Cubos mais leves para disco

Nozes

Active Member
O meu cubo A2Z de trás só parou porque deixei andar até à última e mudei os linguetes quando já os trincos do cepo estavam gastos e os linguetes novos não conseguiram casar bem. Devia ter uns 6000km.
Não acho justo colocarem no mesmo "cesto" os Novatec,que pesam mais 40 e tal gramas (o A2Z pesa 230gr,o Novatec mais de 270).

Além disso estão a limitar imenso as opções,no meu caso acho que a melhor opção de cubos na relação peso/preço/fiabilidade continua a ser,depois de muitos anos,os American Classic. Mas existem muitas marcas.
 

tinric

Super Moderador
:D

Da minha parte em relação aos A2Z já se sabe o que penso e como correu comigo. Para esquecer.

Quanto a Novatec e/ou 40gr :D eheheh como as coisas mudam... não há muitos séculos... era bem capaz de alguma loucura por esses 40 gr de redução...

Agora quando li a tua resposta em que dizes que um pesa mais 40gr que outro... a única coisa que me passou pela neroniolandia foi: "O que são 40 gr?!" eheheh

Mas sim... 40 em 400 é significativo... mas se compararmos com os 240s que já pesam o mesmo que os Novatec... esquece lá os A2Z e os 40 gr....
 

PMAT

Member
Tenho um par de cubos DT240s, 32 furos e raios normais e estou plenamente satisfeito. :)

O da frente é um Oversize com adaptadores para eixo de 15, pesou 163g.
O de trás, 142x12, 240g.
 

Reanimate

New Member
Reparei que ninguém falou nos New Race. Acho que hoje em dia tanto os Novatec como os A2Z superaram os seus problemas e apesar de não serem leves são bons cubos. No entanto acho que dentro dessa "gama" se tivesse de escolher ia para os New Race. Muita qualidade para o preço e peso também é bom.

Em relação a montagem tenho duas coisas a dizer:

Em primeiro lugar a minha opção nos cubos era sem duvida nenhuma os TUNE. Mesmo preço, são mais leves e em termos de manutenção e durabilidade no mínimo é igual ao DTSwiss. Em segundo lugar tem atenção ao uso dos CX-Ray em aros de alumínio 29er. Não sei o teu peso nem o uso que queres dar as rodas mas eu não os usava. Tive esse problema há uns meses quando montei as minhas rodas mas hoje acho que tomei a opção certa em não os usar. A rigidez é extremamente importante nas rodas 29er e para mim pessoalmente os CX-Ray não chegam e tenho só 63kg. Para passear dá... mais que isso não.

A minha opção seria: TUNE King Kong + Aros ZTR Crest + Pillar PSR

O peso que acrescentas nos raios tiras nos cubos e por isso o conjunto acaba por ficar mais rígido, tanto ou mais fiável, com menos probabilidade de partires raios e... com o mesmo peso. Provavelmente ate ligeiramente mais barato.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu em primeiro lugar concordo com o Nozes. Os cubos American Classic não são certamente os mais leves, nem os mais baratos, nem os que têm o maior número de pontos de engate, possivelmente nem os mais fiáveis, nem os que rolam melhor, nem os mais fáceis de se lhe fazer a manutenção (neste último aspecto não sei como é que possa ser ainda mais fácil, mas adiante...), mas se juntarmos todos estes factores e mais os que nos conseguirmos lembrar (compatibilidade com diferentes tipos de aperto, posição dos flancos que permite o enraiamento mais equilibrado...) os American Classic são os melhores cubos que há. Mesmo não tendo o factor preço em consideração, dificilmente se consegue melhor, a não ser que consideremos o peso mais importante que tudo o resto.

Entre os King Kong e os 240s é uma escolha difícil, mais difícil ainda é acabar por fazer uma má escolha. Eu acabei por escolher os Dt Swiss.
Acredito que os dt swiss sejam mais fiáveis, tendo em conta que há certamente muitos mais por aí a rolar que os tune mas os relatos de problemas nem por isso.
Além disso, o sistema de engate dos dt swiss agrada-me mais, não é por acaso que muitas marcas recorrem a eles para as suas rodas de topo. E se precisar de peças certamente deve ser mais fácil encontrar para os dt swiss.

Os Hope são de guerra e bem menos caros, mas também são mais pesaditos. Ainda assim, se compararmos com uns Chris King são uma pechincha!

Já que estamos numa de alargar o espectro de alternativas, já repararam nos Sram X0?
130 g mais 250 g, 130 € mais 240 €, 52 pontos de engate e vindo da Sram e da gama X0 devem ter qualidade e fiabilidade asseguradas.
 

lmferreira

New Member
Obrigado pelas respostas e já fiquei mais elucidado com os cubos. Para mim, sem nunca ter experimentado, mas pelos relatos de quem tem, realmente ninguém se queixa de avarias nem deficiências nos cubos, o que me leva a assumir que a fiabilidade dos mesmos andam muito perto dos 100% e são cubos para durar e não para um par de anos.
Realmente hoje ao falar com o meu vendedor este alertou-me para os aros Crest terem muitos problemas, pelo menos com as dezenas que ele recebe, dizendo que são aros para durar 1, 2 anos, pois pelo que percebi nas rodas 29 os raios fazem muita tensão e acabam por rachar ou abrir perfurações nos aros.
não sou doido por peso, por isso mais ou menos 100g não me faz confusão, apenas procuro umas rodas que não me tragam problemas de futuro.
 
Top