Corrente partida

biclas77

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Olá Pessoal,

sou novo aqui e novo no btt!!

a minha btt ja tem 4 anos, mas penso que para iniciar serve..no entanto hoje fui andar mais uma volta e rebentei com a corrente!!é normal a corrente rebentar? porque ia a puxar razoavelmente bem..isto é, a frente tem três rodas e ia na grande e controlo com as velocidades de trás..mas as vezes a corrente fica muito cruzada, isto é, a frente na grande logo para fora e atrás em segunda..o erro é a forma como estou a controlar as velocidades ou é mesmo normal??

Cumprimentos.
 

jonyboy

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A frente nao tens rodas tem pratos lol pesquisa aqui pelo forum mas sim nao se deve cruzar a corrente tipo prato grande na pedaleira e prato grande na cassete nem os pequenos na pedaleira nem na cassete. Ainda pramais 4 anos de corrente... Oxidaçao desgaste etc falta de manutençao da nisso
 

biclas77

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ok! obrigado jonyboy..também deve ser do desgaste, ainda outro dia a limpei e coloquei oleo novamente etc...o mecânico disse-me que era melhor uma nova!também achei..

qual a tua opinião?

obrigado pela ajuda!!cumprimentos.
 

SeteGu

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Pode ter sido desgaste mas também foi má utilização. Não se deve cruzar a corrente dessa maneira.

Se for uma corrente barata elas duram muito tempo... 4 anos nem é muito... depende dos quilómetros.
 

jonyboy

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Que bike ê? Mostra ai a malta, gostamos de ver e dizer mal hahah tou no gozo... Uma nova e a soluçao, ve se nao tens problemas tambem na cassete
/carreto e na pedaleira tipo alguma coisa emoanada ou travada ou assim? 4 anos parada... Algum toque ai por casa... Pode dar problemas
 

biclas77

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ok setegu!!
obrigado pela explicação..então a subir devemos sempre colocar num prato mais pequeno a frente!!aprendi:)
abraço..ah..como coloco o topico como resolvido?
 

SeteGu

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biclas77 ​ao colocar corrente nova convém também mudar pelo menos a cassete. Talvez a pedaleira/pratos da pedaleira também necessitem de ser trocadas bem como as roldanas do desviador.

A corrente era preciso ser nova por causa do desgaste, correto? Por ter muitos kms?
 

coolmike

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SeteGu, mudar a corrente nao aconselha mudar k7, nem pedaleiros, nem roldanas... nada nisso!

Cada peça é independente e deve ser trocada de acordo com o desgaste que apresenta. A k7 que tenho montada actualmente já vai na terceira corrente sem problemas, sem chupões, etc. depende da manutencao e dos momentos em que se troca
 

Jocas22

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nao cruzes a corrente

até correntes novas partem, acontece

ter 4 anos é irrelevante, o que interessa é os quilometros, tens de medir o desgaste com uma ferramenta própria, á tambem uns testes que se podem fazer sem a ferramenta ainda há pouco andava ai um link se alguem tiver que ponha pro rapaz testar, era numa bike de estrada.... mas se começa a fazer muito barulho é mau sinal

tambem tinha um desenho de quais os cruzamentos a nao usar, tenho de passar a guardar estas coisas, mas nao uses os extremos pra nao cruzares. Quando á frente esta no pequeno, atras nao uses os tres mais pequenos e vice versa

leva isso a um mecanico como pouco percebes do assunto.
 
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SeteGu

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Acho que passaram à frente desta parte:

biclas77 said:
também deve ser do desgaste, ainda outro dia a limpei e coloquei oleo novamente etc...o mecânico disse-me que era melhor uma nova!
Se assim for é aconselhável mudar pelo menos a cassete também.

Eu comecei por dizer precisamente que 4 anos nem é muito... depende dos quilómetros. Quantos quilómetros tem?
 

Jocas22

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a corrente pode nao estar boa mas a cassete aguentar mais uma corrente, ainda pra mais quando sao cassetes mais baratas e que duram mais. Aconselhar a mandar logo assim uma cassete pro lixo?! pelo menos experimenta-se, vê-se o desgaste.
 

SeteGu

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Se a corrente já alargou bastante e a cassete se "acomodou" à corrente desgastada uma nova (mais curta) pode criar problemas. E eu disse convém/é aconselhável... não que é obrigatório.

Falando pela minha experiência: A Hador (bicicleta tipo de supermercado) levou corrente, teve de levar cassete e devia levar pedaleira/roldanas do desviador. Eu é que não me estou para chatear para já... entre outros inúmeros chaços velhos que já tive. Com uma corrente que já tenha alargado bastante eu acho sempre melhor mudar a cassete (pelo menos) para que o conjunto funcione corretamente. Ainda para mais com material barato.
Se não corre-se o risco de numa pedalada mais forte e lá está a corrente a saltar dentes. Ainda para mais com condições adversas (sujidade, lama, etc...).

Claro que se for poucos quilómetros e não tiver alargado pode-se perfeitamente trocar a cassete sem problemas de maior.

Mas cada um faz como quer... como é mais do que óbvio.
 
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