Cork's paradise - Grandola's sierra

proque

Member
IMGP3900%20%28Large%29.JPG


Serra de Grândola
95 kms.
1900 m. positive accumulated ascend
15 kms./h. average speed

Raros conhecem a Serra de Grândola.

Todavia, os poucos eleitos, sabem que é, provavelmente, o sítio perfeito para o ciclismo de montanha.

Com uma elevação moderada, uma paisagem feérica, dominando a planura alentejana, uma flora baseada em Sobro, Esteva e Urze, solos xistosos e linhas de água abundantes conferem um cenário idílico para quase todos os sentidos: as cores, os sons e os cheiros acrescentam a superior qualidade aos locais percorridos.

A presença humana é rara e resume-se a dois ou três povoados, um punhado de pastores apascentando idêntico número de rebanhos caprinos e ovinos, mas também bovinos e suínos, domésticos e selvagens já que uma numerosa vara de javalis (sus scrofa scrofa) se afugentou à nossa passagem.

Foi este o desafio proposto para o passado sábado. Um circuito de 95 kms. com início e final em Grândola num dia climatericamente perfeito com um ritmo descontraído e um sobe e desce constante por entre o montado de sobro com a chegada a fazer-se ao pôr do sol.

Melhor que as palavras restam as imagens.

http://www.youtube.com/watch_video?v=AC02qU_OYHY


Rare people know the Grandola's Sierra.

However, those select few, know that is probably the perfect spot for the mountain biking.

With a moderate altitude, a magic landscape, overlooking the plains of Alentejo, a flora based on cork oak forest, esteva and heather, schist soils, abundant water lines giving an idyllic setting for almost all the senses: colours, sounds and scents adding an high quality standard to this site.

The human presence is rare and can be resumed in two or three villages, a handful of shepherds taking care on equal number of flocks with goats and sheeps but also cattle and pigs, domestic and wild as a large group of wild boar (Sus scrofa scrofa) is running out with our presence.

This was the challenge last Saturday. A circuit of 95 kms. starting and ending in Grandola, with a perfect weather in a relaxed pace but with a permanent up and down through the cork oak forest with the arrival at dusk.

More than words, the images remains.
 

Myrage

New Member
Melhor que um quadro XPTO, é um quadro Velonalizado....
De resto só faltou mesmo acender a lareira cá em casa, e cobrir as pernas com uma mantinha para usufruir da banda sonora em 5.1 :lol:

Thanks :wink:

MY
 

RPires

Member
Muito bom !

Grândola é daqueles locais que deixa sempre saudade, espero muito em breve, dar um giro por lá...

Os valores apresentados de distância e acumulado para uma zona de sobe e desce constante, deixam-me aqui a pensar que terá sido durinho, não???


A música do video, se não estou em erro, faz parte da banda sonora do meu filme favorito, "O Pianista", muito boa escolha :yeah:
 
Caro Papá Ró

Espectacular e como também apreciador de musica classica, foi boa escolha a de Chopin :clap: :clap: :clap:

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

SURFAS

New Member
proque said:
o sítio perfeito para o ciclismo de montanha.

Com uma elevação moderada

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Bom acho que o amigo Proque tem de ir para terras do Myrage para descobrir o verdadeiro sentido de ELEVAÇÃO MODERADA e ver o VERDADEIRO CICLISMO DE MONTANHA!!!!


6822_149675583149_546473149_2545954_2144877_n.jpg
 

proque

Member
Terras do Myrage?

Referes-te à França.

Se fossem as do F16 seriam os USA. Certo?

SURFAS said:
proque said:
o sítio perfeito para o ciclismo de montanha.

Com uma elevação moderada

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Bom acho que o amigo Proque tem de ir para terras do Myrage para descobrir o verdadeiro sentido de ELEVAÇÃO MODERADA e ver o VERDADEIRO CICLISMO DE MONTANHA!!!!


6822_149675583149_546473149_2545954_2144877_n.jpg
 

José Martins

Administrator
Muito bom mesmo.
Mais uma excelente crónica. Sem duvida que a partilha destes relatos e estas paisagens ajudam a atrair cada vez mais praticantes para esta modalidade.

Boas pedaladas.
 

José Martins

Administrator
Sem duvida, já li outras.
Com o tempo vamos reconhecendo como que um "sêlo de qualidade" nos relatos e crónicas de vários membros deste espaço.
É muito positivo e um excelente contributo, pois é uma forma de encorajar mais elementos a fazerem boas crónicas e não como variadissimas vezes se vê.
Existem relatos que se resumem a meia duzia de linhas sem conteúo digno desse nome e um despejar de fotos aos magotes, nada mais.
Ficamos a aguardar por mais ainda.

Abraço.
 
Top