Sempre usei Crank..já usei eggbeater, agora numa bike uso os candy e na outra uso os egg...Manutenção, é o ponto fraco dos mesmos, porque quase sempre no final do inverno troco os rolamentos dos mesmos..kit de substituição cerca de 16€. No entanto nos novos modelos eles já resolveram alguns pontos fracos dos mesmo o que permite uma tempo de manutenção mais espaçado. Além disso se fores cuidadoso, podes facilmente abri-los e colocar massa lá dentro(existe uma pistola própria para isso).
No entanto iniciei-me no btt com uns shimano e comparativamente ao encaixe e desencaixe os cranks para mim são muito melhores... e como já referiram no inverno é onde os cranks batem aos pontos os look, ou mesmo os shimano...não há lama que lá fique.
Os clets da crank também são menos resistentes que os da shimano pelo que tenho constatado pelo meu colega de pedaladas...fazemos mais ou menos os mesmos kms e eu já tive que trocar os meus(é certo que foi ao fim de muitos kms), mas os ele ainda rodam.
Tive durante uns tempos uns eggbeetar 1(em aço, versão com esferas, ano 2008), e nem 500kms duraram, tendo partido logo, mas prontamente trocado pela garantia(comprei nessa altura, com o valor remanescente uns eggbeeter sl, que ainda rodam hoje).
Fica bem então e boas compras.