Crank desaperta

zykon

Super Moderador
Boas pessoal
Há uns tempos para ca teho tido um pequeno problema na pedaleira. o parafuso do crank está constantemente a desapertar-se. Não está moido, pois isso foi a primeira coisa que fui verificar.
Já lhe dei umas pancadinhas de amor :twisted: para ver se ele "acamava", mas nada feito.
A minha pedaleira é uma alivio :cry:
Já agora alguem ja enraiou alguma roda?
É complicado?
É preciso alguma ferramenta especial para alem da chave de raios?
 

shark_69

New Member
oi,

quanto ao crank verificaste o parafuso e o encaixe? é que se não for nenhum deles moido não sei do que será... já me aconteceu varias vezes e em varias bikes e era sempre um dos componentes moidos... quanto a enraiar não te posso ajudar...

abraços
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

quanto ao desapertar, tens 2 hipóteses, ou apertas com mais força o parafuso, ou então usas Locktite (uma cola especial para roscas) que previne o desaperto. Podes passar numa loja e pedir para te porem isso se não conseguires encontrar.

Quanto ao enraiamento: é uma operação bastante complexa. Eu já enraiei uma roda dianteira com sucesso, mas já lá vão muitos anos. Existem vários tipos de enraiamento cruzado a 2, a 3, a 4, ou com lançamento radial. Se for uma roda traseira, os raios do lado direito podems ser mais curtos que os do lado esquerdo.

Para além da chave de raios é preciso ter um suporte para centrar a roda (na altura usei a suspensão como suporte e os v-brakes como afinadores). Montar tudo já é bastante complicado, afinar a roda ainda é mais moroso. A roda depois de montada necessita de ser afinada lateralmente e vericalmente (excentricidade).

Aqui fica um link a explicar como se faz:
http://www.sheldonbrown.com/wheelbuild.html

Jepas
 

zykon

Super Moderador
Quanto à força usada no aperto, penso que apertar ao maximo com a chave sextavada, e depois enfiar um tubo na chave e por-me em cima desse tubo penso que deve ser força mais que suficiente :twisted:
Quanto a cola ainda não tinha pensado nisso. Sou mesmo co...as :oops:, é que eu ja trabalhei numa oficina e usava isso diariamente. Vou tenta isso. Obrigado
 

Milhas_Rev

New Member
Por acaso também tenho um pedaleiro acera na minha trek 4500 e aquilo ta sempre a desapertar :evil:. Às vezes aperto-o antes da volta e no final ja esta desapertado. :s
O problema maior é que quando aquilo desaperta fica a roçar no desviador da frente e nao consigo por a 1ª a frente e depois tenho que fazer as subidas maiores com a do meio. :twisted:
Ja tentei por cola naquilo mas desaperta na mesma. TAlvez seja mesmo da cola :oops:. Se calhar tenho que comprar outra!!
iO meu crank é igual a este:

SHIM04010565.jpg
 

Alf

Active Member
Loctite não... araldit ou araldit solda a frio... nunca mais cai!!! O problema é que para tirar é que só trocando de quadro e pedaleira... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Rui Meireles

New Member
Vim desenterrar este tópico e fazer-lhe CPR, 1 ano e 1 dia depois.

Estou com este problema. No último passeio tive que apertar o parafuso logo no início e a meio do passeio.
Estes tipos de colas depois saem bem quando eu quiser desapertar? É só fazer força que a cola parte?

Já me falaram em por verniz das unhas... Não sei se isso resolve. :roll:
 

ruisas

Member
Esse tipo de colas Locktite (222,243,234,....) parte facilmente, no entanto podem ser difíceis de encontrar (na Norauto há), mas podes sempre recorrer à famosa e super conhecida Super Cola 3 e afins, que se comporta exactamente da mesma maneira.
Outra possibilidade, que eu já utilizei com bons resultados, é a fita de teflon para canalizadores, uma película branca muito fina que enrolas à volta da rosca e que dificulta o desaperto, e aperto, do parafuso.
 

Rui Meireles

New Member
Eu tenho fita vedante, da que se põe nas roscas das torneiras quando elas pingam... Nem sequer me lembrei disso, às tantas experimento isso antes.

Obrigado.
 

jonypaul

New Member
A minha pedaleira Alivio também faz isso, portanto eu já me habituei e sempre antes de andar dou-lhe um aperto meiguinho. Caso resolvido :mrgreen:
 

pre_historico

New Member
normalmente (experência de quem sempre teve carros velhos :mrgreen: quando digo velhos é mais velhos que a maioria de vocês :twisted:) quando um parafuso desaperta por vibração quer dizer que o passo de rosca está gasto ou a medida não é exactamente a adequada. uma das solução é fita de teflon ou (mais radical e definitivo mas ai de quem quiser desmontar depois :twisted:) um pouco de resina epoxy com endurecedor; que é o que os chapeiros aldrabões usam para reparar chapa. é uma solução muito barata mas muito sacana se um dia quiserem desmontar o material. sair sai, mas já tive que tirar um parafuso «resinado» brocando-o por dentro.
 
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