Cortar um pouco o guiador. sim ou não

bruno31

New Member
boas pessoal.. tenho uma spark50 de 2012, a minha questao é se é melhor cortar um pouco o guiador de um lado e de outro?? axo-o um pouco grande.alguem que o tenha feito??
sugestoes aceitam-se
 
Eu cortei o meu assim que o comprei, cerca de 5mm de cada lado. Usei um pipe cutter, semelhante ao da imagem:
Tube_Pipe_Cutter.jpg

Abraço
 

.:Pedro:.

New Member
Atenção que ao cortares o guiador, vais certamente, perder alguma sensação de segurança. Quanto mais curto for o guiador mais difícil é controlar a bike.
 

dgzbj40

New Member
Cortei um em tempos e arrependi-me... Mas tudo depende do que faças com a bike.
Tens sempre a hipótese de puxares os manipulos e os punhos de cada um dos lados na direcção do centro e vais experimentar sem cortar as pontas. Assim ficas com a garantia se satisfaz ou não. Depois é só cortar ou voltar a colocar tudo na posição inicial.
 

oliana

Active Member
Mais uma vez o guiador!
620 mm é para colocar umas asas e levantar voo. Andar de braços abertos como se estivessemos a remar tem tanta segurança como um fósforo no guiador. Tudo é uma questão de bom senso. Para que queremos a bicicleta? Quais os trilhos?
Ninguem vai fazer uma prova de velocidade em xc com guiadores largos e ninguem vai fazer downhill com curtos. Prova de velocidade xc, podemos encontrar de 500 mm a 560 mm.
Eu tenho uma FS com 54 mm e uma Semi-rígida com 52 mm. A semi-rígida é mais rápida a manobrar em trilhos apertados e técnicos. Utilizo-a tambem muito em estrada no inverno onde ninguem se sente confortável de "asas" abertas. A FS é para as maratonas e passeios de longa distância.
O unico conselho que eu dou é para não cortares abaixo destas medidas. E teres um periodo de habituação. Logo não vais querer andar a adorar Jesus Nosso Senhor o tempo inteiro em que andas de bike.
Boas pedaladas.
 

x0388891

Member
Acho a medida do guiador um gosto muito relativo. Já tive guiadores com 580mm e mudei para a medida 660 e para mim está excelente.
620 mm é para colocar umas asas e levantar voo. Andar de braços abertos como se estivessemos a remar tem tanta segurança como um fósforo no guiador.
No meu caso posso afirmar que encontrei mais segurança.

Mudar de uma medida maior para menor pode ser tramado se não nos adaptarmos, o contrario já é mais fácil.
 

VMCP

New Member
Na minha opiniao acho que nao devias cortar.
Primeiro devias experimentar e ver se gostas, caso nao estejas satisfeito cortavas, pois é algo que nao podes em que nao podes recuar...
 

mlouro

New Member
Lê-se com cada coisa, 620mm é para levantar voo? se for para fazer estrada ou andar a direito até acredito que um guiador de 520mm seja melhor, agora tanto a subir como a descer notei melhor controlo da bike quando passei de um guiador recto de 580 para um low rise de 640mm..

O tamanho ideal depende muito do que fazes.. quando mais controlo precisares de ter, mais largo precisa de ser o guiador.. por exemplo, em downhill acho que o minimo anda pelos 750mm/760mm, já para Enduro/AM o pessoal anda entre os 700 e 750mm..

Uma opção que podes fazer é colocar os punhos ligeiramente mais para dentro e ver a diferença, se gostares cortas, se não gostares voltas a colocar como estava.. falando por experiência própria, os guiadores largos primeiro extranha-se e depois entranha-se.. depois de nos habituarmos a um guiador largo faz muito mais diferença ir para um guiador mais curto que o contrário.
 

Nozes

Active Member
620 mm é para colocar umas asas e levantar voo. Andar de braços abertos como se estivessemos a remar tem tanta segurança como um fósforo no guiador. Tudo é uma questão de bom senso. Para que queremos a bicicleta? Quais os trilhos?
Ninguem vai fazer uma prova de velocidade em xc com guiadores largos e ninguem vai fazer downhill com curtos. Prova de velocidade xc, podemos encontrar de 500 mm a 560 mm

Amigo,lá por ser o teu gosto pessoal,não vale a pena deturpares a realidade. NINGUÉM anda em provas NENHUMAS com guiadores de 50cm hoje em dia. Eu comecei no btt quando os guiadores rondavam esta largura,mas como tudo,as coisas evoluiram. Um guiador de 62 ou 64 cm não te prejudica em absolutamente nada e dá-te segurança,conforto e eficiência. Eficiência sim,porque além das descidas,há sempre subidas que ao fazeres em pé,o guiador serve como alavanca para os braços compensarem a força das pernas.

Se gostas de andar limitado,nada contra. Mas não induzas os outros em erro.
 

Jocas22

Active Member
era apenas a minha opinião e do problema que enfrentei. ;) E como disse "em termos de compromisso", porque muitos de nós não fazemos sempre o mesmo tipos de trilhos ou btt puro XC, ou AM, ou... e a maior parte não pode ter 2 ou 3 bikes.

Tenho 2, um flat 580 e um elevado 630, e prefiro o 580 sem duvida pro estilo de btt que mais gosto, mas como compromisso o 630 é melhor (mais pelo tamanho e nao pela elevacao), pra quem nao é Pro, trilhos tecnicos ou descidas rapidas com 580 é uma verdadeira aventura no mau sentido.
 

abelha2

Active Member
Não se matem uns aos outros, nem confundam provas com umas voltas ao fim de semana. Uma coisa é competição, em que se tem de arriscar, por vezes na segurança para ter melhores resultados, outra completamente diferente é umas voltas com os amigos.

Eu nãp gosto de guiadores curtos, acho que 640 é o ideal. No entanto, para alem do terreno, depende da forma de "conduzir" de cada um.
 

oliana

Active Member
No caso, ao que parece esta malta supõe que o nosso amigo vai fazer tudo, inclusive downhill, com a mesma bike e coloca o mais largo do mercado.
Como não leram o post todo e atiraram-se com a força toda, eu tenho de repetir; "depende dos trilhos onde andas".

Quanto aos defensores dos guiadores largos, é evidente que não andam nos mesmos single-tracks que eu! Nos estradões ou caminhos largos, técnicos ou não, qualquer coisa serve desde que nos agrade! E a mim agradam-me os pequenísimos. E como não possso trocar de guiador na volta...fica sempre assim. E convido aqueles que têm os de 650 mm, ou mais, a fazerem uma volta comigo nos trilhos da Arrábida, Louro, Barris e S. Domingos. Neste momento estou disponível todos os dias da parte da manhã. É só combinar a hora e eu estou em Palmela para mostrar os belos trilhos das nossas serras.
Boas pedaladas!
 

oliana

Active Member
E definitivamente eu não ando limitado. Quem pode andar limitado são os que têm duvidas quanto ao tamanho e têm de experimentar vários.
Eu tenho aquilo com que me sinto bem, confortável, seguro e á minha maneira.
 

ueta

New Member
Acho que vai do gosto de cada um e essencialmente como se disse aqui é experimentar e ver.
Eu tenho uma Lapierre FS700 e troquei o elevado 660 por um recto 560 e até agora estou a gostar bastante.
A questão da segurança e controlo sinceramente a mim parece-me relativa e se por um lado concordo com o que disseram com outro discordo, senão vejamos.
Um guiador mais curto irá necessitar de menos movimento de braços/tronco para virar, daí dizerem que é menos seguro, mas a mim o que me parece é que é mais sensivel e isso não implica ser menos seguro, sejo um pouco como melhor direcção assistida ou não, senão vejamos, aparece-nos um obstáculo pela frente repentinamente, o com o mesmo tempo de reacção o guiador mais curto responderá mais rápido e cedo ou imprevisto, visto deste ponto de vista parece-me mais seguro.

Agora lá está depende da habituação de cada um.

Agora uma coisa é certa uma guiador mais curto dá menos margem a erros que um guiador mais largo.
 

bruno31

New Member
estive a medir o meu guiador e tem 68 cm.. talvez corte 2 cm de cada lado..para ficar com 64.. ele como esta axo-o um pouco grande.. e tb esteticamente n gosto mt..
 
Top