Cube Reaction GTC SL

ribas1972

New Member
Depois de muita leitura, opiniões e acima de tudo um crescente gosto pela geometria destas bikes, eis que após a venda da minha Trek Top Fuel 9.9 de 2010, resolvo avançar para esta Cube
8487834030_0c8d27ccbd_o.jpg


4fabb39b60078b59d60d2e96c98e6f2f_720x600.jpg


416502-d03-reaction-gtc-sl-29-carbon-grey-red_mini.jpg


_523000.jpg




Para já alterações são:

- Avanço e espigão 3T
- Tubless"ização" para as rodas
- Discos 160mm Ashima

O quadro de origem 19" (tenho 1,84mt) pesa 10,800 kg, sem pedais, penso que com as alterações e depois de incluir os pedais, deve ficar pelos 10,700 grs.

Agora venham os trilhos, devo estrea-la no Alqueva dia 2JUN.
 

HR

New Member
Boas,

Antes de mais parabéns pela compra! Gosto muito destas bikes, tanto que em breve apresentarei também a minha Cube 29er.

O que mais me surpreende é a relação preço/peso/qualidade (geral), na minha opinião muito boa! Já se sabe que tem componentes de gama "baixa" algo pesados, mas também é aí que está a piada de pesquisar e trocar com reduções de pesos significativos!

Entretanto coloca umas fotos de "corpo inteiro" da beldade e de preferencia nos trilhos :)

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

Nuno Félix

Super Moderador
Boas!

Mais uma CUBE grandona!!!!

Parabéns pela compra!

Como já a compraste, vou deslocar o teu tópico para as análises, de forma a poderes começar a desejada análise, com partilha de fotos, experiências e relatos.

Boas pedaladas! ;)
 

ribas1972

New Member
Sim, está na fase de montagem, eheh.

Obrigado pelos elogios.


Os componentes até nem são maus, full XT
Tambem gosto das Focus Raven, mas para conseguir uma Focus com a gama de componentes identicos à CUBE teria de abrir bem mais os cordões à bolsa.

Assim que a tiver coloco aqui as fotos, bem como a sua analise na prova de Domingo "piranhas do Alqueva"
 

HR

New Member
Boas,

Os componentes que refiro não são pela falta de qualidade mas sim pelo excesso de peso, tal como, espigão, avanço, guiador e em especial as rodas que são bastante pesadas... no entanto e já tendo alterado espigão e avanço estás já no bom caminho :)

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

ribas1972

New Member
Já cá mora em casa.
Deixo aqui umas fotos:
img20130531140825.jpg


img20130531140912.jpg


img20130531140838.jpg


Entretanto após breves ponderações e antes que a metesse no mato optei por retirar as rodas e troca-las por umas ZTR Crest com cubos Progress em vermelho. A escolha destes cubos deve-se ao facto de os novos cubos a2r estarem a dar bastantes problemas.
Neste update retirei 500 gramas.

Outra alteração foi na cassete que apresentava de origem uma Deore com 450 gramas, optei por uma SRAM 1070, com menos 100 gramas.

Ainda ponderei a troca do cranck XT 3x10 por um 2x10, mas como a diferença de peso situava-se na casa das 40 gramas, decidi ficar com a avozinha.

Com estas alterações penso ficar com um peso total na casa dos 10,2 kg.

Assim tenho:

CUBE REACTION GTC SL

GTC Twin Mold Monocoque Technology 29er, Agile Ride Geometry TAM: 19" (L)
carbon ‘n’ grey ‘n’ red
Fox 32 Float CTD 29 O/C 100mm
FSA Orbit I-t-R integrated, oben integriert 1 1/8", unten integriert 1 1/2"
Syntace F149 Oversized, Lenkerklemmung 31.8mm, 6° trocar em breve por um 3T
RFR Flat Race Bar, 31,8x720 mm, 9° trocado por Guiador 3T
CUBE Race Grip, 1-clamp trocar em breve por Isisgrip
Shimano XT, RD-M781-SGSL, Shadow 10-speed
Shimano XT, FD-M781-D-L, direct mount, Down Swing, 3x10-speed
Shimano Deore XT SL-M780 Rapidfire-Plus, 10-speed
Formula RC Tune hydr. disc brake (180/160mm)
Shimano XT, FC-M780 Hollowtech II 42x32x24T, 175mm (180mm bei Rahmengröße 23"), Innenlager PressFit SM-BB91-41
DT CSW MA 1.0 straightpull wheelset, 28/32 spokes, QR/QR, 19.5mm rim à aguardar pelas ZTR Crest c/ cubos progress
Schwalbe Racing Ralph Kevlar 2.25
Selle Italia X1
RFR Prolight 31.6*400mm trocado pelo espigão 3T
RFR Varioclose 34.9mm
Pedais Exustar
10,5 kg Atenção que o peso real são 10,8 Kg

PESO FINAL: 10,2 KG a confirmar






Entretanto antes da prova de Domingo resolvi estrea-la hoje numa voltinha de 50 km pelas pedras da Arrabida e o primeiro contato foi bastante positivo.

A primeira sensação foi a de velocidade, parecia que ia na minha fininha, a outra foi a de rapidez no arranque, é estranho para uma 29er, mas é verdade é que eu venho de uma 26 FS e esta apesar de ser uma Trek TopFuel 9.9, o bombear retira potencia.

A outra foi a facilidade na transposição de obstáculos, valas onde com a 26 era mortal certo, a 29 passa com distinção. Descidas com muita pedra, suspensão FOX com 3 posições Climb, Trail e Descend, esta ultima posição mostrou-se bastante util. Apenas notei a traseira mais saltitona, normal, terei de fazer mais vezes em pé.

De referir que a bike levava umas rodas sunrigle com Schwalbe Rocket Ron mais pesados e com camera de ar, prefazendo um total de 12 kg.

As subidas...

Resolvi manter o 3 pratos porque a mudança real no peso seria de apenas 40 gramas. O receio do duplo com 38 esgotar e o 26 ser curto para as subidas fez-me ficar com o triplo e afinal o duplo até era suficiente, notei que com o 42 não consigo esgotar. 0 26 seria suficiente. também vinha de um 2x9 com 29/42 e 11/34.
Mas prontos a avozinha está lá para aquelas subidas longas e intermináveis qd o homem da marreta já nos faz companhia há já alguns kms.

Não notei que a mesma tenha tendencia para levantar a frente apesar de não ter feito algumas paredes, fica para a proxima análise.

Terminei a minha volta de estreia com um furo ( malditas camaras de ar) mas com um grande sorriso.
 
Last edited:

rushman

New Member
Boas... antes de mais, tens aí uma bela máquina e com uma bonita pintura.

Já agora por que valores te vão ficar essas rodas? onde as adquiris-te?
 

ribas1972

New Member
Eis que após um teste muito positivo na meia maratona dos Piranhas do alqueva venho aqui deixar a minha opinião desta bike.

De referir que apresentei-me em Reguengos com a minha Cube ainda sem alguns updates que estou a aguardar. Um deles bem importante, as rodas ZTR Crest com cubos Progress, implica uma redução de quase 600 gramas em relação às DT Swiss de origem. Acredito que as de origem sejam mais resistentes mas penso que esteja dentro dos parâmetros de peso para as rodas. tenho 83 kg para um maximo de 86 kg segundo STAN'S NOTUBES.

Em substituição usei umas suplentes da SUNRIGLE com 1.700 grs a mais incluindo pneus e câmaras.

Em relação à de origem, troquei ainda a cassete Deore com 450 gramas por uma SRAM 1070 com menos 100 grs.



Quanto à bike propriamente dita durante a prova as primeiras impressões que tive foi uma maior segurança na condução, permitindo muito mais o erro nas temidas valas. Pneus 2.25 devem ajudar também. A rolar, já aqui foi dito e confirmo, rola-se mais depressa mas temos de nos adaptar com cadências diferentes, ou seja pedalarmos mais em rotação, daí a minha próxima mudança, optar por um pedaleiro duplo. A escolha vai ser o Aerozine 40/26.
O XT triplo apesar de a fiabilidade reconhecida, tem o inconveniente de não ser o adequado para as 29, aliada à estética sem sal, levou-me a escolher um pedaleiro mais leve e mais bonito.
Enquanto rolava em pisos planos, não conseguia esgotar o prato 42, nem manter uma cadência certa levando-me às vezes a parar a pedalada por breves instantes a fim de descansar. As subidas e apanhei uns topos valentes, quando meti a "avozinha" nunca meti o 36, ficando-me sempre pelo 32, mais que suficiente.
Cheguei a conclusão 30 mudanças é muita coisa.

A descer, já todos sabemos, muita confiança e segurança. A FOX com sistema CTD trabalha lindamente, não há duvidas, em relação à SID que tinha na 26, a leitura do terreno é incomparavelmente muito melhor.

Mais tarde colocarei mais umas fotos actualizadas, penso que no final apresentarei um trator com um peso sub10kg, mas sem pedais...
 
Last edited:

PVRP

Utilizador Banido
Boas ribas1972, este modelo é uma das opções para mim, alem da scoot scale 930, a minha dúvida reside sobre o quadro, sabes qual é o peso?
 

ribas1972

New Member
Aqui vão umas fotos da bike já com as rodas ZTR Crest/cubos Progress.

Tenho tb agora um pedaleiro Aerozine ainda emprestado enquanto não chega o meu.

No final consegui uns belos 10,050 Kg

Ou seja fico com um "Trator" sub10kg, trocando os punhos e o selim facilmente baixo dos 10 kg, mas como gosto do selim, vamos ver se consigo baixar apenas com os punhos, o peso engloba pedais e conta Km.

dydr.jpg


0cah.jpg


98oa.jpg


io71.jpg
 
Last edited:

HR

New Member
"Coisa mai linda..." apesar de eu não ser muito fã desse pedaleiro, na tua montagem assenta muito bem!

Já tens os pneus a tubless?

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

PVRP

Utilizador Banido
Também já sou proprietário de uma máquina igual, na versão blue and black, neste momento está a 100% original. Estou muito satisfeito tem um bom comportamento tanto em subidas como em descida. A primeira coisa que vou alterar é o espigão por um de carbono.
 
Top