Corrente Partida

apimpao

New Member
Boa tarde quero perguntar a vossa opinião a minha corrente tem cerca de 1300km e no fim de semana partiu-se eu como tinha a chave e um L rápido resolvi a avaria. Agora questiono:
Tenho que comprar uma corrente nova?
Se sim é obvio que tenho que mudar também a cassete?
e que mais devo fazer já me falaram na pedaleira?
Despweço-me com cumprimentos e aguardo respostas as minhas duvidas
 
Se o desgaste da cassete ou dos pratos justificar podes mudar tudo (+ corrente) mas nem sempre é necessário. Por vezes basta uma afinadela em tudo para adiares mais despesas.
Convém é manter tudo afinado e lubrificado com material própiro
 

oliana

Active Member
Eu já cheguei a andar 1000 km com dois elos desses. Foi mesmo para acabar com a corrente e o resto que estavam no fim. Nada de anormal no funcionamento. Qual é o problema de um elo rápido? Os meus estavam com 4 elos de distância.
Parecia uma dentadura com dois dentes de ouro. Mas cumpriu.
 

Markulino

Member
Essa esta armadilhada!

é verdade que se tens que mudar a "transmissão" da bina, é preferível meter tudo novo.
Não faz sentido teres um pedaleiro novo numa corrente velha com uma cassete assim-assim.
ou outra forma qq.

A transmissão é material de desgaste e com alguns cuidados (limpeza, manutenção e lubrificação), pode-te aguentar até uns 5000 k sem grandes problemas.
É lógico que se tens material já meio marado, acaba por te lixar o resto das peças que estão ligados a ele.
E estás a deitar dinheiro á rua.

Se tens algum cuidado com a bina (e não só a mangueirada depois da volta), não me parece que sejam os elos que vão estragar o resto da transmissão, embora a corrente fique mais fraca.

1 abraço
 

visiense

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Uma pergunta prática: quando uma corrente parte, podemos apenas retirar os elos danificados e unir o que ficou, ou é necessário sempre colocar elos rápidos? Já agora, existem elos rápidos específicos para cada género de corrente ou existe algum universal?

Obrigado
 

jmdcfigueiredo

New Member
Bem, um gajo que "trata por tu os desmontas" e não sabe isso... (Tou a brincar, espero que não fiques melindrado...)

Bem visiense, poder podes, na certeza porém que essa união não vai ter a resistência devida e portanto pode voltar a partir por aí.
Eu já abri uma corrente e voltei a fecha-la usando o mesmo pino sem problemas até agora.

O aconselhado é mesmo colocares um elo rápido, e respondendo à segunda parte da pergunta tens elos para 7/8 velocidades, 9 e 10 velocidades. Portanto universal não existe.

Um abraço
 

Markulino

Member
Além do que disse o JMDC, sem colocares elos de ligação a corrente fica mais curta, dando maior tensão no desviador, (sacas sempre 2 elos, o partido e o seguinte para teres o mm encaixe).
O meu irmão deu cabo dum LX assim.
 

visiense

Member
Eu trato por tu os desmontas e pouco mais! lol Agora a sério, já sei fazer qq coisita na bike, e aos poucos vou aprendendo algo mais. A ideia é ter autonomia para a meio de uma volta conseguir resolver o problema. Aos poucos. E uma corrente partida, já percebi, até parece fácil de resolver, se não o souber fazer, é o suficiente para ficar apeado.

Obrigado pelos esclarecimentos. Irei à oficina onde costumo ir e eles devem lá esclarecer o elo indicado para a minha bike.

Cumprimentos
 

Markulino

Member
O mais simples é teres sempre uns elos de engate (preferência da mm marca da corrente), custam uns 5 euros 2 elos (2 pares).
Aquilo vem numa embalagem grande como o caneco. Eu meti um "ovo" daqueles das maquinetas de bolas (encontras em qq tasco), e anda na sacola da bike. Não ocupa grande espaço e não Xateia.
Além disso, precisas de um bom "Tool" (tipo canivete suíço para as binas) com "Quebra-correntes", fica-te entre os 25 e 40 euros, conforme as funções que trás.
Na minha opinião, vale + dares uns 40 por um da Specialized ou da Pedro's, que são material à maneira.
Eu tenho um SYS T-WorX de 36 funções que comprei na Decathlon e ficou por 35 euros. Tem 3 anos e tá farto de funcionar sem qq tipo de problema.
O meu "mano" tinha um da Sportzone que era muito maneiro, ficou em 20 euros e acabou por rebentar em - de um ano. Agora tem um da Specialized que ficou + caro mas tá a bulir ao fim duns 4 anos.

Assim que puder meto aí umas fotos do Kit.

1 abraço
 
elo rápido remédio santo mesmo na ultima prova foi o que me safou nem, levei dois minutos para arranjar a corrente ;) e mantém a corrente com o mesmo comprimento ter só em atenção de tensar a corrente com uma pancada seca para encaixar bem o elo e ta a andar ;)
 

Miguel Trek

New Member
Boas,

A forma de ver se a corrente está boa ou não é com uma ferramenta tipo passa não passa e que diz-nos se a distância entre os elos ainda estão dentro da tolerância, pois com o tempo a corrente vai "esticando" e depois se as medidas já não estiverem certas vão comer a cassete, por isso é que se deve regularmente ver o estado da corrente pois é mais barato trocar de corrente X e X Km do que trocar tudo isto é corrente e cassete e por vezes pratos pedaleiros... Em relação a usar elos de engate não existe nenhum problema pois eu já andei com uma corrente com 3 elos de engate e não aconteceu nada de anormal...
Espero que tenha ajudado qualquer coisa...

Boas pedaladas.
 
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