Correntes em teste

Moreno88

New Member
A minha Merida trouxe de origem, uma corrente KMC de 10v e, após cerca de 5 meses e 2500km, ainda cá está e medida a folga da mesma, ainda aguenta mais uns 1000km :)
Não costumo ter tanto cuidado com ela, quanto devia... sou sincero! A última vinda de casa para o trabalho, passei por um caminho enlameado e cheio de água que fez a corrente passar literalmente da sua cor de origem para castanho lama...
À tarde, a vir para casa, já com ela seca, vim a pedalar por aí fora até casa (não chega a 9km) e quando cheguei, arrumei-a e ainda não a lavei porque entretanto chegou a chuva e ainda não tive tempo para a lavar...

Portanto, até agora, corrente KMC 10v está mais que aprovada :)
 

Juka73

New Member
Xt

A minha Merida trouxe de origem, uma corrente KMC de 10v e, após cerca de 5 meses e 2500km, ainda cá está e medida a folga da mesma, ainda aguenta mais uns 1000km :)
Não costumo ter tanto cuidado com ela, quanto devia... sou sincero! A última vinda de casa para o trabalho, passei por um caminho enlameado e cheio de água que fez a corrente passar literalmente da sua cor de origem para castanho lama...
À tarde, a vir para casa, já com ela seca, vim a pedalar por aí fora até casa (não chega a 9km) e quando cheguei, arrumei-a e ainda não a lavei porque entretanto chegou a chuva e ainda não tive tempo para a lavar...

Portanto, até agora, corrente KMC 10v está mais que aprovada :)



Boas colegas de btt...
A minha KTM trazia de origem uma Shimano 71 e vez 2500 km sem ter um único problema, foi só lavar, lubrificar e andar... Por norma participo em provas de competição onde as BK ficam em contacto com todo o tipo de desgaste. Só tenho a falar bem desta corrente Shimano nunca me deu um único problema e mudei porque já tinha folgas. Tenho na BK agora uma Sram porque me foi recomendado pelo mecânico, faz mais km e é mais resistente... Isso é o que eu vou ver... Uma coisa já eu reparei, é mais leve a meter as mudanças.
 

Girinhas

New Member
Olá pessoal, vou reabrir este tópico, se bem que não tem tudo haver, mas gostava somente que me ajudassem nesta questão.

No domingo numa prova partiu-se a minha corrente, mas partiu pelo elo de engate, por um lado ainda bem porque me facilitou, mas fiquei um pouco impressionado porque a corrente tem cerca de 1200km é uma KMC 10V que veio de origem. Agora a minha questão prende-se por será que tenho já de trocar de corrente?É normal partir, tipo pode acontecer independentemente dos km dela.

Fiquei impressionado porque tenho sempre a manutenção dela em dia, se faço uma prova/passeio grande em que apanho muita areia, terra, água, faço logo questão de desengordorante próprio para cima e devidamente esfregada, até com uma escova de dentes velha e realmente fica a brilhar, quando dou voltas pequenas, com um pano molhado em desengordorante passo na corrente e meto lubrificante novo. Por isso acho-me uma pessoa cuidadosa na manutenção.

Obrigado desde já.
 

FMCurto

Active Member
O power link é o elo mais fraco, já por duas vezes ao mudar mudanças em esforço a subir aconteceu estar a entrar no elo rápido e partiu-se o mesmo.
As correntes quanto mais mudanças têm mais finas são, o cruzar mudanças tb pode contribuir para enfraquecer ou partir.
Mas na verdade só há duas razões para elas partirem: por tudo e por nada.
 

brandão

New Member
pessoalmente acho que a condução da bike tem tudo a ver com o partir das correntes, obviamente que uma corrente mal lubrificada também vai partir mais rápido,

a minha RR 8.1 trás uma corrente PC 951 e partiu agora aos 2100 kms, por erro meu, ao subir forcei a corrente mesmo notando que estava a mudança mal colocada, tive que tirar 2 elos pois não tinha nenhum rápido sobresselente, não me parece que o facto de ser lavada antes de chegar a casa seja razão para tal, se virem bem a foto em baixo, da minha bike, podem ver o estado em que ficou ao assar por uma "lamazita" :cool: e depois disso fez 13 kms até casa e não partiu, só se ouvia a lama e areia a roçar em tudo o que era elo, até fazia doer a alma.

o unico cuidado que tenho é lavar a bike depois de cada passeio e no dia seguinte passar oleo na corrente, que por acaso é oleo de carro,

tenho 103 kgs e já podem ver que a corrente deve ser um pouco forçada a trabalhar :)

claro que tenho cuidado no passar das mudanças e não o fazer a subir, como já vi muita gente a fazer, ás vezes até a mim me doi só de ouvir aquilo tudo a estalar.

 

Girinhas

New Member
Boas pessoal, obrigado pelas respostas.

Brandão eu também não lavo a minha antes de chegar a casa, aliás faço tudo em casa porque tenho espaço para tratar bem dela. Além de que se existe uma coisa que tenho cuidado é não colocar mudanças a subir, só de exemplo, já cheguei em provas a sair da bike e reduzir a mudança à mão, se existe uma coisa que tenho é bastante cuidado, aliás estimo mais bike do que o carro :D.

Provavelmente o power link já poderia estar mais fragil e foi por ai que partiu.
 

umek

Member
Boas,
Aproveitando o topico,

Desde que comecei a registar os km de cada corrente que utilizo vão 2x Sram 991 Hollowpin uma com 2320km outra com 2775km, nenhuma delas partiram, estão é no fim de vida devido ao degaste medido com a ferramenta apropriada.

Pretendo passar a utilizar correntes que façam mais km, que me aconselham?? shimano/kmc/rotor/ybn ????
agradeço,
cumprimentos!
 

tinric

Super Moderador
Tens duas correntes a fazer BTT que te duraram em média 2500 km e procuras uma que dure ainda mais!? :D

Tenta as KMC... são duras como tudo... mas se a cassete já estiver a meio uso, é mais difícil acamarem.
 

FMCurto

Active Member
Bem,eu tive uma ainda de 8v que fez mais de 5k km e tb não partiu..mas como ia fazer upgrade à pedaleira e cassete para 9v não me importava.Esses números parecem o normal, para uma qualquer corrente de 9v sem começar a desgastar o resto do material.
Melhor que isso só um cubo com mudanças e corrente single-speed, isso duuuuura....
 
A minha média anda pelos 2000 kms, isto com correntes Sram 971, 991 e Shimano XT. Também acho que 2500 já é muito bom. De qualquer forma a minha experiência resume-se a estas duas marcas. Tenho cá em casa uma YBN mas andou pouco e como costumo rodar 3 correntes, ainda vai demorar a saber quanto esta dura...
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Eu rodo 2 correntes de 10v (cada 800km), ambas Shimano, uma CN-HG54, outra SLX (CN-HG74)
A SLX é mais suave, mais resistente à oxidação, também parece-me mais durável... cada uma está com apenas cerca de 1300km. Na pedaleira já noto algum desgaste nos dentes.
 

umek

Member
Boas,
obrigado a quem me respondeu;)
epah, tenho ouvido malta a dizer que fazem 4k/5k com uma corrente.... estava a estranhar...
assim sendo, para variar vou optar por uma shimano XT desta vez, a cassete ainda está boa é uma XT m775, apenas no pinhão da 7ª se nota um ligeiro desgaste, vamos ver se acama em condições!

cumprimentos!
 

0013

Member
5000 deve ser a andar sempre a direito e sempre a um ritmo calmo. Já as correntes do pessoal do DH devem aguentar uns bons 10000 km. Na minha opinião, o tipo de utilização e peso da pessoa tambem influenciam bastante o desgaste
 

emsfc

New Member
Na minha Merida a corrente KMC de origem já leva 5000Km... Apenas tive um problema com ela uma vez e não posso considerar que tenha partido, já que abriu no sitio onde a tinha (mal) cravado no dia anterior. Optei por colocar um elo rápido e até hoje não deu qualquer problema.
Não considero soft o uso que lhe dou, até pelo contrário. Apenas tenho os cuidados normais com a manutenção e evito a todo o custo passagens de mudança em esforço.
De qualquer forma não fará muitos mais quilómetros. Já há substituta a caminho!
 

luistdi

Member
Na minha Mondraker Factor utilizei 3 correntes diferentes: origem (Sram PC950), Sram PC971 e KMC X9-SL

A PG950 e PG971 funcionaram na cassete de origem (PG950): a primeira fiz alguns erros, como não a lubrificá-la a tempo e horas e de cruzar mudanças. Entretanto comprei o óleo Finish Line WET, começei a ter mais cuidados com a troca de mudanças, e a corrente durou uns 3000km. Entretanto estava farto da pedaleira de origem (Truvativ Blaze) troquei-a por uma SLX com a PC971. A PC971 durou +- 5000km (só não durou mais porque a cassete já tinha carretos com falta de dentes)

Actualmente, tenho uma cassete Sram PG-990 com uma KMC X9-SL (corrente leve). Ambas adquiri em 2ª mão mas em muito bom estado (cerca de 500km). Com este setup já fiz uns 2000km, e ainda noutro dia fui a monsanto lavei a bike, e mesmo assim o óleo (Finish Line Wet) manteve-se na corrente como se não tivesse lavado a bike. Outra vez, fui obrigado a lavar a corrente porque saltou areia para cima e não levei o óleo. Lavei-a, o óleo manteve-se e continuei até casa e a corrente comportou-se impecavelmente.

Resumindo, o óleo que se coloca tem muita importância. Na minha opinião, o Finish Line Wet é muito bom mas tem a desvantagem de deixar a corrente bem preta. Já experimentei o Squirt Lube de Verão e não me dei bem, e voltei ao Finish Line WET (eu sei que não é o melhor lubrificante para verão mas é melhor do que andar "seco")
 

tinric

Super Moderador
Pois... é normal conseguir-se fazer 5 mil ou mais kms com uma corrente... mas depois é como diz o user acima...

A PC971 durou +- 5000km (só não durou mais porque a cassete já tinha carretos com falta de dentes)


Porque será!?


Uma corrente assim esticada, significa normalmente depois ter que trocar cassete e pratos... ou seja... poupa-se 15 ou 20 € numa corrente que faz mais 2 ou 3 mil kms que a conta... e depois trocam-se pratos e cassete (bem mais de 100€) por algo que fazia o dobro ou o triplo dos kms... mas cada um sabe de si.

As correntes não têm muita ciencia... quando cabe a chave 0.75 é começar a pensar em trocar... quando cabe a 1 é trocar logo e pronto. Isto se não queremos andar a danificar os pratos e cassete e queremos meter uma corrente nova que case logo.

Boas pedaladas.
 

Ming@s

New Member
Este comprativo de corrente acho que é muito relativo.

Eu já tive uma XTR que fez 1500km e já tive uma XT que só fez 700km [ antes de partir claro ], acho que deve ser por onde andamos se caimos muito lubrificação e limpeza etc..

Agora tenho uma KMC e até agora 400km e sem stress.

Cumps.
 

luistdi

Member
Tinric é relativo, eu no meu caso continuo com os mesmos pratos na pedaleira e estão impecáveis. Já a cassete começou a ficar desgastada por culpa minha e não da corrente, uma vez que cheguei a fazer trocas de mudanças em "carga" e com lama... reconheço que é parvo, mas uma pessoa vai aperfeiçoando a técnica e vai aprendendo a "antecipar" as situações como trocar de mudança atempadamente. Para além disso, a PG950 é uma cassete pesada e de entrada de gama da Sram e não me parece que seja um exemplo de durabilidade... ainda assim a minha fez 8000km (para mim acho muito aceitável)

Quanto à troca de corrente atempadamente, depende da marca e modelo que se tem montada, e da disponibilidade monetária. Face à corrente que tenho actualmente (KMC X9-SL Gold), espero de não ter de substitui-la tão cedo porque gosto muito dela, é uma corrente que faz trocas muito suaves, é leve mas é bastante cara (mais de 45€). Felizmente até agora não apresenta muito desgaste, e espero que assim se mantenha. Se fosse trocá-la a cada 2.000~3.000km, gastava mais de 150€... mas com este argumento não estou a "discordar" com a sua afirmação, apenas acho que "depende" sendo que cada deve avaliar os vários factores: tipo de utilização, cuidados que tem com a corrente, custos, alocação de capital, etc etc
 
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