Cortar espigão de selim

jackyl

New Member
Boas.
O meu espigão é de 27.2, e é bastante comprido.
é de ferro/aluminio? é de uma bh 760.
a duvida é que mais de metade do espigão fica dentro do quadro.
ou seja, posso cortar se calhar um bom bocado para ficar mais leve.
a duvida é, até onde posso cortar.
ou seja, que quantidade de tubo tem que ficar dentro do quadro para que não ponham em causa a estrutura do tubo comigo em cima?

5 cms? 10 ?

Obrigado
 

peixehp

New Member
pois... continuo na mesma.. entao as medidas que os fabricantes apresentam sao de ponta a ponta é isso...? o valor a deixar dentro do quadro temos nóa de fazer conta com ele e mandar vir o espigao contando com isso
 

tinric

Super Moderador
Um espigão de 400 sim (normalmente) é de ponta a ponta... logo de utilização fora do quadro podes considerar 300mm... 100mm é uma margem de segurança boa.. contudo, alguns espigões (marcas e/ou modelos) dependendo também dos materiais têm limites diferentes... mas muito menos que 90mm de inserção é "pouco"...

Embora, (para mim) o mais importante é que a parte de baixo do espigão fique abaixo do tubo principal (horizontal) do quadro.

Se reparares... neste

IMG_2781-Cpia.jpg


O limite até é 70 mm... mas falamos de um espigão de aluminio dos mais duros e resistentes do mercado...
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Boas, peço desculpa pelo desenterro :D mas alguém sabe qual quantos cm's de inserção minima tem o BBB Skyscaper de 400mm? vi na net a algum tempo atrás que era menos de 10cm's mas não tenho a certeza..
[h=3][/h]
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
A meu ver acho que o tubo tem que entrar o suficiente até ao tubo horizontal/slooping para assim ter maior zona de apoio/força. Se o tubo não tiver suficiente apoio, o que acontece em alguns casos é uma rachadela na zona do aperto ou por cima da soldadura/encaixe do tubo horizontal com o tubo onde vai o espigão de selim.

Boas Pedaladas.
 
Top Bottom