[Crónica] Os fitis no Gerês

fitibomba

New Member
Boas malta!

Venho relatar umas voltas em que eu e o fitiquim fomos dar pelo gerês, 21 e 23 de Agosto. tendo como ponto de partida o Parque de Campismo de Cerdeira em Campo do Gerês.

Como foi a primeira vez que fizemos este tipo de coisas por estas bandas. começámos por explorar um pouco os tracks existentes e lá nos mandámos para aqueles conhecidos e belos trilhos.


No primeiro dia, foram cerca de 42km e optámos por fazer a típica volta passando pela portela do Homem, em direcção a Sta Eufémia, mas como o gps é um bicho de 7 cabeças não chegamos a passar lá :lol:

Passamos então a fronteira e subimos cerca de 7 km serra acima, onde conseguíamos uma grande extensão das margens do rio Homem. Foi aí que tivemos um encontro imediato com umas vacas de porte avantajado que serviu para ficarmos com mais adrenalina do que o que já estávamos. Lá descemos encosta abaixo a um ritmo alucinante e fomos dar a Torneiros. Seguimos por estrada até Lobios onde demos com as piscinas naturais e aproveitamos para descansar um pouco que o calor já apertava.

Como já se fazia tarde e tínhamos parado bastantes vezes para tirar umas fotos e resfrescarmo-nos nas fontes que encontrámos, seguimos pela geira romana em direcção ao campo do gerês.

















Já no segundo dia , andamos sensivelmente o mesmo que no primeiro dia, e esperávamos um percurso mais rolante (julgávamos nós..).

Desta vez o percurso passaria por Covide e seria mais pelo interior, passando por algumas localidades. Fizemos a geira romana que circundavam aquelas belas zonas montanhosas com vistas fantásticas mas tinha um defeito: passávamos a vida com a bike às costas para ultrapassar pedras da geira romana. Este facto fez com que um percurso supostamente mais fácil e rolante que o do 1º dia se tornasse no mais cansativo deles todos, primeiro porque já não estávamos tão frescos e segundo porque a bike foi feita para andarmos em cima dela e não ao contrario :mrsock:

Os 30ºC que se faziam sentir ao meio dia não contribuíram também para a nossa frescura física. Felizmente este percurso do 2º dia tinha muito sombra e vegetação, e passámos por inúmeros pontos de água.

Como beleza natural este percurso é capaz de ser mais bonito que o primeiro, dado que não é o típico cenário do Gerês que eu tinha em mente, com as suas cascatas e fontes de água. Neste percurso existia muito mais variedade, desde subidas cheiras de pedra solta que iam dar a campos verdes onde pastavam cavalos selvagens. Um pouco mais à frente já apanhavamos trilhos em granito que iam dar a localidades muito próprias onde o trânsito local era composto por vacas e galinhas na rua.












Por fim posso afirmar que o Gerês ganhou mais dois fãs que anseiam regressar lá o mais brevemente possível.
 
Obrigado por partilharem a vossa aventura com o pessoal.
Para quem "venera" o Gerês, como é o meu caso, tem um gosto duplamente especial.

tendo como ponto de partida o Parque de Campismo de Cerdeira em Campo do Gerês
exactamente como eu faço quando vou pedalar para esses lados!

Só uma dúvida: vocês chegam a passar a fronteira na Portela do Homem?
Pergunto isto porque já por algumas vezes me falaram de ir às antenas, mas não me esclarecem se tenho que passar a fronteira, ou se viro à esquerda imediatamente antes da mesma?!
 

fitibomba

New Member
viramos imediatamente à esquerda antes da fronteira mas não passamos por antenas nenhumas...se calhar situavam-se em sta eufémia local que não chegámos a visitar. De qualquer modo e segundo o track que possuía terás que virar à esquerda antes de passar a fronteira para la chegares..

Abraço
 

TA

New Member
fitibomba said:
viramos imediatamente à esquerda antes da fronteira mas não passamos por antenas nenhumas...se calhar situavam-se em sta eufémia local que não chegámos a visitar. De qualquer modo e segundo o track que possuía terás que virar à esquerda antes de passar a fronteira para la chegares..

Abraço


Parabéns pela volta.. o local é espectacular...

Desculpem meter a colherada... vejam este tópico

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,64406.0.html
 

fitibomba

New Member
exacto esse trajecto é muito similar. Tal como tinha referido, ao virares à esquerda consegues ir a sta eufémia onde supostamente se situarão as antenas (tal como referi não fomos a este local) e fomos directos a torneiros. De resto parece-me praticamente igual

Cumps
 

cister monge tony s

Active Member
aqui, jogo em casa :mrgreen: é engraçado que por essa altura, fiz parte desses trajectos também. e sendo morador nesta zona do país, nunca me canso de andar por esses trilhos magníficos :D :D
 
Top