Cortar Cabos Travão Formula R1

cezinho

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Boas,
alguém já fez este procedimento?
ou melhor sabem de alguma oficina em lisboa que seja competente neste processo para este travões específicos?

obrigado
 

fitty77

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Sim, já fiz. Usei um método se calhar pouco ortodoxo, mas funcionou (não tinha o kit para sangrar aquilo e tive que me desenrascar).

Antes de mais, fiz com que grande parte do volume de óleo saisse da bomba, para ficar alojado na pinça. Isto vai fazer com que os pistões saiam para fora para acomodar o óleo, mas deve-se ter cuidado para não sairem em demasia e ficarmos com eles na mão...

Cortei depois os tubos à medida, e o local do corte deve ficar junto à bomba (e não junto à pinça).

Depois tive o cuidado de fazer com que a parte do tubo onde ia colocar o novo bicone (é verdade, deves garantir que tens bicones novos antes de fazeres alguma coisa) ficasse de maneira a que o óleo lá existente não saisse, bem como, já agora, o que resta dentro da bomba. Coloquei o bicone e tal, apertei tudo, mantendo a bomba no ponto mais alto da linha para que a bolha de ar criada (é inevitável, fica lá sempre uma bolha) não entrasse no tubo em direcção à pinça.

A seguir, o que temos que fazer é com que essa bolha, vá parar dentro do depósito da bomba, e a maneira de o fazer, é afastar os pistões. O óleo retorna à bomba, e leva com ele a bolha criada. Fiz isso com cuidado, e depois abri a purga na bomba , mantendo-a como o ponto mais alto e se se fizer com jeito e paciencia, a bolha não fica lá...

Temos que ter a noção do tempo que as coisas podem demorar para não forçar a coisa demasiado. Assim que recolhemos os pistões, temos que ter noção de qual o volume necessario para colocar a bolha dentro da bomba e depois esperar para que esta chegue ao ponto mais alto que é a purga (ela entra na bomba, mas depois, Como aquilo não é água, demora algum tempo porque a fluidez do óleo dificulta a passagem da bolha. Por isso.... com calma.

Depois é afastar o restante dos pistões para que ela saia para fora e purgar completamente o sistema, usando apenas o óleo que já vem com os travões. Exactamente por isso a coisa deve ser feita com "jeito e vagar", porque arriscamos a tirar muito óleo para tirar a bolha e depois fazer falta. A coisa bem feita, não deve sair quase óleo nenhum. Não é o método adequado, mas a tropa manda desenrascar.... E foi o que eu fiz. E lá estão a bombar quase à meio ano.

Se por outro lado, tiveres tudo o que for necessário para fazer o trabalho em condições, é simples, e basta ires ao site da Formula que dizem o que é preciso fazer.

Abraço
 

cezinho

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excelente resposta fifty77.
da me uma sensação de ser um processo complicado, talvez por eu ter duas mãos esquerdas no que diz respeito à mecânica.
acho que vou optar por ir a uma loja para não estragar uma coisa que tanta guita me custou....

de qq modo fiquei com a sensação de outras coisas que li que nao era necessario sangrar para cortar os cabos dos travões da formula.

1 abraço
 

fitty77

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Se for um sistema aberto, nem precisas de te preoucupar com a bolha.... Ela fica no topo do depósito. No R1, supostamente também ficaria alojada no topo do depósito fechado (e de facto fica e de qualquer forma é dificil purgar qualquer sistema a 100%), mas preferi tirá-la.... E é preferivel sangrar.Seja como for, há várias maneiras de se fazer a coisa.

Em relação às duas mãos esquerdas... Se fores canhoto é uma vantagem, já viste? Ouve, não estragas nada. O que pode acontecer é perderes eficácia de travagem por haver ar no circuito, mas nesse caso, vais a uma loja e pedes para fazer aquilo que àpartida ias fazer.... Com a vantagem de que se correr bem, aprendeste mais qualquer coisa. Mas se tens medo de arriscar, acho que fazes bem em ir a uma loja.
 

cezinho

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ja agora um off topic: alguem sabe se nos R1 é possivel regular a manete dos travões, ou seja, afastar ou aproximar?

obrigado
 

HR

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Sim é possível, com uma chave (Allen) sextavada de 2mm no orifício da manete logo a seguir ao ponto de rotação da mesma, se espreitares para dentro desse buraco verás o sitio onde encaixar a chave. Para um lado aproximas, para o outro afastas... simples.

HR
 
Last edited:
Obrigado HR:)
Estamos sempre a aprender.. Como passei de uns XT que tinham regulação sem chave e nos R1 como não via nada aparentemente que regulasse pensava que não dava.. Estava enganado..
Um abraço HR.
 

HR

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Esse parafuso está aqui dentro (seta vermelha):

g20724.jpg


Muitas e boas pedaladas...
HR
 

HR

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Chave torx 2 (se não estou em erro é a 2 mas mais logo posso confirmar)

Muitas e boas pedaladas...
HR
 
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