Corte no joelho, sutura de 1 ponto e recuperação

njsfer84

Member
Boas pessoal, venho aqui pedir uma opinião sobre um pequeno azar que tive que se tem revelado um grande transtorno.
No passado domingo dia 28 participei na Maratona Luso-Galaico e resolvi fazer os 70km para treinar para as próximas maratonas que se avizinham.
Acontece que ao km 46 tive uma queda aparatosa da qual resultou um corte profundo no joelho onde se podia ver a rótula.
A ferida foi profunda mesmo em cima da rótula mas não foi muito grande (uns 2/3cm). Depois da queda, fui levado para o hospital onde me suturaram com apenas um ponto (fui suturado na sala de pequenas cirurgias) e segundo a médica a coisa não tinha mau aspecto. Como não me queixava de mais nada fiz apenas um duplo raio x à rótula o qual não revelou nenhuma fractura.
A mesma médica aconselhou-me a tomar um analgésico ou anti inflamatório durante pelo menos 3 dias ao qual eu cumpri e tomei durante 4 dias Nimed.
O problema é que desde segunda feira que não tenho notado melhorias, ou seja, não posso dobrar praticamente a perna, continuo com a sensação de ficar com a perna pesada (e por vezes o joelho inchado) e noto que de dia para dia sinto os musculos e tendões a atrofiar e a ficar tensos o que só tem piorado a situação, porque trabalho sentado em frente ao computador e nenhuma posição é confortável senão estar deitado.
Acho estranho porque na terça feira fui trocar o penso e a enfermeira disse que não tinha pisaduras evidentes nem o joelho apresentava inchaço e eu achei o mesmo embora não trabalhe na área da saúde.
Estranho também foi ter me sentido bastante melhor sem o penso e a gaze pois tinha mais liberdade de movimentos e conseguia contrair os musculos, coisa que fica mais dificil com o penso e a gaze. Não sinto má circulação de sangue na perna nem a gaze está demasiado apertada, apenas sinto que me limita quando tento dobrar ligeiramente o joelho porque faz pressão em cima da zona afectada e magoa.
Basicamente queria perguntar se acham normal um corte que não foi nada de grave (pois foi só pele e nunca infeccionou) me estar a causar tanto transtorno, porque não consigo conduzir, e no trabalho é um desatino porque nenhuma posição me é confortável e faz-me doer a anca, as costas... Eu sei que a função da gaze é também limitar os movimentos para que a sutura não rasgue a pele e assim, atrasar o processo de cicatrização, mas fica muito incómodo porque não consigo andar sem ser tipo perna de pau. Também sei que ainda só passaram 5 dias, mas já deveria notar melhorias, ou isto mesmo sendo uma coisa simples demora assim tanto tempo? É que pelo andar da carroça, quando me tirarem os pontos, vou ter os musculos e tendões todos atrofiados e certamente para voltar a andar a pé normalmente vá precisar de fisioterapia. E tudo isto por causa de apenas um corte. Não creio que tenha nenhuma lesão a nível muscular nem de tendões, porque consigo por exemplo, apoiar-me na perna (sem a dobrar, claro) sem ter qualquer dor e com a perna esticada na cama consigo movimentar o pé perfeitamente sem ter dor.
Sei o que é ter de voltar a ensinar os musculos e tendões a funcionarem minimamente bem, porque já parti a perna esquerda e é muito complicado ter de começar do zero, embora sei que este caso é bem menos grave, mas é chato um gajo andar meses a treinar para perder a forma fisica toda por um simples tombo.
Aos entendidos ou nem tanto peço-vos uma opinião sobre o meu pequeno dilema.

Cumprimentos
Nuno Fernandes
 

AMPereira

New Member
Não te esqueças que a origem do teu corte não foi provocado por objecto cortante, mas sim resultante de traumatismo após queda.

Assim, todas as estruturas circundantes ao corte foram igualmente afectadas. Congratula-te pela ausencia de fraturas, mas mesmo que alguns sinais de contusão estejam ausentes, não desvalorizes o factor traumatismo.

Acredito que seja um sitio chato (articulação) mas não creio que o tempo decorrente da retirada dos pontos, crie uma situação de atrofio e consequente necessidade de fisioterapia.

Tens só 5 dias de evolução, ainda é muito ceda, tem paciência. Vais ver que terás melhorias notorias daqui a 2 semanas. Está atento a sinais de alerta e caso notes que a evolução está muito lenta procura um especialista adequado.

É chato perder a forma fisica por causa de um tombo? Atenção que tiveste uma queda. Existe quem ao caminhar sofra uma simples entorse e o incapacite durante várias semanas. Mentaliza-te que até tiveste uma pontinha de sorte.

Boa sorte e as melhoras, tem paciencia...
 

SPT_SPEED

Member
Caro amigo, eu também não trabalho na área da saúde e a experiência de cortes, traumatismos e lesões (algumas presentes talvez para sempre) é a da vida. Quer-me parecer haver aí alguma ansiedade. Além de que, 5 dias decorridos e face ao ferimento que é, não chegarem para lhe atrofiar tendões e músculos assim tanto, consciencialize-se que por muito "pouco" grave que o ferimento até seja, foi relativamente profundo e num sítio sensível. Vai levar o seu tempo a sarar totaaaaalmente e é efectivamente preciso paciência. Atenção não quero menosprezar o que sente. Nessas coisas, só nós é que sabemos. Desejo-lhe as rápidas e boas melhoras. Cumps
 
Top