Cube ams pro rx

VTS

New Member
Caros companheiros do pedal,

Em Março passado comprei uma CUBE AMS PRO RX (na loja junto ao Rio em Algés), este meu tópico tem como objectivo ser uma espécie de "diário de bordo" da minha bike, irei fazendo analises ao material que tenho montado nela e que irei trocando com o tempo e conforme a necessidade. Por agora, vou deixar o feedback de uma bike completamente de origem, que foi como andei nela as primeiras 7 vezes, percorrendo um total de 450km.

Equipamento de origem:
Quadro - HPA 7005 Hydroform STK Triple Butted, FSP 4-link system 18" Racing Red
Suspesão - Fox 32 F100 RL O/B 100mm, Lockout
Amortecedor - Fox Float RP23 165mm
Caixa de Direcção - FSA Orbit Z Semi-Integrated
Avanço - Concept SL 90mm
Guiador - Syntace Vector 2014 318 Lowrider
Punhos - CUBE Ultralight Screw-On-Race-Grip
Desviador Traseiro - Shimano Deore XT Shadow
Desviador Frente - Shimano SLX
Manipulos Mudanças - Shimano SLX
Travões - Formula RX 180MM
Pedaleiro - Shimano SLX (44-32-22)
Cassete - Shimano Deore
Corrente - Shimano Deore
Rodas - SunRingle Ryde XMB
Pneus - Schwable Rocket Ron e Racing Ralph
Espigão - RFR Prolight
Selim - RFR Natural Shape



[URL="http://img809.imageshack.us/img809/1977/amsredimensionada.jpg"][URL="http://img809.imageshack.us/img809/1977/amsredimensionada.jpg"][URL="http://img809.imageshack.us/img809/1977/amsredimensionada.jpg"][URL="http://img809.imageshack.us/img809/1977/amsredimensionada.jpg"][URL="http://img809.imageshack.us/img809/1977/amsredimensionada.jpg"][URL="http://img809.imageshack.us/img809/1977/amsredimensionada.jpg"] [/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL]
Uploaded with ImageShack.us


Feedback:
Começo pelo quadro: o quadro HPA triple butted da CUBE em parceria com o FOX RP23 fazem um excelente trabalho, pois a bike mostra-se muito confortável e rápida em descidas (mesmo nas mais complicadas) e rápida e eficaz nas subidas. Para isso basta ir alternando o amortecedor entre a posição "open" e "pro pedal" (a posição pro pedal tem 3 posições, o que ajuda mesmo os mais exigentes a encontrarem um setup ao seu gosto para subirem).
A suspensão FOX F100 RL faz o seu trabalho de uma forma exemplar, bem afinada, não castiga os braços uma vez que não é "seca" na recuperação e também não é demasiado soft no amortecimento. Não poderia estar mais satisfeito com a suspensão, pois é leve, bonita e funciona muito bem em todos os tipos de terreno. Ah, para subir e rolar na estrada há que a levar bloqueada mas com especial cuidado a buracos ou passeios para evitar pancadas que se podem traduzir em danos na mesma.
A transmissão a cargo da Shimano funciona bem, como todos sabem, a evolução para o grupo Shimano XT dar-se-á mais para a frente mas por agora fica como está, pois estou satisfeito.
Os travões Formula RX travam nas horas. Ao inicio achava-os muito potentes e pouco doseáveis mas agora estão perfeitos nessa matéria, depois de ajustar as manetes ao meu gosto e de uns kilometros feitos com lama e areia, tudo impecável. O unico ponto negativo que eu posso assinalar é a chiadeira que eles fazem ao travar mas como não me incomoda, até dá um ar mais RACING à coisa :D
Ao nivel dos componentes (selim, espigão, avanço, volante...) penso em ir trocando tudo com o tempo. A minha troca dever-se-á ao poder retirar peso nestes componentes e não há falta de qualidade dos mesmos. O volante é bastante comprido (700MM) e dá uma condução espetacular mas é pesadote (318gr), o avanço também é pesadote (168gr) apesar de ser bonito, o espigão e o selim sofrem do "mesmo mal" :D

De uma maneira geral estou muito satisfeito com a bike, não sendo uma bike leve (12kg+/-) tem um aspecto robusto e resistente, sobe bem, desce bem e quer é kilometros em cima. Conforme for evoluindo vou colocando fotos e feedback do material que for trocando.

Até breve e boas pedaladas ;)
 
Last edited:

VTS

New Member
Obrigado companheiros do pedal. As fotos já estavam na "calha" e vêm já a seguir.

No dia em que a fui buscar, ainda virgem:

Uploaded with ImageShack.us

Na manhã do dia seguinte, após os primeiros 6km de alcatrão:

Uploaded with ImageShack.us

E aqui na mesma manhã, com 18km cumpridos, os primeiros 18km após quase 10 anos sem andar de bike:

Uploaded with ImageShack.us

Apesar de a qualidade das fotos ser fraca (telemóvel) e de, ainda, as ter redimensionado para o forum (fica mais "leve" o tópico), dá para ter uma ideia.
Em breve colocarei mais fotos da bike.

Boas pedaladas ;)
 

VTS

New Member
Uma foto muito interessante de um pormenor do selim:

Uploaded with ImageShack.us

É que não tem nada a ver, pois não é leve, não me parece robusto mas está lá e dá incentivo nas subidas a quem vem atrás, do género:
"fogo, vou atrás de uma bike de corridas!!!" :D
 

atcae

New Member
Cube Ams

Boas,
Comprei um quadro igual ao seu mas veio sem amortecedor, precisava de ajuda para saber qual o tamanho certo que devo comprar?
Obrigado
 

VTS

New Member
atcae, diz-me ao certo oue pretendes saber? Tamanho, como assim?!

Entretanto fiz mais uns kilometros (110 sensivelmente) e posso-vos dizer que o travão da frente desafinou. Ainda não percebi como, nem porquê, uma vez que quando retirei a roda da frente da bike coloquei a peça de plástico na bomba de travão (entre as pastilhas) e garantidamente não toquei na manete sem o disco lá.
Lá perdi uma horinha (quase) de volta dele e lá o coloquei mais ou menos, apesar de as pastilhas estarem a raspar ligeiramente no disco.

O amortecedor traseiro está a fazer muito bem o seu trabalho, já dei com a afinação ideal para mim e agora sim, estou super satisfeito, apesar de ainda bombear um bocadinho a subir com mais convicção mas nada que me tire o sono, talvez dando um bocadinho mais de pressão anule por completo este efeito.

Andei a mexer na suspensão e piorou, tenho que perder um bocado para perceber como coloca-la ao meu gosto (durante esta semana já trato disso), está muito rápida e muito dura, até me deixa a mão dormente quando vou a rolar muito tempo em paralelos ou em terreno rápido mas mais acidentado.

A transmissão funciona mesmo bem, suave e afinadinha como sempre, só se queixa quando leva com lama e ai sim, arranha um bocadinho (pudera!).

Estou a usar o guiador como vinha de origem mas pondero corta-lo, pois penso que me está a causar dores nos cotovelos...o malvado! Deve ser por estar muito largo, levo os braços pouco ou nada flectidos e a articulação (cotovelo) acaba por sentir isso. Vou cortar 2 centimetros de cada lado, talvez.

Obviamente que com os kilometros a surgirem começo a apanhar o ponto deste quadro e do setup actual, isto é, os pontes fortes e os pontos fracos, apercebo-me onde posso melhorar muito e onde não vale a pena mexer para a minha utilização.

Vou dando noticias...boas pedaladas a todos ;)
 

Nuno Félix

Super Moderador
VTS, quanto ao travão dianteiro, vê se não tens a roda ligeiramente mal encaixada...

Às vezes acontece que, ao desmontar a roda, quando a colocamos de novo ela fica meio desalinhada e depois isso influencia no travão....

Desaperta a roda, vê se está bem encaixada e volta a apertar.

Pelas fotos, vi que o espigão está mesmo no limite... Aconselho vivamente a compra de um maior (400mm) para que não tenhas dissabores.

Parabéns pela bike, pois está muito fixe!!!
 

VTS

New Member
Vou ver isso da roda mas como a tirei e coloquei várias vezes na esperança de estar só mal encaixada, deve estar bem, agora já o ajustei à nova posição mas é aborrecido, perdi um tempinho de volta daquilo.

Sim, o espigão está mesmo no limite, é de 380mm. Já tinha pensado nisso, em trocar por um de 400mm, achas que este pode partir???
É pesadote, parto do principio que será resistente mas nunca fiando. Vou ter isso em atenção, obrigado pela dica ;)

Faltou-me a analise aos pneus:
Numa palavra: Espetaculares!!!
Já rolei em vários tipos de terreno: desde pedra, areia solta (ou muito solta), lama, estrada e são espetaculares. O importante é usar a pressão correcta, do genero: se ao sair de casa sei que vou rolar mais em alcatrão e pedra dou-lhes um bocadinho mais de pressão (3 bar), se sei que vou rolar mais em areia solta ou muito solta vou com 2,5/2,6 bar. Portanto, a meu ver a pressão ideal para as voltas domingueiras com os amigos é de 2,8 bar, pois dá para tudo apesar de ter que ter algum cuidado com as pedras ainda para mais uso umas camaras de ar finissimas nuns pneus já de si conhecidos por deixarem furar com alguma facilidade (até a própria marca refere isso). A unica coisa a apontar mais negativa é o tamanho de origem: 2,25...numa bike de XC parace-me exagerado. Quando estes estiverem em fim de vida vêm os mesmos modelos mas em medida abaixo (1.95 ou 2.00).
 
Last edited:

atcae

New Member
Olá,
Quando falo em tamanho, era o tamanho do amortecedor. Já percebi que quando se fala em 165mm é essa mesma a distância entre os olhais logo será um amortecedor com essa medida que terei de utilizar. Obrigado.
Cumprimentos, vou dando noticias...

Ângelo
 

PMAT

Member
Bela bike, ou não tivesse uma igual! :p

Visto que se falou no tamanho e peso de alguns componentes, partilho as minhas pesagens:
- guiador 330g e media 70cms. Cortado para 66cms 320g.
- avanço 120mm: 158g
- espigão: 260g
- selim: 264g

Boas pedaladas!
 

edununo

Well-Known Member
Bela bike. Basta ser Cube.

Quanto ao roçar dos discos, são Formula e basta! Muito bons a travar mas difíceis de afinar. O espaço entre as pastilhas é muito reduzido e basta qualquer coisinha e já roçam.
 

rjpsilva

New Member
Olá a todos.
Bela bike. Encomendei um modelo igual no Bike Discount e estou a aguardar a chegada dela. Fico contente pelos comentários em relação ao desempenho.
Também já tive uns Formula e o travão da frente estava sempre a roçar. Já nem me lembrava disso.
 

VTS

New Member
PMAT, também já tinha pesado esses componentes e o meu selim tem mais 24gr do que o teu :) e o meu espigão tem mais 8 gr...o meu avanço já não é de origem, é de 90mm, um Concept SL mas pesou as mesmas 158gr :) (mais curto mas com o mesmo peso). Como é que sentes a direcção da bike com o guiador cortado? Existe uma grande diferença? Perde muita estabilidade, como dizem?

Edununo, sendo assim, não é defeito mas sim feitio...raspam ambos um bocadinho mas nada que interfira com o rendimento da pedalada (espero eu...) aquilo em andamento é sempre a bombar ;) Vou afinando conforme for necessário, não tenho outra solução.

Rjpsilva, estive a ver o site e realmente tem uns preços muito apeteciveis, eu sei onde está uma igual à venda mas em tamanho 20" por um preço muito jeitoso também. Fica descansado quanto à tua compra pois vais ficar muito bem servido, se quiseres começar a melhorar logo que ela chegue troca a cassete, o selim e o espigão ;) vais tirar peso considerável à bike e aumentar a qualidade da mesma.
 

Pedaleiro

New Member
VTS concordo com o Nuno Felix.Já me aconteceu o mesmo.tenho uma cube reaction pro 2011.o tipo de encaixe é igual.tira e volta a encaixar rsrsrsr!
 

PMAT

Member
As medidas são relativas. Há muito pessoal a usar guiadores rectos com 58 ou 60cms.

Eu como sou largo de ombros (e das várias medidas que experimentei) encontrei nos 66cms lowrize a medida ideal e mais confortável. :p

PS: Na minha opinião, as duas primeiras coisas a alterar para perder algum peso é o guiador e os punhos. Só nestes componentes deves emagrecer a bike umas 200g. ;)
 

VTS

New Member
Pedaleiro, eu na altura tirei e coloquei a roda várias vezes e continuava sempre desafinado...entretanto resolvi o problema "my way". Vou ter isso em atenção em vezes futuras, obrigado.

PMAT, cortei o guiador 2cm, estando com 68cm actualmente. Vou experimentar e caso continue a sentir desconforto nos cotovelos corto mais um pouco, para os 66cm. Os punhos são pesadissimos por terem aquela armação plástica e o fixador, cerca de 60gr cada um:fpalm:O guiador só vai ser trocado lá mais para a frente, com o desgaste e possivelmente por um reto, curto e muito leve. Já agora, que pedais usas? Já pesaste as rodas?
 
Top