Corrente com ferrugem... há solução?

pedro.m.reis

New Member
Pois é .. uns meses sem uso, e sem lub depois da última lavagem, ficou "tesa" de tanta ferrugem... Há elos que não mexem sequer. Há solução? É nova, com 200 ou 300 kms ...
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Mergulha a corrente em gasóleo durante algumas horas e depois passa uma escova de aço. Volta a repetir, se necessário. Depois dá-lhe uma lubrificação com WD40 ou Bala Redex. Penso que ficará porreira, senão terás que comprar uma nova.

Fica bem.
 

pauloreis

New Member
Boas: wd-40 para cima. Caso tenhas travões de disco, cuidado com o spray. Se não minimizar o problema o ideal é retirar a corrente e mete-la de "molho" dentro dum recipiente com petróleo, depois com a ajuda de um pano velho limpa bem. Com a corrente de volta ao seu habitat natural, uma boa lubrificação, incluindo as roldanas do desviador traseiro.
 

Daniel Maia

New Member
Mesmo com muita limpeza, eu penso que nunca mais vai ficar como uma corrente "em condições". Vai-te acabar por estragar todo o sistema de transmissão, porque o atrito é bem maior..
 

pauloreis

New Member
Caro Marco..desculpa uma resposta praticamente idêntica, mas quando iniciei a resposta não tinha nada!! respondes-te mais rápido!! Desculpa
 

pedro.m.reis

New Member
Pois.... eu já tentei essas soluções: banho em petróleo durante 1 noite e wd40 durante 2 dias... e ainda tenho elos "tesos". Se calhar vou repetir a dose então...

Mais alguma ideia ? :)
 

shadowplay

New Member
Se mesmo assim não resultou, não estejas com poupanças, as quais te podem estragar o resto do sistema de transmissão. Compra uma corrente nova e assunto arrumado!
 

luis biclas

Elos Rápidos
que corrente é?
Achas que vala o risco e a trabalheira que estas a ter?
Já encontras por ai, numa qualquer loja Sportzone (ou do genero), correntes 9V por 5-6€ e shimanos a 7-8€!
 

pedro.m.reis

New Member
Esta por acaso é uma XTR. vou só testar uma "receita" que encontrei na net à base de vinagre.. se não resultar: lixo :(.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Na minha bike, após as lavagens em que depois a deixo ficar mais tempo sem lubrificar, aparece alguma ferrugem na corrente, mas eu faço como se nada fosse, lubrifico e ando nela, passa sempre.
Se tens só alguns elos presos podes tentar descrava-los com uma chave de corrente e voltar a cravar, pode ser que desprenda e depois com a lubrificação e o uso vai ao sítio.
A corrente XTR é uma boa corrente durante a sua vida útil, passando o uso em que é recomendável trocá-la torna-se uma dor de cabeça. Para quem só compra material novo quando o antigo dá o berro não aconselho. De qualquer maneira há melhores.
 

pedro.m.reis

New Member
A corrente é praticamente nova... daí eu querer recupera-la. Há elos que ainda n mexem bem depois do tratamento que já levou...

Porque é uma dor de cabeça troca-la?
Que aconselhas em vez dela?
 
Last edited by a moderator:

FiCaçador

Elos Rápidos
Troca-la não é uma dor de cabeça, o que é uma dor de cabeça é ela partir muitas vezes quando já tem uso/km's a mais que o recomendável. Aconselhar em vez da XTR, posso dizer apenas que tenho gostado mais da KMC X-10 SL, que é mais leve, mas também mais cara. De qualquer maneira acho que uma Sram das baratas deve fazer o mesmo trabalho que a XTR.
 

nelfox

Member
a melhor solução era comprar outra não é assim tão caro e ter mais cuidado com a nova.
só digo isto para não estragares as roldonas nem a cassete .
 

pedro.m.reis

New Member
a melhor solução era comprar outra não é assim tão caro e ter mais cuidado com a nova.
só digo isto para não estragares as roldonas nem a cassete .

Sim, tb já cheguei a essa conclusão... Amanhã vai prá Masil e aproveito e fazem uma afinação e afins...
 

NEROSTAR

New Member
Bike

Viva pessoal !

Devido aos exames do final do ano ( 12º ) , a minha bicicleta vai ficar parada durante 2 meses e meio , sensivelmente .
Além disso , hoje quando fui fazer-lhe uma espreitadela na bicicleta notei um pouco de ferrugem na corrente .
O que acham que devo fazer : Lavá-la bem , tirar-lhe aquela ferrugem e encostá-la ou não mexer em nada e deixá-la suja , parada e com um pouco de ferrugem . Lá para meados de Julho ( altura em que começo a andar regularmente ) fazia-lhe uma revisão geral e estava pronta .
O que aconselham ?

Cumpz
 

TiagoMartins

New Member
Boa noite !!

Nerostar, pessoalmente acho que devias limpar bem a corrente, para tirar a ferrugem toda e depois "untá-la" bem com lubrificante para não voltar a ganhar ferrugem, só depois quando fosses andar outra vez, limpavas e lubrificavas normalmente...

Cumpz
 

KLUCA

New Member
NOP NOP :)

não laves a corrente agora. Lubrifica mais ou menos como se fosses para uma volta

dá umas voltas á pedaleira, e deixa isso a descansar os 2 meses e meio
 
Top