[Crónica] 100 MAOS BTT KLUB - Venda Pinheiro/Malveira

jbileu

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

"NEM QUE CAIAM PICARETES"

1 de Fevereiro de 2009... Pela primeira vez este ano conseguimos congregar todas as vontades... e "ajuntar" tenrinhos, menos tenrinhos e os outros…, ou seja, o que de melhor há por estes lados em termos de """pedaladores""" de bicicletas...

Nove duros dureza que, sem medo que o céu lhes caísse em cima iniciaram uma das voltas mais marcantes dos últimos tempos... A seu tempo se compreenderá o porquê???

Começou um pouco tarde esta epopeia - motivado pelas condições atmosféricas que só à última de hora permitiram a confirmação de dois dos participantes, vindos do exterior... Sim, que isto não se confina às gentes da terra... Desta vez estávamos quase "fifty-fifty" entre autóctones e estrangeiros... Qualquer dia temos uma velocipédica multinacional implementada por estas bandas...

Por falar em velocípedes... não se pode deixar de referir (limpe-se a baba s.f.f.) a estreia de novas máquinas dignas de um big K... com especial evidência - sem desprimor para as outras - para uma tal...... Sc..... não sei quantos, em ferro forjado de 1918 (pós revolução russa) - esta é a única forma de vaiarmos a autoridade... Nada que o desmobilize o shô... que este Mr. tem fogo na panela... Nem os 29kgs e não sei quantas gramas deste aglomerado metálico o fazem desmontar de cima do pau... Aprre...!!!

Bom... Com tanto paleio não vejo kms nenhuns......? Finalmente lá nos fazemos à estrada. Pensávamos nós... porque de repente uma "bigorna" lembrou-se de boicotar a festa... Rapidamente se percebeu que o coxinho se queria era baldar... mas nada que um grupo de mecânicos de craveira distrital não resolvesse... Desaperta lá a porca que vais ver como ela anda... E andou mesmo...!!!
Finalmente estávamos no rumo certo... Destino - o Lobo...!!! A escolha levantava algumas dúvidas mas Mr. J insistiu - em boa hora J - Depois de passada a primeira dificuldade UP TUNEL e de descermos a sempre gratificante SERPENTINA, saímos à direita para o LOBO... Primeiro o LOBO BOM... que se fez calmamente sem grandes atropelos.. apesar da lama e da falta de grip; Chegados ao LOBO MAU - aquela picada final - aí a coisa piou mais fininho... Mas lá se fez... que o melhor estava para vir. No fim do trilho (o que normalmente é pouco mais que uma poça de água...) desta feita tínhamos um verdadeiro canal de rafting... Mas não havia volta a dar... ou subíamos aquilo tudo ou....

Mr. J. como bom anfitrião, destemido e audaz fez-se ao piso... ou à falta dele...

Abreviando... Risada geral...!!! Mr. "Glu Glu" J... Só se lhe via a cabecinha...!!! Tudo o resto era uma represa que a """violência""" das águas, contudo, não conseguiria demover... Firme na sua postura... eis que se ergue das águas... qual Moisés, impenetrável passa o Mar Castanho para o outro lado...!!! Genial...!!! Apenas um lamento que foi a inutilização, espera-se que temporária, do "equipamento registador de figuras tristes" como o próprio o apelidou...

Pé ante pé, lá passámos todos o inquieto caudal - com água pelo joelho - sem que outro episódio semelhante acontecesse... Quase todos, quase secos... lá seguimos caminho via ESTRADÃO DA TAPADA em direcção ao violento CHICOTE e de seguida, atravessando a nacional, pela MATA DOS EUCALIPTOS [VILA FRANCA DO ROSÁRIO] rumo ao JERULEMO.

Aqui damos inicio a uma secção que nos leva, em permanente subida por c.de 4,5kms, a atravessar o VALE DA GUARDA e a MATA DO ABADE até ao sopé dos MOINHOS DE STA. MARIA. A meio, pelo adiantado da hora uma primeira neutralização, ao ligarmos directamente ao ESTRADÃO DA QUINTA via N8, seguindo-se a, agora menos agradável, SERPENTINA... até ao cume...!!!
No alto, reagrupadas as tropas... seguimos com destino à JUNQUEIRA para o VIADUTO - um slope muito fixe onde a minha "menina" teve a oportunidade de se estrear a fazer mortais encarpados com meia pirueta invertida à retaguarda.......!!! Nada de muito violento... foi só o susto...!!! Adiante…

A coisa apertava… o atravessamento do rio começava a fazer-se sentir… mas nada de tenrinhos… “o caminho faz-se… pedalando”.
Vinham ai novos desafios… e nada melhor que os enfrentar de cabeça erguida… A subida do CABEÇO DA PRATA começa com uma variante mato adentro para fugir a um mar de lama rapidamente sulcado por uns “Tenrinhos do TT a Motor”. Subida técnica, cheia de ramos e obstáculos que as “meninas” devoraram com uma simplicidade assinalável…J. Daqui até ALCAINÇA uma pendente, não muito pronunciada, mas perigosa, pedregosa e escorregadia alonga o grupo que se volta a reunir já dentro deste povoado.

Um pequeno momento de descompressão para preparar o ataque à dificuldade maior do dia. O CABEÇO DE ALCAINÇA. Antes porém, um novo percalço mecânico, uns certos e determinados travões encomendam a alma ao criador – mas um pequeno ajuste permite algum poder de travagem que viabilizam a continuidade do veículo em causa…!!!
Agora sim… (não…, não aparecem gajas boas) mas agora sim, tudo preparado para o dó dói…!!

Uma primeira secção rolante – para re-aquecer os motores – a passagem da linha do comboio e um pouco de trekking para evitar novos “afogamentos” J - Felizmente uma pequena ponte artesanal deixa livre a passagem para a outra margem… - e assim podíamos continuar na nossa maníaca missão… mais um pequeno estradão e uma inversão às 0600 horas para a que seria -aqui ainda não o sabíamos - a derradeira e temível missão que nos levaria até perto das eólicas.

Qual “Senhora da Graça” ou “Subida à Torre”, este pedacinho de inferno… não mata mas mói… e muito… Pedal ante pedal, por meio de troncos, sulcos, pedras e pedrinhas… fechados por sobreiros e outros exemplares florais… lá fomos galgando a encosta… puxando uns pelos outros… à excepção, muito provavelmente, de Shô Este que lá do alto devia ir gritando… Andem daí seus tenriiiinhos… ou é preciso ir ai buscar-vos às cavalitas…… . A meio um pequeno episódio que viria a ser decisivo para o desenrolar do resto do tour… Um pequeno escorreganço, um pequeno tombo, nada de mais…. Tudo em pé e de regresso ao pedal…

Mais tarde, já no cimo da encosta… Cadê o Polar…????!!!! Desapariu……!!!! ZZZuuuummbaaa…!!! Vai tudo por ali abaixo… depois de tanto esforço….. agora é muito melhor… custa muito menos…!!! Mas pronto… o principal era encontrar aquele pequeno gadget e foi o que se fez… felizmente para o proprietário, infelizmente para os já derreados ciclistas, proprietário incluído……!!!

O ”bigornas” já tinha desmobilizado… E como se não bastasse uma baixa de temperatura repentina… Sintra… deixou de se ver, pelo que a coisa prometia… A decisão era óbvia… neutraliza-se o resto e segue-se directo à casa da partida… Tal decisão não agradou, certamente, aos deuses que do seu pedestal… (vulgo céu) libertam uma carga pluviométrica de pedra e água gelada que deixam tudo e todos em completa agonia… Mas dos tenros ou tenrinhos (consoante o grau de tenricidade…!!!) não reza a história… e agora vai tudo até ao fim… AVESSADA fora, até à MALVEIRA foi um tirinho, que o alcatrão permite médias diferentes… O adiantado da hora não permitia opções mais ousadas… Mr J fica já por ali pertinho de casa, o restante agrupamento segue até à VENDA P deixando ficar ainda alguns euros para dar uma lavagem à maquinaria (como se não tivessem levado água suficiente…). A p*** da máquina roubou (com as letras todas) dois aérius ao Paulo… FOLDERRSZZZZZZ!!!!!!

E assim se passou mais um dia de aventuras em cima de duas rodas…!!!

Aos habitues… um reviver de momentos bem passados também noutras ocasiões, e um trago acre na boca pela não ida a Sto Estêvão, ao Rogel e muito particularmente ao “nosso” K Hill…, paciência…

Aos novos companheiros… um bem haja pela disponibilidade e entrosamento e que voltem, rapidamente, ao nosso convívio. Prometemos que o eventual sabor amargo, pelas neutralizações efectuadas serão devidamente compensadas com a inclusão de mais e… (no bom sentido da palavra) “””piores””” trilhos…!!!

Prá semana há mais…!!!

PERCURSO: Venda do Pinheiro - Alcainça - Venda do Pinheiro
SAÍDA: 0900 hrs
TIPOLOGIA TERRENO: Alcatrão; Lama; Pedra
TIPOLOGIA PERCURSO: Estradão; Single Track; Técnico
TEMPO: Começou chuvoso e terminou molhado (Granizo e frio à mistura)

DISTÂNCIA: 32 km
ACUMULADO + : 916 mts
ACUMULADO - : 916 mts
ALT MIN: 120
ALT MÁX: 386
 

pauloeste

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

Olha! Olha!
não tinha conhecimento deste tópico....

Muito porreiro

Cumps.
Paulo Estêvão.
 

JorgePedroso

New Member
Re: [Rescaldo/FotoReport] 100 MAOS BTT KLUB - VENDA PINHEIRO/MALVEIRA

pauloeste said:
Olha! Olha!
não tinha conhecimento deste tóico....

Muito porreiro

Cumps.
Paulo Estêvão.

Estava a hibernar mas o reaparecimento surge em grande estilo. Grande crónica, master Z :twisted: :twisted:

A escolha do título é feliz... embora a expressão é plagiada de um autor desconhecido. Rezam as crónicas que se trata de um mergulhador de águas profundas...

Em relação ao passeio, o que me apraz dizer é que me ficou atravessado... tantos foram os percalços que o inviabilizaram :s :s :s Anseio por o repetir na íntegra num futuro próximo

Um percurso com esta excelência não pode ficar na gaveta... NEM QUE CHOVAM PICARETES
 

JorgePedroso

New Member
HOJE FOMOS VER O MAR

Depois de uma semana atribulada, nada melhor que um passeio de bike para libertar tensões acumuladas. Existia igualmente a vontade de comemorar o renascimento da registadora. :mrgreen: :mrgreen:

O dia amanheceu cinzento, à primeira leitura parecia que iamos ter uma manhã de chuva, receios que não se confirmaram ( a chuva está guardada para amanhã :twisted: :twisted: )

A hora marcada arrancamos em direcção ao segundo ponto de encontro para recolhermos o "suburbano" António Silva e daí seguimos para Mafra por alcatrão.

dsc00021tn5.jpg


As opções para chegar a Mafra por terra não são muitas e as que existem, obrigam a um desvio acentuado do centro. Após a travessia da dita, entramos nos trilhos em direcção ao Lizandro

dsc00026nz1.jpg


dsc00027ht2.jpg


Após a capela da Senhora do Ó, a caminho junto ao rio estava interrompido pelas obras da nova ETAR. Fomos forçados a subir e descer já junto à ponte da EN247. Pelo meio e sem estar previsto, uns valentes singles pelo meio dos arbustos

dsc00030cc2.jpg


dsc00031fn3.jpg


A pedido do proprietário desta "coisa" acedi a colocar esta foto... lamento mas o tipo pagou bem...

dsc00035rv7.jpg


Aqui ainda se negociava a verba...

dsc00039jw1.jpg


Praia do Lizandro

dsc00044vz1.jpg


As figuras... só para aparecer

dsc00048rb7.jpg


Perto da praia da Samarra

dsc00051nu8.jpg


Catribana City

dsc00054av5.jpg


Calçada à antiga... Romana.... escusado será dizer que o Português na foto recusou-se a subi-la montado...

dsc00062ud4.jpg


Tenho o contacto...

dsc00067nf8.jpg


Em Odrinhas, da época romana fazem parte quase todos os muros e compartimentos actualmente visíveis no local, e que são vestígios de uma villa fundada durante a segunda metade do século I a. C. Sobre esta villa primitiva, construir-se-ia, já no século IV d. C., uma outra de que faz parte um pavimento em mosaico monocromo de desenho geométrico, ainda hoje visível ao lado da capela de S. Miguel.

dsc00070ii7.jpg


Aldeia recuperada

dsc00075zb3.jpg


Carvalhal City, terra de pão, padeiros, subidas e descidas...

dsc00081bj2.jpg


Mafra e o seu Calhau ao fundo

dsc00083hn0.jpg


As estatísticas:

dsc00089ro4.jpg
dsc00086xm5.jpg


NEM QUE CHOVESSEM PICARETES
 

pauloeste

New Member
Muito bom passeio o vosso, com fotos muito fixes. Temos de fazê-lo um dia destes (amanhã não vai dar para ir :cry:).
Jorge, se não te importares, posta aí o track que o je agradece.

Até para a semana.
 

JorgePedroso

New Member
PICOS DO OESTE - EPISÓDIO 2


Boa tarde, meus amigos

:cry: :cry: :cry: Tinha em pequeno texto onde relatava o passeio de hoje mas perdi-o :evil: :evil: Tenho sempre o péssimo hábito ( leia-se estupidez ) de fazer as coisas e só as gravar no final. Estas são as consequências. Perder tudo. Como não me apetece fazer tudo de novo, deixo só as fotos e se alguém estiver interessado em saber algo mais, pergunte :p :p

p3070002w.jpg


p3070001m.jpg


p3070003.jpg


p3070004.jpg


p3070005p.jpg


p3070007.jpg


p3070010.jpg


p3070011q.jpg


p3070013.jpg


p3070014h.jpg


p3070015.jpg


p3070016.jpg


p3070017.jpg


Amanhã há mais para subir
 

JorgePedroso

New Member
100 METRALHAS


Hoje fomos honrados com a visita dos numerosos metralhas, não vieram 100 mas quase... :roll: :roll: Uma grande seita de excelentes companheiros de pedaladas. :venia: :venia:

Obrigado a todos por terem vindo. :clap: :clap: Estamos muito orgulhosos da vossa presença e esperamos não ter desiludido. :wink: :wink: :wink:

Fica prometido um novo encontro na Ericeira, :ideia: :ideia: a agendar muito em breve. :p :p :p

Desta união resultaram muitas "figuras tristes" 8) 8)

p3080018z.jpg


p3080024l.jpg


p3080026.jpg


p3080049t.jpg


p3080052.jpg


p3080061.jpg


p3080066.jpg


p3080070.jpg


p3080077.jpg


p3080081.jpg


p3080083.jpg


p3080085w.jpg


p3080086y.jpg


p3080087.jpg


p3080088i.jpg


p3080091.jpg


p3080093.jpg


p3080101.jpg


p3080103.jpg


p3080105.jpg


p3080108.jpg


p3080114.jpg


p3080115.jpg


p3080116.jpg


p3080117.jpg


p3080118.jpg


p3080120x.jpg


p3080121.jpg


p3080122.jpg


p3080123.jpg


p3080124.jpg


p3080125.jpg


p3080126l.jpg


p3080128.jpg


p3080132.jpg


p3080135.jpg


p3080137e.jpg


p3080138.jpg


p3080141.jpg


p3080142.jpg


p3080143.jpg


Todas as fotos AQUI

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS

Jorge
 

JorgePedroso

New Member
:p Finalmente, os dados de GPS para quem fez a totalidade do percurso foram:

Kms percorridos: 41,70

Ascensão total: 1256 Mts

Ponto mais alto: 442 Mts
 

raptanplan

New Member
Bom dia a todos,

Agradeço aos 100 Mãos a disponibilidade para nos mostrarem tão belos trilhos num passeio a que dou a cotação de 5*****.
Foi de facto espectacular, por tudo, os trilhos, a paisagem, o companheirismo e até para quebrar tão boa onda o estepor do velho que nos fez molhar os sapatos (pés) no rio.

Um abraço a todos e até uma próxima oportunidade

António
 

iLucena

New Member
JorgePedroso said:
Desta união resultaram muitas "figuras tristes" 8) 8)


não sei pq é q dizes isso... :assobio:

sim senhor, uma volta 5***** e aquela ultima subida foi mesmo para acabar com o resto =P
 

JorgePedroso

New Member
iLucena said:
não sei pq é q dizes isso... :assobio:
sim senhor, uma volta 5***** e aquela ultima subida foi mesmo para acabar com o resto =P

PRIVATE JOKE, meu caro :mrgreen: :mrgreen:

Não tem qualquer sentido depreciativo :wink: :wink: :wink:

Se reparares tive o cuidado de colocar entre comas :roll: quando em anteriores mensagens nunca o fiz :twisted: :twisted:

Temos mais iguais :twisted: :twisted: Uma delas, Serra do Socorro e consequente descida pela pista de downhill.

A seu tempo :lol: :lol: :lol:
 

JorgePedroso

New Member
JÁ É MUITO TARDE, VAMOS POR ESTRADA !

Do passeio, já falamos no outro tópico. Do tema do passeio, ainda havemos de falar :p :p O "coxinho" terá que se explicar... Cá para mim se não chegar a horas, fica de castigo :s :s :s privado do quê :?: hum :roll: hum :roll: :mrgreen: :mrgreen:

Faltaram alguns; Sr Paulinho, O Luis Furador, agora um ex furador :mrgreen: , O Sr Silva, alguns menos assíduos...

HISTÓRIA DO PASSEIO: FOTOS E NÚMEROS


Dados do GPS:
Distância Percorrida: 46,7 Kms
Tempo Deslocação: 3h42
Deslocação Média: 12,8 Km/h
Velocidade Máxima: 54.8 Km/h
Ascensão Total: 1075 Mts
Elevação Máxima: 262 Mts

AS FIGURAS POUCO TRISTES !!! :mrgreen:

p3150022d.jpg


p3150023u.jpg


p3150024.jpg


p3150025.jpg


p3150026.jpg


p3150027.jpg


p3150028p.jpg


p3150029.jpg


p3150030.jpg


p3150031.jpg


p3150032.jpg


p3150033.jpg


p3150034.jpg


p3150035.jpg


p3150036.jpg


p3150037q.jpg


p3150038.jpg


p3150039.jpg


p3150040.jpg


p3150041.jpg


p3150042.jpg


p3150043.jpg


p3150044z.jpg


p3150045.jpg


p3150046.jpg


p3150047.jpg


p3150048.jpg


p3150049.jpg


p3150050.jpg


p3150051y.jpg


p3150052.jpg


p3150053r.jpg


p3150054.jpg
 

jbileu

New Member
15 de Março de 2009...!!!


Ok...!!! Um domingo igual a tantos outros..., depois de sábado e antes do pior dos dias da semana... (pelo menos para quem trabalha...!!! :) )


Mas este teve uma particularidade muito interessante e, felizmente, não muito incomum por estas bandas - passe a imodéstia... Foi um dia tão bonito para sair da cama... e pedalar de encontro a mais uns belíssimos kms... Nova zona, novos trilhos, a companhia de sempre - ou quase, e o resultado mais normal... Toda a gente satisfeita...!!!


O objectivo primário centrava-se na Zona de Cheleiros... Os trilhos eram meio inventados... dada a fonte!!! Porém, o coordenador (vulgo Mr. J), garantia-nos a fiabilidade dos mesmos, pelo menos, ... até determinado ponto (o que por si só deixava antever algum grau de imprevisibilidade - muito cativante para quem gosta destas coisas... e 100 MÃOS gosta destas coisas...!!!)

0830 tudo em filinha "p******" alcatrão a fora de encontro aos primeiros kms de aquecimento que dia nasceu, por aqui, a dar ares de frigorífico e de fraca visibilidade... ESTALEIRO, UP TUNEL e seguimos para a Abrunheira pelo MURO - CARRIL, AZINHEIRAS e o ESSE antes de subirmos ao CABEÇO DE PRATA. Rapidamente chegamos a Alcainça seguindo para leste rumo a Lexim.

Aqui entramos num single já muito conhecido… e onde os gadgets gostam de saltar das bikes… Outros tempos…!!! Outras andanças…!!! Trilho cheio de silvas que com este solinho se desenvolvem como se não houvesse amanhã… Alguns pequenos desvios, algumas couves caídas e um pouco de TT puro e duro para retomar o rumo certo…

Uma pequena subida…, uma pequena ligação e estamos beyond the border… CAMINHO DAS 4 ESTRADAS bem dentro dos novos territórios. Saímos do alcatrão e entramos num pequeno estradão que liga, não a um single, mas ao single… que vai circundar a Aldeia da Mata Pequena rumo a Cheleiros… estamos na RIBEIRA DE CHELEIROS / VALE DO LIZANDRO afinal de contas o objectivo primário desta saída. A partir daqui iríamos calcorrear alguns dos mais belos kms que já percorremos por estes lados…

Começamos em alta… Magnífico single junto, juntinho à ribeira (às vezes demasiado)…!!! Nada demais não fosse o desnível entre o trilho e o curso de água… e pior… as silvas que ficam entre os dois… Uma queda ali não deixaria vestígios… seguramente…!!! Mas o gozo é tal… que vale o risco… Mas lá que é perigoso……!!!

Sãos e salvos chegamos a Cheleiros… Atravessamos o coração da aldeia e seguimos um pouco para norte. Aqui abranda um pouco o ritmo que a paisagem começa a agravar-se…!!! Mais de um km a subir… daqueles que não matam mas… aleijam…. :) !!! Lá no alto e antes de reentrarmos no Vale do Lizandro uma aventura… Começamos a descer… e descemos devagar devagarinho…. E após algumas indecisões direccionais… lá descobrimos uma réstea de caminho que nos leva… agora sim a descer forte, feio e muito rápido… Escusado será dizer que de entre tantos tenrinhos nenhuma alma penada ousou sequer a montar-se no cavalo… E ainda bem, digo eu… Provavelmente não teríamos acabado a manhã tão contentes… Penso eu de que…!!! Muito rija aquela descida… Um autêntico kamikaze saloio… com réstia de cebolas incluída e tudo… Brutal…!!! Porém lá em baixo, e com inclinações mais aceitáveis o trilho continua excelente e tubular (quem foi que pôs ali aquelas couves…???) até chegarmos novamente à estrada… Lindo… é o mínimo….!!!

Uma pequeníssima ligação por alcatrão e um rottweiler depois… reentramos nos trilhos em pleno Vale do Lizandro…!!! Sempre junto ao curso de água, mas agora suficientemente longe…, seguimos por pouco mais de um km…

Um pequeno aparte…!!! Uma questão…!!! Que raio de seres vivos apanharão aqueles homens por ali…? Duas almas munidas de equipamento de pesca… Hum…!!! Suspeito… Muito suspeito…!!! É que espécies piscículas por ali.. talvez nem cheguem aos 2 ou 3 cm… Digo eu…!!!

Adiante, adiante… que altas dificuldades se aproximam…!!! A elevação do lado esquerdo não se apresenta convidativa… Aquilo até se faz… mas o terreno pedregoso – violento mesmo - invalida quaisquer veleidades e mais cedo ou mais tarde… vamos ter de levá-la às costas até lá acima… A meio da rampa… o terreno dá umas curtas tréguas e permite que os cavaleiros se voltem a apoderar dos cavalos… ou das éguas dependendo dos gostos…!!! A subida continua e rapidamente regressa a inconveniência de um percurso atribulado – pedra, rochas e calhaus…

Alguns duros (ou bruto mesmo porque foi só um…!!!) querendo desafiar o destino não ligando a avisos anteriores força a coisa e CABUUUMMM….!!!! A velocidade a que aquele pedaço de pedra se aproximou do respectivo corpo foi demasiadamente rápida e assustadora… A coisa podia ter corrido mal… Apenas uma leve escoriação e um valente susto…!!! O caminho faz-se subindo… por isso levanta-te e agora leva-a à mão s.f.f.

Um pouco mais acima e de volta ao selim seguimos agora – finalmente – por caminhos mais amistosos mas subitamente surgem as questões técnicas que nos fazem parar de novo… um furo numa Rock Machine em cima de rochas… parece-me algo de desafiante para o proprietário… Mas lá se resolveu a coisa e seguimos caminho…!!!

Reagrupamos no alto da rampa e seguimos rumo a Odrinhas… Onde sobem de tom as resmunguices das horas…. Ahh e tal…!!! (Não resisti - tinha de me meter com ele…. Vocês sabem de quem eu estou a falar…!!!! )

Felizmente venceu a razão e seguimos para fazer a ligação de regresso a Cheleiros por um dos trilhos mais interessantes por onde passámos… Primeiro ainda uma leve indecisão de percurso… mas no rumo certo seguimos um caminho que designaria de MIX (meio single/meio estradão…, ora técnico/ora rolante…, ora em pé/ora montado…, ora seco/ora molhado) Muito bom…!!! O resumo de tudo o que se quer num belo dia de btt…!!! Aquela parte final com o atravessamento daquele curso de água foi um must…!!! Tão bem que soube aquela água pelo joelho…!!!

De Cheleiros a Alcainça o que há a reter é a subida ao ALTO DO MILHARIÇO onde entramos definitivamente no alcatrão. Seis k’s até Alcainça… grande parte deles – para não dizer todos - a subir. Uma breve paragem para um pãozinho com chouriço e até à Venda são mais seis – que seguramente não foram a descer…!!!

Resumindo… Excelente manhã passada entre os melhores companheiros. Faltaram alguns… mas os que estiveram, enquanto estiveram , estiveram à altura… Bem hajam pela vossa parceria e dedicação….

ISTO SEM VOCÊS NÃO TINHA GRAÇA NENHUMA… (Onde é que eu já ouvi isto…!!!)

A repetir brevemente…!!!
 

jbileu

New Member
Mais um domingo, mais uma tirada, expectativas em alta…!!!

Uma saída mais intimista… apenas dois elementos… que os tenrinhos abundaram neste domingo… (risos). Um guia… o outro segue… que não conhece o caminho… Objectivo SINTRA…

Eis, pois, Sintra, cuja mais antiga forma medieval conhecida, Suntria, apontará para o radical Indo-Europeu “astro luminoso”, “sol”.

Varrão e Columela designaram-na como Monte Sagrado; e Ptolomeu registou-a como a Serra da Lua.


Enfim, poderíamos iniciar aqui uma aula de Históricóóó-geografica ou outra qualquer ciência capaz de nos tornar mais doutos – porém estas linhas serão palco de outras descrições, não tão eruditas mas quiçá tão desafiantes…

Amanhece fresquinho… e quanto mais próximo da casa da partida mais fresquinho vai ficando… Sintra no seu registo habitual…!!! A isto junta-se um nevoeiro médio que nunca nos abandonou toda a manhã…!!!

O geógrafo árabe Al-Bacr, no século X, caracterizou Sintra como «permanentemente mergulhada numa bruma que se não dissipa».

Saímos da vila património mundial e temos uma serra para conquistar… Qual desafio intransponível, começa com 5 kms (certinhos) de subida alcatroada pela ESTRADA DA PENA – durinho para aquecer o músculo… era preferível uma saída mais ligeira mas é que temos… e quem dá o tem…!!!

O pensamento centrava-se na qualidade dos 5 kms finais, …algo que serviu de tónico toda a manhã…

Lá em cima o primeiro must… Um trilho lindíssimo…, de sentido único…, fechado no meio da densa vegetação leva-nos em direcção aos CAPUCHOS… Primeiro um single, depois uma double… e mais à frente um “””tringle”””.

Após algumas emoções encontramo-nos então no centro nevrálgico e desportivo destas paragens… os CAPUCHOS… Monges já não há mas não há vivalma que frequente esta idílica proeminência geológica que não passe ou re-passe por aqui… Daqui nascem e terminam dos mais belos e desafiantes spots de progressão bttística… E daqui saímos nós em direcção à PENINHA… Mais algum alcatrão para chegarmos ao promontório de onde se veria toda a região… e vimo-la de facto… mas toda igual… Branco mais branco não há….!!!! Foi “””peninha””” mas teve o seu encanto…!!!

Depois do reabastecimento e de algumas fotos conceptuais seguiu-se o primeiro desafio desafiante deste domingo… “Zé, abre a goela à máquina… que o amortecedor vai começar a trabalhar…!!!”

Desafiante dirão alguns…!!! Intimidante outros…!!! Eu direi apenas… Brutal…!!!

Começou o downhill… ou seria queda livre…!!!

Daqui para a frente nada seria como dantes… Foram trilhos e mais trilhos… uns largos… outros nem tanto… outros andavam pela metade… Andámos por ali às voltas em buscas das melhores razões para termos vindo para tão longe… E razões não faltaram…!!!

Encontrámos malta conhecida e outra menos conhecida… malta da terra e de outras terras…!!! Mas sempre de peito aberto para viver emoções fortes…

Peninha abaixo… Peninha acima… subimos as SÉRIES, contornamos os PICOTOS… passamos no MONGE numa busca desenfreada de um trilho especifico… Depois de uma parede inqualificável (esta sim dava uma série de séries…) Lá o encontramos, e lá temos de o fazer… PARTE I e PARTE II, às vezes a pé outras nem por isso… o downhill continua… chegamos lá abaixo e de regresso aos Capuchos temos de subir o estradão da RIBEIRA DA MULA… ainda doeu um bocado mas a velhota puxou por nós… Depois do susto que levou… até admira…!!! E não é que a velha, aliás… srª velha, continuou por ali acima… Espectáculo…!!!

Mas nós não… nós vamos para o outro lado… já cá voltamos…!!! Reentramos nas profundezas da serra para um trilho muito rápido paralelo à estrada… que nos conduz… por alguns kms em bom ritmo (a puxar mesmo) até atingirmos de novo a estrada…!!!

Ainda era cedo… pelo que decidimos reentrar na corrida… Regresso aos CAPUCHOS (outra vez…!!! Eu não disse…!!!) e agora sim… se a velhota lhe deu… nós também lá vamos… e fomos…!!! De volta ao MONGE lá subimos aquilo tudo… É para doer… é para doer… e doeu… Mais uma para figurar na lista das séries sérias…!!!

Lá em cima o que nos resta é descer… e pronto…!!! Para não variar lá tivemos de montar o pára-quedas… Finalizar o dia com o violentíssimo downhill… Com mais três bravos que se “ajuntaram” a nós lá fomos por ali abaixo… literalmente…!!! LL que o diga… Após um engano que nos fez trepar a montanha por alguns metros… retomamos o curso da coisa e CABUMM….!!! Lá vai shô LL para a caminha… e ficou mesmo preso… “””ganda piparote…””” felizmente sem consequências… até deu para (depois de aquilatar das reais condições físicas do atleta) me aproximar.. desarmar a mochila… retirar a – mais que nunca – registadora de figuras tristes – e calmamente retirar alguns bonecos que figurarão – seguramente – no nosso “very best of essencial”…



Retirado o autor da proeza do buraco… seguimos por ali abaixo à mão… que o caminho violentava cada vez mais estas penadas almas que por ali deambulavam…!!!

Estávamos no fim… daqui só paramos em Sintra… mas primeiro passamos nos..., …isso mesmo…, …nos CAPUCHOS… (risos)

E lá fomos… e voltando ao inicio… àqueles tais 5 kms… Agora muito mais agradáveis, são mesmo muito agradáveis… Descomprimindo por ali abaixo… Em boa velocidade seguimos até à vila… felizes e contentes… para acabar estes – mais estes – quarenta kms de puro prazer

Já em plena Sintra, um pequeno erro de percurso… leva-nos inesperadamente à última emoção do dia… um downtown pela RUA DA FERRARIA com escadaria incluída dá-nos acesso ao coração da vila para um final apoteótico…!!!! Magistral…!!!

De alma cheia… e com algum atraso no cronómetro ainda há tempo para uma última incursão pelas ruas e vielas deste nosso pedaço de paraíso para a aquisição das tão afamadas receitas gastronómicas da doçaria regional… Isto não é suborno… mas chegar a casa munido de um docinho… calha sempre bem…!!!

Para semana há mais… “ONDE O MAR É MAIS AZUL”…!!!
 
Top