Corroios - Santo Aleixo da Restauração - 230km

Vulcano

New Member
Parti de casa na madrugada de 24 de Ago 2007 para esta tirada com muita vontade de chegar ao destino mas infelizmente o meu corpo pregou-me uma partida e a 40km do final tive de desistir ficando-me pela aldeia de Pedrogão a 12 km de Moura e 40 de Santo Aleixo.

Eram 05.30 da manhã quando parti. Na mochila levava comida, água, ferramentas e tudo mais que fosse necessário durante a viagem. Tinha montado o suporte da bicicleta atrás para o transporte da mochila ser mais facil, uma vez que o peso era muito (1º erro). O percurso escolhido começava em Corroios passava por Setúbal, Alcácer-do-Sal, Torrão, Alvito, Pedrogão, Moura, Safara e terminava em Santo Aleixo perto de Barrancos.

O caminho até Setúbal foi facil, facil demais, o que me permitiu aumentar o andamento (2º erro). Em Setúbal enganei-me no caminho e fui parar á Lisnave-Setnave. Voltei para trás e apanhei a N10 com destino a Alcácer-do-Sal. O caminho até lá foi complicado e perigoso com os automóveis a razar o meu guiador, o que me fez esforçar mais que o necessário devido a eu ter de me afastar para a berma com um asfalto muito estragado e de difícil progressão. Chegado a Alcácer, retemperei as forças abasteci de água e segui viagem até ao Torrão.

A etapa até ao Torrão foi dura, com grandes subidas e poucas descidas para descansar. Como já ia com atraso não descansei o suficiente durante esta etapa e penso que foi esta a razão da minha desistência mais tarde. E com o cansaço vêm mais erros. Chegado ao Torrão estourado bebi demasiado sumo fresco, comi pouco e descansei demasiado.

Segui para o Alvito pelas estradas alentejanas com um calor insuportável, e sem reparar que já não suava, tendo o caminho até lá sido penoso mas não tão duro como a anterior etapa. No Alvito contente por estar já a menos de metade do caminho e por não me sentir muito cansado também não descansei o suficiente porque tencionava chegar ainda com luz a Santo Aleixo.

Do Alvito até á Vidigueira foi quando começaram os sintomas de que algo não estaria bem. De um momento para o outro comecei a ficar muito cansado e com sede e toda a agua que bebia não me chegava. Parei muitas vezes e em quase todas as aldeias que encontrei apesar de estarem a meros 6/7 kilometros umas das outras. Finalmente cheguei á Vidigueira por volta das 19.30, já com pouca luz. Sem perder muito tempo arranquei com destino a Pedrogão.

E finalmente foi quando se deu o colapso, tendo os meus gemeos da perna esquerda recusado a colaborar...Caimbras. Uma atrás da outra. Vi que já não conseguía aguentar e informei minha esposa para me ir buscar a Pedrogão.

Enquanto esperava pela chegada da minha esposa, questionei-me o que teria causado tamanhas caimbras e cansaço e a resposta não se fez esperar com um fabuloso vomito...! Digestão parada.

Afinal tinha sido por isso que tinha deixado de transpirar, e porque de repente fiquei tão cansado. Toda a água que bebi, não chegou ao destino. E nem o Isostar fez efeito visto ter ficado no estômago!

Fica o recorde de distancia pessoal (190 km) e a vontade de repetir a tirada para o ano! Um beijo á minhas queridas esposa e filha e a familia que me apoiou!
 

PUMAGTO

New Member
:D A força de vontade faz milagres. Para o ano avisa que faço essa jornada contigo e ainda arranjo mais pessoal. Parabens. Abraço
 

biscas

New Member
Valeu a tentativa :clap:
Vamos aprendendo com os erros, assim para o ano já não os vais repetir :wink: e decerteza que irás alcançar o teu objectivo
 

hmorgado

Member
Boas,

Amigo não estejas triste, 190km é uma boa, diria excelente etapa... claro que neste deporto os erros de não descansar, alimentação em excesso ou em falta pagam-se caro. Foi o que aconteceu, o que tu precisavas era de umas noémias a meio do caminho :mrgreen:

Quem sabe se para o ano a Santa Malta não vai toda contigo :)

Abraço
hm
 

Speças

New Member
Viva Vulcano,

li o teu comentário e vi logo que tinha de aqui deixar o meu "bitaite", por dois motivos óbvios:

:arrow: Primeiro, pelo tipo iniciativa, pois poucos dias antes da tua proeza, também tive a oportunidade de realizar uma "aventura" desse tipo... "Daqui à Santa Terrinha". No meu caso: Sarilhos Grandes - Pereiro de Mação.

A ideia partiu dum primo meu (o Zé Malhas aqui do forum) e lá nos lançámos naquilo que denominámos "Transribatejo, 2007". No total, e da minha parte (pois da dele foi um pouquinho mais) foram 7h 51m a pedalar, e a distância cifrou-se nos 187km.

:arrow: Segundo, pelo teu destino. É que Santo Aleixo da Restauração é uma aldeia à qual também estou ligado (por afinidade, terra da mulher e sogros).
Imagino que tenhas ido para a Festa da Tomina, certo?!

Para o ano, caso decidas fazer uma re-edição, talvez te possa acompanhar :yeah:
 

Nazgul

New Member
Boas

Vulcano és um ganda maluco, ehehe mas malta com esse espirito é que é preciso.
Com a devida aprendizagem dos erros deste ano e melhor preparado e provavelmente com companhia, tenho a certeza que vais lá chegar.

Um grande abraço

Nazgul
 

Vulcano

New Member
Obrigado, pelo apoio PUMAGTO, Biscas, hmorgado, Nazgul, Speçasl, PUMAGTO!! :) :)

Speças
seta Segundo, pelo teu destino. É que Santo Aleixo da Restauração é uma aldeia à qual também estou ligado (por afinidade, terra da mulher e sogros).
Imagino que tenhas ido para a Festa da Tomina, certo?!

É verdade Speças, Festa da Tomina 2007 que por acaso também não correram bem, por causa da chuva. A família da minha esposa também é de lá, são os Frade!
 

Rockrider92

New Member

Vulcano,
Não tens que te sentir mal, mas antes orgulhoso pelos kilómetros devorados, 190Km não é certamente para muitos :!:
E pelo que li, cometeste mais um erro terrível... a falta de noémias :exacto:
Um grande abraço e boas férias :cheers:

RL
 

PUMAGTO

New Member
Vulcano tens alguma coisa contra mim??? :roll: O primeiro a enaltecer a tua proeza.... :evil: Tou a brincar. Continuo a querer acompanhar te para o ano.
 
Top