Continental Diesel ProTection

Jorgex

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Acho que está na altura de avaliar o Diesel que já tem um ano(desde que foi comprado). Acho que foi julho ou agosto de 2005


Bacalhau: Giant escaper'92 (hardtail), Manitou Axel Elite 100mm(oem), Hope Mono M4 183mm disc brake, Mavic XM 321(f) and Ritchey rock WCS(r)

Continental Diesel ProTection:
35€, tamanho 2.5(62-559), 772g

contidieselpe6.jpg


Comprei o Diesel no intuito de pedalar apenas em trilhos marados do tipo muita pedra, areia, descidas, nocturnos ou trilhos compridos cujo piso é me completamente desconhecido(i.e. Alvalade-Porto Côvo 2006). Só para condições que vão para lá dos limites dos pneus de XC como Python2.0, nokian gazzaloddi core2.1 e o mítico ritchey Z-Max2.1 e por aí fora.
Atenção! Não uso o Diesel todos os dias, apenas nas condições acima referidos.

-Diesel à frente:
É leve para um pneu 2.5 e é extremamente confortavel, o terreno parece seda. Curva bem e é muito estável ao "cortar" as curvas a alta velocidade(+30km/h).
Quanto aos furos, ainda não tive nenhum a não ser o clássico snake-bite(já vi que 25 a 30psi é tiro e queda). Basta uns +/-35psi para a maioria dos pisos. Para participar no Dakar é que recomendo os 25-30psi, flutua na areia que é espanto. As paredes ou sidewalls do pneu continuam firmes e prontos para mais umas porradas e umas travagens a fundo com o Mono M4, no entanto, creio que não é um bom pneu para FR ou DH, pois o sidewall não tem espessora suficiente como o Maxxis HighRoller 2-Ply ou um Nokian.
Até agora acho o desgaste do pneu bem normal. Normal para um Continental(soft rubber), pois já tive 2 Crosscountry, um Escape Pro e um Gravity.
Nas subidas o pneu é porreiro mas qualquer um de XC dá-lhe uma coça(passeio dos furas Cascais-Cascais'06 com 47km onde a primeira metade foi sempre a subir).

-Diesel na rectaguarda:
Pois é, acho que não cabe no Bacalhau(nickname da Giant).

Conclusão:
Acho o 2.5 uma medida falsa, pois mais parece um 2.3. Este pneu sente-se logo que não é um pneu direcional mas faz muito bem o serviço, aliás, Diesel(2.5), Gravity(2.3) e Vapor(2.1) têm o mesmo design(pneu traseiro).
Podem não acreditar mas tive de comprar um aro novo só para o Diesel. Sempre que usava o Diesel no aro antigo(Ritchey WCS Rock de 23mm) era só travar bruscabemte para decapitar as valvulas das várias camaras de ar que tive. Mas decapitava tudo: nokian 2.1-3.0 shreder, 2 Maxxis FR presta e umas 3 ou 4 Continentais 1.7-2.25 presta!!! O novo aro é Mavic xm 321(28mm) com raios DT comp. ou champ.(2.0mm) e o velhinho cubo DT Cerit'01 que a DT faz questão de não mencionar no site.

Recomendo o Diesel para: abrir caminho, piso agreste, dias de fraca visibilidade ou pura e simplesmente para sítios desconhecidos.

O grande esquemático!
dieselkc5.png


Positivo:
-Leve para 2.5(772g)
-Fantástico em areia e trilhos com piso agreste
-Barato, 2.5(62-559) em kevlar
-Cabe numa modesta Manitou de XC

Negativo:
-Falso 2.5, parece mais 2.3
-Em lama(mais pró lado do barro argiloso) é um stress, mais vale cortar os pulsos
-Fraco em estrada, mesmo com +50psi


P.S. - Como agora tenho uma Marzo Comp ETA 105mm de 2006, não sei se o Diesel cabe lá porque o manuel de instruções diz até 2.2" :s Tenho de experimentar! :shock:
 

Jorgex

New Member
Hoje levei o conjunto Conti. Diesel e Gravity para o passeio semanal da Santa Malta e o Diesel cade perfeitamente na susp. Marzocchi Comp ETA 105mm de 2006. Portanto, podem pôr pneus até 62-559 nas suspensões de XC. :D
 

Jorgex

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Diesel revisitado!
Nota: tou a criticar um Continental que não usa o actual Black Chili Compound.

Bacalhau: Giant Escaper '92 (hardtail), Manitou Axel Elite 100mm(oem)...
Sushi: Canyon Nerve ESX 7.0 SE '08 (FS), RS Pike 454 Coil '08, rodas DT Swiss E2200...

Continental Diesel ProTection:
:arrow: 35€,
:arrow: 2.5" [62-559],
:arrow: 3-ply
:arrow: 180 TPI's,
:arrow: 772g
:arrow: Extras: kevlar, ProTection, GravityArc e DuraSkin

contidieselpe6.jpg

Muito bom aspecto e vejam como os shoulder knobs são muito reforçados.

Comprei o Diesel no intuito de pedalar apenas em trilhos marados do tipo muita pedra, areia, descidas, nocturnos ou trilhos compridos cujo piso é me completamente desconhecido. Só para condições que vão para lá dos limites dos pneus de XC como Pythons, Gazzaloddi Cores, Z-Maxs e por aí fora.
Atenção! Não uso o Diesel todos os dias, apenas nas condições acima referidos, portanto, ir sem estar preocupado em furar.

:arrow: Diesel à frente:
É leve para um pneu 2.5" e é extremamente confortável, o terreno parece seda. Apesar dos Michelin Mountain A.T. Reinforced serem confortáveis, a Continental supera e dá mesmo a sensação de uma tela de 180 TPI's e não 3x 60 TPI's... Como é que eles fizeram isto? !?

Agora fico na dúvida se este Diesel em kevlar é 1x180TPI ou os tais 3x180TPI indicados pelo fabricante ou 3x60= 180TPI. O site na altura dizia 3-Ply 180TPI mas se for 3x60, estão o Michelin Mountain A.T. é 3-ply nas paredes e 4-ply na zona do tread por 30€... Os franceses fazem mais "pneu" por menos €uros. Basicamente a Michelin Reinforced custa -15% e pesa +7% que o Diesel Protection. E até digo mais, o primeiro pneu para BTT que conheço com 180TPI é o Cross Country 1.5" e como sabem, quanto mais pequeno o pneu, mais pressão é necessária e para aumentar o redimento/grip/conforto, aumenta-se a densidade de filamentos que formam o casing do pneu e aumentar a densidade é sinónimo de >120TPI. Enfim, isto é aquele tipo de coisas que o fabricante alega mas que nós, clientes, não estamos lá para ver se é mesmo verdade. Se calhar até são os tais 3x180TPI's... :-K

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Sim, o Diesel é todo 3D, no entanto, GravityArc já não é utilizado. Esta tecnologia foi posta de parte.

Curva bem e é muito estável ao "cortar" as curvas a alta velocidade (>30km/h). Isto deve-se ao reforço dado nos shoulder-knobs mas não é tão extremo com os do HighRoller. Por outro lado, como não é tão extremo, o Diesel avisa quando vai escorregar e quando escorrega, é uma cena gradual, é... Penso que o melhor adjectivo é controlável. :clap:

Quanto aos furos, ainda não tive nenhum a não ser o clássico snake-bite (já vi que 25psi é tiro e queda). Basta uns +/-35psi para a maioria dos pisos. Para participar no Dakar é que recomendo os 25psi, flutua na areia que é espanto.

Como pneu de AM eu estou bastante satisfeito. Faz piso compacto, ou melhor, molda-se bem no piso compacto, piso móvel sobre o duro é fixe e terreno agreste seco é muito bom. Porém, o Diesel é uma desgraça em pisos como "pedrisco de gato" (não é brita mas sim pedrisco), lama, raizes e pedras húmidas... Mesmo assim já usei muito pior em "wet" e daí o meu 3 no esquemático. Basicamente é um bom pneu para o verão.

Em 2006, no tempo do PortalBTT, eu avaliei o rolar do pneu com 2 (de zero a 5). Se calhar fui muito duro no 2 que dei mas quando uso o Schwalbe Nobby Nic com os mesmos 62mm de largura, noto muito mais velocidade no Schwalbe. Eu devia ter dado 2,5. :oops:

As paredes ou sidewalls do pneu continuam firmes e prontos para mais umas porradas e umas travagens a fundo com o Mono M4, no entanto, creio que não é um bom pneu para FR ou DH, pois as sidewall não têm espessura encorajadora como o Maxxis HighRoller 2-Ply, ou um Nokian, ou mesmo pneus Tubeless. A primeira vez que montei uns IRC Tamashi 2.35" Pro Spec UST, aquilo metia respeito. Só sei que em 4 anos as paredes "ProTection" têm resistido imenso à abrasão na pedras.

Até agora acho o desgaste do pneu bastante normal. Normal para um Continental (borracha macia e esfareladora) pois já tive 2 Cross Country, um Escape Pro e um Gravity. Só tou a dar uma critica positiva no desgaste porque só uso o Diesel à frente. Por exemplo, Gravity que uso atrás está ir-se embora que é um espectáculo.
Deixo três fotos grandes para quem quiser ver o esfarelar e a perda de vértices... Como ei-de explicar? Eu noto que os treads da Continental são bons saídos da caixa e que o grip degrada-se por cada kilómetro feito. Mas isto sou eu! :oops:


Nas subidas o pneu é porreiro, nada demais. O peso ajuda a mandar a bike estável nas subidas

:arrow: Diesel na rectaguarda:
Pois é... Não cabia no Bacalhau e como tenho o Gravity, o Michelin e o Schwalbe, não tenho curiosidade em experimentar o Diesel atrás na minha Sushi. :oops:
Contudo, existe uma versão mais pequenina e ela é sublime! :hehe: Será explicado no review do Gravity.

:arrow: Conclusão:
Acho o 2.5" uma medida falsa pois parece mais um 2.3". Este pneu sente-se logo que não é um pneu direccional mas faz muito bem o serviço, aliás, Diesel (2.5"), Gravity (2.3") e Vapor (2.1") têm o mesmo design que é pneu de tracção. Isto da tracção será explicado no review do Gravity.

Por mim, o Diesel é uma boa escolha para andar no meio dos calhaus em tempo seco. A goma degrada-se... Perdão, esfarela demasiado para o meu gosto mas o tread é excelente. Quando é que a Continental faz uma borracha que ganhe gretas ou no máximo a perda de um ou dois tacos? Quando? É neste tipo de coisas que me faz virar para a Michelin, Nokian, Panaracer, Schwalbe...
Vejam como carcaça, borracha e tread são três componentes vitais e o seu somatório é menos importante que as parcelas... Não sei se me fiz entender.

Outro pormenor é o reforço dos shoulder knobs. São bons mas todos os tacos presentes no Diesel são reforçados, logo, os tacos laterais não são tão diferentes dos centrais, o que é bom, mas é aqui que noto uma falha gravíssima no GravityArc: os tacos esfarelam/descolam do pneu. Portanto, não só os tacos vão perdendo os vértices como vão esfarelando. Vejam novamente as 3 fotos em cima e reparem como o GravityArc parece ser feito em 2 passos:
- a borracha é aplicada por cima do casing e na zona onde tem tacos, é plano
- nesse plano é "colado" os tacos, o GravityArc não acompanha o taco e cria-se aqui um degrau

Parece "colado" mas o mais provável é que não seja assim. Por mim, a olhómetro de eng. de Materiais, as curvaturas do GravityArc deviam ir do casing até aos vértices do taco. O Mountain A.T. da Michelin faz isto, o Speed King faz isto, MK criticado pelo Pax faz isto. Como podem ver, o GravityArc foi refinado mas já não é GravityArc pois a borracha que forra o casing no sítio do tread já não é todo ondulado, já não é 3D. Contudo, os Digga/Slash/Edge são GravityArc, segundo o site, e não são 3D como o Diesel... estes já são como os SK mas aposto que o marketing da Continental tenha posto um sticker na parede dos 3 pneus para vender mais.
GravityArc é diferente da tecnologia Endless Edge pois é mais orgânico, mais normal que as formas geométricas assentes numa cena tubular. :sabichao:

Para os que estão curiosos, este Diesel já fez uns kilómetros valentes e muitos em passeios de XC onde não me apetece ficar de traseiro para o ar a mudar câmaras de ar e dar à bomba, portanto, Serra de Sintra, Serra do Cercal, Serra da Arrábida, Serra... Não me tou a lembrar de mais serras que tenha feito mas não interessa, é um bom pneu direccional para AM.

Como posso adorar este produto para AM quando ele não é dos mais resistentes, quando as paredes são pouco confiantes, quando a borracha não é a mais duradoura (macia mas esfareladora) e desenho de tread fantástico (ainda por melhorar)? Lá está, a minha estatística da treta revelou que 15.63% dos pneus comprados são da Continental. Os alemães sabem o que eu gosto mas ainda não acertaram. Volto a lembrar que eu estou em 2005 e não em 2009, onde o MK 2.4" ainda não existia.

A Continental lançou um novo Diesel double-wall wire bead com os tais 3-Ply, 87TPI e 1200g. Esta versão é que me parece ser uma opção para FR/DH e substitui a minha versão em kevlar de 2005.

pneus2.jpg

Dos pneus que tenho neste momento para btt, o Diesel é a melhor opção para pneu direccional AM. O NN fica logo atrás.

Recomendo o Diesel para: abrir caminho, piso agreste, dias de fraca visibilidade ou pura e simplesmente para sítios desconhecidos. Isto tem um nome, né? AM!

O grande esquemático:
grafdiesel.jpg

1 - Mau
2 - Abaixo da média
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende



Positivo:
- leve para 2.5" (772g)
- fantástico em areia e trilhos com piso agreste
- barato, 2.5" [62-559] em kevlar
- opção a ter em conta para quem usa forqueta
- já fiz um Alvalade - PortoCôvo! querem mais AM rolante para o lado do XC que isto?

Negativo:
- falso 2.5", parece mais um 2.35"
- em lama (mais pró lado do barro argiloso) é um stress, mais vale cortar os pulsos; humidade também não ajuda muito
- apesar de curvar bem, tem um "limite algo baixo" quando comparado com outro pneus como HighRoller


P.S. - Raios partam os alemães! Tenho bicicleta alemã comprada online, adoro pneus alemães, tenho uma mochila Deuter com 11 anos e é fantástica para btt, tenho um VW Pólo GT Coupé, tenho... :cheers:
 
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