Acho que está na altura de avaliar o Diesel que já tem um ano(desde que foi comprado). Acho que foi julho ou agosto de 2005
Bacalhau: Giant escaper'92 (hardtail), Manitou Axel Elite 100mm(oem), Hope Mono M4 183mm disc brake, Mavic XM 321(f) and Ritchey rock WCS(r)
Continental Diesel ProTection:
35€, tamanho 2.5(62-559), 772g
Comprei o Diesel no intuito de pedalar apenas em trilhos marados do tipo muita pedra, areia, descidas, nocturnos ou trilhos compridos cujo piso é me completamente desconhecido(i.e. Alvalade-Porto Côvo 2006). Só para condições que vão para lá dos limites dos pneus de XC como Python2.0, nokian gazzaloddi core2.1 e o mítico ritchey Z-Max2.1 e por aí fora.
Atenção! Não uso o Diesel todos os dias, apenas nas condições acima referidos.
-Diesel à frente:
É leve para um pneu 2.5 e é extremamente confortavel, o terreno parece seda. Curva bem e é muito estável ao "cortar" as curvas a alta velocidade(+30km/h).
Quanto aos furos, ainda não tive nenhum a não ser o clássico snake-bite(já vi que 25 a 30psi é tiro e queda). Basta uns +/-35psi para a maioria dos pisos. Para participar no Dakar é que recomendo os 25-30psi, flutua na areia que é espanto. As paredes ou sidewalls do pneu continuam firmes e prontos para mais umas porradas e umas travagens a fundo com o Mono M4, no entanto, creio que não é um bom pneu para FR ou DH, pois o sidewall não tem espessora suficiente como o Maxxis HighRoller 2-Ply ou um Nokian.
Até agora acho o desgaste do pneu bem normal. Normal para um Continental(soft rubber), pois já tive 2 Crosscountry, um Escape Pro e um Gravity.
Nas subidas o pneu é porreiro mas qualquer um de XC dá-lhe uma coça(passeio dos furas Cascais-Cascais'06 com 47km onde a primeira metade foi sempre a subir).
-Diesel na rectaguarda:
Pois é, acho que não cabe no Bacalhau(nickname da Giant).
Conclusão:
Acho o 2.5 uma medida falsa, pois mais parece um 2.3. Este pneu sente-se logo que não é um pneu direcional mas faz muito bem o serviço, aliás, Diesel(2.5), Gravity(2.3) e Vapor(2.1) têm o mesmo design(pneu traseiro).
Podem não acreditar mas tive de comprar um aro novo só para o Diesel. Sempre que usava o Diesel no aro antigo(Ritchey WCS Rock de 23mm) era só travar bruscabemte para decapitar as valvulas das várias camaras de ar que tive. Mas decapitava tudo: nokian 2.1-3.0 shreder, 2 Maxxis FR presta e umas 3 ou 4 Continentais 1.7-2.25 presta!!! O novo aro é Mavic xm 321(28mm) com raios DT comp. ou champ.(2.0mm) e o velhinho cubo DT Cerit'01 que a DT faz questão de não mencionar no site.
Recomendo o Diesel para: abrir caminho, piso agreste, dias de fraca visibilidade ou pura e simplesmente para sítios desconhecidos.
O grande esquemático!
Positivo:
-Leve para 2.5(772g)
-Fantástico em areia e trilhos com piso agreste
-Barato, 2.5(62-559) em kevlar
-Cabe numa modesta Manitou de XC
Negativo:
-Falso 2.5, parece mais 2.3
-Em lama(mais pró lado do barro argiloso) é um stress, mais vale cortar os pulsos
-Fraco em estrada, mesmo com +50psi
P.S. - Como agora tenho uma Marzo Comp ETA 105mm de 2006, não sei se o Diesel cabe lá porque o manuel de instruções diz até 2.2" :s Tenho de experimentar! :shock:
Bacalhau: Giant escaper'92 (hardtail), Manitou Axel Elite 100mm(oem), Hope Mono M4 183mm disc brake, Mavic XM 321(f) and Ritchey rock WCS(r)
Continental Diesel ProTection:
35€, tamanho 2.5(62-559), 772g
Comprei o Diesel no intuito de pedalar apenas em trilhos marados do tipo muita pedra, areia, descidas, nocturnos ou trilhos compridos cujo piso é me completamente desconhecido(i.e. Alvalade-Porto Côvo 2006). Só para condições que vão para lá dos limites dos pneus de XC como Python2.0, nokian gazzaloddi core2.1 e o mítico ritchey Z-Max2.1 e por aí fora.
Atenção! Não uso o Diesel todos os dias, apenas nas condições acima referidos.
-Diesel à frente:
É leve para um pneu 2.5 e é extremamente confortavel, o terreno parece seda. Curva bem e é muito estável ao "cortar" as curvas a alta velocidade(+30km/h).
Quanto aos furos, ainda não tive nenhum a não ser o clássico snake-bite(já vi que 25 a 30psi é tiro e queda). Basta uns +/-35psi para a maioria dos pisos. Para participar no Dakar é que recomendo os 25-30psi, flutua na areia que é espanto. As paredes ou sidewalls do pneu continuam firmes e prontos para mais umas porradas e umas travagens a fundo com o Mono M4, no entanto, creio que não é um bom pneu para FR ou DH, pois o sidewall não tem espessora suficiente como o Maxxis HighRoller 2-Ply ou um Nokian.
Até agora acho o desgaste do pneu bem normal. Normal para um Continental(soft rubber), pois já tive 2 Crosscountry, um Escape Pro e um Gravity.
Nas subidas o pneu é porreiro mas qualquer um de XC dá-lhe uma coça(passeio dos furas Cascais-Cascais'06 com 47km onde a primeira metade foi sempre a subir).
-Diesel na rectaguarda:
Pois é, acho que não cabe no Bacalhau(nickname da Giant).
Conclusão:
Acho o 2.5 uma medida falsa, pois mais parece um 2.3. Este pneu sente-se logo que não é um pneu direcional mas faz muito bem o serviço, aliás, Diesel(2.5), Gravity(2.3) e Vapor(2.1) têm o mesmo design(pneu traseiro).
Podem não acreditar mas tive de comprar um aro novo só para o Diesel. Sempre que usava o Diesel no aro antigo(Ritchey WCS Rock de 23mm) era só travar bruscabemte para decapitar as valvulas das várias camaras de ar que tive. Mas decapitava tudo: nokian 2.1-3.0 shreder, 2 Maxxis FR presta e umas 3 ou 4 Continentais 1.7-2.25 presta!!! O novo aro é Mavic xm 321(28mm) com raios DT comp. ou champ.(2.0mm) e o velhinho cubo DT Cerit'01 que a DT faz questão de não mencionar no site.
Recomendo o Diesel para: abrir caminho, piso agreste, dias de fraca visibilidade ou pura e simplesmente para sítios desconhecidos.
O grande esquemático!
Positivo:
-Leve para 2.5(772g)
-Fantástico em areia e trilhos com piso agreste
-Barato, 2.5(62-559) em kevlar
-Cabe numa modesta Manitou de XC
Negativo:
-Falso 2.5, parece mais 2.3
-Em lama(mais pró lado do barro argiloso) é um stress, mais vale cortar os pulsos
-Fraco em estrada, mesmo com +50psi
P.S. - Como agora tenho uma Marzo Comp ETA 105mm de 2006, não sei se o Diesel cabe lá porque o manuel de instruções diz até 2.2" :s Tenho de experimentar! :shock: