que ando nas nuvens. Acho que acima de tudo e uma questao de gosto.
 

ruiserrao

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Pois...Ao alterares tão drásticamente o curso da suspensão vais, necessáriamente, alterar a geometria de toda a bike; alterando assim a tua posição de condução...mas isto não é necessáriamente mau!

Tens de te perguntar:

Gostas da posição que tens actualmente?é demasiado deitada?tás muito direito em cima da bike?

Por outro lado, que tipo de percursos vais fazer...mais longos, muita pedra, mais curtos e mais estradões...

E ainda, queres previligiar mais o rendimento ou o conforto?

Para concluir, posso acrescentar que recentemente passei de um Mx comp air de 105mm para uma rockshocks Sid de 80mm e realmente faz diferença...tive de subir o avanço um espaçador! O importante é sentires-te bem em cima da bike... compra a suspensão que melhor se adapta às tuas exigencias e depois regula bem a tua posição de condução recuando mais ou menos o selim, evertendo ou não o avanço, colocar mais ou menos espaçadores por baixo do mesmo... Bem, exixtem muitas regulações possiveis...so tens de encontrar a tua!

Boas pedaladas e Boas compras!!!
 

OBiklas

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Se vires que aguentas uma posição mais elevada, parte para a de 105mm. A posição a descer e o curso que ela te oferece vai aumentar em muito o andamento... Agora se a bike já tem uma geometria normal para Bikes de XC, aí o melhor é optar pela de 85mm.

Mas mesmo assim, há muitas soluções para montares uma de 105mm. Ganhando mais curso, podes sempre alterar a altura onde o avanço aperta curtando mais o tubo de direcção da suspensão. Há muitos avanços no mercado com graus positivos e negativos, guiadores elevados e planos.

Por isso na minha opinião, opta pela de 105mm. E depois encontra a tua posição de condução ideal!
 

Taiago

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A bike é de 2000 e tem uma geometria muito racing, com muito pouco sloping. Por isso vem logo de origem com dois espaçadores na direcção e um avanço bastante inclinado. Eu entretanto por achar a posição muito deitada ja lhe puz um guiador sobre elevado.
 

Pedro Augusto

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Irmão... Eu fiz isso e ficou chupeta! Tá do melhor! Fica com uma posição de condução espetacular... Vais ganhar outro gosto ao andar de bike, porque a mx comp é muito boa, e tras muito conforto para a bike!

Actualmente o setup da minha é:
Quadro 19', MX comp a frente, 2cm nas anilhas acima da caixa de direção, avanço de 6º e 10cm, volante sobreelevado Woodman, espigão thompson 30.7 recuado (não está na foto!).

Desta forma a bike dá muito, mas muito mais confiança nas descidas, e a subir (naquelas muito inclinadas) a roda da frente não sobe (faz "cavalinho" sozinha), coisa que acontece em muitas bikes quando nao vamos deitados sobre o volante.

P.S. Tenho 1.86cm e 78kg

imagem240yx2.jpg
 

Taiago

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A minha intenção era por a de 105mm e tirar os espaçadores de direcção e em ultimo caso comprar um avanço menos inclinado. Ganhava em conforto e acima de tudo não perdia muito a subir. Tenho medo de que, mudando apenas a suspensão, subir se torne tarefa hercúleana.
 

Alf

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Taiago said:
A minha intenção era por a de 105mm e tirar os espaçadores de direcção e em ultimo caso comprar um avanço menos inclinado. Ganhava em conforto e acima de tudo não perdia muito a subir. Tenho medo de que, mudando apenas a suspensão, subir se torne tarefa hercúleana.

Sim senhor, há muito tempo que não via linguagem "estranha" num fórum, sem ser xx's yy's e kk's!! Parabéns! :mrgreen: :mrgreen:

Whatever, acho que fazes bem, eu próprio passei de uma Sr Suntour de 75mm (na realidade era de 35 mas...) para uma Mx Comp de 105 e notei diferença na altura, mas a frente ficou tão mais leve que compensou a altura. Mais tarde troquei o avanço de 25º para um de 6º e ficou um brinco!!!

Agora já so faltam rodas, travões e transmissão!!!! :lol: :lol: :lol:
 

picasso

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Boas ppl,

Recentemente alterei a minha suspensão (Judy TT 80 mm) por uma mx comp de 105 (recomendo vivamente). Coloca a de 105 depois tens 1001 maneira de compensares a posição.
Eu para compensar a posição troquei o guiador sobre-elevado por um recto e ficou mm espectacular. No entanto esqueci de um pormenor q actualmente me preocupa. Em caso de sobreviragem da direção, com possivel queda (i.e. a roda vire demasida para tras) as manetes dos travões vão embater violentamente no quadro :shock: ??!! Alguem tem o mesmo problema? Adoro a bike com o guidor recto ... mas acho q vou ter de alterar novamente para o sobre-elevado de forma não correr o risco de danificar as manetes e o quadro :cry:

Boas pedaladas
 

Alf

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@Picasso: se não tens possibilidade de subir as manetes...

Eu tenho um risco desses no quadro porque tinha as manetes baixas de mais...
 

picasso

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Alf_PKS_0: tenho possibilidade de alterar o angulo das manetes de forma a não bater no quadro, no entanto vão ficar bastante proximas da horizontal o que ñ dá jeito nenhum :| . Acho que tenho mm que volta para o sobre-elevado ...

Ainda a proposito deste meu problema. Existe algum inconveniente em passar todas as anilhas da direção para a parte de cima do avanço de forma a baixar mais o guiador sobre-elevado (i.e. ficar sem anilhas por baixo do avanço)?

Muito obrigado.
 

picasso

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Viva ppl,

Gostaria de saber se ha algum inconveniente em retirar todas as anilhas que se encontram entre a caixa de direção e o avanço, de forma a baixar mais o guiador.

Boas pedaladas
 

valium

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Boas !!!

Picasso não existe nenhuma problema em não teres nenhuma anilha por baixo do avanço, apesar de eu por sempre uma, a mais fina que tiver, apenas para que não seja o avanço a apoiar directamente nas caixas, e atenção ao número de anilhas que deixas por cima do avanço, eu deixo no máximo duas, aliás em todas as montagens de susp que faço deixo sempre uma anilha por cima do avanço, pois assim o avanço aperta na totalidade no tubo da susp, e também permite que o tubo fique maior, dando por isso para outros quadros com a testa maior.

Espero ter ajudado

Cumprimentos
 

picasso

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Tks Valium,

Mas fiquei meio confuso, existe algum inconveniente em o avanço apoiar directamente sobre a caixa?

Boas pedaladas
 
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