Parece-me que estavam a fazer uma grande confusão... o conta kilometros normalmente pede-te o perimetro da roda e assim nunca precisas dividir por pi... ou fazes uma marca no chão e no pneu vais andando com a bike ate a marca do pneu estar outra vez no chão e fazes uma nova marca, medes a distancia (em cm) da primeira marca à segunda e tens o perimetro (esta parece ser a forma menos exacta...), outra alternativa é pegares na roda e percorreres toda a roda com a fita metrica (com aquelas de costura é muito facil e permite medições bastante exactas) e mais uma vez tens o perimetro, podes também utilizar uma corda. Outra forma é colocares uma tabua no cimo da roda e medires da tabua ao chão (tens o diametro) e ai sim multiplicas por pi e mais uma vez tens o perimetro...desta forma permite ate que com ajuda de outra pessoa possas tirar a medida tendo em conta o teu peso em cima da bike levando assim em conta com os (pouquissimos ou nenhuns) mm que perdes de diametro com o "abater" do pneu.
De qualquer forma, qualquer uma destas medições é mais que suficiente, já que diferenças de 1,2 ou 3 mm te vão dar erros de qualquer coisa como 1 ou 2km em 100 ou 200km, ou seja, erros desprezáveis...