Confusão mental - Mapas em SmartCom GPS 1.55 S60v3

luispereira

New Member
Boas amigos bbt´istas.

Tenho utilizado nas minhas voltas um programa util, Nokia Sports Tracker 1.71, é muito util para fazer medições, como velocidade maxima, media, grafico de altitude, grafico de velocidade, até exporta para o Google Earth o percurso, muito interessante...

Mas para as voltas offroad, em terra, para aqueles locais mais inóspitos, arranjei o SmartCom GPS 1.55 S60v3, para o meu Nokia N95, tenho a cartografia militar do meu concelho - Figueira de Castelo Rodrigo, são 6 cartas, juntei tudo num ficheiro JPG mas... não faço ideia de quantas MB deverá ter o mapa no máximo nem os passos que devo tomar a seguir para convertê-lo em ficheiro que o programa possa ler e a calibração subsequênte...

Podem ajudar-me?!?

Posso enviar o ficheiro por mail se quiserem, ou entao umas dicas seriam valente....

Obrigado desde já.
 
J

joao2004

Guest
Fazes assim:

1º NÃO juntes as cartas num ficheiro só

2º tens de converter as cartas com o programa "SmartCom OGF2 Converter Tool" (podes tirar aqui: _ttp://www.wild-mobile.com/files/download/ogf2tool-setup.exe )

Se tens as cartas em formato .SID tens de as converter, para .TIF por exemplo, com o MrSid Viewer

3º envias os ficheiros convertidos + os ficheiros de calibração do Oziexplorer para "Cartão SD":\Data\SmartComGPS

Se não tens os ficheiros de calibração avisa...
 

luispereira

New Member
Ola pessoal, obrigado joão. Consegui juntar as cartas em BMP, eram 6, todas juntas fazem o concelho de Figueira de Castelo Rodriigo.

Depois utilizei o OGF2 e consegui um ficheiro de 9mb, mas não tinha o ficheiro de calibração... Tive de calibrar manualmente com ajuda do google earth, é que o programa smartcom gps não é muito exacto nos pontos, é complicado... depois tive problemas com o datsum e outros... bem andei a inventar e consegui, em principio colocar tudo a dar...

Será que fiz bem!?
 
J

joao2004

Guest
O que poderá estar pior será a calibração pelo google earth... mas é uma questão de experimentar e ver se está suficientemente bom....

Se não tiver ficado bom podes calibrar a carta que juntaste no oziexplorer com as coordenadas nos 4 cantos e/ou com as coordenadas dos vértices geodésicos...

:arrow:
 

Palex

Member
Há aqui no Forum as Cartas Militares e os respectivos de calibração!!... De qualquer modo posso facultar-te isso, basta dizeres quais as cartas em causa.

Também precisava de esclarecer umas dúvidas com os mais entendidos... Já utilizei o programa com sucesso no meu N73, no caso era a versão V1.5 Crack***. Acontece que tenho um 6210 Navigator que está a chegar e queria utilizar este programa com o receptor interno do tlm. Já tentei esta versão num N95 sem sucesso, como o user que abriu o tópico fala no N95... Estás a utilizar o receptor interno do N95?

Agradecido pelas respostas.

Paulo Alexander
 

Palex

Member
Malta já descobri a versão que utiliza a antena interna do tlm, no caso do N95. Acontece que não funciona no meu 6210 Navigator!! :evil: Alguém tem este tlmv e consegue rolar o programa com o receptor interno?! Este programa é brutal, só falta mesmo uma versão para o meu navigator!!... :shock:
 

Palex

Member
Pois, obrigado tmarques17 mas inclusivé ja contactei o suporte do SmartComGPS e deram-me a indicação que actualmente a versão para symbian com receptor interno não está disponível por motivos técnicos!
No entanto anda por aí uma versão "alternativa" para funcionar nestes aparelhos. Já a consegui pôr a funcionar no navigator, o problema é que deve ter algum bug porque com o tlm completamente imóvel, o smartcom acusa ligeiros movimentos, o que ao fim de algumas horas irá certamente alterar o track final! No entanto para ler tracks anteriormente gravados acho que funciona na boa.

Vou tentar testar num N95 para ver se faz o mesmo. Já li post de utilizadores que o têm a funcionar no N95, só não sei o feedback.

Se alguém puder ajudar, sou agradecido!

Paulo Alexander.
 

J_Adonis

New Member
Já a consegui pôr a funcionar no navigator, o problema é que deve ter algum bug porque com o tlm completamente imóvel, o smartcom acusa ligeiros movimentos, o que ao fim de algumas horas irá certamente alterar o track final!

Não será o velho problema da "Static Navigation" dos SirfIII? Ora desliga lá isso e tenta novamente.... (só um palpite)
 

Palex

Member
J_Adonis said:
Já a consegui pôr a funcionar no navigator, o problema é que deve ter algum bug porque com o tlm completamente imóvel, o smartcom acusa ligeiros movimentos, o que ao fim de algumas horas irá certamente alterar o track final!

Não será o velho problema da "Static Navigation" dos SirfIII? Ora desliga lá isso e tenta novamente.... (só um palpite)

Pois, nc tinha ouvido falar de tal coisa mas uma breve pesquisa deu-me a conhecer este "problema"!... Mas ainda não descobri nada sobre se dá para desligar essa funcionalidade nestes telemóveis com gps incorporado! Sabes se dá para fazer e como?!

Palex.
 

J_Adonis

New Member
Nos incorporados não sei. Suponho que dependa do chipset usado e de alguém se dar ao trabalho de bater umas linhas de código....
 
B

bikewaves

Guest
Boas a todos os BTTistas já exprimentei as várias versões do Smartcom GPS que estão no site do fabricante nenhuma deu ou diz que não é compativel ou diz que a data do certeficado tá mal Mudei a data fiz 30 por uma linha nada alguem me pode ajudar.

msn pedrojoel68@hotmail.com
mail pedrojoel68@gmail.com
 
D

DuRoi

Guest
Olá, eu tenho o SmartCom Navigator v1.00 Built at 17.07.2006 a funcionar num Nokia N70 ME, o meu receptor de gps externo é um Blumax Receptor GPS Bluetooth - SIRF STAR III 20.
Até aqui tudo bem, o pior são os mapas, eu não tenho mapas, nem me ajeito nada com as conversões e calibrações, já tentei ler uns tutorials mas não fui bem sucedido.
Portanto o que peço aqui aos Gurus do SmartCom é que anexem os mapas de Portugal e Espanha já convertidos e calibrados para ser só copiar para a pasta certa.
Espero não estar a pedir muito, e para mim que sou um leigo era uma grande ajuda.

Obrigado e bons trilhos de BTT
 

Myrage

New Member
Viva colega do pedal, bem-vindo ao FórumBTT.Net.

Descobre tudo acerca de bicicletas de montanha aqui, dos componentes aos passeios e maratonas, descobre o calendário de actividades, as novidades, os acontecimentos, descobre esta forma de estar na vida que é o btt.

Sugerimos que assim que possível consultes alguns dos tópicos que foram criados para acolher os novos utilizadores.

As Regras, claro ;)
Regras Gerais do Fórum
Classificados
Colocação de eventos
Segurança

E outras coisas interessantes :D

A tua apresentação
A apresentação da tua bike

Guia do comprador Bikes de iniciação
Guia para comprar a bicicleta perfeita...

O calendário de eventos

Glossário de BTT

Como colocar imagens
Como colocar videos

Neste caso peço especial atenção a isto: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,47315.0.html

Boas pedaladas!!
 

J_Adonis

New Member
O problema nunca será o programa, mas o 1) consumo interno do módulo gps ou 2) consumo interno do módulo bluetooth no gaso de gps externo.
 
Olá a todos,


alguém me sabe dizer se o formato de coordenadas usado pelo smartcomgps é o mesmo que o Google Earth?


Tanto no google earth como no smartcomgps as coordenadas aparecem-me neste formato ----- N 40.345612 e W 8.102203.

O meu problema é o seguinte:

Para o mesmo ponto geográfico os valores de coordenadas diferem a partir do ponto, ou seja, até aqui -- N 40. e W 8. é igual, depois os restantes números são diferentes.


O que eu tenho feito é marcar pontos no google earth e depois através de um executável do oziexplorer converto para o formato wpt.

Mas em certas situações não tenho o pc à mão e dá mais jeito inserir as coordenadas directamente no programa.

alguém sabe como devo proceder?


obrigado.


comprimentos,

Ricardo
 
É exactamente isso.

O Google Earth utiliza o sistema Graus, Min, Seg.

Fui ao samartcongps e alterei para esta configuração e já dá igual.


Muito obrigado pelos esclarecimentos.


comprimentos,


Ricardo
 

rodasdolisbtt

New Member
Boas eu tenho 1 nokia 6110 navigator, instalei o smartcomgps e consegui colocar uma imagem com grande resolução de Portugal mas mesmo assim não consequi ver as ruas... Então Coloquei uma imagem só da zona centro e agora sempre selecciono este o telemovel reinicia(sem pedir PIN). Será da elevada resolução da foto??
 

mario158

New Member
Boas amigos...

Não ha aqui ninguem que tenha as cartas militares de portugal continental? ou entao só da zona Norte... em especial a zona de famalicao-Braga! se alguem tiver agradecia que partilhasse...
Precisava tambem das cenas da calibração... mas se vier pronto a colocar no smartcomgps melhor...

Desde já agradeço e peço que digam alguma coisa em breve!
;)
 

mario158

New Member
ja agora o meu telemovel é o Nokia N85... tem antena gps interna... fiz o download da versao s60 v3 e já instalei... está sem mapas mas quando ponho para ver na vista de satelites nao mostra nenhum satelite... alguem sabe o que se passa?

obrigado
 
Top